sexta-feira, setembro 30, 2005

Miséria

Foi uma semana miserável para o futebol português na Europa. Seis jogos, uma vitória, um empate, e quatro derrotas. Das quatro equipas na UEFA, apenas uma seguiu em frente. Se nos casos de Benfica e Setúbal as derrotas se podem considerar resultados 'normais', face ao valor dos adversários, no caso dos nossos dois rivais as derrotas foram escandalosas, e deveram-se provavelmente ao excesso de confiança - que no futebol se deve traduzir por 'mau profissionalismo', já que os jogos devem todos ser encarados com a mesma atitude, independentemente do adversário da ocasião. Provavelmente o Peseiro deve estar arrependido agora de ter julgado que podia aproveitar um jogo que à partida seriam favas contadas para passar uma imagem de pulso forte, suspendendo o Liedson.

Quando se esgotarem os efeitos pontuais do 'furacão' Mourinho no ranking de Portugal na UEFA, devemos voltar a ter duas equipas na Taça UEFA, e uma e meia na Champions. É que o nosso futebol não parece mesmo ter valor para mais.

P.S.- O Braga foi manifestamente infeliz nesta eliminatória. Fizeram tudo para ganhar o jogo, mesmo com o azar de terem os dois avançados principais lesionados, ficando reduzidos a um único avançado, de qualidade manifestamente inferior ao João Tomás e ao Delibasic. Durante o jogo chegaram ao ponto de ter que fazer entrar um defesa central para jogar no ataque. Mereciam ter chegado à fase de grupos.

17 Comments:

At 9/30/2005 9:19 da manhã, Blogger Harry Lime said...

Concordo contigo. As únicas equipas que se safaram na miséria geral forma mesmo o Braga e o Benfica que perderam mas que o fizeram com dignidade. ambas as equipas tiveram uma atitude séria e concentrada no jogo e isso (que deveria ser o minimo dos minimos) é de louvar.

O Sporting... não tenho palavras para o que aconteceu ontem à noite (ou melhor: tenho palavras mas elas não se escrevem em blogs respeitaveis como este).

 
At 9/30/2005 10:39 da manhã, Blogger tma said...

Sobre o Benfica, já foi tudo dito: não me conformo com a derrota (pois estava ao nosso alcance um resultado melhor) nem há nada que minimize esse desconsolo. Mas a equipa está a crescer, e concordando ou não com as experiências do Koeman, concordo com o que jfilipe disse no post anterior: o Koeman ainda não teve oportunidade para afinar a equipa, há que lhe dar tempo (embora também ache que nestes jogos mais vale aplicar uma fórmula conhecida do que experimentar tácticas). Que fique pelo menos a experiência adquirida.
O V. Guimarães acaba por merecer as honras da eliminatória, ao vencer fora e passar de forma tranquila. Espero que esta boa prestação na UEFA não se repita na 2ª feira...
O Braga, para além das lesões dos avançados, teve o azar de encontrar uma equipa experiente nas competições europeias.
O V. Setúbal acabou por ter uma eliminação honrada, pois ainda conseguiu empatar um jogo contra uma equipa claramente superior, e no jogo em Génova, perdeu apenas pela diferença mínima (há uns anos atrás foi "espancado" por 7-0 em Roma).
O FCP pagou pela arrogância do seu treinador e cometeu erros defensivos infantis.
Em relação ao SCP, começo a reconhecer um padrão: há dois anos foi o "Gengibre", este ano o "Al-Mostarda". Aposto que para a próxima será o "Tremoço", que eliminou o Galatasaray...

Também concordo que o futebol português não tem nível para mais do que 2 equipas na uefa e 1+1 na CL.

 
At 9/30/2005 12:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, fazes algum tipo de censura? É que os comentários neste blog parecem-me estranhamente civilizados.

Osasuna, Auxerre, Feynoord, Galatasaray, Everton e Leverkusen foram eliminados. Esta ronda da UEFA teve algumas surpresas e não foram só os portugueses a fazer má figura. O Guimarães ter passado não me surpreende. Não nos esqueçamos que o Jaime Pacheco levou o Boavista às meias finais num ano em que o campeonato até lhe correu bastante mal. Foi pena o Braga ter consentido aquele golo.

Concordo que os resultados foram uma miséria mas também convém dar mérito aos adversários. O Artmedia estudou a lição e teve muita muita sorte (mas aquelas arrancadas pelos flancos e os passes a rasgar foram fenomenais). O FCP dominou claramente, podia ter goleado, e as culpas têm que ser repartidas entre a vontade de dar show do Adriense e a nabice da defesa. Adorei o treinador do Artmedia a explicar como é que se marcam golos ao FCP.

Já no SCP, o Peseiro estava tramado à partida, a equipa é completamente Liedsondependente, os outros jogadores não mostraram um pingo de classe. Será que o Halmstad é bastante mais forte do que queriam fazer crer ou será que o SCP é muito mais fraco do que no ano passado? Eu pessoalmente não vejo ninguém (tirando o Liedson) capaz de dar aquele toque de qualidade que o Barbosa, Enarkhire, Viana e Rochemback davam no ano passado. O Moutinho, agora que tem que se desenrascar sozinho, não tem mostrado nada por aí além.

 
At 9/30/2005 2:17 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não faço censura. Já foi necessário fazê-la umas poucas vezes no passado, apenas para um caso de um visitante específico, mas regra geral limito-me a avisar as pessoas quando elas passam daquilo que considero serem as regras básicas de conduta. Acho que quando as pessoas são civilizadas umas com as outras, as discussões tornam-se mais interessantes porque não se perde tempo a responder a insultos.

Nos jogos dos nossos rivais, não retiro mérito aos adversários, mas a verdade é que se eles tivessem jogado aquilo que sabem e podem, por mais que os adversários se esforçassem não teriam conseguido ganhar. No caso do FCP, o que os tramou foi a defesa, e sobretudo o inenarrável Ricardo Costa. Acho-o um defesa absolutamente banal, por mais que tentem vender a ideia contrária, e entregar a liderança daquela defesa a um jogador com o nível dele parece-me um erro crasso. Mais valia terem lá deixado o Jorge Costa, que mesmo quase sem se mexer sempre impõe respeito e coordena as coisas melhor.

No caso de Alvalade, foi o que disse: o Peseiro quis armar-se em esperto e deixar o Liedson de fora, e lixou-se. Já o ano passado, apesar da lengalenga do melhor futebol e etc (já agora, há coisa de 10 minutos voltei a desmanchar-me a rir quando vi na TV um senhor da SAD chamado Rui Meireles defender o Peseiro, voltando para tal a usar o argumento de que o ano passado o Peseiro os pôs a jogar o melhor futebol em Portugal, e que só perderam a Superliga 'por factores extra-futebol'), sempre achei que a equipa era Liedson-dependente, e que sem os golos salvadores dele lá se iria o mito do melhor futebol por água abaixo. Este ano, e apesar do Liedson estar muito abaixo do que é normal para ele, as coisas estão ainda pior. Não percebo como é que em ano de centenário, com slogans como 'Os Indomáveis', o que se vê na prática é que eles acabaram por fazer um desinvestimento na equipa de futebol.

 
At 9/30/2005 3:16 da tarde, Blogger Harry Lime said...

As palavras amargas disse-as ontem à noite ao DArcy via SMS...`digamos que eu sugeria para o Peseiro uns metodos de punição um bocado medievais no sentido "pulp-fiction" do termo.

O D`Arcy acabou por me tranquilizar e assim eu acabei a noite a ver o King Kong na RTP Memória

:))))

 
At 9/30/2005 4:18 da tarde, Blogger tma said...

Apesar de o FCP e o SCP perderam contra equipas tecnicamente inferiores, embora por causas diferentes, não deixou de ser uma lição o pragmatismo que tanto suecos como eslovacos demonstraram.
Mesmo em desvantagem, nunca perderam o norte e tiveram sempre presente quais as fragilidades dos adversários, mantendo sempre o mesmo estilo de jogo de princípio ao fim. Claro que é um estilo de jogo básico, que tira partido da capacidade física dos jogadores, mas foi definitivamente uma grande lição.

Em relação ao Ricardo Costa, pode-se dizer que é mais um "produto da imprensa", tal como o Baía. E já agora, tal como o Beto (do SCP). Jogadores perfeitamente banais que, por serem provenientes das camadas jovens dos respectivos clubes, ganharam alguma notoriedade por integrar a equipa principal ainda relativamente novos.
Talvez com a obsessão de fazer crer que tudo o que é proveniente das camadas jovens é bom, a imprensa tende a elogiar sempre muito este jogadores, mesmo que sejam pouco mais que medianos (para chegar à conclusão que, por vezes, são pouco menos que medianos...)

 
At 9/30/2005 4:18 da tarde, Blogger tma said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 9/30/2005 7:00 da tarde, Blogger Ry said...

Mas eu sou testemunha que nem o D'Arcy acreditava que o Sportem podia perder ontem. :)

 
At 9/30/2005 8:34 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Sim, ontem à noite andava a fazer zapping entre a televisão, na qual por sua vez fazia zapping entre o jogo e o King Kong, e o computador, no qual fazia zapping entre o meu jogo de FM2005 e o ICQ onde conversava com o Ry (e nos íamos rindo das incidências do jogo) :)

 
At 10/02/2005 10:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nos blogs de inspiração benfiquista passa muitas vezes a ideia de uma certa perseguição da imprensa desportiva, em especial de um certo jornal acabado em cord. Eu pessoalmente acho que tem mais a ver com o Benfica se meter a jeito e com o facto de a malta que escreve nos jornais não ser lá grande coisa.

Eis um exemplo que não tem a ver com o SLB e que está ligado ao título do post do D'Arcy (miséria). Após o Glasgow-FCP o António Varela escreveu no tal jornal:

Se alguém veio para Portugal acrescentar competência e “fair play” ao futebol foi o actual técnico dos portistas.

Após o jogo com o Artmedia o mesmo indivíduo saiu-se com isto:

O resultado de ontem mostrou que a coerência de Adriaanse também pode ser um embuste, atrás do qual se esconde um treinador de ideias feitas, certezas absolutas, sem dúvidas, um obtuso.

Safa... da lisonja ao insulto.

Os links são
http://www.record.pt/noticia.asp?id=683567&idCanal=980
http://www.record.pt/noticia.asp?id=684836&idCanal=980

 
At 10/02/2005 3:10 da tarde, Blogger tma said...

No Expresso deste fim-de-semana, ao ler a coluna na secção desportiva dedicada ao Manuel Sebão, perdão, Serrão, essa lenda viva da indústria da moda e do comentário desportivo, conhecido pelos seus vastos conhecimentos futebolísticos, mais uma vez concluo que ele não passa de um humorista mal compreendido.
Basicamente, para além de ignorar a prestação europeia do SCP, ele acaba por concluir que a derrota do Benfica foi mais despretigiante que a do FCP.
Na opinião deste iluminado, o Manchester não passa de uma equipa de meio da tabela do campenato inglês, que embora não o tenha referido, deduz-se pelo seu comentário que é dos mais fracos da mundo, considerando, com grande inteligência matemática, que o Man Utd está a mais de dez pontos do Chelsea (i.e., apesar de serem precisamente 10 pontos à data do jogo Man Utd-Benfica, o facto de ser o Chelsea dá uma vantagem adicional de algumas décimas, que só um entendido como o Sebão, perdão, Serrão poderia contabilizar). Ou seja, de acordo com este industrial respeitável, a derrota do Benfica quase que pode ser considerada humilhante, e o facto de o Benfica ter recuado nos últimos 15 mins de jogo nada tem a ver com mérito do Manchester, onde actuam jogadores desconhecidos como Giggs, van Nistelrooy, C. Ronaldo, Scholes ou van der Saar, pelo que o golo sofrido a 6 mins do fim foi sem dúvida um castigo justo para o Benfica.
O FCP, pelo contrário, ao assumir uma postura eminentemente atacante, pois a grande qualidade de todos os seus defesas, sobretudo no centro, permitia à equipa essa postura, e portanto, é perfeitamente normal que, após sofrer o 2-1, que nada teve a ver com a azelhice dos defesas e falta de apoio do meio-campo, a equipa continuasse a atacar. Sofreu mais dois golos, não marcou nenhum, donde se subentende que o adversário devia ser extremamente poderoso, ainda assim, o FCP só merece elogios por mesmo tendo perdido, ter assumido sempre uma postura ofensiva. O resultado é um aspecto meramente secundário, com o qual, na sua conceituada opinão, o espectadores não estão grandemente preocupados.

Em suma, se isto não é azia, é bem pior: mesmo não sendo eu médico, encontro aqui alguns sintomas de Alzheimer.
Ah... e se o mundo acabar com uma forte explosão de metano, eu não quero estar por perto daquele senhor (o Serrão, entenda-se, que estar ao pé do Alzheimer parece-me altamente improvável...)

 
At 10/02/2005 3:19 da tarde, Blogger tma said...

Entretanto, ouvi hoje as críticas do Koeman sobre o calendário do nosso campeonato (que prejudica que tem jogadores na selecção e participa na CL) e sobre como o "Pesudo" passou de um momento para o outro, aos olhos da imprensa, de "bestial" a "besta".
Francamente, acho que nos dois capítulos concordo com o Koeman:
- o calendário é complicado e ainda para mais, a seguir aos jogos das selecções, seguem-se jogos complicados para o Benfica: já foi o Sporting, daqui a uma semana será o Porto e depois será o Braga, todos eles fora e sempre sucedidos de jogos da CL.
- acho bem que o Koeman proteja o Pesudo, porque o que nós benfiquistas queremos, é que ele seja o treinador do SCP por muitos e bons anos. Para sair, só se for para dar lugar ao Luís Campos :-P

 
At 10/02/2005 3:20 da tarde, Blogger tma said...

Correcção: o Porto-Benfica será daqui a duas semanas, e não uma.

 
At 10/02/2005 3:27 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Acho que não podemos levar pessoas como o Serrão, o JAL, ou o MST a sério quando falam sobre o Benfica. O ódio tolda-lhes os pensamentos. O que sempre me perguntei foi porque carga de água é que alguém se lembrou que o Serrão podia fazer comentários sobre futebol. É que a única relação que o tipo mostrou com o futebol foi ser um adepto fanático d FCP (e por consequência um antibenfiquista raivoso). Se é pelo fanatismo, arranjam-se por aí milhares de pessoas de diversos clubes com as mesmas habilitações do Serrão.

 
At 10/03/2005 1:25 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, por falar em levar pessoas a sério, acabei de ver o Rui Santos na Sic notícias. Simplesmente odioso. Compreendo que os adeptos do SCP estejam fartos da maneira de ser do Peseiro e queiram a saída do treinador, se bem que nesta altura os treinadores disponíveis sejam ao nível de um Luís Campos.

Agora um comentador desportivo supostamente imparcial não pode passar mais de meia-hora a pedir a demissão de alguém que, caso tivesse ganho o jogo, se isolava no primeiro lugar. Ridículo, o homem só está a 2 pontos do primeiro.

O Marítimo e o P. Ferreira fizeram a obrigação deles. Falta agora o Benfica ganhar daqui a umas horas, e ao contrário dos iluminados da nossa praça, estou a borrifar-me para as exibições.

Já agora alguém sabe se um defesa pode sair do campo para colocar um jogador em fora de jogo? Mesmo que ele estivesse de facto fora (e não estava) parece-me que as regras do jogo dizem que isso é incorrecto (um avançado no entanto pode fazê-lo).

 
At 10/03/2005 2:41 da manhã, Blogger D'Arcy said...

JFilipe: Em resposta à tua questão, eis o que a FIFA tem a dizer sobre uma situação dessas:

Q: A defending player moves beyond his own goal line in order to place an opponent in an offside position. What action does the referee take?

A: The referee allows play to continue and cautions the defender for unsporting behaviour when the ball is next out of play.


Portanto um defesa não pode deliberadamente sair do campo para colocar um adversário em posição de fora-de-jogo. Não só o fora-de-jogo não deverá ser assinalado, como o defesa deverá ser admoestado.

Um avançado pode sair do campo quando está em posição de fora-de-jogo de forma a tornar evidente ao árbitro que ele não está envolvido na jogada. Se no entanto ele voltar a entrar em campo, e o árbitro considerar que ele teve algum tipo de vantagem com esse comportamento, deverá admoestar o jogador em questão.

 
At 10/03/2005 11:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Era o que eu pensava, os comentadores todos preocupados em ver se o jogador do FCP estava fora ou dentro do campo quando o que interessava era a posição do Vitor Baía. Por acaso na altura fiquei com a impressão que o golo tinha sido bem anulado mas o defesa do FCP devia ter levado amarelo.

 

Enviar um comentário

<< Home