quarta-feira, fevereiro 12, 2014

Fácil

Muito fácil mesmo. Se no papel a superioridade da nossa equipa sobre a do sportém é por demais evidente, hoje ela ficou bem expressa em campo. Cumprimos portanto a nossa obrigação de vencê-los, e o resultado acaba apenas por ser escasso perante aquilo que se passou durante os noventa minutos, mesmo considerando que durante quase metade da segunda parte me pareceu que tirámos o pé do acelerador e assumimos uma postura demasiado expectante no jogo.


Existem duas realidades distintas: aquilo que esta equipa do sportém vale, e aquilo que eles pensam que valem. A diferença entre estas duas realidades é ainda enorme. Felizmente para nós, o Jardim montou uma equipa baseada na segunda realidade. Ao ter o desplante de vir jogar à Luz de início com dois pontas-de-lança, num 4-4-2 clássico, ele abdicou da única vantagem de que poderia tirar partido, que é o facto do JJ regularmente oferecer a vantagem numérica no meio campo ao adversário. Confesso que nem consegui perceber porque motivo os adeptos deles estavam entusiasmados com esta táctica, e até achavam que o adiamento os prejudicava por ter estragado a 'surpresa'. Surpresa sim, mas muito agradável para nós: quando o jogo foi adiado, o meu stress era mesmo que o Shrek reconsiderasse e resolvesse não entrar em campo hoje a jogar com a mesma táctica. Porque nem era precisa qualquer preparação especial para a contrariar, tanto que o Benfica entrou também com a mesmíssima equipa que estava escalada para domingo. Com ambas as equipas a jogar em esquemas semelhantes, o valor individual dos jogadores torna-se ainda mais decisivo. E jogador por jogador, a verdade é que em todo o plantel do sportém existem apenas dois jogadores que poderiam ambicionar a entrar nos nossos convocados, sendo que um deles estava suspenso. Sim, eu sei que nos devaneios deles jogadores que vêm da segunda divisão brasileira são grandes centrais, pontas-de-lança que não vingam na competitiva MLS são vedetas de classe mundial, e marrecos espanhóis que passam o tempo a atirar-se para o chão são extremos de classe, mas depois, com o tempo, a realidade encarrega-se de ir demonstrando o contrário.



Como se este bónus não bastasse, juntou-se a ele o medo cénico que o sportém pareceu mostrar, e que começa a ser um hábito quando vêm à Luz. A nossa equipa entrou em campo muito agressiva, a pressionar muito alto e a cair rapidamente em cima do portador da bola, e frente a isto o que vimos foi um adversário que pareceu quase petrificado de medo, e que deve ter demorado o primeiro quarto de hora até conseguir passar da linha do meio campo. Podíamos ter dado início às festividades ainda antes de terminar o primeiro minuto, porque praticamente na primeira jogada o Cedric tremeu, fez asneira, e só não acabou em golo porque o Gaitán complicou demasiado a jogada. A história da primeira parte resume-se ao controlo absoluto do jogo por parte do Benfica, com uma posse de bola avassaladora, enquanto que o sportém ficava remetido ao seu meio campo e não conseguia alinhar uma jogada digna desse nome, já que os seus jogadores perdiam quase sempre a bola ainda antes de chegar à linha do meio campo. Depois revelavam grandes dificuldades quando o Markovic, Rodrigo ou Gaitán apareciam soltos entre as linhas deles (que jogaram muito afastadas) para receber a bola. Demorou mais do que seria justo até aparecer o primeiro golo, pois foi necessário esperar até aos vinte e sete minutos. Mais uma recuperação de bola dentro do meio campo adversário, pelo Fejsa, cavalgada do Maxi pela direita e cruzamento perfeito para a entrada do Gaitán, perto da marca de penálti, marcar um raro golo de cabeça, com a bola a passar por entre as pernas do Patrício. Nada mudou com este golo: o Benfica continuou a mandar completamente no jogo, e o sportém praticamente só se aproximava da nossa baliza através de livres que eram despejados desde muito longe para a nossa área. A vantagem ao intervalo era justa, mas escassa, porque a nossa produção na primeira parte merecia pelo menos mais um golo - o Gaitán, perto do intervalo, falhou de forma escandalosa o que poderia ter sido esse golo.


Nada mudou nas equipas à entrada para a segunda parte, e o Benfica entrou como tinha acabado a primeira: a falhar o segundo golo de forma algo escandalosa, desta vez pelo Rodrigo. Mas depois de alguns minutos, pareceu-me claramente que o Benfica levantou o pé. Deixámos de pressionar alto, e baixámos as linhas para o nosso próprio meio campo, assumindo uma atitude mais expectante, para depois tentar fazer transições rápidas para o ataque sempre que recuperávamos a bola. Durante alguns minutos o sportém conseguiu respirar um pouco e até ter mais bola. Não que isso tivesse causado qualquer tipo de complicação, porque não me recordo do Oblak ter sido obrigado a fazer qualquer defesa mais apertada, e apenas numa ocasião o Heldon conseguiu criar uma situação de algum perigo, mas o remate cruzado que fez foi na direcção da bancada. Mas de qualquer forma o resultado era perigoso, porque em qualquer altura um lance fortuito poderia estragar tudo - basta recordarmo-nos do que tinha acontecido no jogo da taça, em que dominámos durante mais de uma hora e depois duas bolas paradas quase deitaram tudo a perder. Era necessário marcar o segundo, e o Benfica voltou a acelerar, sem que o sportém tivesse capacidade para responder. Voltámos a acercar-nos da baliza adversária, e a um quarto de hora do final tivemos a merecida recompensa, sentenciando o jogo. O Patrício conseguiu defender um primeiro remate do Rodrigo, que apareceu isolado, mas depois a jogada prosseguiu e o Enzo voltou a recuperar a bola ainda no meio campo do sportém, foi até à entrada da área, fez o que quis do Dier, e rematou de pé esquerdo, deixando o Patrício sem reacção. Não é que houvessem ainda grandes dúvidas sobre quem venceria o jogo, mas nessa altura acabaram completamente. Até porque o sportém não conseguiu qualquer reacção ao golo. Ou melhor, minto. A uns cinco minutos do final o Montero conseguiu fazer o primeiro remate do sportém à nossa baliza (fraco e à figura do Oblak). Considerando a produção deles durante todo o jogo, se calhar até se pode considerar isto uma reacção fortíssima. A vitória final foi clara, inequívoca, e escassa. Nem sequer teremos que gramar com a habitual choradeira dos penáltis: para reclamá-los seria preciso primeiro que conseguissem chegar à nossa área.



Homem do jogo, para mim sem dúvidas, o Enzo. Não apenas pelo golo, que foi uma demonstração clara da qualidade que tem. Por tudo o resto. Pela atitude, por nunca baixar o ritmo, pelo sangue frio com a bola nos pés - não sei se terá perdido a posse de bola uma única vez durante o jogo - e por ser o principal iniciador das nossas jogadas de ataque. Com a saída do Matic, ele é agora a jóia do nosso meio campo. Foi hoje muito bem acompanhado pelo Fejsa, que fez também um jogo enorme. Recuperou inúmeras bolas (o nosso primeiro golo nasce numa bola recuperada por ele) e parece que vai ganhando confiança para expandir mais o seu raio de acção, pois começamos a vê-lo cada vez mais frequentemente a pressionar em zonas mais adiantadas do campo. Achei que o Garay fez um jogo impecável, e quanto ao Rodrigo só foi pena ter sido perdulário. Bom jogo também do Markovic, que está cada vez menos individualista e mais um jogador de equipa.

Com a vitória de hoje alargámos para quatro pontos a nossa vantagem sobre o segundo classificado e somos agora a única equipa que depende apenas de si própria para ser campeã. Temos que começar já a pensar cuidadosamente na deslocação a Paços, onde não poderemos contar com o Enzo, que viu o quinto amarelo hoje. O momento é nosso, e não podemos desperdiçá-lo como o temos feito noutras ocasiões.

1 Comments:

At 2/12/2014 6:20 da tarde, Blogger joão carlos said...

O post é o espelho daquilo que se passou dentro do campo.


Finalmente vejo este jogo pelas costas já que depois de na primeira volta depois do jogo com este adversário termos ficado sem um jogador seis meses e outro durante um mês e que para a taça voltamos a ficar sem dois jogadores um durante três meses e o outro um mês era com evidente preocupação que me cria livrar deste jogo que tenha sido á terceira que nos livramos finalmente de lesões graves.
Quando momentos antes de marcarmos o segundo golo vi falharmos mais uma grande oportunidade de acabarmos de vez com o jogo ficou muito preocupado já que estamos todos fartos de ver isto em futebol quem não marca acaba por sofrer e neste caso seria depois de todo o nosso jogo e o não jogo do adversário uma tremenda injustiça mas felizmente na continuação o golo apareceu.
Desta vez até acho que o nosso treinador fez bem em retardar a primeira substituição o jogo estava incerto não pedia mudanças e nem estávamos em inferioridade numérica no meio campo como tantas vezes e só o facto do miolo estar amarelado justificava a mudança que se preparava antes do golo, mas com este e com o resultado feito pedia-se mais rapidez na segunda e terceira que teriam de ser imediatas porque é importantíssimo fazer descansar os mais utilizados o desgaste vai ser mais uma vez o nosso maior adversário.

 

Enviar um comentário

<< Home