domingo, outubro 23, 2005

Cinco

Apesar de uma exibição não tão conseguida como nos últimos jogos, o Benfica acabou por conseguir a quinta vitória consecutiva no campeonato, graças sobretudo a uma boa segunda parte, e mais dois centros inspirados do Nélson.

Nada de grandes novidades no onze inicial do Benfica; apenas a entrada do Karyaka para o lugar do Karagounis em relação ao que seria o onze mais esperado, e a equipa a dispor-se no 4-2-3-1 habitual, com o Karyaka a apoiar mais directamente o Nuno Gomes. Quanto ao Estrela, apresentou-se num 4-4-2, utilizando dois avançados muito móveis e com muita tendência para cair para as faixas laterais, não se entregando assim à marcação dos nossos centrais. A primeira parte mostrou um Estrela com a lição bem estudada: a equipa a preencher bem os espaços vazios, com os jogadores a actuarem muito próximos uns dos outros, e a pressionarem imediatamente o jogador do Benfica que tinha a bola, frequentemente mesmo à saída da nossa área. Um pormenor que revela a atenção que o Estrela teve à nossa forma de jogar foi que o Semedo, a jogar sobre a esquerda, era praticamente um segundo defesa esquerdo, a jogar mais adiantado no terreno, e sempre atento às subidas do Nélson.


A jogar assim, o Estrela conseguiu sempre controlar o Benfica durante toda a primeira parte, sendo raríssimas (ou mesmo inexistentes) as oportunidades de golo de parte a parte. E como as coisas não corriam bem, muitos dos nossos jogadores optavam por tentativas de jogadas individuais, que não surtiam efeito. A meio da primeira parte, o Quim confirmou aquilo que se suspeitava, ou seja, que não estava em condições para jogar. Desde o início que já me parecia suspeito que ele não marcasse qualquer pontapé de baliza, ou sequer chutasse qualquer bola para a frente, vindo em vez disso um defesa sempre recolher a bola. Bastou que ele chutasse uma única bola para que a lesão cedesse, e nos obrigasse a queimar uma substituição. Não me parece correcto que se dê um jogador nestas condições como apto para jogar. Para o lugar do Quim entrou mais uma vez o Rui Nereu, que desta vez pareceu estar mais nervoso do que em Villarreal, até porque numa das primeiras intervenções deixou entrar a bola na baliza naquilo que me pareceu que seria um enormíssimo frango, não fosse o árbitro considerar que a bola já foi centrada fora do terreno.

Na segunda parte o Benfica, sem alterações, entrou melhor, e felizmente não foi necessário esperar muito pelo golo. Após cinco minutos, mais um cruzamento trademark do Nélson (feito com o pé esquerdo) para o interior da área, e o Karyaka a aparecer na zona do ponta-de-lança a finalizar bem de cabeça. Foi o primeiro golo do russo pelo Benfica, e este golo ajuda a camuflar um pouco uma exibição que, para mim, não foi muito conseguida. Ele ainda me parece um pouco lento, e durante a primeira parte estragou alguns lances devido a um deficiente controlo de bola quando esta lhe era passada. Logo a seguir ao golo assistiu-se a um período de algum equilíbrio, durante o qual o Estrela dispôs da melhor (e quase única) oportunidade de golo de toda a partida, quando o Semedo rematou à malha lateral após um cruzamento rasteiro do Manu (pareceu-me um bom jogador, e fico contente por saber que pertence ao Benfica).


Este período de equilíbrio durou cerca de dez minutos, e acabou abruptamente com o segundo golo do Benfica. Mais um cruzamento do Nélson do lado direito, e o Nuno Gomes de cabeça ao segundo poste a fazer o oitavo golo nos últimos cinco jogos para o campeonato. Nesta altura o que pensei, e comentei com os meus colegas de bancada, foi 'Obrigado Miguel'. Sim, obrigado ao Miguel y sus muchachos por nos terem dado a oportunidade de irmos buscar o Nélson, porque caso contrário arriscávamo-nos a vê-lo vestido com a camisola de um dos nossos rivais ainda esta época. Este segundo golo atirou o Estrela ao tapete, e daqui até final só deu Benfica. Já com o Karagounis em campo (que esteve muito bem), e com o Geovanni (muito movimentado ontem) e o Simão a fazerem uso da sua velocidade, o Estrela foi incapaz de voltar a pegar no jogo, e o terceiro golo era uma ameaça constante. Só não chegou porque me pareceu que o Amoreirinha fez uma boa defesa a um remate do Nuno Gomes, já sobre o final do jogo.


Quanto a destaques, e isto já começa a tornar-se monótono, Nélson, claro, com mais duas assistências para golo. Também gostei do Karagounis quando entrou, e os dois médios defensivos voltaram a estar em muito bom nível. O Simão também fez um bom jogo, e esteve muito activo e confiante no um para um. Mas durante a primeira parte pensei diversas vezes que o Miccoli faz muita falta, especialmente quando as equipas conseguem fechar-se bem como o Estrela o fez; e embora o Ricardo Rocha não tenha estado mal, também senti a falta do pendor ofensivo do Léo por aquele lado.

Nota-se que a equipa está confiante, e ontem soube ter paciência perante o bom jogo do Estrela na primeira parte. O próprio público da Luz demonstra uma boa empatia com a equipa, e continuou a apoiá-la mesmo quando as coisas não corriam bem. Os únicos assobios que se ouviram foi quando o Koeman optou por fazer entrar o Beto a dez minutos do fim, quando o público pedia o Mantorras. Mas o angolano é um caso aparte de popularidade no Benfica.

12 Comments:

At 10/23/2005 7:11 da tarde, Blogger JoaoLynch said...

Essa do Quim entrar foi mesmo irresponsável agora ficámos sem ele 1 mês pelo menos.

 
At 10/23/2005 9:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo com a análise. Os problemas do Karyaka a receber a bola devem ser vícios do campeonato de onde vem, acho que com o tempo vai conseguir corrigir isso. O Grego posiciona-se muitíssimo bem, e confesso que gostava de vê-lo mais defensivo a substituir o Petit. Se conseguíssemos alguém do calibre do Nelson para o outro flanco...

Os adeptos também me surpreenderam espero que continuem assim mais uns jogos. O grande problema do Benfica nesta época continua a ser dar 45 minutos de avanço ao adversário. A equipa devia ter sido capaz de se adaptar ao adversário sem ordens do treinador. Qualquer que seja o resultado na Madeira ficamos nos 3 primeiros. A subida tem sido rápida e relativamente segura.

O ceportem continua a arrastar-se pelos relvados, empatou hoje com o Gil e é curioso, as mesmas 2 equipas que nos tiraram 5 pontos tiraram 5 pontos ao seportem. Em 8 jornadas o SCP sofreu 11 golos!! Impressionante, sobretudo porque só marcaram 10.

 
At 10/23/2005 10:16 da tarde, Blogger MB said...

Não só temos de agradecer ao lateral do Valência e seus consiglieri, como também devemos enviar um postal ao Wolfsburg a dizer "obrigadinho pá".

Apesar de só ter visto o lance uma vez, não considero que o golo que não contou seja um frango do Nereu. Apesar da bola passar por entre as pernas, o desvio é feito mesmo "em cima" do puto e não há tempo de reacção.

 
At 10/23/2005 10:29 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Conforme já disse noutras ocasiões, enquanto se mantiver a mesma equipa directiva lá para os lados do Lumiar (apesar da saída do maior contribuinte para o anedotário do futebol nacional desde o saudoso Sousa Cintra), estou tranquilo. Até conseguiram ir buscar outro benfiquista para dirigir a equipa e tudo (é o terceiro consecutivo).

O Karagounis, quando estiver bem fisicamente e puder jogar os noventa minutos, vai ser titular indiscutível. Segura bem a bola, passa-a bem e na altura certa, posiciona-se bem no terreno e movimenta-se ainda melhor. Mas não o vejo a assumir as funções do Petit. Para mim a dupla Petit/M.Fernandes é intocável.

MB: Ainda não vi qualquer repetição do lance. A minha opinião baseia-se no que vi no estádio, em que fiquei com a sensação que a bola tinha entrado muito devagar por entre as pernas do Nereu.

Anita: Obrigado pelo link no novo blog. Já foi retribuído :)

 
At 10/24/2005 12:00 da manhã, Blogger tma said...

Com este jogo, a qualidade revelada pelo Nélson entrou numa nova dimensão, pela regularidade com que a tem vindo a exibir, que é sem dúvida aquilo que para mim é mais surpreendente.
Para recordar uma contratação com esta relação qualidade/custo, acho que é preciso ir a 88(?), quando o Vítor Paneira foi contratado ao Vizela.
Curiosamente, quando caminhava do jogo, pensava que um bom título para uma crónica seria: "Ninguém pára o Nélson". Parece que no site do Benfica houve quem tivesse a mesma ideia!

Quanto ao jogo (finalmente consegui ir assistir a um jogo para este campeonato no estádio da Luz...), fiquei mais uma vez com a sensação que, durante a 1ª parte, o Benfica intencionalmente adopta uma postura mais expectante, dando até por vezes alguma iniciativa ao adversário, deixando-o assim desgastar-se um pouco, o que permite ao Benfica ter mais força na 2ª parte (obviamente que isto não passa de uma hipótese sem grande fundamento, mas eu prefiro pensar assim para não me enervar muito com as primeiras partes mais mornas do Benfica...).

Nereu: talvez já tivesse relaxado pelo facto de a bola ter saído, mas claro que um GR experiente nem nestes casos deve facilitar, pois o árbitro poderia não ter considerado que a bola tivesse saído. Seja como for, parece unânime que a titularidade do Quim foi uma idiotice.

Nuno Gomes: o golo da praxe. Complicou no lance (resultante de uma grande "arrancada" do Simão) que podia ter dado o 3-0, mas de qq maneira, fui dos muitos no estádio a achar que a bola foi defendida com a mão pelo defesa do Estrela (o Amoreirinha, pelos vistos).

O Karagounis segura a bola como ninguém.

Qto à entrado do Beto, cheguei a pensar que quem iria entrar era o Dos Santos, pois o R. Rocha estava mais uma vez a habilitar-se a ser expulso...

 
At 10/24/2005 12:15 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião, o golo "anulado" ao estrela não é frango. De certeza que visto na televisão, não haverá dúvidas sobre isso.

Penso que a grande evolução do Benfica relativamente à época passada e isso pode tornar-se decisivo lá mais para a frente, é ter soluções muito boas no banco. Veja-se as soluções a meio campo (Manuel Fernandes, Petit, Karyaka, Karagounis e até Beto de vez em quando) e na defesa (Luisão, Andersson, Ricardo Rocha). Nesta fase, teremos de concordar que as contratações foram bem feitas (Karagounis, Miccoli, Nélson "Grande puto", Karyaka) e o investimento não foi avultado.

Quanto ao Quim, só deve jogar se estiver a 100% e mais nada. Ao fazer este tipo de coisas, estamos a mostrar ao puto Rui Nereu que não confiamos nele. Preferimos jogar com o Quim a 30% do que com o Rui Nereu a 100% e isso não pode ser. Agora, o Quim vai ser operado a uma hérnia enguinal e ter com certeza um tempo de paragem apreciável, o que torna as coisas problemáticas. O mais grave é que este problema poderá ter sido agravado por esta insistência. Agora vamos confiar no Rui Nereu e apoiá-lo. Assim é que se fazem os bons jogadores, ainda por cima da casa. Para concluir e embora seja cedo para tecer uma análise séria, tenho a sensação de que o Rui Nereu já mostra fortes indícios de poder vir a ser um bom guarda-redes: posiciona-se bem na baliza, não tem problemas em falar com os colegas de equipa, parece rápido, mostrou bons reflexos e tem estilo. Gostava só de o poder ver a sair nos cruzamentos o que ainda não foi possível.

 
At 10/24/2005 3:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Superman Torras, o facto da equipa não recuar tanto no fim dos jogos, tem uma explicação: banco. Algo que o Benfica não tinha há muito tempo, e que nos tem permitido nos últimos jogos dominar fisicamente os adversários.

Por um lado o Karagounis (e o Karyaka) cobrem bem o meio-campo e evitam que o Petit e o Manuel Fernandes se cansem tanto. Depois, o Koeman não tem qualquer problema em reforçar ainda mais o meio do terreno nos últimos 10 minutos com o Beto. É que o nosso problema o ano passado era que quando o Petit se cansava encostava-se aos centrais e perdíamos o meio-campo. Agora isso não acontece, nos últimos jogos tem sido sempre o Benfica a empurrar o adversário. O senão é que o nosso jogo é um bocado mastigado e pouco espectacular, mas eu prefiro resultados a grandes exibições. Precisamos é que os nossos médios comecem a marcar mais golos.

 
At 10/24/2005 7:20 da tarde, Blogger Apre said...

Eu acho mal o Mantorras jogar quitado com uma cartilagem metálica no joelho, é concorrência desleal.

 
At 10/24/2005 8:27 da tarde, Blogger JoaoLynch said...

"comprei a camisola branca do ano passado, em promoção, e vou mandar inscrever o nº 21 com os seguintes dizeres: "Nuno Gomes, ponta de lança em actividade com mais golos marcados".

Ainda havia muitas ?
Queria comprar 1 dessas.

 
At 10/25/2005 12:30 da manhã, Blogger tma said...

SL&Marinha: de facto essa jogada do Nuno Gomes foi excelente, só não deu golo devido à grande defesa do Amoreirinha (e não deu penalty pq o árbitro pensava que estava a arbitrar um jogo de andebol), mas na altura fiquei com a ideia que o Nuno Gomes podia ter chutado de primeira (evitando assim que a defesa do estrela pusesse o autocarro à frente da baliza), e ao optar por preparar melhor o remate, há sempre o risco de um defesa cortar a jogada.

Já agora, também concordo com o que aqui foi dito, sobre a importância dos resultados sobre as exibições (infelizmente, parece que o Adriaanse também começa a pensar assim...). E que este ano, a melhoria em relação ao ano passado (fruto de um banco mais forte) é a capacidade de o Benfica controlar esses resultados sem ter que se remeter à defesa, em poupança de esforços.

 
At 10/25/2005 9:23 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Aqueles que andaram a encomendar o funeral do Koeman ainda hão-de andar a cantar-lhe os méritos esta época. A lagartagem, que andava particularmente contente, já teve que se calar: perderam os mesmos cinco pontos contra Gil Vicente e Académica que nós perdemos.

De facto, nada como ver um jogo no estádio para formarmos a nossa própria opinião sobre a forma como uma equipa joga. Se o jogo for visto na TV, não só não podemos ver o jogo que queremos, mas sim aquele que nos querem mostrar, como é muito fácil, mesmo involuntariamente, sermos influenciados pelos disparates que os comentadores debitam incessantemente durante toda a partida.

 
At 10/25/2005 3:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De facto no estádio é diferente, mas o que eu quis dizer é que esta é a primeira vez desde há algum tempo que um treinador do Benfica tem algum desafogo em termos de banco. E nisso o Trap esteve ainda mais mal servido que o Camacho por exemplo. O Koeman tem um estilo de jogo que me agrada por ser muito seguro, mas é um pouco injusto compará-lo com os treinadores anteriores. Basta recordar o que veio depois do mês de Novembro do ano passado: lesões, jogadores fora de forma, e uma falta total de opções. As coisas só equilibraram um pouco com a entrada do Nuno Assis.

Quanto aos indivíduos que nos dão cabo do juízo na televisão, é algo que sinceramente não percebo. De certeza que há pessoas capazes e minimamente isentas.

 

Enviar um comentário

<< Home