segunda-feira, fevereiro 20, 2017

Fundamental

O caldinho foi bem cozinhado e estava muita gente à espera que o resultado fosse o Benfica perder a liderança nesta jornada. Mas o Mitroglou acabou por estragar o arranjinho e o Benfica saiu da batalha de Braga com uma vitória fundamental para as nossas aspirações.


Sem Jonas, a aposta para o substituir foi a mais esperada, Rafa. O Júlio César defendeu a nossa baliza na suspensão do Ederson, e o Zivkovic regressou à titularidade no lugar do Carrillo. O jogo foi acima de tudo quase sempre bastante equilibrado, com muita disputa de bola a meio campo e sem que nenhuma das equipas se conseguisse impor claramente à outra. O Benfica entrou melhor, mas depois o Braga equilibrou o jogo e terminou a primeira parte com sinal mais. Não houve muitas ocasiões de golo de parte a parte, embora o Braga tenha sido mais rematador, mas nenhum dos guarda-redes foi obrigado a defesas de elevado grau de dificuldade. Houve uma grande ocasião para cada equipa, tendo o Braga enviado uma bola ao poste na sequência de um pontapé de canto e o Mitroglou atirado por cima quando estava muito perto da baliza, traído por um ligeiro desvio que o Marafona conseguiu fazer à bola. A segunda parte foi o inverso da primeira, com o Braga a entrar melhor e a ser mais perigoso, mas depois o Benfica foi conseguindo recuperar a bola em zonas mais adiantadas do terreno e passou a conseguir estar mais tempo perto da área do Braga. Foi importante a alteração que fizemos, quando trocámos o Zivkovic (jogo anormalmente discreto hoje) pelo Jiménez. O Rafa tem as suas qualidades, mas não me parece que esteja particularmente preparado para fazer a posição de segundo avançado, pelo menos de forma semelhante à do Jonas. O Rafa é um jogador talhado para o contra-ataque, e a jogar naquela posição posiciona-se quase sempre em zonas adiantadas, encostado à defesa adversária, oferecendo poucas possibilidades para construção de jogo - o melhor é receber bolas para aproveitar a sua velocidade. Com a entrada do Jiménez o Rafa foi para a ala e o mexicano conseguiu fazer melhor a ligação com o meio campo, e ajudar a desequilibrar a luta naquela zona. O golo que acabou por decidir o jogo surgiu a dez minutos do final, depois de uma recuperação de bola do Pizzi no meio campo. A bola seguiu para o Jiménez, que a fez chegar ao Mitroglou mais na direita. O grego entrou na área, ficou com a bola nos pés aquilo que parecia ser demasiado tempo, já que entretanto toda a defesa do Braga se tinha reposicionado, e quando parecia que a jogada já não iria dar em nada teve um trabalho individual que de alguma forma e com alguns ressaltos acabou com ele a passar no meio de quatro ou cinco adversários e a rematar para o fundo da baliza. Um lance ainda mais surpreendente quando todos sabemos que a técnica individual nem é um dos pontos fortes dele. E não tive qualquer dúvida que o jogo estava ganho, porque para além do pouco tempo que faltava até ao intervalo este era claramente um daqueles jogos em que quem marcasse ganharia.


Disse no início que o caldinho tinha sido cozinhado, e isso passou pela completa falta de senso na nomeação do Tiago Martins para este jogo, tendo em conta o episódio recente com o nosso treinador. Mas percebo a nomeação. Nem vou estar a analisar concretamente as decisões que tomou hoje e se as considero certas ou erradas, porque já disse várias vezes que o trabalho dos árbitros não é fácil. Mas registo isto: houve cinco lances duvidosos na área do Braga: um golo anulado ao Mitroglou por eventual posição irregular e quatro lances de possível penálti (queda do Salvio, puxão ao Mitroglou, e dois contactos entre a bola e o braço de um defesa do Braga). Em todos eles - todos - o Tiago Martins decidiu contra o Benfica. E são 'coerências' destas que me ajudam, e muito, a perceber a nomeação. Nem quero começar a imaginar o escarcéu a que assistiríamos caso os referidos lances tivessem acontecido na nossa área.


O homem do jogo é o Mitroglou porque marcou o golo que fez o resultado. De resto foi um árduo trabalho de equipa - sim, de equipa, porque achei patética a forma como a gente da SportTV imediatamente começou a querer fazer passar a mensagem, tendo inclusivamente feito a pergunta ao nosso treinador e ao Pizzi, de que tinha sido uma individualidade a resolver aquilo que o colectivo não tinha conseguido resolver, ou seja, uma forma suja de tentar retirar mérito à equipa do Benfica e ao seu treinador. Podia destacar um ou outro jogador como o Nélson Semedo ou apontar pormenores menos positivos noutros, mas parece-me que será mesmo mais justo realçar o trabalho de toda a equipa.

Para grande pena de muita gentinha e gentalha, a anunciada ascensão do Porto ao topo da tabela não se deu hoje. Temos pena. As tentativas para que isso aconteça, sobretudo através de manobras fora do campo, irão certamente continuar. Temos que manter a união e a cabeça fria para resistir às provocações e impor o nosso futebol. Sobretudo em jogos como este, em que não sendo possível jogar bom futebol conseguimos lutar pelo resultado e conquistar os três pontos. É de muitos jogos assim que se faz a conquista de um campeonato.

6 Comments:

At 2/20/2017 1:46 da manhã, Blogger GRÃO VASCO said...

Ó pá,

Estás a delirar, ou quê?
Olha que a bola no poste da baliza do Benfica foi no 1º tempo!

Estavas a dormir ou mandaste alguns "penaltys" abaixo?

 
At 2/20/2017 10:38 da manhã, Blogger Nau said...

Grande vitória! Pode muito bem ter sido a assinatura no passaporte para o tetra(18x2).
Unidade, apoio à equipa onde quer que seja, o nosso estádio sempre a abarrotar, precisa-se.
O apitador (muito habilidoso, o artista) fez tudo para nos prejudicar, mas foscanhou-se - deve estar com uns cornos que nem um boi algarvio. Com uns cornos superlativos, retorcidos, estarão também todos os antibenfiquistas, os que nos odeiam e que nos invejam, desde os anões com cara de cu responsáveis pela comunicação dos clubes deles, até aos comentadores e «jornalistas» dependentes e desonestos, passando por toda a máfia institucional que emporcalha o futebol (e o desporto em geral) em Portugal. Grandes cornos vimos ontem e continuaremos a ver nos próximos dias na testa de todas essas vacas.
Insuspeitos, independentes, sérios, são coisas que os «jornalistas» e comentadores da sporcostv também não são. Metem nojo, as transmissões e os comentários tendenciosos que fazem nos jogos do Benfica! Miseráveis, os Freitas Lobos e quejandos! Nunca, jamais, em tempo algum apanharão um cêntimo dos meus, nem que se pintem de encarnado. Os benfiquistas que dão de comer a esta gentalha, estarão à espera de quê para rescindir os contratos que os ligam à vergonha?

Temos problemas no meio campo (seremos só nós, sócios e adeptos que os vemos?). Até há pouco tempo era o crónico desequilíbrio à esquerda da defesa. Agora é o meio campo que temos necessidade imperiosa de reforçar. Está à espera de quê, LFV? Não haverá ninguém da B que possa subir à A?

 
At 2/20/2017 7:36 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Já está corrigido, Grão Vasco. Apercebi-me pouco depois de publicar e corrigi na Tertúlia, mas esqueci-me de o fazer aqui. É o que dá alterar textos e mover partes deles enquanto se escreve, depois às vezes alguma coisa fica mal. Sobretudo quando se publica sem voltar a ler tudo.

 
At 2/20/2017 7:42 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Nau, na minha opinião na equipa B há apenas dois médios que vejo que poderão vir a subir à equipa principal num espaço de tempo mais curto. Um é médio defensivo e não tira o lugar ao Fejsa, mas pode servir como alternativa em caso de necessidade (Pêpê) - na minha opinião é até o jogador com mais fortes possibilidades de integrar o plantel principal a curto prazo. O outro é um número oito, teve um início de época fantástico mas depois sofreu uma lesão gravíssima no joelho, e só agora está a regressar aos treinos (Guga).

 
At 2/20/2017 10:49 da tarde, Blogger joão carlos said...

O post esta muito fiel aquilo que se passou em campo.


Ultimamente a opção tem sido colocar os melhores onze jogadores em campo e depois tentar arrumar os melhor possível em vez de escolher os melhores para cada posição e isso varias vezes não corre bem acabamos por largos períodos ter jogadores a menos porque eles não rendem nem de perto nem de longe o que podem fora dos seus melhores lugares, alias isso é uma das razões para os pouco habituais maus jogos de alguns jogadores, e depois andamos sempre atrás do jogos com as substituições a serem quase sempre para corrigir aquilo que de inicio veio torto conforme fomos substituindo e fomos colocando os jogadores nas posições onde rendem mais fomos melhorando.
Voltamos a ter problemas nas bolas paradas defensivas tivemos no inicio em que a equipa era demasiado baixo diminuímos esse problema quando a altura media da equipa aumentou a agora que voltou a baixar estamos novamente a ter sobressaltos já que o nosso capitão não pode ir a todas, futebol não é altura e os jogadores baixos tem outros atributos e isso não é nem nunca foi um problema o problema é serem demasiados e ao mesmo tempo num onze esse é o que temos de equacionar e evitar.
Eu não acho que temos um problema no meio campo temos é um problema na posição oito e não é desta época já vem das duas épocas anteriores, e só não foi mais grave o ano passado porque tivemos alguém que veio da B que pegou de estaca, para alem disso e aqui é um defeito estrutural de à muitos anos que é em certos jogos só dois jogadores serem insuficientes mas neste caso implica mudança de mentalidade sobretudo os adeptos, já agora não podemos estar sempre à espera de um milagre e que na equipa B apareçam jogadores que peguem de estaca de imediato a titulares até porque contratamos tanto jogador, e por vezes extremos às pazadas, não percebo porque demoramos tanto a contratar um oito titular.

 
At 2/21/2017 1:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Na passada 6.ª feira deixei, em comentário a um artigo no "Geração Benfica", o seguinte comentário:

"SÓ QUANDO HOUVER MORTES É QUE ISTO VAI AO LUGAR!!!
Este país É UMA ESTRUMEIRA A CÉU ABERTO, pejada de políticos, advogados, juízes, capitalistas e empresários corruptos, que vogam à superfície da lama em que chafurdam sem que nada, nem ninguém, os importune. À pala dessa realidade, são cada vez mais os que pautam o seu comportamento e atitude por esses padrões de arrogância, roubo e manipulação das coisas, como é o caso de muitos dirigentes e agentes desportivos, com particular relevância para os árbitros de futebol (e não só!...).
A história ensina-nos que nunca ninguém abriu mão de nada, mesmo quando o que tem foi obtido de forma fraudulenta e em prejuízo de outros.
Temos, por isso, toda a legitimidade para usar as mesmas armas dos outros e, em última instância, até fazer uso de processos violentos. A violência de vilipendiar os outros é razão mais do que suficiente para legitimar o recurso à violência, na busca de um tratamento justo e igualitário.
Como referiu Maiakovski, todos diziam que o rio era violento, mas ninguém interiorizava que as margens que o oprimiam também eram uma violência...

PS - Podem achar que este comentário é violento, e excessivo, e, até, podem decidir não o publicar. Estarão no seu direito, obviamente. Mas podem ter a certeza que há cada vez mais pessoas a pensar como eu, e uma consciência social em crescendo, que está cada vez mais a inclinar-se para a inevitabilidade de medidas extremas para combater o que não pode ser combatido com paliativos..."

Depois de ter visto a arbitragem de ontem, em Braga, onde não se marcou um penalty claríssimo sobre o Salvio, na parte inicial do jogo, onde se anulou um golo ao Mitroglu por pretenso fora-de-jogo (sim, as imagens da TV, mesmo sendo da SportTV são claríssimas!...), e onde ficou por marcar um segundo penalty sobre o Mitroglu (que é puxado para trás, inequivocamente, pela gola, pelo central do Braga...), e onde o "boi" de preto assinalou um colhão de faltas sobre um médio do Braga, que caía mesmo quando nem era soprado, reitero a minha convicção, anteriormente expressa: SÓ QUANDO HOUVER MORTES É QUE ISTO VAI AO LUGAR!!!
Não serve de nada andarmos com atitudes comedidas nem a pedir reuniões ao Conselho de Arbitragem. Não sejamos pategos, porque isso não serve de nada. Um enxerto de porrada "à moda antiga", um soco nas fuças para "conduzir" o gajo ao dentista e/ou ao cirurgião plástico, umas pernas e uns braços partidos... podem resultar, se inseridos numa estratégia de "... se não te pões fino, a seguir elas mordem-te com mais força!..."
O direito à violência existe, sim, quando ela for a única forma de repor um tratamento justo e equitativo!
Puta que pariu a este país de merda, onde a corrupção, o compadrio e vigarice não são punidas! Estou farto, farto, farto!!!

(Zé do Telhado)

 

Enviar um comentário

<< Home