sexta-feira, dezembro 02, 2011

Eliminação

Uma segunda parte imbecil e algo displicente resultou na primeira derrota da época e na consequente eliminação da Taça de Portugal. Ainda não será desta que o Jorge Jesus consegue vencer este troféu.

Onze com algumas mudanças para além da esperada troca do Artur pelo Eduardo: Rúben, Matic, Saviola e Nolito nos lugares do Maxi, Javi, Aimar e Bruno César. Boa entrada do Benfica no jogo, com o Marítimo a mostrar que seria sempre um adversário complicado, pois tentava sempre pressionar o portador da bola e não dava muito espaço nem tempo para jogar. O Benfica ia no entanto dominando a posse de bola e criando as únicas oportunidades no jogo, já que em termos de ataque o Marítimo limitava-se a jogar bolas longas para o Baba, que ia sendo facilmente anulado pelo Jardel. Chegámos à vantagem no marcador aos vinte e sete minutos, através de um penálti convertido pelo Saviola. O lance é todo ele mérito do Nolito, que insistiu no meio de vários adversários até entrar na área e cair. Depois do golo, não se notou grande reacção da parte do Marítimo, tendo o intervalo chegado sem que o Eduardo tivesse feito uma única defesa.

Para a segunda parte o Marítimo veio naturalmente mais adiantado em campo, na procura do golo do empate. E mesmo connosco ainda em vantagem no marcador, já eu me estava a sentir profundamente irritado com a displicência do Benfica no ataque. O maior atrevimento do Marítimo significava, naturalmente, mais espaços dados na defesa, que nós poderíamos aproveitar para matar o jogo. Mas apesar de surgirem lances em que os nossos jogadores apareciam em igualdade ou mesmo em superioridade numérica, o que aconteceu quase sempre foi o portador da bola baixar a cabeça e tentar fazer tudo sozinho, acabando por ir para cima dos adversários e perdendo a bola - quantas vezes se viu o Nolito completamente solto na esquerda, e ninguém se lembrava de meter para lá a bola? Logo a abrir o Rodrigo falhou, isolado, o que poderia ter sido o segundo golo. O Marítimo respondeu com um remate que proporcionou a primeira defesa - e uma grande defesa, diga-se - do jogo ao Eduardo. e ao fim de quinze minutos chegou ao empate, num lance em que não há nada a fazer, porque um remate a vinte e cinco metros da baliza que leva a bola ao ângulo não deixa quaisquer hipóteses. Cinco minutos depois, só nova grande defesa do Eduardo evitou o segundo do Marítimo. E a vinte minutos do final, logo a seguir à entrada do Aimar, o previsível segundo golo madeirense apareceu mesmo, numa lances simples: balão para as costas da defesa, e o extremo Sami veio 'calmamente' desde a linha até ao meio para fazer um chapéu ao Eduardo, enquanto o Emerson assistia ao lance em posição privilegiada. Com o Aimar o nosso jogo subiu muito, mas a equipa esteve desastrada na finalização: contei pelo menos quatro oportunidades flagrantes (duas do Aimar, uma do Nolito e uma do Rodrigo) que desperdiçámos. E assim não admira que tenhamos ficado fora da Taça.


Melhor no Benfica o Jardel. Não foi por ele que o Benfica perdeu, e conseguiu controlar com facilidade o jogador adversário mais perigoso. Gostei também do Witsel, e dos vinte minutos do Aimar, pese as oportunidades falhadas. Para variar, não gostei do Rodrigo: esteve praticamente escondido do jogo, exagerou no individualismo e quando apareceu conseguiu falhar duas oportunidades flagrantíssimas para golo. O Gaitán, nem consegui perceber se jogou a segunda parte. Também não gostei do Emerson. Julgo que à vontade terá feito 90% dos passes para trás, porque arrisca pouquíssimo. A jogada típica foi a bola chegar-lhe aos pés, ele ver um adversário a dez metros, voltar-se para trás e atrasar a bola. Foi de tal forma que no início da segunda parte o Marítimo deu-se ao luxo de não colocar ninguém a controlar as suas eventuais subidas, preferindo reforçar o centro. Para piorar, foi interveniente directo no golo que deu a vitória ao Marítimo, pois deixou o seu adversário directo escapar e antecipar-se-lhe.


Eu percebo a necessidade de se gerir o plantel e tudo mais. Mas se queríamos mesmo vencer a Taça de Portugal, então tenho mais dificuldade em compreender que num jogo desta dificuldade nos demos ao luxo de deixar de fora jogadores como Maxi, Javi ou Aimar. Viu-se claramente a diferença que fez no nosso futebol a entrada do Aimar no jogo. Para além disso, o tempo de reacção à entrada do Marítimo na segunda parte foi tardio: viu-se desde início o reforço da zona central, e julgo que se teria imposto a troca de um avançado por um médio mais cedo, e não apenas depois de o mal estar feito. Enfim, depois das coisas acontecerem, criticar é fácil. Foi a primeira derrota da época, e alguma vez acabaria por acontecer. A Taça está perdida, resta-me apenas evitar histerias, desejar que se tenha aprendido alguma coisa com isto, e que no próximo fim-de-semana consigamos trazer a vitória deste mesmo estádio.

9 Comments:

At 12/03/2011 1:44 da manhã, Anonymous SLB4EVER said...

Perdeu-se uma boa oportunidade de eliminar na taça os lagartos no seu estádio, é irritante. No entanto se tivesse de escolher perder a taça hj ou perder pontos na próxima jornada, optava pela vitória para o campeonato.

Não percebo mesmo é q depois de tanto discurso da taça ser um objectivo o pq de tantas mudanças qd se tem uma semana de descanso e o próximo jogo é em casa com o Otelul, jogar com o Maritimo fora parece ser bem mais complicado. Amorim a lateral direito é um buraco, o M.Vitor defende a lateral bem melhor e o Ruben fazia falta em um meio campo sem médios de caracteristicas defensivas.
Rodrigo, Saviola, Gaitan e Witsel estavam com a cabeça noutro lado, Matic tb esteve mal, acho que jogadores como o N.Oliveira e o D.Simão iam trazer outra entrega e personalidade ao jogo e já que se foi inventar, arriscava-se a sério e ao mesmo tempo era-se mais coerente e justo.

Jardel o melhor é bastante discutível, o segundo golo deixou-se dormir e na primeira parte não teve assim tanto trabalho.

Resta esperar que o treinador e jogadores tenham aprendido qualquer coisa e que ganhem juízo, nada está ganho e ainda existe um longo caminho pela frente. todos os jogos requerem o máximo empenho e dedicação.

Vou dar de barato este jogo mas nem coloco a hipotese de não se ganhar contra o Otelul e os próximos jogos do campeonato.

Viva o BENFICA

 
At 12/03/2011 2:54 da manhã, Anonymous JFilipe said...

Ganhou a melhor equipa, nada a dizer. Golos extraordinários do lado deles, atitude deplorável do Nolito no nosso golo. Se é para cavar penaltis que o faça em condições.

O jogo foi simples, o treinador adversário na primeira parte foi algo supreendido, mas topou bem onde estavam as falhas do Benfica (e as deles) e adaptou a equipa para a segunda parte. O nosso treinador não o fez. O JJ deprime-me, com a equipa que tem e as coisas são sempre sofridas. Tantos resultados à tangente que era uma questão de tempo até perdermos.

Discordo da avaliação do Jardel, tem culpa no resultado. O Emerson é o normal, e incompreensível. A teimosia do JJ custou-lhe a taça.

 
At 12/03/2011 6:08 da tarde, Blogger Manuel said...

Concordo que o Jardel foi o melhor em campo por parte do Benfica. O 2º golo, se fosse o Roberto, diriam logo que foi um frango, que não sabe sair. Mas como foi o Eduardo, a culpa é do Emerson.

Não tenho a certeza, nem ninguém a tem, que o Nolito simulou. O árbitro que nem é benfiquista estava muito perto e nem hesitou. E a TV nunca desfez quaisquer dúvidas. Na dúvida, deve dar-se esse benefício ao árbitro. Ou aos avançados, no caso dos off-sides.

Por falar em off-sides, toda a gente fala do penalty mas ninguém fala em 2-3 off-sides marcados aos jogadores do Benfica que não foram, e os jogadores ficavam isolados.
Os benfiquistas são uns especialistas em futebol. Falam muito mas não dizem nada.

 
At 12/04/2011 11:20 da manhã, Anonymous SLB4EVER said...

Manuel, o Eduardo esteve mal no segundo golo assim como os centrais, o Emerson aí é o menos culpado, era o que estava mais longe do lance. Na ala o Amorim enterrou bem mais do que o Emerson, houve um golo salvo pelo Eduardo e outro pelo Emerson. Agora a atacar os dois laterais ñ existiram mas quanto a isso já se sabe que o Emerson é muito limitado nem merece a pena discutir.
Continuo na minha o MVitor a lateral direito garante mais segurança na defesa do que o Amorim que devia era estar á frente dos centrais e nas costas do Matic e do Witsel. D.Simão devia pelo menos estar no banco mas o JJ continua a fazer de conta que este ñ existe e que ñ pode fazer de 10.
Quanto á penalidade vendo a repetição dá para ver que é mergulho do Nolito mas é verdade que dá a sensação de sandwiche, tb é verdade que mais uma vez vemos lances de grande perigo sertem anulados por foras de jogo que ñ existem nada de novo.

 
At 12/04/2011 11:51 da manhã, Blogger D'Arcy said...

No segundo golo os centrais fazem o trabalho deles e ganham posição ao Baba. Quem marca o golo é o Sami, que é extremo, e vem da direita (nossa esquerda) para o meio, ganhando posição ao Emerson. Que depois, em vez de meter também o pé à bola, fecha o olhos e estende os braços, vá-se lá saber porquê. Eu tenho defendido sempre o Emerson na medida do razoável, mas este jogo foi horrível. Passei mesmo um longo período a tentar ver um passe dele feito para a frente, sem que o conseguisse.

 
At 12/04/2011 4:05 da tarde, Anonymous SLB4EVER said...

OK tive a rever o lance e é verdade que o Sami flecte da esquerda para o centro e finaliza, o Emerson era o responsável por o acompanhar, mas agora que ví bem o lance a saída do Eduardo ainda parece pior, ele e o Emerson dividem as culpas do golo.
Mas os centrais não ganharam a posição ao Baba, depois do Sammi e do Emerson este é o que está mais próximo da bola.
No entanto a defender ninguém esteve tão mal como o Amorim,o Emerson e o Eduardo cada um evitou um golo a conta de erros dele.
O Jardel ñ acerta um passe o número de bolas que ele em dois jogos ofereceu aos adversários foi por demais, ñ te deixes iludir pelo jogo com o SCP que Jardel e Emerson são água do mesmo pote, o M.Vitor tem bastante mais qualidade assim como o Sidnei. E depois dos 30 minutos que o MVitor fez contra o MU acho que pelo menos neste jogo deveria ter sido opção pq Amorim na direita é andar a brincar com a sorte.
Mas ñ posso dizer que a grande mal esteve na defesa até pq é injusto não referir que o Saviola, Gaitan e Rodrigo pouco mais fizeram do que figura de corpo presente, até o Witsel esteve pouco mexido, isso é que me chateia mesmo pq se era para rodar, arriscava-se a sério e dáva-se oportunidade á segunda linha, assim não foi carne nem foi peixe, depois jogar com um meio campo sem ninguém com aptidão defensiva tb parece um bocado desmedido.
Na defesa seria o M.Vitor sem dúvidas, ñ sei quantas vezes é preciso o Amorim enterrar para deixar de ser solução na direita neste tipo de jogos, como disse para mim era o Amorim no meio campo mais o Matic ou D.Simão e o Witsel, á frente Nolito, Mora, Oliveira seriam as primeiras opções. Isto é apenas a minha opinião acerca da tal rotação pq para mim nem se justificava neste jogo, acho que se podia poupar o Aimar contra o Otelul e neste para além do Eduardo e do Rodrigo era o Nolito pelo César ou pelo Gaitán e estava bom.
Foi daqueles jogos em que ninguém merece o prémio de ser o melhor foi tudo uma nódoa, alternado entre o péssimo, mau e mediocre, parece que alguns jogadores estavam intessados em ter as férias mais cedo...

 
At 12/04/2011 5:39 da tarde, Blogger joão carlos said...

Não podia estar mais de acordo com a crónica.


Fazer um discurso e ter outra atitude depois não cola e quando se fala na pouca atitude dos jogadores esta é provocada pelas escolhas do treinador os jogadores não são burros eles quando viram o onze escolhido fizeram a mesma leitura que nós adeptos afinal o jogo não era de capital importância nem o adversário é assim tão difícil já que não jogamos com o melhor onze, o treinador não é culpado por o guarda redes dar um frango ou por o avançado falhar um golo de baliza aberta ou por se falhar um penaltie mas pela atitude dos jogadores em campo aí já é ele o responsável e muito.
Nas declarações do nosso treinador no fim do jogo ele fez a leitura que todos nós fizemos que eles reforçaram o meio do terreno o que eu não percebo é porquê é que ele não fez nada para contrapor a essa situação alias fez demorou foi vinte minutos a faze-lo e quando o fez já estávamos a perder.
Se a poupança de Aimar devido aos seus crónicos problemas físicos ainda se percebe as poupanças do Javi e do Maxi não se entende num jogo desta importância e com as consequências que trazia um mau resltado.

SLB4EVER mas porquê o Miguel Vítor a defesa direito quem devia de jogar era o Maxi ele nem sequer vai jogar o próximo jogo por castigo nem era necessário inventar.

 
At 12/04/2011 6:05 da tarde, Anonymous SLB4EVER said...

João carlos completamente de acordo com o teu comentário essa é a minha opinião.
Até estava esquecido do que o Maxi está castigado para o Otelul, ainda menos se compreende então.
Falei do M.Vitor pq ele é de caras um melhor defesa direito do que o Amorim, que até tinha feito muita falta mas á frente da defesa.
Eu fui apanhado completamente de surpresa depois de tanta conversa ele fazer esta 'rotação'. O que acho é que se queria fazer assim tantas mudanças que as fizesse a sério sem medos, como já referi acima, nem o Aimar convocava sequer. Era dizer á segunda linha é para ganhar vamos ver do que são capazes essa sim era uma prova de fogo e até de confiança aos que pouco jogam. Podia-se perder, mas talvez se ganha-se um plantel coisa que não temos. Temos 12/13 jogadores que independentemente das suas exibições têm o lugar garantido, depois ñ é surpresa que por vezes joguem da forma displicente e pouco séria como neste jogo, em que mais uyma vez antes de um jogo europeu ñ lhes apeteceu correr muito.
O Gaitán a par do Saviola foram grandes erros de casting para este jogo, se ficassem a ver o próximo da bancada ñ se perdia nada.

 
At 12/04/2011 9:39 da tarde, Anonymous JFilipe said...

O problema que vejo no Jardel e em certa medida também em Garay e menos em Luisão, é a imprecisão do passe e dificuldade em sair a jogar com a bola. Algo que não sucedia por exemplo com David Luiz (embora como defesa seja trapalhão). Isso obriga a que os médios defensivos tenham que se aproximar demasiado da defesa para recolher a bola.

Continuo a achar que o Jesus abusou ao mexer tanto na equipa. A Taça era um troféu que os adeptos queriam, geri-la desta forma parece-me falta de respeito.

 

Enviar um comentário

<< Home