terça-feira, outubro 04, 2005

Difícil

O Benfica conseguiu esta noite uma vitória difícil sobre o Guimarães, permitindo-nos assim a aproximação ao primeiro lugar, em vésperas da deslocação ao Dragão.


O Benfica iniciou o jogo com a táctica habitual. Em relação a Old Trafford, a única alteração foi a entrada do Geovanni para a direita, para o lugar do Beto. Quanto ao Guimarães apresentou-se num 5-3-2, com o Moreno a mover uma marcação individual ao Nuno Gomes, e três jogadores muito móveis no meio campo (Svard, Neca e Benachour), com o último em apoio constante aos dois avançados (Targino e Saganowski). O jogo iniciou-se numa toada de equilíbrio, embora com um muito ligeiro ascendente do Benfica, que parecia procurar mais o golo, enquanto que o Vitória se mantinha mais na expectativa. Em relação aos últimos jogos, o Nuno Gomes parecia estar a actuar um pouco mais avançado, praticamente a par do Miccoli, não recuando tanto para o meio-campo. E o golo acabou por surgir na sequência de um livre, com a bola a ser cruzada para a área e a sobrar para o Miccoli, que marcou com facilidade.

A partir do golo, o Benfica retraiu-se inexplicavelmente, ao passo que o Guimarães abandonou a postura de expectativa e começou a mostrar que tem excelentes jogadores, e que sabe jogar. Devido ao não recuo do Nuno Gomes, o Guimarães apresentava-se quase sempre em superioridade no meio-campo, e em particular pareceu-me que estavam a ser concedidas demasiadas liberdades ao Neca, que aparecia sempre sozinho a receber a bola, e depois tinha todo o tempo do mundo para decidir o que fazer com ela. A equipa do Benfica parecia incapaz de pressionar, enquanto que o Guimarães fazia a bola viajar rapidamente entre os seus jogadores, e as oportunidades de golo começaram a aparecer. Não demorou sequer um quarto de hora até que o empate surgisse. E sem surpresas, acrescento eu, porque o Guimarães estava a jogar mais do que o suficiente para justificar esse golo (mesmo antes do golo já tinha enviado uma bola à barra). O domínio do Guimarães no jogo manteve-se até ao final da primeira parte, e foi por felicidade que não fomos para o intervalo a perder, graças a um corte do Nélson já sobre a linha de golo.


Na segunda parte o Benfica entrou com outra atitude, e foi para cima do Guimarães. Pouco depois do reinício podíamos ter marcado, com o Simão a falhar incrivelmente uma oportunidade me que ficou isolado dentro da área, com todo o tempo para decidir o que fazer. Decidiu-se (mal) pela tentativa de chapéu, que passou por cima. A pressão benfiquista manteve-se, muito devido à influência dos dois laterais, que ajudavam na luta do meio-campo e assim permitiram-nos recuperar o controlo daquela zona. O Jaime Pacheco tentou refrescar o seu meio-campo substituindo o Neca (e eu dei um suspiro de alívio), respondendo Koeman com a entrada de Karagounis para o lugar de um (mais uma vez) apagado Geovanni. Pouco depois surgiu o golo da vitória. Foi uma boa iniciativa do Simão do lado esquerdo, a ultrapassar dois adversários, e finalizar com um remate muito feliz que tabelou no Moreno e enganou o guarda-redes vimaranense.


Tentou responder mais uma vez o Guimarães, mas já não conseguiu assumir o controlo do jogo como na primeira parte. A entrada do Karagounis foi útil, porque o grego mostrou que sabe segurar muito bem a bola, e soltá-la no momento certo. Para além disso o balanceamento ofensivo do Vitória (que implicou a saída de um dos centrais) abria imensos espaços cá atrás, e esteve o Benfica mais perto de marcar o terceiro do que o Guimarães de empatar. O final do jogo chegou, os três pontos foram somados, e recuperámos cinco pontos para os nossos rivais. O Guimarães foi um bom adversário, e mostrou que tem jogadores com qualidade suficiente para estar muito acima do lugar que ocupa actualmente na tabela classificativa. Quanto aos nossos jogadores, o Léo parece estar cada vez mais entrosado e confiante, tendo feito um jogo muito bom, sempre em movimento no apoio ao Simão. Do outro lado o Nélson voltou a fazer um bom jogo, mas isso já não é novidade, já que parece que ele não sabe jogar mal.

Na próxima jornada lá iremos ao Dragão, onde espero ver esta equipa entrar em campo a jogar para ganhar, e não para o empate. E espero conseguir arranjar bilhete para lá estar a gritar pelo Benfica. Esta recuperação é para continuar.

38 Comments:

At 10/04/2005 8:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy concordo com a maior parte da tua análise mas acho que o Guimarães não é assim tão boa equipa e não me parece que esteja muito melhor. Fez um jogo igual aos outros que tem feito na liga, joga demasiado em esforço, e os avançados são quase inofensivos. Tem um jogador que apesar de tudo me impressionou, o Benachour.

Com o Manuel Fernandes em má forma, e com um Geovanni trapalhão (um jogador a menos) o Benfica teve grandes problemas na primeira parte. Vá lá que eles não fizeram maiores estragos antes do Koeman conseguir compor as coisas no intervalo.

Desde o Paneira que não me lembro de ninguém de jeito a jogar à direita no Benfica (o Geovanni de vez em quando faz um bom jogo mas na maior parte das vezes nem por isso).

 
At 10/04/2005 9:02 da manhã, Blogger Ry said...

JFilipe: e o Poborsky? E mesmo o Geovanni fez uma 2a volta de grande qualidade, no ano passado?

D'Arcy: Boa sorte para a visita ao Estádio do Ladrão. A ver se sais de lá com a carteira...

 
At 10/04/2005 9:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E...Não viste a parte do jogo com aquela atitude tão "desportiva" do Petit ??
Não merece comentários a quem tanto gosta deste desporto ??
Ou..não viste essa parte ??
Ou..não viste nada de mal ??
Se calhar estavas a olhar para o mesmo sítio que o árbitro não ??

 
At 10/04/2005 10:17 da manhã, Blogger tma said...

Claramente, o V. Guimarães durou enquanto teve "pilhas". Jogaram bem na primeira parte porque correram muito mais que o Benfica. No entanto, o VG tem obviamente potencial para estar melhor classificado.
Acabando-se as pilhas, foi natural o domínio do Benfica na 2ª parte. Mesmo assim, cheguei a temer que fôssemos para o intervalo a perder.
Ou seja, se compreendo que o Benfica tenha, de alguma forma, "forçado" o desgaste do Guimarães, mas isso pode ser muito perigoso. Não digo que tome a postura "ingénua" do FCP de passar o jogo a atacar, pq isso é, hoje em dia, praticamente impossível em jogos da liga (sem comprometer a defesa), mas não pode acomodar-se na espectactiva de que o adversário se desgaste.

 
At 10/04/2005 10:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu detecto uma certa hostilidade no comentário do "anonymous". Safa, o futebol é um jogo de crianças (jogado por adultos com ordenados principescos) que se vê para passar o tempo e ter o que falar durante a semana. Nada que contribua para o futuro da humanidade ou por que valha a pena zangar-se.

Quanto ao Petit, enfim já estamos habituados à complacência dos árbitros neste tipo de jogadas, e isto acontece em jogos com todas as equipas, não só com Benfica. Em geral só mostram vermelho directo quando há empurrões ou socos. É óbvio que devia ter sido expulso, mas os jogadores em Portugal fazem estas coisas porque sabem que na pior das hipóteses levam amarelo. Infelizmente em todas as jornadas há casos destes.

 
At 10/04/2005 11:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ry: O Poborsky apesar de excelente jogador poucas vezes fez a diferença. Trata-se de um jogador talhado para um futebol bastante diferente do que é tradicional no Benfica. O Geovanni de vez em quando tem períodos bastante bons, mas em cerca de metade da época parece que não está lá. O Grego promete, é pena não ter rodado o suficiente com a equipa antes do jogo com o FCP. Quem sabe, depois do desastre da época passada, talvez tenham acertado com as contratações este ano.

D'Arcy, espero que consigas bilhete, sempre é mais um a puxar pela equipa. Eu, apesar de morar em Gaia, nunca pus os pés no estádio lá da outra margem (e a Alvalade só fui uma vez, para ver a selecção). Causa-me impressão estar a contribuir para os cofres dos adversários directos.

 
At 10/04/2005 12:01 da tarde, Blogger tma said...

O Karagounis foi contratado para ser titular. Vamos lá ver é como é que será o encaixe. A solução de ontem desequilibra o flanco direito. Contra o FCP, temos ainda para mais de contar com o C. Peixoto bastante ofensivo, pelo que é fundamental ter um jogador fixo à direita. Quase que mais valia deslocar o Simão para a direita, já que na direita o Bosingwa não é tão perigoso a subir... (com o obvio pressuposto de que será o Geovanni a sair).

Se é verdade que o Petit podia ter visto o vermelho, parece-me que também ficaram por mostrar alguns amarelos a jogadores do VG.
Não sendo isso desculpa para o "sangue quente" do Petit nestas situações, a verdade é que se os árbitros tivessem um critério (já nem falo colectivamente, refiro-me mesmo à actuação individual de cada árbitro) para mostrar cartões as coisas seriam bem mais simples.

 
At 10/04/2005 12:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tma, não podia discordar mais! Queres adaptar a equipa ao estilo de jogo do adversário, e eu acho que nas grandes equipas sucede o contrário. Com esta equipa e o FCP a jogar ao ataque, termos um grande jogo, e estou confiante de que ganharemos. Porque se o artmedia faz 3 o Simão, Karagounis, Gomes e Miccoli também podem fazer!

 
At 10/04/2005 1:50 da tarde, Blogger tma said...

João, acho que mais importante que alterar ou não o esquema por causa de uma equipa, o importante é a mentalidade com que se enfrenta o jogo, a "filosofia", como se costuma dizer. O próprio Mourinho, no FCP, fazia adaptações consoante o jogo.
Concordo com o D'Arcy quando afirma que espera que o Benfica vá com a mentalidade de ganhar o jogo, o que não significa necessariamente jogar abertamente ao ataque.

Eu também preferia que fosse sempre o adversário a adaptar-se ao Benfica, mas realisticamente, acho que ainda não nos podemos dar a esse luxo.
E por outro lado, se há jogo em que o FCP vai empenhar-se para ganhar e não facilitar de modo algum é contra o Benfica, no seu estádio, por isso, para além de duvidar que o Benfica disponha das mesmas benesses que o Artmedia, temos de ter ainda em conta que os eslovacos aproveitaram de forma rara quase todas as oportunidades.

 
At 10/04/2005 2:11 da tarde, Blogger S.L.B. said...

JFilipe: o Pobrosky foi o melhor extremo-direito que o Benfica teve desde o Vítor Paneira. Infelizmente não ganhou título nenhum, porque esteve no Glorioso na altura mais conturbada da nossa história. Mas foi decisivo em bastantes jogos (por exemplo o golo contra o Braga em que fintou metade da equipa adversária ou várias assistências para golos do Nuno Gomes e João Pinto)

Eu não poria o Karagounis a titular no estádio do clube regional por duas razões: irá ter o cansaço dos jogos da selecção dele e ainda não estará totalmente entrosado com os colegas. E concordo com o TMA, temos que ter alguém a estancar as subidas do César Peixoto (ontem o V. Guimarães fartou-se de explorar o nosso lado direito desde a saída do Geovanni) e esse alguém não pode ser o Beto nem o Nuno Gomes. O Geovanni está de facto em muito má forma e a não ser ele a jogar eu colocaria o João Pereira, porque defende bem e é rápido no ataque. Se ainda assim jogar o Karagounis espero que jogue colado à linha.

 
At 10/04/2005 2:42 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Anónimo: eu quase nunca faço comentários a lances polémicos de arbitragens. Isso só leva a que se passe o tempo todo a discutir esses lances, e não se discuta o que realmente é importante, que é o jogo jogado. Se queres entrar nessa onda, há diversos blogs onde o podes fazer. Precisamente por gostar tanto deste desporto é que prefiro falar apenas sobre o jogo. Além disso, no estádio não me apercebi da gravidade do lance, tal como não me apercebi da pisadela do Medeiros ao mesmo Petit.

Em relação à minha eventual ida ao Dragão, no tempo em que os jogos eram nas Antas eu costumava comprar o bilhete online, mas agora eles deixaram de os vender para não-sócios. Por isso estou dependente que um sócio do FCP que mora no Porto consiga ou não comprar-me um bilhete.Gostava de conseguir ir, até porque é um estádio que ainda não conheço.

Já agora, voltando ao jogo, eu estou de facto convencido que o Guimarães tem ali um grupo de muito bons jogadores, e provavelmente só o facto de estarem a construir uma equipa quase completamente nova é que justifica que estejam tão mal classificados. Os três jogadores do meio campo pareceram-me muito bons (particularmente o Benachour), e o Targino é jogador para estar num dos grandes em breve. Tal como eu disse, e o Superman também, foi mesmo com muita sorte que não chegámos ao intervalo a perder. E se alguma das equipas merecia chegar ao intervalo a ganhar, essa equipa era o Guimarães, porque enquanto eles tiveram o domínio do meio-campo, e fizeram a bola correr entre os médios, o Benfica andou a apanhar bonés. Foi só quando os Nélson e o Léo começaram a ajudar na luta do meio-campo que as coisas voltaram a cair para o nosso lado. E mesmo assim, com alguns calafrios, porque a subida do Nélson era quase sempre aproveitada pelo Targino para explorar aquele lado (foram diversas as vezes que o Luisão teve que aparecer encostado à direita para fazer a compensação).

Em relação ao próximo jogo, e dada a má forma do Geovanni, julgo que seria de facto vantajoso que o Karagounis ocupasse o lugar na direita. Parece ser um jogador capaz de manter a calma e pensar o jogo mesmo sob pressão, além de que guarda muito bem a bola (ontem houve ocasiões em que ele estava rodeado de vários adversários e ainda assim saía de lá com a bola colada aos pés, ou passava-a bem e na altura certa). O João Pereira não me parece boa opção para um jogo destes. Ele já ferve em pouca água, e os jogos do Benfica lá em cima costumam ser quentes... a probabilidade dele acabar expulso seria bastante elevada. Aliás, por este motivo julgo que também não seria má ideia colocar o Anderson no lugar do Ricardo Rocha, que já tem um longo historial de expulsões em derbies.

 
At 10/04/2005 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De acordo com a BBC,o Simão será a opção prioritaria do Liverpool para reforçar o plantel em Janeiro (http://news.bbc.co.uk/sport1/hi/football/teams/l/liverpool/4307428.stm
Seria bom o Benfica estar atento e começar a procurar soluções.Quanto a mim preferia um jogador jovem, se possivel portugues e/ou de paises de lingua portuguesa.Tipo Nelson.
Se não for possivel,gostaria de ver no Benfica o Lovenkrands (Glasgow Rangers)porque é rapido,directo e marca golos.
A saida de Simão em janeiro é cada vez mais certa.

 
At 10/04/2005 4:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E porque não o Targino?

 
At 10/04/2005 4:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, como disse o Koeman sobre o caso do Peseiro, em Portugal mudam-se as opiniões de forma muito apressada. Os vimaranenses têm 5 derrotas em 6 jogos, já foram goleados fora duas vezes, e perderam em casa duas vezes por 2-0. A equipa parece-me muito fraca e não foi este jogo que me fez mudar de opinião. Vamos lá a ver como se vão dar com o Nacional (o Pacheco é uma das minhas apostas para o prémio Luís campos). Ter ganho na europa não quer dizer nada (o Halmstad levou 6-1 neste fim de semana).

Quando o Koeman mudou a estrutura da equipa o Guimarães desapareceu completamente do jogo e quase que terminava com o resultado habitual quando joga fora (3-1). Concordo que tivemos muita sorte em não termos sofrido mais golos na primeira parte, mas quanto a mim o domínio do Guimarães deveu-se à falta de reacção do Benfica. É preocupante o facto de os jogadores não se conseguirem reorganizar sem que o treinador lhes dê uma palestra.

 
At 10/04/2005 6:39 da tarde, Blogger tma said...

Também acho que o João Pereira nas Antas é um risco... Mas não estou a ver o Karagounis a permanecer encostado à direita

 
At 10/04/2005 6:39 da tarde, Blogger tma said...

... e já agora, o Manduca do Marítimo também não era mal pensado...

 
At 10/04/2005 7:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Targino? Manduca?

E porque não o MANU ou o carlitos?

Santa paciencia...

Para susbstituir o Simão só outro do mesmo nível. Tipo daniel caravlho ou coisa parecida.

Mas mesmo assim, deixá-lo sair em Janeiro seria um erro monumental.

 
At 10/04/2005 8:37 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Lá estive, mais uma vez. Olha, D'Arcy já me convenci de que ir à Luz para ver o Benfica é pagar para muito mais do que ver futebol. É pagar para ter emoções fortes. Haja coração. Não vou fazer análises do jogo, pois quando o Glorioso joga eu não vejo nada a não ser o meu (nosso) Benfica. A equipa adversária?... nem quero saber dela. Dos nossos, destacou-se o Simão, mas eu gosto daquela malta toda. Tive pena da lesão do GRAAAAAAANDE Ricardo Rocha. O Karagounis sabe jogar futebol...
Um grande abraço.

 
At 10/04/2005 8:52 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu também estou à espera de um jogo emocionante, e é por isso que quero ir ver o jogo (e até já comprei o bilhete, porque desta vez eles estão disponíveis online). Espero é que não haja a pancadaria habitual nos derbies, e as consequentes expulsões. O Porto tem um bom ataque, mas o Benfica tem uma defesa sólida. De qualquer forma daria jeito se o McCarthy resolvesse trazer mais algumas cabeleireiras para o estágio, para lhe tratar das tranças ;)

 
At 10/05/2005 4:25 da manhã, Blogger D'Arcy said...

HMémnon: às vezes até sabe bem um joguito descansado, do princípio ao fim (como o do Leiria). É que o ano passado já tivémos uma dose enorme de vitórias tangenciais, e jogos com o coração nas mãos ;)

Um abraço.

P.S.- Acho que um dia destes estava na altura de voltarmos a reunir a blogosfera benfiquista à mesa, não?

 
At 10/05/2005 7:16 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pelo menos o jogo com o FCP vai dar para percebermos o que a equipa realmente vale, é que não nos podemos esquecer que este momento bom que atravessamos coincide com jogos com as três equipas que ocupam o fundo da tabela, e que têm os três piores ataques e as três piores defesas. Uma vitória no estádio do FCP punha-nos no bom caminho para revalidar o título.

 
At 10/05/2005 7:43 da tarde, Blogger Helena said...

ainda tenho o poborsky colado ao frigorífico

;D

 
At 10/06/2005 8:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Espero que o Simão não saia, se nos qualificarmos na fase de grupos é um disparate de todo o tamanho. Quanto a substitutos temos o Hélio Roque, que na nossa equipa actual, com demasiados jogadores baixos, não tem lugar mas, caso o Simão saia, gostava de vê-lo a jogar. Temos que dar oportunidade aos jogadores da casa.

Quanto aos outros nomes, a habilidade de um jogador não é o único ponto a considerar, a história clínica é muito importante. Interessa que se lesione pouco e consiga fazer 40 jogos por época (aí o Simão foi notável na época passada). Essa é por exemplo a razão porque o Paulo Ferreira vale o que vale apesar de certo jogador, cujo nome não vou referir, ser claramente melhor. O jogador que gostava de ver no Benfica era o Zé Castro, apesar de termos óptimos centrais este parece-me mesmo muito bom (e aí já podíamos vender o Luisão ou o Rocha).

 
At 10/06/2005 3:13 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Laura: Eu ainda tenho a minha primeira camisola do Benfica, com publicidade à Shell, e que era a do Nené :D

JFilipe: Acho que, tal como o Simão escreveu no site dele, teremos que mentalizar-nos que o vamos ver sair um dia destes. Porque um jogador que, tal como dizes, consegue jogar épocas inteiras a fio, mantendo sempre um nível razoavelmente elevado, é natural que atraia as atenções de outros clubes. E é impossível competirmos com os salários que os clubes da Premiership podem pagar. Claro que será sempre um erro deixá-lo sair a meio da época. Se ele tiver mesmo que ir, ao menos que seja só quando a época acabar.

Poderíamos sempre aproveitar parte do dinheiro para pagar os 5 milhões do Miccoli, porque me parece um valor bastante baixo para a qualidade do jogador, e seria sempre um bom negócio. Quanto a um substituto para o Simão, será sempre muito difícil encontrar um que agrade imediatamente aos benfiquistas, já que o Simão é provavelmente o jogador mais marcante no clube desde a saída do JVP. Hoje vi de relance alguns jornais que mencionavam na capa que o Benfica estará atento ao Targino. Conforme disse antes, acho que é um jogador a ter em atenção. Obviamente que não é nenhum Simão, mas é ainda muito jovem, e parece ter um grande potencial.

 
At 10/06/2005 7:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Laura e D'Arcy. Eu ainda tenho os canhotos dos bilhetes dos jogos em casa dos anos em que fomos às duas últimas finais da Taça dos Campeões Europeus. O bilhete do jogo com o Steua traz-me sempre à memória recordações fantásticas (estava no terceiro anel e tive que ver o jogo em pé, estavam mais de 100 mil pessoas no estádio).

Quanto ao Poborsky, eu confesso que me passou um bocado ao lado, porque estava a viver fora do País na altura e nunca o vi jogar ao vivo.

 
At 10/06/2005 7:20 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Acho que o bilhete mais antigo que ainda guardo é o do jogo com o Liverpool, da noite infeliz do Bento em que levámos 4-1 :)

 
At 10/06/2005 7:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy. Safa, esse foi um dos poucos jogos europeus que falhei nessa altura. De vez em quando encontro alguns bilhetes perdidos, ainda hoje encontrei, a marcar as páginas de um livro, um bilhete de um jogo com o Sparta de Praga de Março de 1992. Nem me lembro de ter ido assistir (nem de qual foi o resultado).

 
At 10/06/2005 8:24 da tarde, Blogger tma said...

Março de 1992, Benfica-Sparta de Praga: 1-1, golo do Isaías (acho eu...) :-)
Foi a primeira edição da Champions League, quando o modelo ainda contemplava eliminatórias para todos ("à la" velha TCE) até chegar à CL propriamente dita. Para lá chegar, o Benfica teve aquela fantástica vitória por 3-1 em Londres, sobre o Arsenal!

Também concordo que o Targino é um jogador a ter em conta, embora não seja propriamente um substituto do Simão, pois ele não é propriamente um extremo (daí ter mencionado o Manduca, que é extremo-esquerdo e "partiu" a defesa do FCP toda).

Com a saída do Simão, perde-se muito mais do que um jogador de qualidade, perde-se um capitão de equipa e um líder, cuja presença em campo é por si só importante para a equipa.
Por isso concordo que só deverá sair no fim da época.

 
At 10/06/2005 8:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tma: Obrigado, já me lembro do jogo e também porque me esqueci. Foi nesse dia que apareceu nas bancadas algo de que não vale a pena falar aqui.

 
At 10/07/2005 1:58 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Também tenho o bilhete do jogo contra o Steaua. Na altura entrava de borla em todos os jogos (benditos 10 anos...), mas o meu pai teve medo que não me deixassem entrar nesse e comprou-me o bilhete de sócio (1.000$, o que era relativamente caro para a altura). Contra o Marselha, consegui entrar à socapa e por isso não tenho bilhete (o que me entristece agora...) Mas esse bilhete do jogo contra o Steaua deve ser o mais bonito que tenho, porque no verso está uma imagem da entrada da Catedral.

JFilipe: se nunca viste o Poborsky jogar ao vivo, é natural que te tenha passado ao lado, até porque colectivamente não fomos muito felizes na altura que ele esteve cá, mas era um jogador fabuloso.

TMA: por acaso quem marocu o golo contra o Sparta Praga foi o Pacheco, de penalty. :-) E concordo contigo, que venham o Manduca e o Targino, até porque o lado direito do ataque também precisa de concorrência. Mas quem eu queria mesmo para substituir o Simão (cuja saída será mesmo inevitável) era o Robert Pires (não é, HMémnon? :-)

 
At 10/07/2005 3:02 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O Pires até acaba contrato esta época, e já está farto de dizer que gostaria de dar ao pai a alegria de acabar a carreira no Benfica, mesmo que tivesse de abdicar de ganhar mais dinheiro...

Há uns anos era normal os bilhetes das competições europeias terem ou a imagem do Estádio da Luz, ou da equipa do Benfica no verso.

 
At 10/07/2005 10:26 da manhã, Blogger tma said...

SLB: Obrigado pela info. Como nessa altura houve muitos jogos que o Isaías safou (recordo-me de termos estado a perder nesse jogo), pensei que esse fosse mais um desses... Lembro-me que no jogo em Praga foi o Benfica o primeiro a marcar, com golo do já mencionado Vítor Paneira - sem dúvida um grande jogador.
Infelizmente, as minhas recordações em "suporte físico" do Benfica estão, na melhor das hipóteses, perdidas :-(. Nomeadamente, o bilhete de sócio do Benfica-Sáurios do Lumiar, de 1986/87, que o Benfica ganhou 2-1 (golos do Chiquinho Carlos e do Nunes), e graças a essa vitória o Benfica sagrou-se campeão. Assisi a esse jogo meio entalado nos degraus de acesso à bancada, a espreitar entre o gradeamento (sendo também obrigado a passar partes do jogo de pé).

Já agora, também acho que o Poborsky foi o melhor extremo direito que o BEnfica teve desde o Paneira, infelizmente, numa equipa onde o Tahar era praticamente titular indiscutível, não seria certamente o Poborsky que ia resolver os problemas...

 
At 10/07/2005 11:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O jogo que mais me lembro qd se fala em formas estranhas de o conseguir ver é o BEnfica-Parma em 94! bolas, tive que o ver de joelho, ja k entrei pela (mitica) porta 10 e os lugares estava todos ocupados e so havia nas escadas o k n me permitia ver o jogo bem... grande jogo... golos de r costa e isaías... o paneira falha um penalty k nos daria a qualificação pras meias-finais (viriamos a perder 1-0 em Parma- golo a 13 minutos do fim do dia 13 marcado pelo nº 13... ja tinha saído o mozer lesionado e o no minuto seguinte o kulkov falha um golo de baliza aberta... isto tudo dps das emoçoes de leverkusen... nessa altura o meu coração ficou umtraste... nca mais foi o k era... :P).
Bons tempos
Cumps

 
At 10/07/2005 12:28 da tarde, Blogger S.L.B. said...

BP: nesse jogo em Parma o Mozer não saiu lesionado, foi expulso ainda na 1ª parte com um duplo amarelo. Jogámos mais de um hora só com 10 e mesmo assim só sofremos o golo do defesa Sensini de canto.

Superman Torras: o Benfica-Steaua deu em directo na TV (sei porque o tenho gravado em casa). Foi uma decisão de última hora, lembro-me de ver o João Santos dizer que já que o estádio estava cheio, o Benfica tinha decidido dar uma alegria aos outros adeptos que não tinham podido ir. Dois anos depois, o Benfica-Marselha é que não deu em directo na TV.

Obrigado por me fazeres relembrar os relatos ouvidos pela rádio. Confesso que prefiro ver agora os jogos na TV, porque na rádio eles empolam sempre as coisas para dar mais emoção e muitas vezes o lance não o justifica. Sofre-se bastante mais. O jogo que mais me recordo de ouvir e que sofri que nem um doido foi a nossa última vitória nas Antas com os golos do César Brito em 90/91. Festejar aos berros pela casa toda dois golos a 10 minutos do fim de um jogo decisivo para campeonato foi fantástico.

Também me lembro bem de ver ao vivo o Benfica-clube regional dos três golos do Rui Águas (quem marcou o golo deles foi o Gomes). No livro "A Luz Não se Apaga" alguém responsável diz que nunca o Estádio da Luz esteve tão cheio como nesse jogo (135.000 pessoas).

 
At 10/07/2005 6:12 da tarde, Blogger tma said...

Tal como provavelmente já disse, muitas das recordações que tenho são precisamente de jogos dos quais apenas ouvi o relato.
O Benfica-SCP do ano passado foi um caso (não só não tenho SportTv como estava em viagem à hora do jogo).
Mesmo assim, quase que prefiro acompanhar o jogo "às riscas" na SportTV do que ouvir no rádio... Vi assim o Benfica-VG, Penafiel-Benfica e o último jogo da final Benfica-SCP em futsal do ano passado...

Um dos golos que melhor me recordo de celebrar foi num SCP-Benfica, de 83/84, em Alvalade (numa altura em que o estádio deles já parecia um penico, devido à contrução da bancada nova, do lado da Alameda das Linhas de Torres). O Benfica ganhou com um golo de penalty, do Nené, a 5 mins do fim. Nos meus inocentes 10/11 anos, saltei para celebrar o golo, como se estivesse sentado em cima de uma mola. O meu tio deu-me logo um puxão para eu me sentar, mas mesmo assim, mesmo que por poucos segundos, foi dos golos que mais gozo me deu festejar!
Outro jogo que também me recordo e

Sobre alguns factos aqui mencionados:
- no Parma-Benfica, o Sensini não era o nº13 (acho que era o nº7 - na altura a numeração era sempre de 1 a 11). E nesse jogo teve de jogar a médio, devido a algumas lesões (nomeadamente o Asprilla, o que obrigou o Brollin, que habitualmente jogava no meio campo, a jogar no ataque ao lado do Zola). E já agora, ganhando a eliminatória, o Benfica apurar-se-ia para a final.
- entre as muitas vitórias por 3-1 do Benfica sobre o FCP, houve de facto uma em que o Futre marcou (de penalty): foi a final da taça de 84/85 (que o Benfica ganhou contra todas as expectativas, já que nesse ano o Porto dominou o campeonato por completo...)

 
At 10/07/2005 7:21 da tarde, Blogger MB said...

O jogo mais marcante que vi (na TV) foi o Bayer Leverkusen-Benfica, dos 4-4. Um jogo em que Rui Costa fez 3 assistências e nem sequer foi dos melhores do Benfica. Um jogo em que Neno sofreu 4 golos, mas evitou outros 4, pelo menos. Foi emoção do principio ao fim!

Lembro-me perfeitamente do dia dos bis do César "Imperador das Antas" Brito. Estava com o meu radiozito (vermelho) a seguir o relato, num parque infantil perto de casa. Tinha até um amigo "andrade" para gozar e tudo!


E agora passo a soltar o DC que há em mim:

No Parma-Benfica, ficou um penalty por marcar sobre o Schwarz, perto do fim do jogo (não me lembro se antes ou depois do golo deles).

Nos 2 jogos com o Sparta, em 91/92, o Benfica foi prejudicado pelos árbitros, com um penalty por assinalar em cada um dos jogos.

 
At 10/08/2005 8:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E quem se lembra de um dos maiores pontas de lança que o Benfica teve?
O Filipovic. Agora dava jeito.
Estou-me a lembrar do Benfica-Anderlecht.Grande enchente.Nunca vi a catedral tão cheia
e no fim grande desilusão.
Tinhamos uma grande equipa.J.Alves,Sheu(grande jogador)Alvaro,etcc..

 
At 10/08/2005 2:42 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

"E agora passo a soltar o DC que há em mim:

No Parma-Benfica, ficou um penalty por marcar sobre o Schwarz, perto do fim do jogo (não me lembro se antes ou depois do golo deles)."

Ficou sim senhor. Também não me recordo se foi antes ou depois do golo mas lembro-me que foi após uma das célebres descidas "à Schwarz", um "coast-to-coast" se estivérssemos a falar da NBA :), só travada em falta pelo Benarrivo (se não estou em erro). Mas o falhanço do Kulkov, num lance em tudo idêntico ao de Leverkusen, ficou mais presente na memória. Eu ainda gritei golo...

A meia-final contra o Marselha, ainda vi a segunda parte. :) Lembro-me que o meu pai não me quis levar à bola, "por causa da confusão", mas à hora do jogo recebi um telefonema do meu tio. A Eurosport (que naquela altura era um luxo só acessível a quem já tinha parabólica) ia transmitir a segunda parte do jogo em directo. Lembro-me de uma sala apinhada com quase 30 pessoas... Benfiquistas, tripeiros e lagartos em silêncio perante a perspectiva da eliminação. E de repente... verti as minhas primeiras lágrimas pelo Benfica. Não vi o golo, nem em directo nem na repetição (só no dia seguinte é que houve tempo para isso) mas tive, pela primeira vez na minha curta vida, um exemplo de descompressão nervosa. Tudo aos saltos, abraços, beijos, uma euforia brutal!!

 

Enviar um comentário

<< Home