quarta-feira, outubro 12, 2005

Porto

Sábado à noite lá estarei a ver o meu Benfica jogar no terreno que lhe é mais hostil no mundo. Temos um borrego de catorze anos para matar. Quando me perguntam porque é que vou lá se o Benfica perde quase sempre, respondo sempre o mesmo: algum dia o Benfica vai voltar a vencer no Porto. E nesse dia, eu quero estar lá para ver. Todos os anos vou com a fé que vai ser esse o dia.

24 Comments:

At 10/12/2005 6:48 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Boa sorte, D'Arcy! Invejo-te a coragem. Eu era incapaz de ver o jogo no meio daquela "gente"... Deve ser o ambiente mais constrangedor do mundo, tipo um israelita no meio dos palestinianos ou vice-versa...

 
At 10/12/2005 8:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

S.L.B., que exagero. Eu moro para esses lados e tirando o ocasional membro dos superdragões os adeptos do FCP até são bastante sociáveis. Casos patológicos existem nas claques de todos os clubes. Eu cheguei a estar enfiado, com mais uns quantos benfiquistas, num autocarro no Campo Grande que esteve a ser a ser atacado, durante mais de meia hora, por dezenas de energúmenos membros da juventude leonina, há muitos anos atrás. No entanto nunca tive problemas com o adepto típico do SCP. Eu não vou ao estádio do FCP simplesmente porque não quero dar o meu dinheiro ao adversário, não porque o adepto normal do FCP seja particularmente agressivo.

 
At 10/12/2005 9:22 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Sim, o meu receio é mais dos membros dos SD. Uma das recordações mais divertidas que tenho é a de ver um Benfica x Porto no antigo Estádio da Luz sentado no meio de adeptos do Porto.

Eu consigo passar bastante despercebido quando vou às Antas. Uma das vezes uns tipos dos SD até passaram por mim a correr e convidaram-me a acompanhá-los no apedrejamento das claques do Benfica, que vinham a caminho ;)

 
At 10/12/2005 10:35 da tarde, Blogger tma said...

D'Arcy, desejo-te boa sorte em todos os sentidos!
Espero que o Nuno Gomes tenha também a tua perseverança e convicção, já que hoje fartou-se de falhar golos de baliza aberta: espero que ele no fundo estivesse a gastar os falhanços e a poupar os golos para Sábado!

Em relação aos adeptos do FCP, tal como JFilipe (embora não com a mesma proximidade, já que sou de Lisboa) também tenho a noção que os adetpos com comportamentos vândalos, como os SD são uma minoria (embora uma minoria perigosa). Tenho colegas, amigos e familiares que são adeptos do FCP, alguns deles portuenses (e dos arredores), e creio que nenhum deles é sequer tão "fervoroso" em relação ao seu clube como eu próprio sou em relação ao Benfica.
O problema do FCP é mesmo o seu presidente & Co., incluindo os SD e alguns adeptos que, sendo uma minoria, se destacam pela negativa e só contribuem para transmitir uma imagem negativa do clube (com a complacência, para não dizer incentivo, do PC).

 
At 10/13/2005 12:45 da manhã, Blogger S.L.B. said...

JFilipe: Nunca fui ao estádio do clube regional, quer o antigo quer o novo e também não conheço muitos adeptos do clube regional, mas os relatos que me fizeram as poucas pessoas que conheço que foram ver jogos a esse estádio deixavam sempre transparecer um facciosismo exacerbado. Pode ser que hoje em dia este constrangimento parta maioritariamente da claque (que é apoiada pela direcção e principalmente pelo presidente), mas como eu sou muito expansivo a ver o Benfica e como seria incapaz de não gritar um golo nosso (ainda por cima naquele sítio), acho que muito dificilmente irei àquele estádio. Os outros adeptos mais "sociáveis", ao apoiarem o presidente (que por sua vez nunca veio lamentar as atitudes que alguns adeptos do clube dele tiveram sobre os adeptos e jogadores do Benfica - até no hóquei!), estão a ser coniventes com os comportamentos da claque.

 
At 10/13/2005 9:23 da manhã, Blogger basten said...

não é assim tão pacífico. fui lá o ano passado e posso afirmar que não vi um único cachecol do benfica dentro e fora do estádio (excepto, claro, no sector das nossas claques). fiquei no topo norte, perto do colectivo, e por mais que olhasse para as laterais não se via pinta de vermelho.

quando recebemos o porto ou em jogos com o sporting, em casa ou fora, há sempre alguns adeptos do clube adversário nas laterais (nem que sejam pais e filhos, casais, etc), mas num porto-benfica é mais complicado. o ódio que nos dispensam é um bocado doentio.

 
At 10/13/2005 7:19 da tarde, Blogger Ry said...

D'Arcy: espero ansiosamente o próximo post. É sinal que conseguiste voltar de lá! :)

 
At 10/13/2005 11:31 da tarde, Blogger lestat01 said...

Não sei se ia lá...
A possibilidade de a coisa correr mal é demasiado alta, não falo do jogo, perder tb faz parte, o problema mesmo são os adeptos.
Boa sorte e vamos ver se ganhamos.

Já agora se quiserem ver algumas fotos do novo centro de estágio do Benfica passem plo meu blog.

 
At 10/14/2005 9:23 da manhã, Blogger Quetzal Guzman said...

Não sei... É complicado. Não quero correr o risco de insultar os adeptos portistas através de uma estúpida generalização... Mas eu tenho que acreditar nos relatos das pessoas que me são próximas, tanto benfiquistas, como sportingusitas, como portistas. E nos dois primeiros casos, há quem tenha tido problemas muito sérios e me tenha garantido que há uma grande percentagem de adeptos não-ultras que acabam por ter um comportamento similar ao das claques. E os próprios portistas confirmam e aconselham grandes cautelas. Depois há aquelas célebres imagens dos adeptos sportingusitas a fugir por entre o trânsito que a SIC mostrou em tempos. E não se via um único adepto portista a intervir ou auxiliar aquela gente. Os que não batiam, passavam a rir... Na Luz e em Alvalade isto é impensável. Já vi muitas agressões a adversários mas também há sempre adeptos prontos a intervir e a tentar serenar os ânimos. Espero que ninguém fique ofendido com este comentário.

D'arcy, é este ano! ;) E constato pelo teu bilhete que o Porto também já tem patrocinadores nas bancadas. Os adversários tanto nos gozaram e afinal... todos recoreem ao estratagema.

 
At 10/14/2005 11:10 da manhã, Blogger Sarrafeiro said...

"Eu consigo passar bastante despercebido quando vou às Antas. Uma das vezes uns tipos dos SD até passaram por mim a correr e convidaram-me a acompanhá-los no apedrejamento das claques do Benfica, que vinham a caminho ;)"

Foste de azul? :-)
Gostei do teu post. Sério! Especialmente a parte da fé...fé é para se cumprir todos os anos. Desejo, portanto, que mantenhas essa fé! Por muitas décadas!

 
At 10/14/2005 11:10 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Há sempre a questão da mentalidade das massas. As pessoas até podem ser pacíficas, mas se se virem envolvidas numa turba de SDs agressivos podem ter atitudes que não seriam normais nelas.

Numa das vezes que fui ao Porto vi-me de repente no meio de uma multidão tresloucada quando as claques benfiquistas chegavam ao estádio. Pessoas que minutos antes pareciam as mais calmas do mundo (eu tinha que estar no meio delas porque a polícia não me deixava entrar no estádio antes das claques chegarem) estavam agora como que possessas, a gritarem insultos a plenos pulmões e a atirarem o que tinham à mão para cima das claques benfiquistas (inclusivamente telemóveis). Felizmente as claques vinham preparadas com capacetes das obras.

Conforme disse, em quem eu não confio mesmo é nos membros das claques. Já fui vezes suficientes ao antigo Estádio das Antas para saber que seria estúpido da minha parte ir identificado como adepto benfiquista. E isso na verdade é uma grande diferença: é normal ver adeptos lagartos ou portistas claramente identificados quando estas equipas vêm jogar à Luz, enquanto que quando eu vou lá acima só consigo mesmo ver adeptos benfiquistas dentro do estádio, no sector benfiquista. Quando ando pela rua a caminho do estádio, nunca vejo um único.

Eu gosto muito do meu clube, e tenho orgulho em ser benfiquista. Mas quando vou ao Porto, é para ver futebol, e não para andar à procura de problemas. Como este ano não vou estar no sector benfiquista do estádio, não vou sequer identificar-me quando estiver no interior (nos outros anos levava o cachecol guardado, e punha-o quando entrava).

Uma coisa eu sei: nunca vi um ambiente tão hostil como aquele que eu via no antigo estádio das Antas ao Benfica. E não estou a falar de agressões, ou maus tratos, estou a falar de uma questão de ambiente: era quase possível apalpar a hostilidade no ar. Os próprios jogadores do Benfica pareciam sentir isso, o que resultava quase sempre em que perdessem a cabeça e acabassem expulsos; os árbitros tornavam-se facilmente caseiros, e apitavam a medo. Isto não é exactamente uma crítica, é uma constatação, e até há mérito nos adeptos portistas por conseguirem criar este ambiente propício à sua equipa; afinal, esta é a vantagem de se jogar em casa. Uma das curiosidades que tenho em ir ao Dragão é verificar se eles conseguem recriar este ambiente no novo estádio, porque de alguma forma tenho a impressão que ainda não o conseguiram.

 
At 10/14/2005 5:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tenho um pressentimento que ainda não é desta...

 
At 10/15/2005 9:32 da manhã, Blogger Sarrafeiro said...

Na Luz, nas Antas/Dragão ou em Alvalade sempre vi pessoas identificadas com as cores adversárias. Por isso, não venhas com tretas que na luz são uns santinhos.
Lógicamente, na luz, em alvalade, nas antas/dragão, existem sectores que por razões de segurança não existem pessoas identificadas com cores adversárias. Aposto que deves ter visto junto dos NN (assassinos) cores adversárias! eu nunca vi junto da JL. e ainda bem. seria uma tragédia. Seria entendido como provocação.
Excluindo, estes sectores, falo-te por experiência própria, é mais seguro as antas/dragão do que a luz. As pessoas são mais afáveis e nada insultuosas e provocadoras nas antas/dragão.
Deverias saber separar as águas. Não fazes porque não queres.
Claro que as claques dominantes (JL, SD, NN, DV) tornaram-se um grupo de arruaceiros (a JL tem lá um que deveria ser simplesmente proibido de assistir a jogos) e criminosos (NN). Existem outras claques (no caso do sporting-DXXI e TV) que ainda mantêm a filosofia que esteve subjacente à sua criação.

Não levar uma identificação do teu clube porque os adeptos do Porto te atacariam...é de uma falsidade sem igual!

 
At 10/15/2005 5:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem, não vale a pena extremarem posições acerca deste assunto. O D'Arcy seguramente nos dará uma informação fidedigna sobre o ambiente no estádio daqui a umas horas. Eu tendo a concordar com o sarrafeiro (que presumo seja do esporte).

O que os benfiquistas que contribuem para este blog se esquecem é que aqui há muitos benfiquistas, o "Sport Porto e Benfica" é o segundo clube da cidade. Basta ver o número de pessoas que acompanharam o cortejo da vitória no campeonato o ano passado. Garanto-vos que os benfiquistas de Gaia saem daqui com os cachecois e não os tiram no estádio. Conheço alguns que vão lá estar e nem lhes passa pela cabeça não festejarem os golos do Benfica.

O tal "clima de agressividade" de que o D'Arcy fala é artificial e organizado a partir de cima, tem a ver com indivíduos afectos a uma certa claque que se distribuem pelo estádio para intimidar e insultar os adeptos das outras equipas. Os benfiquistas cá da zona em geral não lhes ligam, e os adeptos normais do FCP também têm pouca paciência para eles.

 
At 10/15/2005 10:59 da tarde, Blogger tma said...

BENFIIIIIIIIIIIIIIIIICA!!!!!!!!

 
At 10/15/2005 11:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parafraseando o D'Arcy, o que é que o gajo com o número 21 fez ao Nuno Gomes? O Nuno Gomes a marcar de cabeça?????????????????

BEEEEENFIIIIIIIIIICAAAA!

 
At 10/15/2005 11:43 da tarde, Blogger Sarrafeiro said...

Para o D'arcy: Parabéns! Vitória sem mácula!
Que todas vitóras (que sejam muito poucas, especialmente contra o meu sporting) sejam assim!
Estás ferido?

 
At 10/16/2005 1:50 da manhã, Blogger Pedro F. Ferreira said...

Acredita que me lembrei de ti e da tua fé depois da vitória do nosso BENFICA. Abraço.

 
At 10/16/2005 3:36 da manhã, Blogger MB said...

BENFICAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA


Tou muito feliz!!!! Nada como vencer no Dragão com 2 golos do Nuno Gomes....segui o relato no rádio do carro do maior talento da geração do Nuno Gomes!!


Muito feliz mesmo!!!!!

 
At 10/16/2005 3:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E foi desta...:-) Campeões, Campeões, nós somos campeões..:-)

 
At 10/16/2005 10:51 da manhã, Blogger Andre Coutinho said...

Olha, la se foi um precentimento de um anonimo.........
he he
agora so os kero ver a falar de sumaricimos!!

 
At 10/16/2005 12:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E foi mesmo desta. Ninguem pára o Benfica...

 
At 10/16/2005 1:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Uma tristeza... que defesa tem aquele Adrianse....e um maluco...

 
At 10/16/2005 4:27 da tarde, Blogger S.L.B. said...

PARABÉNS, D'ARCY! Foi desta! Tal como o HMémnon, também me lembrei imenso de ti (com bastante inveja, devo confessar) no momento dos nossos golos. Deve ter sido absolutamente impagável festejar uma vitória nossa naquele antro. Vou andar com um sorriso nos lábios durante a semana toda! Abraço.

 

Enviar um comentário

<< Home