sábado, janeiro 22, 2005

Mau, muito mau...

Perder por 2-0 em casa com o Beira-Mar é mau. Perder por 2-0 em casa com o Beira-Mar treinado por Luís Campos é pior. Perder bem por 2-0 em casa com o Beira-Mar treinado por Luís Campos é desastroso. Eu devia saber que esperar dois bons jogos seguidos desta equipa já era demasiado.

Luís Campos de certa forma cumpriu a promessa de jogar na Luz com três avançados. O Beira-Mar apresentou-se com um esquema de três defesas centrais, com dois deles na marcação directa aos avançados do Benfica, e normalmente Jorge Silva para as sobras. Quando de posse de bola, os dois laterais (Mário Loja e Rui Óscar, depois Ribeiro) juntavam-se aos dois centrocampistas (Beto e Murray), ficando três homens na frente (Ali, Silva, e McPhee), para formar um esquema de 3-4-3. Quando perdiam a bola, McPhee e Ali acompanhavam os laterais do Benfica, fechando as alas, enquanto que os laterais juntavam-se aos três centrais, ficando assim o Beira-Mar num esquema de 5-4-1.


O Benfica apresentou-se num 4-4-2 idêntico ao que tinha sido utilizado contra o Boavista, com Paulo Almeida no lugar do castigado Manuel Fernandes, e com a atitude habitual. Por 'atitude habitual' entenda-se 'a atitude cinzenta, desinteressada, e amorfa exibida durante toda esta época, com a honrosa excepção dos jogos contra o V.Setúbal e Boavista'. Manietados os dois laterais (que tinham sido uma das chaves para a boa exibição contra o Boavista), o Benfica optou então pelo estilo de jogo cuidadosamente ensaiado pelo técnico Trapattoni à porta fechada durante a semana: pontapé para a frente e fé em Deus. Ao optar por este estilo de jogo directo e afunilado contra um trio de centrais muito forte no jogo aéreo, o Benfica começou aí a perder o jogo. Se as coisas já estavam feias desde o início, pior ficaram quando o Beira-Mar se colocou na frente.


Na segunda parte a tentativa de alterar o rumo dos acontecimentos fez-se ao substituir o inconsequente Paulo Almeida por Carlitos. Pensei que o Geovanni passaria para o meio, para jogar nas costas dos avançados, mas a verdade é que se colocou ao lado do Petit, a jogar como se fosse um trinco... e continuou-se a afunilar o jogo, pelo que o Carlitos passou completamente ao lado do jogo, se exceptuarmos o facto de ter estado envolvido no lance do segundo golo aveirense. Pouco depois, trocou-se o Karadas pelo Mantorras. Mas o estilo de jogo pouco mudou, pelo que o Benfica ainda perdeu mais poder no jogo aéreo. A ténue reacção do Benfica ficou-se por um bom remate de longe do Ricardo Rocha (um dos mais inconformados), e uma oportunidade do Simão isolado, que foi bem defendida pelo Srnicek.


Pouco depois veio o segundo golo do Beira-Mar, que foi um verdadeiro hino à asneirada: Fyssas joga de cabeça uma bola que estava praticamente perdida pela lateral, e coloca-a nos pés de McPhee; este centra para o lado direito da defesa benfiquista, onde Carlitos se antecipa a Murray para depois perder a bola para o mesmo Murray; este por sua vez centra para a entrada da pequena área, onde uns estáticos Quim, Luisão, e Ricardo Rocha ficam a ver Silva completamente sozinho empurrar de cabeça para a baliza. O jogo acabou aqui. Os minutos finais do jogo foram provavelmente o maior caos futebolístico que já vi, com uma autêntica táctica digna de um jogo de solteiros contra casados. Cheguei a ver o Simão a defesa direito, o Luisão a extremo direito, e o Ricardo Rocha a extremo esquerdo. O Ricardo Silva até foi expulso por cortar com a mão um lance em que o Ricardo Rocha (e não um dos avançados) se ia isolar para a baliza.


Os minutos de descontos foram tristes, e feios, com a grande maioria do público a vaiar, a acenar lenços brancos para o treinador, e até mesmo a gritar por Camacho. Qualquer pessoa que leia um pouco deste blog sabe perfeitamente qual é a minha opinião sobre o senhor Trapattoni, e a sua presença aos comandos do Benfica. Mas este tipo de manifestações entristece-me sempre, e é obviamente um momento feio, porque acho que é muito desmoralizante para a equipa. Isto não é uma crítica aos que acenaram lenços, é apenas uma visão sobre a situação em si. A verdade é que pouco mais podem os sócios fazer senão mostrar a sua indignação perante o estado a que chegou a qualidade do futebol do Benfica. O problema é que no meio desta irregularidade, em conjunto com a mesma irregularidade dos nossos rivais, o status quo do futebol benfiquista vai-se mantendo. Se na próxima quarta-feira vencermos, a lamentável exibição desta noite será rapidamente esquecida, e tudo ficará na mesma.

15 Comments:

At 1/23/2005 11:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O problema é esse. Não basta ganhar ao Sporting,o problema é estrutural. O Benfica alem de não ter equipa
não tem Direcção.A culpa não é do Trappatoni mas de quem
mente semana apos semana, mes apos mes,enganando toda a gente,prometendo o que não podemos ter (campeonato,reforços,etc...).Em ultima análise a culpa é nossa.Os sócios do Benfica não sabem escolher uma direcção, acreditam nos jornalistas e nas primeiras páginas dos jornais. Agora vejam-se ao espelho!
Não me importo de perder 10/20 campeonatos,desde que se aposte numa equipa de jovens vindos da formação e num projecto a médio prazo. E sobretudo não me importo de perder desde que tenha feito tudo para ganhar.
O Benfica não pode viver da "chico-espertice" de um Presidente, que não tem categoria,porque não tem ideias.A forma como o Roger é posto de lado, a forma humilhante como foi contratadoo N.Assis (a troco de quê?).Desbarataram uma equipa com elementos promissores como Caneira, Marchena, Mourinho só porque
tinham sido contratados pela Direcção anterior. A partir daí só mentiras...
Chega.Os lenços brancos devem ser para o Sr. Vieira.
Acordem!!!

 
At 1/23/2005 11:03 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

Sr. anónimo, terá o Benfica a culpa de não ter dinheiro para contratar o Caneira ao Inter? Tem o Bewnfica a culpa de o sr. Marchena não querer continuar em Portugal? Tem o Benfica a culpa de um treinador achar que os contratos não são para cumprir e que só porque deu 3 aos lagartos (tal como levara 3 do mariteme...) a direcção se deve toda ajoelhar perante si? E temos culpa por termos votado em quem pelo menos devolveu alguma credibilidade e alegria ao clube? Em quem votaria vocês? No gajo da critica sistemática sem apresentar uma única solução ou no clone do Vale e Azevedo?

 
At 1/23/2005 11:04 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

Não quer isto dizer que esteja contente com a actual gestão do clube...

 
At 1/24/2005 12:50 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Quanto a mim, sou mais crítico apenas da presença de José Veiga no Benfica (que é para mim, também, o grande responsável pela vinda de Trapattoni para o Benfica). Prefiro não atacar o nosso presidente, porque reconheço que muito foi feito por esta direcção para recuperar o clube do estado lastimoso em que o Dr.Vale e Azevedo o deixou.

Mas a contratação de Trapattoni foi um erro monumental. Qualquer um consegue ver que ele não tem a mentalidade necessária para ser um treinador bem aceite no Benfica. E o que neste momento mais me irrita no italiano é a calma com que aceita as derrotas e as más exibições da equipa. Quer no banco, onde parece não ter qualquer poder de reacção, quer nas declarações depois dos jogos, em que parece dar a entender que perder em casa com o Beira-Mar é uma situação perfeitamente normal.

 
At 1/24/2005 12:52 da manhã, Blogger D'Arcy said...

E já agora, o Caneira foi contratado (por empréstimo) pela direcção de Vilarinho, não pela de Vale e Azevedo.

 
At 1/24/2005 3:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O pior não é este jogo em específico: é a perspectiva de que mais uma época passará sem o SLB ser campeão nacional. No entanto, para nós adeptos, estas derrotas humilhantes são sempre um motivo de retrospecção. Parece-me inequívoco que os erros vêm de trás (J. Brito, Damásio, Azevedo...). No entanto, analisando o presente, vê-mos um clube a lutar por recuperar financeiramente, com 3/4 excelentes jogadores e o resto com gente mediana, mas suficiente para o nosso campeonato. É, basicamente o que se pode ter. O que na minha opinião não é admissível é contratarem um escroque como o Veiga-dragão-de-ouro e deixarem-no tomar as rédeas do futebol do SLB: em primeiro lugar contratar Trappatoni (um antiquado, defensivo e numa fase descendente em ambição e fome de vitórias) e estar a promover jogadores através de fundos (dos quais ele é financiador) e que, até ver, não resultará numa uníca contratação. Aí reside o problema o SLB2004/2005, aliás, já vezes sem conta apontado pelo autor deste blog.
O Lidador

 
At 1/24/2005 3:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Primeiro gostaria de fazer uma ressalva. No lance do segundo golo o Ricardo Rocha foi o único que se moveu no intuito de tentar corrigir o erro do Carlitos e o esquecimento do Luisão. Largou o homem que estava a marcar e correu para o centro onde o Luisão devia ter estado.
Segundo e por último acho que estamos numa altura de encontrar soluções e não culpados para o problema do SLB. E duas delas já foram encontradas: a saída do Argel e do Zahovic :). O Nuno Assis e o novo central podem ser outras , principalmente o Nuno que pode trazer criatividade ao SLB. Agora quanto ao problema directivo ...

Ze Aranha

 
At 1/24/2005 5:09 da tarde, Blogger D'Arcy said...

OK, eu não vi ainda imagens do jogo na televisão. Tudo o que escrevi foi baseado no que vi no estádio, e aí o que vi foi o Silva a saltar completamente à vontade na zona de acção dos centrais e guarda-redes.

O André Luiz não me parece que venha acrescentar muito ao plantel, porque não vem para uma posição onde estejamos muito carenciados. Já o Nuno Assis pode vir a ser muito útil, mas como a nossa táctica não abdica de dois médios defensivos (que até são dos melhores jogadores da equipa), para ele jogar implicará voltar a deixar o Nuno Gomes abandonado na luta com os defesas adversários.

 
At 1/24/2005 5:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quetzal,o problema é de que a culpa morre sempre solteira
é sempre dos outros. O problema com o Mourinho foi qu
Sr. Manuel Vilarinho logo que chegou ao Benfica disse que o seu treinador era o Toni. Visto isto o que é que
faria se fosse Treinador? Queria um esclarecimento, é óbvio.Dizia o Sr. Vilarinho que percebia muito de futebol,ora se percebesse um minimo de futebol e acompanhasse os treinos da euipa (nem isso fazia)faria tudo para o agarrar. Já agora porque é que o tentou recuperar quando ele estava no Leiria?
E agora com o Trappatoni? Se for perguntar a meia Europa do Futebol toda a gente sabe ue o Trappatoni é ultra defensivo. Não sabiam? Então são amadores. Não merecem o lugar que ocupam. Depois são as mentiras
-Vamos ser campeões, vamos ter reforços,etc..
Um presidente do Benfica sério como F.Martins, F.Queimado, Bogalho, Manuel da Luz Afonso e muitos outros, nunca adoptaram este discurso populista. Eram pessoas,grandes pessoas que muito deram ao Benfica,nunca mas nunca se lamentaram e nunca mas nunca pediram nada em troca.
Essas são as minhas referências,porque o Benfica não é só grande pelos titulos. É grande pelos grandes homens que o fizeram.

 
At 1/24/2005 7:23 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Só um esclarecimento: A frase de Vilarinho 'O meu treinador é o Toni' foi proferida durante a campanha, não quando ele chegou à Luz. E de facto (isto está escrito no livro do Mourinho), o Vilarinho até foi um dos que tentou segurar o Mourinho, e demovê-lo do seu ultimato, com a promessa de que se as coisas continuassem a correr como estavam, não haveria problemas em renovar-lhe o contrato no final da época. Isto mesmo depois de uma atitude bastante mal-educada que o Mourinho teve para com o Vilarinho no final da vitória no derby.

Mas a vontade do Vilarinho não era soberana, e perante o ultimato do Mourinho, outras vozes fortes acabaram por ditar a sua saída. Daí que Mourinho tenha afirmado que o Vilarinho não mandava nada no Benfica. Eu sempre achei que o Dr.Vilarinho é um homem bom, que gosta muito do Benfica, e que teve a coragem de dar a cara para podermos ver-nos livres do flagelo Vale e Azevedo. Quanto ao resto da direcção dele, ou os investidores associados a essa direcção, já não ponho as mãos no fogo por eles. Mas entristece-me quando vejo o Dr.Vilarinho ser atacado impiedosamente.

Erro pior do que terem mandado embora o Mourinho foi quando falharam o seu regresso, por lhe quererem impor o Jesualdo Ferreira como adjunto. Conhecendo o carácter do Mourinho, é óbvio que ele não ia admitir uma imposição dessas. Como ele disse, se a direcção do Benfica nem sequer era capaz de ceder numa questão tão elementar como a do adjunto, o que não seria em relação a outras medidas que ele quisesse tomar?

 
At 1/24/2005 9:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A minha intenção não foi atacar o Vilarinho,e muito menos o ataquei impiedosamente como disse. O Vilarinho não existiu, era o testa de Ferro do sr.Vieira.
Mas tenha dito antes ou depois de ter ganho as eleições, não se pode confundir a árvore com a floresta. A caça ás bruxas deu no que deu. Perdemos bons profissionais,tanto jogadores como treinadores. O Benfica tem que estar acima dos ódios rasteiros e das incompatibiliadades pessoais "Et pluribum unum".
Se cada novo presidente deitar abaixo a equipa que o outro construiu por uma mera questão de ego pessoal, esse presidente não merece o Benfica.
Agora estou muito mais preocupado é com a situação actual, e a falta de exigência dos benfiquistas em relação á matriz que sempre regeu este clube.
Apontam-se alvos faceis, é o paulo Almeida, é o Trappatoni, são mais dois ou três que não valem nada.
A crise do Benfica é muito mais profunda,e não é por eventualmente (muito eventualmente...mas oxalá me engane) ganhar um campeonato que desaparece.
O problema do Benfica não é só financeiro. É já não exercer a atracção para que os grandes jogadores e mesmo os que fazem parte do plantel se motivem para lá jogar.E com estes fundos de investimento a fazerem autenticas rapinas, temo muito que se passarmos mais um ano em seco, metade da euipa já esteja penhorada.
Oxalá me engane...

 
At 1/24/2005 10:19 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu não o acusei de atacar impiedosamente o Vilarinho. Peço desculpa se transmiti essa impressão :)
Estava apenas a referir-me a uma situação geral, porque vejo muita gente a aproveitar para bater no Vilarinho quando a actual direcção faz alguma asneira, apenas isso.

 
At 1/25/2005 4:46 da manhã, Blogger Quetzal Guzman said...

Mas qual caça às bruxas? Um dos jogadores nuclear desta equipa foi contratado pelo Vale (Miguel), um dos mais promissores também (Moreira). O Meira também era do tempo do Vale e havia grande vontade de construir uma equipa à volta dele. A vontade dele é que era outra. O único dispensado por embirração foi o grande Pierre. E nesse caso o factor Vale também nada teve a ver com a questão.
Ainda Mourinho... Factos são factos e a verdade é que o senhor não teve tomates para encostar o presidente à parede depois das eleições. Razões? Talvez o empate em Paços de Ferreira, o empate em casa com o Braga, ou a goleada sofrida na Madeira. A verdade é que o Mourinho pensou ter encontrado uma oportunidade única de se impôr no Benfica. Até porque a história recente dizia que os treinadores faziam gato sapato das direcções.

 
At 1/25/2005 4:48 da manhã, Blogger Quetzal Guzman said...

Mas isto é uma grande verdade:

"Agora estou muito mais preocupado é com a situação actual, e a falta de exigência dos benfiquistas em relação á matriz que sempre regeu este clube. (...)
A crise do Benfica é muito mais profunda,e não é por eventualmente (muito eventualmente...mas oxalá me engane) ganhar um campeonato que desaparece.
O problema do Benfica não é só financeiro. É já não exercer a atracção para que os grandes jogadores e mesmo os que fazem parte do plantel se motivem para lá jogar."

 
At 1/25/2005 8:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy entre Benfiquistas não há ressentimentos,todos queremos omelhor para o SLB. "Et pluribus Unum".
Podemos ter opiniões diferentes,mas só isso,porque acima de nós paira a águia.
Quanto ao Mourinho acho que já se disse muito sobre ele,
e talvez ele não o mereça.
O que eu quero transmitir é que qualquer projecto, empresa e/ou sistema tem que ter um lider, e a capacidade de liderança passa (entre outras coisas)por saber motivar equipas. Se os jogadores se querem ir embora, o Benfica não pode permitir. Aquele clube não é"bar aberto" em Ladies Night. Tem valores.

Agora o que interessa é ganhar aos lagartos.Este jogo
vai ser muito importante porque permite (ou não) recuperar a equipa. Vamos a eles. Viva o Glorioso!!!

 

Enviar um comentário

<< Home