sábado, setembro 24, 2005

A crescer

Muito bem, tenho duas perguntas a fazer:

1- Quem é aquele tipo que joga com a camisola número 21 do Benfica?
2- O que é que ele fez ao Nuno Gomes para estar a jogar no lugar dele?

Agora a sério. O Benfica ontem conseguiu a terceira vitória da época, e a equipa parece estar a crescer muito, com os níveis de confiança a aumentarem. Não posso falar muito sobre o jogo, porque não tive a oportunidade de o ver. Registo apenas a minha satisfação pelo resultado (uma vitória descansada fora de casa já não acontecia há algum tempo), e pela forma como essa vitória foi conseguida. É que tudo se passou da forma mais conveniente para uma equipa que na próxima terça-feira terá um jogo dificílimo para a Champions League. Aos doze minutos de jogo já o Benfica vencia por dois a zero, e isto permite sempre fazer alguma gestão do esforço e poupar os jogadores para o próximo jogo. E, felizmente, em princípio não tivemos nenhuma lesão grave (apesar de ainda não saber qual é o estado do Geovanni), o que até parece difícil dada a pancadaria que me pareceu que os penafidelenses deram.

Vou esperar que esta onda positiva seja para manter nos próximos jogos do campeonato, porque temos pontos a recuperar. E, quem sabe, um resultado positivo contra o Man Utd poderá melhorar ainda mais a confiança da equipa. Bem sei que será um jogo extremamente difícil, em que o Benfica não é obviamente o favorito, mas hoje estive a ver o Man Utd vs. Blackburn, e a verdade é que o Utd parece estar longe do seu melhor, por isso sonhar não custa nada.

37 Comments:

At 9/25/2005 9:37 da tarde, Blogger Pedro said...

É importante q o jogo em Manchester corra bem. Não significa ganhar ou empatar...até podemos perder mas é importante q a atitude da equipa não se altere.
Acredito num bom resultado (acho q muito dificilmente o SLB voltará a ter uma tão boa oportunidade para regressar com pontos de Inglaterra contra o MU cheio de lesões e ausências) mas há q reconhecer q não é o nosso campeonato ganhar ao MU.
Por isso : garra, atitude e crer!!!
Tudo é possivel!!!!

 
At 9/25/2005 9:57 da tarde, Blogger tma said...

Qto ao mistério do "21", e como o individuo que utilizou essa camisola salientou na flash interview, poderá explicar-se com o facto de ter feito uma pré-época em condições, ao contrário do que se passou com o Nuno Gomes no anos anteriores.

Se não viste o jogo, a verdade é que também acabaste por não perder muito: com 0-2 aos 12 mins, o Benfica limitou-se a gerir o esforço, e com a imediata reacção após o 1-2 - o golão do tal 21 que não sabes quem é ;-) - ficou a sensação que, se tivesse sido necessário, o Benfica poderia "encostado" o Penafiel. O que é certo é que o melhor do jogo foram mesmo os golos, sobretudo o 0-2 e o 1-3.
De resto, foi o "espectáculo" da sarrafada dos jogadores do Penafiel (se o RR foi expulso em Alvalade, não percebo pq é que ainda na 1ª parte nenhum jogador do Penafiel foi expulso), como daqui se depreende, o "espectáculo" que é o Olegário a arbitrar, que dispensa apresentações.

Em relação ao jogo em Manchester, há que ser realista: um empate já seria óptimo, mesmo apesar de o Man Utd tenha muitas lesões e jogadores castigados. Em relação à derrota neste fds, acho que revela que de facto não estão na sua melhor forma, no entanto, não creio que funcione como factor desmoralizador, o meu receio é que suceda precisamente o contrário.

Se o Karagounis estiver recuperado até 3ª, diria que ele irá substituir o Geovanni, independentemente de recuperar ou não da lesão. O João Pereira será outra alternativa, digo eu. Só espero é que o Koeman não ponha o Beto a médio direito :-/

 
At 9/25/2005 10:41 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O Nuno gomes devia era cortar o cabelinho, parece uma menina...

(quando não se pode dizer mal do jogador diz -se mal do penteado... o que interessa no fundo é dizer mal)

 
At 9/26/2005 12:41 da manhã, Blogger tma said...

O "Deivid" devia era ir aprender a escrever o seu nome como deve ser...

 
At 9/26/2005 1:58 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O Nuno Gomes até já usa o cabelo bem mais curto do que usava.

Entretanto esta noite o Liedson, a exemplo do Rochemback e do Polga, mandou o Peseiro ir tomar naquele sítio do costume. Dá gosto ver a forma como o Peseiro tem o plantel na mão e é respeitado pelos jogadores ;)

 
At 9/26/2005 8:52 da manhã, Blogger Helena said...

vim pelo hmemnon e não sonhava que ia encontrar o meu pai ali em cima no header! :)))

espreita qui isto:
http://degrausdelaura.blogspot.com/2005/09/estdio-dos-lampies.html

boa semana

 
At 9/26/2005 10:22 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Pessoal,

Da mesma forma que voces não assobiam o SLB eu tambvem não assobio o SCP.

O Peseiro é um tosco mas a verdade é que está a conseguir mais pontos do que no ano passado. E enquanto ele ganhar penso que os adeptos lhe devem dar o beneficio da duvida (a exemplo do que os lampiões fizeram o anao passado com o Trapp).

O Deivid... bem... o Deivid resolve, não é?

 
At 9/26/2005 10:33 da manhã, Blogger tma said...

Neste momento, o que me preocupa no SCP é estar a jogar mal... é que agora joga mal e ganha. Gostava muito mais quando jogava "bonito" e perdia. De resto, lá o que os jogadores mandam o Peseiro fazer é problema deles. A minha esperança é que o Peseiro se sinta "picado" e volte ao futebol "bonito".

Já agora, aproveito o post da laura para elogiar (tardiamente, diga-se, mas mais vale tarde que nunca...) a imagem escolhida para o header. Juntamente com a imagem do Eusébio em braços após a conquista da TC de 62, esta imagem do grande José Águas é um dos mais belos e simbólicos ícones do Benfica, não só pela expressão de vitória como também de serenidade. Um verdadeiro retrato do Benfica Glorioso!

 
At 9/26/2005 12:17 da tarde, Blogger D'Arcy said...

A imagem do José Águas com a Taça dos Campeões sempre foi a minha imagem preferida do Benfica. Aliás, cheguei a fazer um post sobre isso. Por isso escolhi-a para header deste blog.

Laura: muito estranha imagem, sem dúvida... quem será o responsável? Entretanto, muito obrigado pelo link, que será retribuído :)

 
At 9/26/2005 1:54 da tarde, Blogger tma said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 9/26/2005 1:54 da tarde, Blogger tma said...

Não me recordo do post original sobre esta imagem (se calhar, nessa altura ainda não conhecia este fantástico blog), mas é interessante verificar que somos dois a ter uma opinião semelhante àcerca da ideia que a imagem transmite!

 
At 9/26/2005 9:42 da tarde, Blogger Harry Lime said...

tma,

O que me deixa preocupado é a perspectiva do Sporting começar a jogar mal e a perder.

É que, quando isso acontecer (porque vai acontecer!) nem a consolação do "melhor futebol" vamos ter. :)))))

 
At 9/27/2005 9:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Faltam 10 horas...

Mas já começa a aparecer o nervoso miudinho.
É o regresso aos grandes palcos!

 
At 9/27/2005 2:34 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Grandes palcos? Pois, pois!

Os tipos do Man Utd. têm pelo SLB o mesmo respeito que têm pelo Limassol de Nicosia... Essa é que é essa!

 
At 9/27/2005 2:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Limassol ou Nicosia?

Acho que esses clubes devem mesmo assim ter um melhor desempenho que o Sporting na Uefa, e são bem capazes de estarem à frente do peçonhento clube do Lumiar...

http://www.record.pt/noticia.asp?id=683673&idCanal=44


sexagésimo sétimo????

 
At 9/27/2005 3:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oh Harry uma coisa é a realidade e a realidade é que o Benfica é dos mais prestigiados clubes europeus. Pode já não ser visto como um clube poderoso na europa mas a história e a reputação estão lá.

Outra coisa são as tuas fantasias e o desejo que a maioria dos sportinguistas têm: que o Benfica seja a miséria que o sporting é na Uefa em geral.

 
At 9/27/2005 3:07 da tarde, Blogger tma said...

Harry Lime, lá estás tu com o teu mau feitio...
Quem te dera que o SCP tivesse metade do prestígio que o Benfica tem na Europa, nomeadamente em Inglaterra.

 
At 9/27/2005 3:50 da tarde, Blogger tma said...

Eu iria mais longe: para a maioria dos portugueses, até a Académica deve ter mais prestígio do que o SCP!

 
At 9/27/2005 4:03 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Nada como um bocadinho de realidade para pôr os benfiquistas todos irados!

 
At 9/27/2005 4:17 da tarde, Blogger tma said...

Qual realidade: a da probabilidade de a maioria dos portugueses achar que a Académica tem mais prestígio que o SCP?

 
At 9/27/2005 4:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

harry lime:

Essa realidade é só mesmo a tua... e a da maioria dos sportinguistas.

Quem te dera a ti que o sportééémm tivessa oportunidade de jogar com o man utd e ouvir sir alex falar da mesma forma que fez sobre o SLB.

 
At 9/27/2005 4:55 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Não, a realidade do SLB ter o mesmo prestigio internacional que o Limassol de Nicosia.

 
At 9/27/2005 5:14 da tarde, Blogger tma said...

Para o Man Utd, desconsiderar o Benfica seria como o Benfica desconsiderar o Barcelona, o adversário a quem o Benfica conquistou a primeira TCE (se fosse a ti, olhava novamente bem para o header... vocês sportinguistas nunca na vida irão ter um momento assim!)
Se o Man Utd não tivesse consideração pelo Benfica, seria o mesmo que dizer que a sua primeira TCE não teve qualquer valor.

 
At 9/27/2005 5:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se achas que o SLB tem o mesmo prestigio internacional que o Limassol de Nicosia, então explica lá qual é o prestigio internacional do sporting?

 
At 9/27/2005 6:44 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Sei lá... aí ao 6º lugar do campeonato albanes ou assim. Nós não somos megalomanos. Sabemos que o nivel médio do campeonato portugues não é muito superior ao maltês (e claramante inferior ao servio e ao albanes).

A questão não é essa: a questão fundamental é a megalomania dos benfiquistas. Pensam que são os maiores do Mundo quando na verdade há perto de 20 anos que não fazem nada decente na europa. Nós, para o bem ou para o mal, fomos finalistas da Taça UEFA o ano passado...

E a voces como é que a europa vos tem corrido?

 
At 9/27/2005 7:22 da tarde, Blogger tma said...

... e vocês, em que grupo da CL estão?

 
At 9/27/2005 7:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sim, sim... ir a uma final de 40 em 40 anos é de facto extraordinario.

20 anos sem fazer nada na europa?

Olha há 17 fomos a uma final da TCE, há 15 também, há 22 fomos há final da uefa, há 10 fomos aos quartos da LC, há 11 fomos às meias da Taça das taças...

se isto não é sinónimo de um trabalho de qualidade na europa nos últimos 20 anos então vou ali e já venho...

Isto sem contar que na década de 60 fomos a 5 finais em 8 anos, ganhamos 2 troféus e conquitámos todos os galardões e distinções possíveis e que só o Benfica tem.


6º lugar do campeonato albanês? O Sporting? Lol, o que estes gajos fazem para rebaixar o Benfica, achincalhando o próprio clube...

São mesmo tristes

 
At 9/27/2005 7:29 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Ser finalista da UEFA pouco ou nada significa. O que interessa é ganhar. Lembras-te do Alavés? Provavelmente ainda deve estar a gozar do prestígio de ter disputado a final da Taça UEFA contra o Liverpool (uma das mais espectaculares de sempre, diga-se).

Eu sei que dói ver que o pessoal lá fora não é tão aziado como vocês, e na verdade ainda tem muito respeitinho pelo Benfica, apesar dos últimos anos mais apagados. O próprio Man Utd tem no seu museu um cantinho dedicado ao Benfica. Em termos da Taça dos Campeões, o Benfica está em 7º lugar no ranking de todos os tempos, e isso não se apaga de um dia para o outro só porque a lagartagem gostava que assim fosse.

 
At 9/27/2005 10:01 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Anonimo (das 19:27),

Como diz o D`Arcy, do que vale chegar à final? Voltando a citar o D`Arcy "Lembras-te do Alaves?"

Voces é que passam o tempo a falar das vossas centenas de milhar de finais... das quais só ganharam duas!

Porque no fim como diz o D`Arcy o que conta são as finais que se ganham: voces ganharam duas taças em 8 finais (toscos!), nós vencemos 1 trofeu em 2 finais (vá lá...).

O Porto por exemplo é imbativel: venceu 3 trofeus europeus em 4 finais...

 
At 9/27/2005 10:04 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Bem, a coisa não vos correu muito bem em Old Trafford. Acho que voces não levaram um tratamento muito diferente de um Galatasaray ou de um Panathanaikos... que é, no fundo, o vosso nivel.

 
At 9/27/2005 11:23 da tarde, Blogger MB said...

Harry Lime

"O Porto por exemplo é imbativel: venceu 3 trofeus europeus em 4 finais..."

Ora nesta frase tanto a lógica como o português levaram uma entrada a pés juntos!

Imbatível só é quem não perde. Se o FC Porto só ganhou 3 das 4 finais, é porque numa delas perdeu...logo não é imbatível!


Imbatível em finais das competições Europeias é por exemplo o Salgueiros, ou o Leixões...esses sim são clubes de nível, porque nunca perderam uma final Europeia ;)

Ao contrário do Alavés e do Sporting...o Benfica não foi a finais europeias apenas 1 ou 2 vezes. Ser o clube com mais finais da Taça/Liga dos campeões depois do Real Madrid e do Milan, isso sim, dá prestígio (talvez me tenha esquecido de outra equipa, mas o que interessa é que estamos lá em cima, numa lista em que o Sporting não aparece)!

Perdemos 5 finais? Também a Juventus, essa equipa desconhecida e sem prestígio (também só ganhou 2 na Taça/Liga dos Campeões)!

 
At 9/27/2005 11:28 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Se vocês tivessem ido a 5 finais, mesmo perdendo-las todas, de certeza que as pessoas saberiam quem são. Agora chegarem lá uma vez e perderem (que foi o que fez o Alavés, daí eu o ter citado) não serve de nada. Claro que, como sempre, finges que não percebes. O Benfica foi a oito finais, e venceu duas. Quer queiras quer não, e por mais que isso te chateie, lá fora sabem quem é o Benfica. Enquanto que se citarem o nome do teu clube, por defeito as pessoas pensam que é o Sp.Gijón (daí que tenham sempre que acrescentar o 'Lisbon' ao vosso nome, para que se saiba de quem se está a falar).

 
At 9/27/2005 11:42 da tarde, Blogger tma said...

Embora não me agrade essa comparação "provocatória", acabo por ter que a aceitar.
Apesar do historial do Benfica, que continua a impor respeito na Europa, o que é certo é que, actualmente, e tal como as equipas turcas e gregas (ainda assim, Panathinaikos e Galatasaray são equipas com algum nome na Europa), ao Benfica falta, como se viu hoje, algo mais para conseguir, neste tipo de jogos, impedir que aconteça o que aconteceu. Depois de tantos anos afastado dos "grandes palcos", temos de nos contentar com o Benfica a (re)começar de baixo, e espero que a experiência da derrota de hoje tenha proporcionado uma lição. Não me adianto mais sobre os comentários ao jogo: fico a aguardar pelo respectivo post.

Seja como for, acredito que, a pouco e pouco, sem precipitações e com paciência, o Benfica há-de chegar ao lugar que lhe pertence entre os melhores do futebol europeu. Tivemos 10 anos de "travessia do deserto", em que a gestão do clube teve períodos em que foi um desastre. Se recuarmos 11 anos, verificamos que o Benfica, na CL de 94/95, passou em 1º lugar a fase de grupos (era o cabeça de série, creio), e só foi eliminado pelo AC Milan, que ainda para mais, foi o campeão, se não estou em erro. Por isso, acredito no que digo sobre o ressurgimento do Benfica a nível europeu.

 
At 9/27/2005 11:57 da tarde, Blogger tma said...

E já agora, e na linha do tema original do post:
1 - O que é que faz o Beto com a camisola 16 do Benfica?
2 - O que é que o Beto fez àquele indivíduo que parecia saído de um anúncio do "Restaurador Olex" e que ocupava o lugar dele na pré-época?

 
At 9/27/2005 11:59 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

1. Estou em Istambul.
2. O prestígio do Benfica continua em alta (mesmo que se deva a tempos passados).
3. Não vi o jogo mas vi há uns minutos um pequeno resumo na televisão turca. É imperdoável sofrer um golo como o do Ruud... No entanto, que grande golo do Simãozinho!!!
4. O Harry Lime não teria feito esses comentários disparatados se tivesse acompanhado os noticiários da Eurosport, BBC ou Sky News.

 
At 9/28/2005 12:34 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Em 94/95 o campeão foi o Ajax, que venceu a final por 1-0 ao Milan (golo do Kluivert).

Acho que hoje perdemos muito por falta de ambição. Não gostei da 'satisfação' com o empate, e do consequente recuar no terreno. Acho que não teríamos perdido se tivessemos mantido a mesma atitude a seguir ao golo.

 
At 10/17/2005 5:01 da tarde, Blogger lince said...

Parabéns pelo blog.
Olha eu considero que foi muito importante o facto da policia ter acompanhado a equipa do Benfica até ao balneário. Porque acho que em muitos jogos nas antas se verificava uma timidez incompreensível por parte dos jogadores do SLB que só pode ter explicação no ambiente hostil que estes eram obrigados a viver dentro daqueles túneis e desta vez saltou à vista a tranquilidade com que o Benfica entrou no jogo.

 

Enviar um comentário

<< Home