terça-feira, setembro 27, 2005

Infeliz

Sofremos hoje uma derrota infeliz em Manchester, e com algum sabor a injustiça. Acho que não é todos os dias que se dispõe de uma oportunidade tão boa para vencer em Old Trafford. O amargo de boca com que fico deve-se ao facto de estar convencido que perdemos este jogo sobretudo por causa da falta de ambição revelada após a obtenção do empate.

No onze inicial, duas alterações, e um pouco surpreendentes: O Ricardo Rocha no lugar do Anderson, e o Beto no lugar do Geovanni. No primeiro caso, parece-me evidente que apesar do Anderson ser um excelente central, o Koeman tem preferência pelo Ricardo. Talvez por o Ricardo ser mais rápido, e ser capaz de subir com a bola nos pés. De qualquer forma, julgo que a troca pouco se fez notar. Quanto ao Beto, ao colocá-lo em campo o Koeman praticamente abdicou de ter um elemento mais ofensivo do lado direito, povoando mais o meio-campo ao colocar o Beto a jogar quase ao lado do Manuel Fernandes, com o Petit mais recuado, e entregando o flanco ao Nélson. Na minha opinião o Beto foi o pior jogador do Benfica em campo. Na primeira parte parecia estar apavorado, e tudo lhe saía mal: remates, passes, controlo de bola, enfim, disparates uns atrás dos outros. Na segunda parte melhorou um pouco, mas mesmo assim não justificou a aposta: foi um autêntico desastre. Na frente, e ao contrário dos últimos jogos, o Nuno Gomes ocupou mais frequentemente a posição mais avançada, ficando o Miccoli mais solto e recuado. E acho que isto se notou, porque o Nuno Gomes hoje esteve muito desaparecido do jogo.

Estava à espera de um Man Utd dominador logo de início, mas surpreendentemente o jogo revelou-se muito equilibrado, com o Benfica a dar a ideia de ter as coisas sob controlo. Quando acelerávamos as trocas de bola conseguíamos quase sempre encontrar alguém solto no ataque, e criar situações de algum perigo. Tivémos situações de remate pelo Miccoli, Simão, e Ricardo Rocha (no seguimento de um canto) que poderiam ter dado algo mais. Do lado do Manchester, o Cristiano Ronaldo (que era um dos jogadores que eu mais temia) estava a ser bem controlado, e a maioria dos ataques surgia pelo lado contrário, com combinações entre o Richardson e o Giggs, que apareciam quase sempre em superioridade sobre o Nélson, já que o Beto raramente acompanhava o lateral (improvisado) do Utd. Muitas das vezes era o Luisão quem se deslocava para a direita para apoiar o Nélson. No entanto, o Man Utd criou apenas uma grande oportunidade de golo, num lance genial do Van Nistelrooy em que a bola foi à barra.

Estava o jogo nesta toada quando praticamente do nada surgiu o golo do Man Utd. Livre mal marcado pelo Giggs e a bola bate na barreira com tal infelicidade que apanhou o Moreira em contrapé e entrou mesmo junto ao poste (tinha logo que ser um dos meus jogadores preferidos a marcar). Isto aconteceu a cinco minutos do intervalo, o que significou que o Man Utd chegou ao final da 1ª parte em vantagem no marcador apesar de pouco ter feito para o merecer. No segundo tempo, tudo na mesma, mas o Benfica parecia continuar a conseguir controlar com alguma facilidade o rumo do jogo, trocando muito bem a bola entre os seus jogadores e mantendo a sua posse. E ao fim de 15 minutos, chegou o empate: falta sobre o Miccoli, e o Simão a fazer aquilo que sabe melhor, marcando o livre de uma forma perfeita.

Nesta altura pensei que fosse possível ganharmos o jogo, mas a partir dos 65 minutos a equipa recuou imenso, e cedeu o domínio do jogo ao adversário. Claro que o Man Utd terá mérito nisto, mas de qualquer forma pareceu-me que a nossa equipa não está isenta de culpas, pois adoptou uma atitude mais medrosa. Foi nesta altura que fomos sujeitos a uma pressão maior, embora diga-se de passagem que esta foi sobretudo feita à custa de cruzamentos longos para a área, e muitas bolas metidas nos pés do Cristiano Ronaldo, na esperança que ele inventasse algo (ele esteve muito mais activo na segunda parte, enquanto que o Giggs eclipsou-se). Mas a verdade é que o Benfica conseguiu suster este ímpeto do United, e numa altura em que as coisas pareciam estar a equilibrar novamente, e mais uma vez a apenas cinco minutos do final, veio o golo da desilusão. Canto do lado direito do ataque do United, cabeceamento falhado do Ferdinand, a bola a bater no Nuno Gomes e a sobrar para a pequena área, onde apareceu o Van Horseface sozinho a empurrar para o fundo, marcando um golo que lhe é habitual. Sofrer um golo assim (deixando um dos avançados mais oportunistas do mundo sozinho na pequena área) a cinco minutos do fim é de uma infantilidade atroz.

Já era tarde demais para conseguirmos alterar grandemente o rumo do jogo, e o final chegou, com uma derrota que custa a digerir. Mas espero que a equipa não desmoralize. Considero que fizemos uma exibição muito positiva. Os jogadores revelaram um grande espírito de entreajuda, e gostei muito de ver a forma como, durante certos períodos do jogo, fizemos a bola circular. A nível individual, destaco o Nélson, que apesar de levar com dois jogadores em cima muitas vezes esteve sempre muito seguro, e confiante a partir do ataque; e também o Manuel Fernandes, que para mim foi o melhor jogador do Benfica. Correu quilómetros, movimentou-se bem, recuperou imensas bolas, e distribuiu bem o jogo. Este já me parece o Manuel Fernandes que nós conhecemos.

20 Comments:

At 9/28/2005 1:19 da manhã, Blogger Rotura de ligamentos said...

Também gostei imenso do Nélson e Manuel Fernandes. Mas acho que todos, desde o Luisão ao Leo, do Rocha ao Petit..estiveram muito bem.

 
At 9/28/2005 1:33 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Sim, de facto achei que a equipa no seu todo esteve bem (excepção feita ao Beto), e até hesitei antes de mencionar estes dois. Mas achei justo destacá-los. O Nélson porque se não estou em erro até se estava a estrear nas competições europeias, e revelou um à vontade incrível. O Manuel Fernandes porque achei que ele esteve mesmo muito bem, e este jogo foi uma enorme diferença para aqueles jogos menos conseguidos que ele teve no início desta época.

 
At 9/28/2005 8:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Apesar do resultado acho que deu para a equipa crescer mais um bocadinho.
E espero que Koeman tambem cresça um pouco mais e aprenda a ter uma melhor leitura de jogo.Ontem ao retirar Miccoli enviou o sinal negativo a equipa provocando o seu recuo,quando
deveria ter refrescado o ataque talvez
com a entrada de Mantorras.Isto porque
a defesa do Man foi o pior sector da equipa.Bastava forçar mais um bocadinho...
Bem,agora é olhar em frente pois temos uma montanha para subir contra
o Villareal.
Grande,grande exibição do Nelson.
Não esquecer que há não muito tempo jogava no Salgueiros.Ontem secou o Giggs e ainda subiu uma ou duas vezes com perigo.
O M.Fernandes tambem fez um bom jogo
e acho que tem muito mais para dar se subir um pouco mais no terreno.
Espero que daqui para a frente Koeman acabe de vez com as duvidas e
indefinições.

 
At 9/28/2005 10:16 da manhã, Blogger tma said...

Uma boa parte da minha opinião sobre o jogo já foi expressa pelo post bem como por todos os que já comentaram, nomeadamente, em relação à boa prestação de todos os jogadores (excepto o Beto): de destacar também o Petit, fundamental na entreajuda do meio campo à defesa, e dos centrais, que hoje estiveram calmos e seguros (embora me pergunte quem é que devia ter marcado o van Nistelrooy no 2-1).

Perdemos de forma "provinciana" e a substituição do Miccoli foi "provinciana", pois concordando com a entrada do J.Pereira, quem devia ter saído (ou nem sequer jogado de início) era o Beto, que naquela posição não "dá uma para a caixa" (e mesmo a rematar, algo que o distinguiu no Beira-Mar, foi um desastre); a saída do Miccoli foi como que uma mensagem à equipa para não se preocupar com o ataque.
O que é certo é que, mesmo sem jogar nada de especial, o Man Utd continuava a atacar (embora mal, mas cada vez com mais intensidade), e já se sabe que nestas alturas, a sorte normalmente beneficia quem mais a procura. O Benfica tinha deixado de
atacar, pelo que, o Manchester, mesmo sem jogar grande coisa, "arriscava-se" a ser o beneficiado... Infelizmente, foi-o mesmo, e mais uma vez, à custa de
alguma sorte e denotando bastante ingenuidade por parte do Benfica.

Nem o facto de termos jogado bem durante certos períodos do jogo (sobretudo na 1ª parte) me consola.
Mas não estou chateado com a equipa. Nem com o Beto, que não sabe fazer
muito mais, sobretudo naquela posição... Espero que a experiência
proporcionada por este jogo seja bem assimilada, e nesse aspecto, é mil vezes prefirível perder com o Manchester do que ganhar ao Halmstads - o nosso regresso à ribalta dos "grandes palcos" europeus está a recomeçar, há que ter paciência (embora ainda recentemente - há cerca de 2 anos - tenhamos perdido de forma também ingénua com o Inter - é para colmatar esta ingenuidade que talvez o Karagounis tenha um grande valor a acrescentar à equipa...)
E espero que o Koeman mais uma vez reflita sobre as suas opções, ele que até já tem experiência em competições europeias (sobretudo como jogador) - não sei para é que foi inventar com o Beto à direita (este era precisamente um dos meus receios antes do jogo...).
Por fim, "life goes on", e espero conseguir na próxima jornada ir à Luz apoiar o GLORIOSO SLB!

PS: de facto, foi fantástico o apoio dos corajosos que foram a Manchester "torcer" pelo Benfica! Em determinadas alturas, praticamente só se ouvia a claque benfiquista!

 
At 9/28/2005 10:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bom dia
EU tambem gostei muito do que vi!
Querem condenar o Koeman por perder em Olda trafford é mesmo à.... TUGA! e uns tugas bem espertos, que desde o inicio estão a fazer pela vidinha = destroçar e acabar com o Koeman.

Não eu não embarco pela da teoria da conspiração...e sim, de facto o Koeman às vezes faz por ser criticado.

Mas acho que desta feita a tactica foi bem pensada... e os planos saírm errados so pela lesão do KARA... era necessário ter SEMPRE superioridade numérica no meio campo de forma a n terem tempo e espaço de pensar o jogo atacante. SE acontecesse a tal substituição que tirava o BETO entraria o jpereira ou mesmo o mantorras... e depois... quem garante que SE acontecesse isso n seríamos trucidados, tal o volume atacante e dominio do meio campo...

Não sabemos... eu percebi o Koeman... não resultou em pleno porque o Beto n esteve feliz... mas e se ele jogasse como o fez ctr o Chelsea?? e mais! ele n estava a medio direito como nos querem meter pela goela abaixo. ontem jogámos num claro 4-3-3, um pco à semelhança do Porto de Mourinho. o miccoli tinha mais liberdade e a funçao do beto era tapar o flanco pro nelson subir...

O beto esteve mal. foi por aí que perdemos? na mha opinião não. fomos personalizados! tirou o miccoli aos 80 mins e mteu um ala. foi por aí?? pra mim, tb não!

Um canto mais que estudado e sabido (como admitiu o sabrosa e o pprio Koeman) deu um golo... ainda por cima com um desvio do infeliz Ngomes (ja no 1º golo foi ele...).

Ficámos mais pobres? nâo! perder em old trafford é "normal"!
podiamos ter ganho e jogamos mt bem, por isso doi. tanto como perder em s siro ha 3 anos...

O que me doi (porque gosto mt dele, tanto como pessoa como qnkt treinador) é querem fazer do koeman bode expiatorio... n concordo!

Força benfica!
Desde ontem que acredito que vamos à proxima fase!
e o guimarães é que vai pagar a factura! ;) temos contas a ajustar desde o inicio da epoca!!!
abraços

 
At 9/28/2005 10:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Assim que ouvi a constituição do SLB fiquei com receio das alterações provocadas pelo Koeman. 1º pq acho que em defesa que ganha não se mexe, além de achar que o Andersson é mais completo que o R. Rocha e ter algum receio da agressividade deste ultimo; 2º pq colocar o Beto à direita do meio campo qualquer um vê que vai dar asneira (como aliás já se tinha verificado em jogos anteriores).
E a verdade é que se o R. Rocha esteve bastante bem, o mesmo já não se pode dizer do Beto.

Na baliza, Moreira nem sequer teve muito trabalho, mas aquela saida em falso... Até deu arrepios.
Na defesa, não concordo com muitas das criticas positivas que li sobre o Nelson. Apesar de ter feito um jogo em crescendo, acho que entrou nervoso dando por várias vezes muito espaço a giggs que fez o que quis naquele lado direito (Acho que também teve influência o facto de o Beto não o ajudar). Luisão e R. Rocha estiveram bem. O 1º só falhou no 2º golo do man utd quando ao tentar acompanhar rio ferdinand foi parado por o'shea. O 2º esteve bastante bem, apagando algumas vezes van nistelroy. Leo tem muita personalidade, e não se foi abaixo quando lhe apareceu ronaldo pela frente.
No meio campo, Petit continua abaixo do q consegue fazer, mas teve um papel importante. M. Fernandes foi para mim o melhor do SLB. Fez um grande jogo a lembrar o melhor da época passada.
Nas alas Simão começa a aparecer, e no lado direito... acho que não jogou ninguém, já que todas as bolas que lá iam parar foram perdidas. Pensei que ao intervalo o Koeman ia lá colocar alguém (Geovanni ou J. Pereira), mas afinal, achou que era melhor continuarmos a jogar com 10.
Na frente, tudo muito apagado. Miccoli fez um grande jogo com o lille e desde então tem andado apagado. Também não ajuda quando as unicas bolas que lhe passam são lançadas pelo Luisão. O N. Gomes apareceu pouco. Só teve oportunidade de fazer 1 ou 2 tabelas.

Globalmente acho que tivemos bem. Mostrámos personalidade e entrámos bem no jogo. Nada comparável à atitude demonstrada nas jornadas europeias dos ultimos anos.
No entanto, para quem disse que não ia defender, Koeman deixou muito a desejar nas suas opções de banco. Com o man utd a carregar e o SLB cada vez mais encolhido meteu J. Pereira e tirou Miccoli chegando a equipa ainda mais para trás. 5 min depois o man utd marcou.
Além disso, acho que a inclusão do Beto no lado direito não lembra a niguém. A intenção até pode ser boa, tentando dar mais força e ajuda ao Nelson e ao meio campo, mas a verdade é que nunca funcionou. O Beto até poderia ser um bom auxiliar no meio campo. Mas isto se tivesse jogado na sua posição, ou seja, no centro do terreno. É incompreensivel como Koeman continua a apostar em Beto para o lado direito do meio campo quando é notório que nem ele sabe jogar nessa posição, nem sequer tem caracteristicas para isso. Ontem, todas as bolas que eram passadas ao Beto eram bolas perdidas. Estar lá ele ou não estar ninguém era o mesmo. E ficou em campo até aos 85 min, quando nem devia ter regressado do intervalo.

Concluindo, o ano passado fomos campeões em boa parte devido ao grande Trap. Este ano acho que está mais que provado que não podemos contar com a mesma mestria no banco. De vez em quando lá vamos levar com umas invenções...
Esperemos que a equipa comsiga compensar estes desvairos do Koeman.

 
At 9/28/2005 11:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu penso que não vi o mesmo jogo. Em primeiro lugar estão a ser levados pelos comentários mais que cretinos do Gabriel Alves. Quando outro qualquer jogador rematava para a bandeirola de canto lá vinha "deu mal na bola" ou algo ligeiro no género, se se tratava do Beto saia logo algo insultuoso. Reparem bem no Petit (aqui tão elogiado) e na inépcia com que cobre os jogadores nos cantos sempre que a bola vem alta. Reparem como o Manuel Fernandes fica estático colado ao poste. O Benfica não perdeu por causa das falhas do Beto no jogo corrido (e concordo que esteve desastrado). Mas onde as coisas têm corrido mal ao Benfica o Beto até esteve bem.
O grande problema do Benfica esta época têm sido os cantos. Os nossos médios (Petit e Manuel Fernandes) são duas nódoas quando têm que cobrir alguém no jogo aéreo e o Moreira (o pior jogador do Benfica ontem) não ajuda. As coisas só vão melhorar com a mudança dos médios. Espero ansiosamente que o Karagounis comece a jogar.
Saudações benfiquistas

 
At 9/28/2005 1:54 da tarde, Blogger tma said...

Para mim, a questão do Beto não tem tanto a ver com a sua culpa nos golos. Na verdade, não teve culpa directa em nenhum deles.
No primeiro, faltou força ao Léo para acompanhar o C. Ronaldo (mais uma vez, revelou-se a desvantagem da estatura do Léo).
No segundo golo, convem lembrar que quem cabeceou a bola foi o Rio Ferdinand, que tem pelo menos uns 10cm mais que o M. Fernandes e que o Petit, e fê-lo de forma defeituosa, mas teve a sorte de ter ressaltado no Nuno Gomes. A culpa foi de quem devia ter marcado o Nistelrooy (Luisão? R. Rocha?) e não o fez. Quem estava colado ao poste eram o Nélson e o Léo. Mas não há dúvida que os cantos são um problema para o Benfica.
A questão do Beto tem mais a ver com a postura táctica da equipa, pois o flanco direito ofensivamente não existiu. E sendo ele o jogador que tacticamente estava mais desenquadrado, não compreendo a sua não substituição.

 
At 9/28/2005 2:05 da tarde, Blogger tma said...

No meu comentário anterior, no caso do 1º golo estava naturalmente a referir-me à falta que originou o mesmo. Sejamos realistas: faltas naquela posição são sempre perigosas, mesmo que os livres sejam mal marcados.
O nosso golo ao SCP foi bastante parecido, pois ressaltou na barreira. No ano passado, quando ganhámos ao SCP, beneficiámos do "frango" do Ricardo na sequencia da marcação de um livre, que, em situação normal seria uma bola perdida.
A melhor maneira de evitar estas situações é mesmo evitar fazer faltas perto da área. No caso do 1º golo, há que também dar mérito ao C. Ronaldo, pois sabemos que quando ele embala é muito difícil pará-lo.

 
At 9/28/2005 2:48 da tarde, Blogger D'Arcy said...

jfilipe: a opinião que tenho sobre o jogo do Beto é a minha, não a dos comentadores. É que devido ao 'respeito' que tenho pelas opiniões deles, e ao facto de já não ter paciência para os aturar (particularmente o Gabriel Alves), e já há muito tempo que quando vejo jogos do Benfica na televisão vejo-os sem som. Precisamente por ter reparado que os comentadores conseguem influenciar-nos, e mudar completamente a apreciação que fazemos de um jogo (já fiz inclusivamente um post sobre esse assunto). Infelizmente ontem ao fazer isso, privei-me de ouvit os momentos bonitos em que a claque benfiquista se fazia ouvir em Old Trafford. De qualquer forma, em nenhuma parte da minha apreciação ao jogo eu digo que perdemos por causa do Beto, digo apenas aquilo que toda a gente viu: ele foi o pior jogador em campo.

Já vi que, sem surpresas, as nossas opiniões são praticamente coincidentes sobre o jogo. O Benfica jogou bem, e acabou por perder muito por culpa própria, sobretudo pela falta de ambição revelada após o empate, e que ficou bem expressa na substituição do Miccoli. Mas eu não quero entrar em críticas fáceis ao treinador. Se acho que ele esteve mal nessa altura, também é verdade que foi ele o responsável pelo bom jogo que fizemos até então. Perdemos, mas mesmo não entrando em vitórias morais, acho que os benfiquistas não têm nada que se sentir envergonhados com o que se passou ontem; antes pelo contrário, eu só sinto motivos para estar confiante.

No golo quem estava mais próximo do Van Nistelrooy era o Manuel Fernandes, só que tinha-o nas costas. Julgo que os nossos centrais estavam mais preocupados com os centrais adversários, o que até tem uma certa lógica porque o Nistelrooy não é um grande cabeceador. E quando a bola ressalta no Nuno, só mesmo o Van Nistelrooy, como grande avançado que é, adivinha o lance.

Superman: 'Van Horseface' é o nome que normalmente os adeptos do Liverpool lhe chamam. E que eu costumo chamar-lhe também quando estou a jogar FM 2005 e jogo contra o Man Utd, porque ele marca quase sempre. Mas na realidade é um avançado que eu admiro muito, já desde os tempos do PSV.

 
At 9/28/2005 3:01 da tarde, Blogger Helena said...

ontem só não desliguei o alves gabriel porque não estava em minha casa, mas a compensação de ouvir a nossa claque valeu! :)

também me sinto confiante
>;)

 
At 9/28/2005 5:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Benfica foi-se abaixo nos últimos 15 minutos mas esse é um problema que já vem dos tempos do Camacho. O Petit joga essencialmente a correr atrás dos adversários (ao contrário do traidor do Paulo Sousa que "adivinhava" as jogadas e se colocava onde era preciso). Enquanto está fresco tem um raio de accção bastante grande, mas com o decorrer do jogo começa a encostar-se cada vez mais aos centrais e o Benfica tende a perder o meio campo. Juntar o Beto ao Petit e ao Manuel Fernandes foi quanto a mim uma opção acertada do Koeman (podia tê-lo substituído pelo Karagounis). Quanto ao Trap vs Koeman basta lembrar Anderlecht e CSKA. No tempo do Camacho, enfim, havia o Tiago, que era quase como ter outro Simão no que se refere a marcar golos. Por outro lado acusar o Koeman de falta de ambição é errado, vê-se que falta alguma coisa naquele meio-campo (pontaria por exemplo), mas jogar desenfreadamente ao ataque não é a solução. Mudar demasiado um jogo que estava controlado quando do outro lado há jogadores como o Cristiano Ronaldo e o Nistelroy, e os nossos suplentes são grandes incógnitas (Karagounis e Giovani),
quanto a mim teria sido um grande disparate. O golo só poderia surgir de uma grande jogada individual (e safámo-nos duas vezes com bolas ao ferro) ou de ressaltos esquisitos (aí infelizmente não nos safámos). Nos últimos anos fomos goleados por equipas muito inferiores a esta, daí que não entendo toda esta conversa nos jornais como se tivesse sido algo de tão vergonhoso perder na casa do Manchester pela diferença mínima.

Antigamente o Gabriel Alves era tão incompetente como agora, mas tinha aquelas tiradas clássicas (tipo "um jogador com dois pés"). Agora insulta de forma gratuita os jogadores de que, por alguma razão, não gosta, ao mesmo tempo que qualquer toque na bola, mesmo defeituoso, do "mágico" o leva aos píncaros do êxtase (chega a ser quase pornográfico). Eu também já cheguei ao ponto de tirar o som em jogos da selecção porque não aguento aquela lamechice toda.

 
At 9/28/2005 5:51 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Eu acredito neste Benfica!

 
At 9/28/2005 7:17 da tarde, Blogger tma said...

jfilipe: em relação ao Petit, é um facto que o seu desempenho depende mais do pulmão do que da cabeça. E quando o pulmão lhe falta, é um jogador banal, que ainda para mais não é nenhuma especialidade a passar. Tenho de concordar que o posicionamento do meio-campo do Benfica está bastante dependente do Petit, para o bem e para o mal. Se ele ajudou bastante os centrais, também é verdade que encostar-se muito a eles nem sempre é bom sinal.
A saida do Beto e entrada do J. Pereira, como eu defendo que deveria ter acontecido, não seria uma aposta desenfreada no ataque, mas sim um refrescamento (e reposicionamento) do meio-campo, considerando que o JP também ajuda nas tarefas defensivas. E abdicar do ataque não é necessariamente a melhor solução.
Se era para defender, mais valia era ter entrado o Anderson, que sempre é alto e teria sido muito útil no canto que deu o 2-1.

 
At 9/28/2005 8:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, eu não estava a criticar o Petit. O que se passa é que o Petit tem duas "mudanças", a primeira é o jogador que vai a todas, num vaivém constante a "atacar" o adversário, a apoiar o ataque e a recuperar a posição na defesa. Esta fase, em geral, num jogo a sério, aguenta-se cerca de uma hora. A segunda "mudança" é uma espécie de trinco puro, mais encostado aos centrais, e o Petit faz, à vontade, mais uma hora nessa posição, mas sem grandes arrancadas. O problema não é o Petit recuar, é o facto de o Benfica não conseguir compensar o buraco que se abre à frente, e que tem de ser prenchido por alguém. O Camacho costumava meter o Robocop nos finais dos jogos, que, apesar de tosco, nos devolvia o controlo do meio campo, e além disso impunha respeito nas bolas paradas. Essa era uma opção que o Trap por exemplo não tinha (o fiasco do Paulo Almeida). O Manuel Fernandes pode vir a compensar quando estiver em melhor forma física. Ontem "estoirou" e desapareceu no final do jogo, e o Koeman decidiu, bem do meu ponto de vista, meter mais um homem no meio sacrifcando o Micoli. É óbvio que podia ter optado por Mantorras+Karagounis para o lugar de Micoli+Beto mas enfim isso parece-nos bem agora, depois do jogo. Estas são as rotinas que deviam ter sido ensaiadas na pré-época, mas os reforços só chegaram há pouco tempo e temos que dar o benefício da dúvida ao Koeman durante mais uns tempos (lembrem-se do Reikjard no Barcelona que ao início perdia os jogos todos). Daí que eu, parafraseando o hmémnon, digo que também confio neste Benfica.

 
At 9/28/2005 11:13 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Pessoal,

Acho que vou passar o resto da noite a mandar bocas foleiras nos blogs portistas... o que aconteceu esta noite no Dragão foi vergonhoso!

É que voces perderam contra o Manchester mas perderam com dignidade e coragem depois de terem feito um jogo em que deram tudo o que tinham. Perderam o jogo da mesma forma que o podiam ter empatado (ou até ganho, com uma pontinha de sorte). Apesar de toda a benfiquite que as contamina, vejo-me forçado a concordar com as analises do D`Arcy, do jFelipe e do tma.

Os portistas esta noite foram piores que maus: perder 3-2 depois de estar a ganhar 2-0 é horrivel. Perder 3-2 depois de estar a ganhar 2-0 contra o ArtMedia de Bratislava é inominavel... não há palavras para aquilo.

 
At 9/29/2005 10:12 da manhã, Blogger tma said...

De facto, quando o Karagounis estiver em forma, vai ser muito importante, porque (como gostam de dizer os comentadores desportivos) vai "abrir um novo leque de opções.

Há também o Karyaka, que não tem sido utilizado, talvez pq, não tendo tido férias, a pré-época tenha sido desgastante para ele. Mas, em forma, também será certamente uma opção importante, sobretudo pela sua capacidade de remate.

 
At 9/29/2005 11:32 da manhã, Blogger S.L.B. said...

JFilipe: só uma correcção, o Karagounis não estava no banco. Não estou de acordo contigo em relação ao Beto. A opção da sua inclusão inicial justificava-se se jogássemos em 4-3-3, mas jogámos em 4-2-3-1, com o Beto a extremo-direito. Ora, já tínhamos visto contra o Gil Vicente e contra o Penafiel que o Beto não rende naquela posição, daí que tenhamos jogado com 10 durante 85 min. Mas mesmo tendo-o colocado de início, que não se compreende de vez é que não tenha saído ao intervalo, quando perdíamos por 1-0. Ganhámos os três últimos jogos com a mesma formação, mas a máxima "em equipa que ganha não se mexe" parece que não diz nada ao Koeman. De qualquer maneira, concordo quando se diz que também é "culpa" dele o facto de termos jogado bem (mesmo com 10) durante grande parte do jogo. O que só aumenta a frustração de não termos conseguido um resultado positivo...

 
At 9/29/2005 10:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Darcy, certo, era o Karyaka e não o Karagounis quem estava no banco, mas vai dar ao mesmo. Acho que há um erro na apreciação da estratégia do Koeman. O Beto não estava lá como um "extremo", isto é, um jogador que vai à linha de fundo e centra. O Beto estava lá como o gajo que vai às sobras, um suposto bom rematador do flanco direito, fixando um defesa adversário naquela posição durante os ataques do Benfica. Infelizmente das duas vezes que conseguiu (e numa ganhou bem a posição) saiu-lhe um desastre. Repara que extremo direito a sério não temos ninguém, o Geovanni foge sempre para o meio e o JP não sabe centrar. A estratégia que, segundo creio, o Koeman tem tentado implementar, é interessante, começar com um esquema de ataque clássico, e caso a equipa se adiante no marcador, meter o Beto como segundo trinco ao lado do Petit e então jogar em contra-ataque puro sem ter que recorrer a substituições. Basicamente o que acho que o Koeman tem tentado, tal como na história dos 3 centrais que infelizmente correu mal (raiosparta aquele penalti falhado), é ter esquemas de jogo que possam ser mudados rapidamente sem recorrer ao banco. Se fosse só uma questão de escolher 4 defesas, 2 médios defensivos, 2 avançados centros e 2 extremos todos nós podíamos ser treinadores. O Mourinho teve a vantagem de entrar a meio da época no Porto, com uma equipa que já estava afastada do título, e pôde perder jogos sem que os adeptos lhe apertassem os calos, até afinar uma estratégia e ver o que faltava à equipa para o ano seguinte. Eu espero que o Koeman resista à pressão dos adeptos até arranjar um esquema de jogo que se adapte ao Benfica. Infelizmente o Beto anda sobre brasas, os adeptos não gostam dele, os jornais estão sempre a dizer que ele não tem categoria, mas parece ser nele que o Koeman aposta para um modelo de jogo como visitante (o Manuel Fernandes também remata bem mas é demasiado bom como médio para desperdiçar nos flancos). Enfim, depois de ter visto o FCP ontem esta derrota perde um pouco o impacto. Embora para um benfiquista que mora em Gaia me tenha dado um certo gozo depois das bocas que me mandaram por termos perdido com o Manchester, temos que reconhecer que não mostra uma fraqueza por aí além do FCP, é daqueles jogos em que o adversário marca em todas as vezes que sai do meio-campo. Não podemos embandeirar em arco para o jogo com o FCP. O Adriense é que continua a manifestar uma ingenuidade holandesa que começa a meter pena. Para tentar limpar a responsabilidade dos erros da defesa quase que diz que a derrota se deve ao Ibson e ao Quaresma. Patético, o homem já está cá há tempo suficiente para perceber que a susceptibilidade de jogadores portugueses e brasileiros não tem nada a ver com os holandeses (que se calhar lhe agradeciam um comentário desses).

 
At 9/29/2005 11:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Os indomáveis regressaram outra vez ehehehehehe...

 

Enviar um comentário

<< Home