domingo, janeiro 30, 2005

Melhor

O Benfica venceu o Moreirense por 2-1, voltando assim a vencer fora, o que já não acontecia desde a 5ª (!) jornada.


Voltámos a alinhar num 4-2-3-1, deixando o Nuno Gomes só na frente, mas com o apoio do Nuno Assis. Os dois médios mais recuados jogaram bem, especialmente o Manuel Fernandes. O Simão fez uma grande exibição, principalmente pelo espírito de luta que demonstrou, ajudando a defesa durante todo o jogo. A verdade é que depois da tão badalada exibição na passada quarta-feira, acabei por gostar mais de ver o nosso jogo hoje. Jogámos um futebol muito mais apoiado, com trocas sucessivas de bola, em vez do típico futebol aos repelões, cheio de pontapés para a frente. Hoje a equipa revelou também um atitude muito melhor em relação ao que vem sendo habitual, num jogo bastante aguerrido, em a disputa da bola foi uma constante. Apesar da ausência do Petit, que costuma ser um dos grandes lutadores desta equipa, os restantes jogadores mostraram uma garra que eu pensava já estar afastada da equipa.


A melhoria da qualidade de jogo do Benfica não é alheia à estreia do Nuno Assis. Com ele em campo, o Benfica passou a dispor de um jogador que tem a capacidade de segurar a bola no meio campo adversário, e que a troca muito bem com os colegas vindos de trás. É um jogador muito inteligente, e em relação ao Zahovic tem a vantagem de lutar muito mais pela recuperação da bola, e ter muito mais mobilidade, o que lhe dá um raio de acção muito maior. Vi-o a participar nas jogadas ofensivas da equipa quer pelo meio, quer na esquerda, quer na direita do ataque. É foi um reforço de Inverno muito bem vindo.


Os próprios golos do Benfica são o espelho da melhor qualidade do nosso jogo hoje: ambos na sequência de jogadas de equipa, com os jogadores a trocarem a bola sucessivamente entre si (muito bem o Nuno Gomes em ambos os golos), ao contrário do que aconteceu na passada quarta-feira, em que os golos surgiram em duas recargas a livres, e num remate de muito longe. Ironicamente, o pior periodo do Benfica foi depois do Moreirense ficar reduzido a 10. Falhámos oportunidades para matar o jogo. eles nunca desistiram, e acabaram mesmo por marcar. Mas pelo menos esta noite já fiquei mais satisfeito ao ver-nos jogar, e um pouco mais optimista.

5 Comments:

At 1/30/2005 8:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estou em desacordo com a analise.O benfica não jogou nada. É uma equipa á deriva sem plano de jogo.Parece uma
galinha sem cabeça.O Moreirense só não empatou (e a jogar com 10!) porque foi infeliz. Não temos um verdadeiro nº10 como o Sporting,Porto, Braga etc...
O verdadeiro ponta de lança ontem foi o Armando (contratem-no já!!!) porque o N. Gomes há anos que não faz um jogo de jeito,vai marcando mas não me convence.
Esclarecedor uma jogada no 2ºtempo em que para a bola com o peito e sozinho em frente ao g.redes dá a bola p/tras. Isto não é de ponta de lança!!!
Mas enfim ganhámos. O que permitiu ao sr. Vieira dizer
já que vamos ser campeões na ultima jornada no Porto.
É isto o Benfica actualuma equipa amorfa com um futebol dos anos 80/90 e com um presidente fanfarrão e populista além de aldrabão.
O único jogador que poderia melhorar o jogo da equipa (Roger) querem vendê-lo,apesar de dizerem que não o vendem. Quanto ao resto é o habitual... uma vitoria e basta para enganar a turba. Até quando?? veremos...

 
At 1/30/2005 1:10 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não considero que tenhamos feito um grande jogo, mas nesta análise utilizei como termo de comparação o jogo da Taça, do qual tantas maravilhas se disseram. E a verdade é que, na minha opinião, o Benfica ontem jogou melhor do que no referido jogo da Taça. E mostrou capacidade de circulação da bola, coisa que eu já não pensava ser possível.

Eu não estou à espera que, com este treinador, o Benfica seja capaz de fazer exibições soberbas, mas pelo menos se a média das exibições se aproximar mais daquilo que jogaram ontem, já estaremos mais próximo do nível ainda assim medíocre que tem sido exibido pelos nossos principais rivais.

No referido lance do Nuno Gomes, eu também achei que o normal seria ter cabeceado a bola para o segundo poste, em vez de pará-la no peito. Mas a verdade é que ele marcou um golo, e fez uma assistência perfeita para outro, o que não se pode exactamente considerar uma má prestação.

 
At 1/30/2005 4:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Temos que levar em linha de conta que o jogo para a Taça foi contra o Sporting! E curiosamente, nesse jogo achei a equipa animicamente melhor, conseguiu empatar a poucos minutos do fim. Ontem tenho a impressao de que se o Moreirense marcasse o 2ºgolo,aquilo caia tudo.
Mas vamos a ver se a equipa se define (Roger? fica ou não? se não...quem vem?) porque o Benfica não tem ninguem que paute o jogo, não tem cérebro, e por isso torna-se muito fácil de anular tacticamente.Basta "secar" o Simão e nada funciona. Concordo que com o N. Assis a equipa melhora porque a torna mais criativa do meio-campo para a frente. Mas receio que não chegue..
até porque com a Uefa,Taça e Campeonato e se não reforçarem com um nº10 que pause e pense o jogo,o desgaste será tremendo. Além do mais desde quando é que o Benfica não tem um médio centro? Tipo Hugo viana, rochemback,diego, etc... Há anos!!!Isto será normal? Ninguem vê?Qual a equipa de futebol de Top que
joga assim? Há anos... O ultimo grande 10 foi o Rui Costa!! isto dá para acreditar??

 
At 1/30/2005 10:13 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

eu acho preocupante quando um benfiquista esclarecido como tu perde tanto tempo a escrever acerca duma vitória sobre o moreirense.

Do meu ponto de vista, vencer uma equipa que luta contra a despromoção não é mais do que a obrigação de um candidato ao titulo... Em condições normais o teu post seria apenas um telegráfico missão cumprida.

Este post só põe a nu o desespero e o desanimo que reinam nas hostes lampiãs, mesmo entre a lampionagem mais iluminada.

 
At 1/30/2005 10:34 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A questão não é termos ganho ao Moreirense. É sim termos mostrado algumas coisas no nosso jogo que eu já duvidava sermos capazes de fazer. E três pontos contra o Moreirense valem tanto quanto três pontos contrao FCP.

 

Enviar um comentário

<< Home