domingo, agosto 07, 2011

Empolgante

A Eusébio Cup ficou em casa, num jogo com duas partes bem distintas em que fomos presenteados com alguns momentos de futebol que só podem deixar-nos optimistas para esta época.

Na primeira parte o Benfica experimentou um 4-4-2 sem um criativo, optando por colocar o Matic ao lado do Javi no centro do meio campo, cabendo ao Jara a tarefa de tentar fazer a ligação entre o meio campo e o ataque. A experiência não foi muito em sucedida: o Benfica revelou pouca capacidade para fazer posse de bola no meio campo adversário, foi precipitado no ataque, e na defesa mostrou-se permeável, sobretudo pelas laterais, onde os alas Pérez e Bruno César pouco auxiliaram os defesas do seu lado. O Arsenal chegou à vantagem precisamente numa subida não acompanhada do seu lateral esquerdo, ganhou a linha de fundo e centrou para uma finalização fácil do Van Persie na pequena área.

Na segunda parte voltou o esquema utilizado na quarta-feira em Istambul. Não podendo obviamente ignorar-se a saída ao intervalo de jogadores como Arshavin, Van Persie, Sagna e Djourou no Arsenal, a verdade é que
com Witsel, Nolito, Gaitán, Aimar e Saviola em campo a música foi outra. Quinze minutos bastaram para dar a volta ao resultado, com golos de Aimar e Nolito, e momentos de futebol rápido e empolgante que entusiasmaram os mais de quarenta mil presentes na Luz. E até poderiam ter sido mais os golos até ao final, porque oportunidades não faltaram.

Aimar, Nolito e Witsel excelentes, acompanhados pelo Javi ao longo dos noventa minutos, Gaitán bem mais perigoso na direita do que tinha sido o Pérez. Menção para a estreia do Capdevilla, que pouco mostrou à parte de parecer ter maior propensão para atacar do que o Emerson.

Tempo agora para preparar a estreia na Liga, já na próxima sexta-feira. Por aquilo que tenho visto, sinto-me confiante. Cada vez mais confiante.

7 Comments:

At 8/07/2011 11:37 da manhã, Anonymous filipe said...

Não vi o jogo. O Aimar jogou como play maker ou como segundo avançado?

 
At 8/07/2011 1:00 da tarde, Blogger Vitto Vendetta said...

jogou com o seu cabelo...

http://cabelodoaimar.blogspot.com/

 
At 8/07/2011 11:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bom espetáculo! Uma segunda parte á Benfica, tb fico optimista depois do q ví, as ganas e alegria q alguns dos novos e antigos mostram deixam indicações bem positivas. Good vibes

Seja com 1 ou 2 avançados existem soluções para apresentar um meio campo e futebol de grande qualidade ao longo de toda a época.

Ter jogado com O B.César e o Enzo ao mesmo tempo e nas alas é q ñ convenceu mesmo nada, na direita a seguir ao Gaitán o Urreta parece ser a melhor aposta mas o Enzo aprendendo a defender e integrado pode fazer melhor. Na esquerda Nolito e depois Gaitán parecem ser as melhores soluções e talvez o D.Simão se adapte melhor ao lugar q o B.César.
Para as posições centrais do meio campo, Javi, Matic, Witsel, Aimar, B.César , D.Simão e tb Gaitán ou mesmo R.Amorim garantem qualidade e diversidade de opções o q permite rodar jogadores e vários modelos de jogo, q luxo, até o Wenger ficou surpreso.

Venha o campeonato!

 
At 8/08/2011 9:06 da manhã, Anonymous JFilipe said...

Não sei, prefiro não embadeirar em arco. O Arsenal nem aos chineses tinha conseguido ganhar. Espero que o efeito Nolito se mantenha e que se comece a época com uma goleada.

A nível interno o VP parece ser mais para o Jesualdo que para o VB, e a nossa equipa parece-me mais forte do que aquele que tivémos há dois anos. Há razões para algum optimismo se bem que a falta de poder de fogo da equipa (tirando Nolito) me preocupe um pouco.

 
At 8/08/2011 10:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

JFilipe será q falta assim tanto poder de fogo?
Avançados temos o Cardozo, Saviola, Jara, Rodrigo, N.Oliveira, jogadores com caracterisiticas diferentes mas todos com um bom faro pelo golo.
Médios ofensivos e extremos temos o Aimar, Witsel, Gaitán, Nolito, B.César, Enzo e mesmo o Urreta e o D.Simão. Todos estes são jogadores habituados a finalizar, pelo menos a estatística o comprova.
Jogadores mais recuados como o Luisão, Garay, Javi e o Matic tb tb ñ são alheios a ir fazendo o gosto ao pé e á cabeça.
Não chega?
Evoluindo o entrosamento e mantendo a qualidade de jogo demonstrada na segunda parte podemos esperar golos para todos os gostos. :)
Tb gostava de começar com uma goleada mas uma vitória indiscutível e com futebol de qualidade já me satisfaz.

 
At 8/08/2011 4:04 da tarde, Anonymous JFilipe said...

Até pode ser verdade mas a produção ofensiva da equipa não tem sido famosa e Rodrigo e Nelson Oliveira não contam para já.

O Benfica está a jogar mais apoiado e um pouco mais recuado que no ano passado. Temos tido mais contra-ataques, só que tirando Gaitan e Witsel o resto da equipa parece estranhar a súbita mudança de velocidade. O Urreta parece mais adaptado que o Jara que corre que se farta mas depois não sabe o que fazer com a bola. Saviola e Cardozo também não parecem talhados para este modelo de jogo.

E o nosso Miguel Rosa lá marcou três pelo Belenenses.

 
At 8/08/2011 4:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O M.Rosa marcou 3! Fixe, mais um dos nossos para a direcção e treinador manterem debaixo d'olho. Até me admiro como ñ foi emprestado a um clube da 1ª pq já tinha sido um dos melhores da 2ª no ano passado, mas pode ser q ajude o Belenenses a subir.

Podem ñ contar para já mas deposito muita confiança e esperança neles e acredito q se enquadrem neste modelo novo, livrai-nos é do Hugo Almeida :(

Penso q este ano o grande trunfo é ter jogadores do meio campo para jogar em vários sistemas sem perder qualidade e isto é um grande trunfo, acho q a equipa e o treinador ñ podem cometer os erros do passado recente e "agarrar-se" apenas a uma táctica e sim fazer-se uma boa gestão do plantel sem perder qualidade, rodando jogadores para ter sempre várias opções em forma.

Para já acredito nos q temos e até ao fecho do mercado ainda se pode fazer uma rectificação ou duas caso seja necessário, mas até á 2ª mão do play-off da champions preferia q ñ houvesse mexidas.

 

Enviar um comentário

<< Home