quinta-feira, março 16, 2006

Adeus

Foi um triste adeus à Taça de Portugal. São estes os jogos que mais me irritam. São jogos em que uma equipa vem jogar para o empate quando o empate não serve para nada (por isso se calhar estão a jogar para os penalties), fazem o jogo típico do mete-nojo, queimam tempo em cada reposição de bola, simulam lesões atrás de lesões, fazem faltas atrás de faltas, têm um guarda-redes em noite inacreditavelmente inspirada, e depois no primeiro e praticamente único remate que fazem à baliza marcam um golo. No fim são recompensadas com uma vitória. E para doer mais ainda, o golo deles é marcado num lance ilegal.

Detesto ir ver jogos da Taça à Luz, porque o último piso está sempre fechado, o que me impede de ir para o meu cativo e me obriga a ver os jogos quase ao nível do relvado. Não consigo ver jogos decentemente nessa posição, e os jogadores parecem sempre estar todos uns em cima dos outros. Pelo que me apercebi, e apesar das ausências, o Benfica não mudou nada em termos tácticos, apresentando o habitual 4-2-3-1, mais uma vez com o Nuno Gomes isolado na frente, contado com o apoio do Karagounis nas costas, o Geovanni na direita e o Manduca na esquerda. Este último foi, durante a primeira parte, o jogador que se revelou mais empreendedor, embora tenha estado mal nos cruzamentos, pois dispôs de algumas oportunidades para centrar a bola à vontade e fê-lo sempre mal. A qualidade de jogo do Benfica, a exemplo do que tem acontecido frequentemente nos últimos tempos (exceptuando o jogo de Liverpool) deixava muito a desejar, pois o nosso futebol parece ser sempre muito previsível. E conforme disse, o Guimarães acabou por marcar pouco depois dos vinte minutos, praticamente na primeira vez que chegou à nossa área. Foi um livre na esquerda do ataque, longe da área, com a bola a ser leavantada para junto da pequena área, onde apareceu um jogador do Guimarães a tocar a bola com o braço para depois o Dário marcar. A única coisa que eu não compreendo é como é possível que estando eu do outro lado do campo consiga ver que o lance foi ilegal, e nenhum dos membros da equipa de arbitragem, mais perto e melhor colocados, consiga ver o mesmo. Enfim, já não basta estarmos a jogar mal, ainda temos que apanhar com árbitros incompetentes.

Infelizmente, e com tanto tempo para jogar, o jogo ficou decidido aqui. O Benfica não jogava bem, mas ainda assim ia criando algumas boas oportunidades, que foram sempre sendo negadas pelo inspiradíssimo (e simulador de lesões) guarda-redes vimaranense. Na segunda parte o nosso treinador lançou mesmo o Petit e o Mantorras em jogo, e o Benfica passou a pressionar mais, tendo o Petit estado muito perto do golo, negado por mais uma grande defesa. A cerca de vinte minutos do final o Cléber foi expulso (num lance em que me pareceu - ainda não vi nenhuma repetição - que o Petit enganou o árbitro, pois agarrou-se à cara e a mim pareceu-me que ele foi atingido pelo braço do jogador do Guimarães na zona do peito, num lance em que ele abriu os braços para proteger a bola) e aí o Guimarães, tal como a Naval no fim-de-semana, deixou de passar do meio-campo. Mesmo assim o Benfica foi incapaz de marcar, o que é preocupante: no conjunto dos dois jogos, em cerca de uma hora a jogar contra 10 adversários o Benfica foi incapaz de marcar um golo que fosse.

Não tenho muito mais para dizer sobre o jogo. Nem sequer quem foram os melhores ou piores do Benfica. Para mim foram todos maus. Passei a maior parte do jogo demasiado irritado para o poder apreciar. Com o lugar onde estava sentado, com o antijogo do Guimarães, com o mau futebol do Benfica, com o guarda-redes adversário abençoado, com o espalhafato do Vítor Pontes no banco, que choramingava com cada decisão de arbitragem favorável ao Benfica (do golo irregular não se queixou ele), com a inoperância dos nossos avançados (porque é que o Miccoli tem que estar sempre lesionado?). Enfim, foi uma noite para esquecer. Irrita-me perder com um golo tão flagrantemente ilegal, mas a verdade é que não me esqueço que o grande culpado da derrota é o próprio Benfica. Já provámos esta época que conseguimos vencer mesmo contra decisões erradas de árbitros, e hoje deveria ter sido assim. Se as coisas não mudam depressa, o Benfica arrisca-se a fazer uma das piores épocas de sempre no campeonato. A equipa está a jogar completamente desgarrada e desorganizada em campo, parecendo que não tem um objectivo concreto quando tem a bola nos pés.

19 Comments:

At 3/16/2006 12:55 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Concordo que o Benfica tem culpas na derrota, especialmente pela forma como não conseguiu marcar contra 10, mas estamos a meio de um mês com uma sequência de jogos terríveis e nem sempre temos capacidade de jogar contra 14. Já é o 3º jogo consecutivo que o fazemos e destes só conseguimos ganhar o 1º e com um golo no último minuto. Lembras-te de como o clube regional, na altura do Mourinho a meio de uma eliminatória europeia, ganhou um jogo ao Rio Ave em casa no último minuto num pseudo-penalty sobre o Jankauskas? Pois é, assim se fazem campeões.

Não estamos a jogar maravilhosamente bem (apesar de achar que nem estivemos nada mal hoje), mas é impossível não associar estes dois últimos maus resultados às arbitragens vergonhosas que tivemos. Se tivessem sido imparciais, provavelmente estaríamos a 5 pontos do 1º e nas meias-finais da Taça.

 
At 3/16/2006 1:14 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Não é o terceiro, é o quarto jogo consecutivo com erros graves dos árbitros. E ganhámos dois deles. É irritante perder com erros dos árbitros, mas eu não gosto de usar a arbitragem como desculpa para os maus resultados. A verdade é que estamos particularmente desinspirados (e também com alguma infelicidade) na concretização.

 
At 3/16/2006 9:06 da manhã, Blogger Apre said...

Roubo foi a vergonha de jogo que fizeram, aos que pagaram bilhete.

Não deixa de ser poética a justiça quando mata quem matou com as mesmas armas.

 
At 3/16/2006 9:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

apre, para dizeres asneiras volta lá para o teu blog anti-benf... belenenses. És do belenenses não és? Esqueço-me sempre quando (me engano e) visito o teu blog...
Vê se percebes: Contra o liverpool era uma eliminatória a 2 mãos. Na 1ª, em casa, o SLB jogou para ganhar. Depois, na 2ª, foi a liverpool defender o resultado. Contra o guimarães, foi uma eliminatória de 1 jogo só. E o guimarães veio à luz a jogar para não perder. A adiar a decisão até aos penaltis, possivelmente.
Portanto, não é bem a mesma coisa.


Bom, quanto ao jogo. É verdade que o árbitro foi um nojo. Péssimas decisões de parte a parte. Faltas clarissimas não assinaladas. Outras duvidosas marcadas. Entradas violentas sem cartão. Cléber mal expulso. Golo ilegal. Enfim... É o 4º jogo.

No entanto, acho que não serve como desculpa. Jogámos mal. Falhámos imensas oportunidades. Nilson fez o jogo da sua vida. N.Gomes tem um falhanço incrivel...
Estamos na recta final da época e não jogamos nada. Não somos consistentes.

E tudo se resume a uma frase que o D'Arcy aqui escreve: "em cerca de uma hora a jogar contra 10 adversários o Benfica foi incapaz de marcar um golo que fosse".
E isto vem na mesma linha do que Koeman disse para espanha: "Quem não ganha contra a naval, não pode ser campeão."
Assino por baixo, e nem percebo como deu tanta polémica esta declaração. (Ou antes, percebo. Foi empolada pela mesma comunicação social que criou a "crise" à volta do empréstimo do Mantorras. Essa mesma para a qual as trafulhices nas contas do spórtem não interessam para nada, e o apito dourado nem uma referência merece. Mas isto são outras conversas...)
Uma equipa que joga em casa com 50000 adeptos a apoiar, contra outra equipa que luta para não descer e que joga com 10 durante 40 min, e não ganha, não pode esperar ser campeã...

Vamos acreditar no campeonato e na liga dos campeões, mas que estamos a 1/2 passo de fazer uma época à la peseiro, ai isso estamos...

 
At 3/16/2006 10:04 da manhã, Blogger BP said...

olhem, se virmos com atençao, só estamos a tentar nao dizer aquilo que nenhum de nós gosta: o árbitro influencio de forma inegavel o resultado. melhor, o jogo! esqueçamos o golo. todo o jogo foi uma miséria. eu não queira acreditar que os árbitros sao todos corruptos, mas bolas, errar sempre para o mesmo lado... dasse!

agora uma coisa é certa, o porto quando ganhou tudo o que havia pra ganhar, teve sorte nos momentos chave, teve arbitros, teve tudo... o benfica nunca terá árbitros (porque em caso de duvida... é ctr o SLB), mas ao menos podia ter sorte (as x que me lembrei do jogo ctr o nacional na epoca do camacho). Mas nao. é o GR é o poste. é a azelhice. Volto a concordar com o S.L.B. qd diz que ontem nem jogamos mal. pressionamos alto desde o 1 minuto, tentamos furar, criámos oportunidades. Mais flagelante pra mim eram as exibições à la trap... aí sim, nao tinhamos UMA ocasiao clara durante o jogo... mas ganhamos. com os ultimos 9 (!!!!!) jogos a serem ganhos SÓ com golos de bola parada!

Eu so nao consigo aturar é a malta que critica o Koeman... Pode nao ser (e nao é MESMO) o melhor do mundo, mas tem feitoum bom trabalho... é a minha opinião.

Mas enfim, se resistirmos a isto resistimos a TUDO. cada vez mais me convenço que sou do MAIOR CLUBE DO MUNDO!!!

Este discurso foi estupido e sem sentido... mas estou a tentar animar-me desde que me levantei!!! :(
Abraços

 
At 3/16/2006 11:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Sou benfiquista e não concordo com a tese que o mau momento da equipa se deva aos arbitros. Há que olhar para alem disso. Ontem , viu-se uma equipa desorientada, sem fio de jogo, sem objectividade. E isso treina-se.
Por outro lado continuo a não perceber porque é que se alguem erra vai para o banco, e o Nuno Gomes, que é talvez (na minha opinião) a pior nódoa da equipa, continua em campo, jogo após jogo.Não marca golos fáceis, quando tem uma oportunidade atira-se para o chão á procura da falta, enfim esconde-se totalmente do jogo.E sai o Geovanni?
A continuação da aposta no Beto, tambem me faz impressão. Se o Petit estava em condições, para quê o Beto de início?O Benfica raramente joga com a melhor equipa de inicio, raramente surpreende e como os outros treinadores não são burros, basta-lhes reforçar a defesa e ter cuidado nas bolas paradas.
O treinador não pode marcar golos, é verdade, mas ao menos pode tirar quem descaradamente os falha jogo após jogo, época após época (ainda me lembro do Camacho a interpelar o N.Gomes do banco cada vez que ele falhava golos a 2 mts da baliza).
O Benfica como equipa, nesta altura não existe, pratica um futebol de inicio de temporada, desligado e inócuo.

 
At 3/16/2006 12:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Na minha opinião, se o objectivo passava por manter as 3 frentes, então era necessário fazer as contratações que se fizeram em janeiro, para dar mais opções ao treinador.

O que eu acho é que o Koeman não soube gerir essa situação. Chegaram 5 jogadores a meio da época e ele desatou a fazer alterações no 11, de jogo para jogo, defendendo-se com a teoria da "rotatividade".
E aí é que entrámos no 2º ciclo de derrotas no campeonato, depois do 1º ciclo, o péssimo inicio de época.
Acho que Koeman nunca soube muito bem como é que a equipa há-de jogar. Quem não se lembra do Beto a médio direito, o Nelson a lateral direito, depois lateral esquerdo e depois no banco, o Leo a médio esquerdo, e tantas outras... Enfim...

Atenção, não estou aqui a pedir a saída de Koeman. Por norma defendo a manutenção do treinador pois acho que é preciso estabilidade. Simplesmente acho que chegámos ao final da época e não se vê trabalho na equipa. Koeman continua a fazer alterações a torto e a direito e acho que a manutenção de um 11 base e de uma estrutura base por forma a ganhar mecanismos é dos principios mais básicos do futebol...
Temos visto desde o inicio da época que sempre que jogamos contra uma equipa fechada e que nos dá a iniciativa de jogo ficamos à rasca para ganhar. No entanto os maus resultados repetem-se e não se vê a equipa a dar a volta a essa situação.

 
At 3/16/2006 1:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Infelizmente, como tinha referido num comentário aqui deixado após o jogo com a Naval, confirmaram-se os meus temores. Depois do campeonato, foi a Taça...
A verdade é que, se temos de contar apenas connosco para vencer, prevenindo os erros dos árbitros (são só erros, ou, como suspeito, émais do que isso?...), não podemos deixar de insistir nisto: a equipa não tem fio de jogo, não é consistente, não é combativa nem abnegada, está desmotivada e tacticamente desnorteada.
Se quisermos "tapar o sol com a peneira", podemos sempre dizer que na ainda estamos na CL, que fizémos bons resultados com equipas grandes, etc., etc., etc.... De qualquer modo, para sermos honestos, temos de referir que, mesmo aí, foram sempre (muito) melhores os resultados que as exibições!
E aí, teremos necessariamente de avaliar o trabalho de Koeman. Ronald Koeman é, do meu ponto de vista (e sempre o disse...) um treinador "curto" para uma equipa como o Benfica. "Curto", porque teima em moldar a equipa a um estilo que não se coaduna com o nosso futebol (ou seja, com as competições nacionais) nem com os jogadores que temos; "Curto", porque inventa muito e acerta pouco; "Curto", porque gere (muito) mal o grupo de trabalho, em termos anímicos e psicológicos; "Curto", porque não percebeu que, no Benfica, se tem de estar, sempre, de corpo inteiro, com muita paixão e desmedida ambição. Se quiséssemos resumir, de forma mais rude, poderíamos dizer que é "curto" porque não cumpriu o que quem vem para o Benfica tem, fatalmente, de cumprir: jogar bem, com ambição de vencer sempre, em todos os jogos e em todas as competições.
O "pecado" de Koeman é mais grave porque ele tem, como outros num passado recente não tiveram, uma Direcção sólida e coesa (embora com uma gestão que pode ser questionada...), um departamento de futebol organizado (embora com protagonistas que não escolheríamos, certamente) e um plantel de valor bem superior aos das épocas mais recentes (embora mal considerado em Dez/Jan, quando dos infelizes "acertos" realizados).
Koeman, quanto a mim, já está a mais. Porque em 8 meses, ao contrário de acrescentar mais-valias à equipa, nada trouxe de novo, perdendo-se em experiências e esquemas que nunca funcionaram e só baralharam mais o grupo.
Koeman já não é parte da solução, mas do problema.
É altura de começar a preparar a nova época, contratando um treinador.

 
At 3/16/2006 2:16 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Bem, a filosofia de jogo subjacente ao Guimarães não é muito diferente da do Benfica frente ao Liverpool. Com a diferença que os jogadores são demasiado bons para se porem com fitas. A filosofia no entanto, defender o mais possivel e marcar se aparecer a ocasião é fundamantalmente a mesma.

Em relação ao árbtiro, foi mau mas foi mau para os dois lados. De facto, dar um cartão a um jogador da bola só porque o adversário se lhe encosta ao braço é um bocado forçado. Esse cartão amarelo deu origem à expulsão do lado do Guimarães. Mas destes erros não fala o D`Arcy...

De resto, os benfiquistas queixam-se (e muito bem) da arbitragem no golo do Guimarães, mas esquecem-se que nesse golo deixaram, em primeiro lugar, vários jogadores completamante livres na área e que só por manifesta tosquice tiveram de jogar a bola com a mão para levar a sua avante. Depois, ficaram todos com o braço no ar à espera que o arbitro fizesse alguma coisa. Já ouvi muitas vezes o D`Arcy criticar jogadores do Sporting por fazerem exactamente o mesmo. E depois queixam-se do árbitro e dos adversários...

 
At 3/16/2006 2:46 da tarde, Blogger último! said...

Aconteça o que acontecer e ao contrário do que vi por aqui escrito, pois é sempre difícil uma boa análise após uma derrota, acho que este Benfica tem qualidade e sinto que nos próximos anos lutaremos sempre pelo titulo, não sentem o mesmo?
Então porque se coloca em causa o Veiga ou o Vieira?
Não construiu uma equipa digna, com pouco investimento?
Com mais uns ajustes (um goleador ou o mesmo com sorte sem lesões e ficamos imparáveis mesmo com arbitragens como a de ontem, não me refiro ao golo mas a tudo o que pudesse resultar num centro para a área do Benfica, mesmo alguns foras viraram livres e quantos!?) acredito cada vez mais no Benfica e felizmente já vai longe os João Manuel Pintos, Madeiras , Nelos e muitos outros...
Mesmo sendo roubados em Portugal um dia as coisa mudarão pois na Europa e no 1º ano com uma verdadeira equipa já chegámos mais longe do que muitos outros
Força Benfica!!

 
At 3/16/2006 2:53 da tarde, Blogger último! said...

Harry Lime,

Concordo que foi fita do Petit e até admito que possa ser a minha visão de Benfiquista mas uma cotovelada na barriga não é amarelo? ou só é amarelo se a mesma acertar na cara?
Desculpa se estou errado é que não gosto nada de fiteiros mas parece-me que se está a extrapolar essa situação para justificar que o arbitro apitou mal para os dois lados quando quem viu o jogo sabe que não foi isso que aconteceu, qualquer lance que pudesse virar cruzamento para a área do Benfica era assinalado como falta até lançamentos e foram muitos.

Não estou a justificar a derrota do SLB pois quem não marca...

 
At 3/16/2006 2:57 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Epá, já não tenho dúvidas nenhumas: tu NÃO te dás ao trabalho de ler os posts antes de comentares. A tua ânsia de dizeres mal gratuitamente é mais forte. Isto só comprova que devo estar certo quando o meu instinto me diz que ao discutir contigo estou a falar para uma parede.

Desde quando é que eu não menciono o facto de achar a expulsão do Cléber injusta? Já leste o post? São comentários desses que me irritam profundamente. E dada a porrada e tipo de faltas que os jogadores do Guimarães fizeram, irónico é que o único jogador expulso tivesse sido por uma simulação do Petit. Se o árbitro fosse mais ríspido tinham começado a ir jogadores do Guimarães para a rua na primeira parte (o Moreno vem-me logo à cabeça). Só que o normal é sempre dar o primeiro amarelo, e a seguir, independentemente de quantas faltas ou perdas de tempo o jogador amarelado faça, nunca se mostra o segundo.

E não faço ideia do que é que estás a falar quando mencionas que já me ouviste criticar jogadores do teu clube por ficarem parados. Eu critico qualquer jogador que pare a pedir falta em vez de prosseguir o lance. Independentemente disso, o golo é ilegal, eu a cinquenta metros do lance vi que era ilegal, e os árbitros ou não viram, ou não quiseram ver. E o Benfica perdeu por influência disso.

Tu és daquele tipo de antibenfiquista particularmente irritante, para quem o Benfica ou é levado ao colo pelos árbitros, ou então quando é descaradamente prejudicado nunca se pode queixar, porque o 'árbitro errou para os dois lados'. Há sempre uma desculpa, uma justificação, seja lá o que for para explicar que não senhor, o Benfica não foi prejudicado e não tem razões para se queixar.

O teu próximo passo será quando um jogador adversário agarrar a bola e entrar com ela debaixo do braço na baliza do Benfica dizeres que os defesas do Benfica são uns toscos porque não placaram o adversário (e se o placassem tu dirias que era penalty).

 
At 3/16/2006 8:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu acho que apesar de tudo o Guimarães merece os parabéns. Ganhou dois jogos na Luz, com um tipo de jogo com que o Koeman ao fim deste tempo todo não aprendeu a contrariar. Reparem nas equipas que ganharam na Luz este ano:

Gil Vicente
Vilarreal
lagartos
Guimarães

Tudo equipas que dão o jogo ao adversário, e que, tirando o ceportem, jogaram para queimar tempo desde o primeiro minuto. Em dois jogos seguidos com o Guimarães o Koeman não ter arranjado maneira de furar aquela defesa preocupa-me. O golo deles, enfim, mais um jogo a ser levado ao colo.

O Koeman não é treinador para o campeonato português. O problema é que muito provavelmente dissémos adeus à presença nas competições europeias para o ano.

Curiosamente estou confiante para os jogos com o Barcelona. Estava com medo que nos calhasse o Vilarreal. Nos jogos contra equipas fortes o Koeman lá se desenrasca. Devíamos ter 2 treinadores, um para as competições internas e o Koeman para as externas (e para os jogos contra o FCP).

 
At 3/17/2006 7:48 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 3/17/2006 7:53 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O pr4oblema com o Koeman no mercado interno é que ele, ao contrário do que se passa nos jogos internacionais, pensa que se pode dar ao luxo de inventar.

Ele conseguiu bons resultados contra o Liverpool e contra o Man Utd. porque pos a jogar os seus melhores jogadores nas posições em que eles jogam melhor com uma táctica que se adaptava às suas caracteristicas e às dos adversárioas.

Nos jogos internos, o Koeman pensa que pode facilitar e depois acontecem estas desgraças. E depois a sorte tem destas coisas: normalmente não favorece quem não a merece. E o koeman pela sua capacidade inventiva não tem feito muito para amerecer.

Aliás, eu acredito que se não fossem os casos da arbitragem, os adeptos benfiquistas já estariam a exigir a sua cabeça (com alguma razão, aliás). Estranhamente têm sido as más arbitragens e a carreira na CL que lhe têm salvado a cabecinha.

Por muito menos do que isto ouvi muita gente o ano passado a exigir o despedimento do velho Trapp, lembram-se?

 
At 3/17/2006 8:03 da tarde, Blogger Harry Lime said...

D`Arcy,

Eu nunca disse (nem pensei) que o Benfica era levado ao colo. E eu penso que as (poucas) pessoas que se dão ao luxo de ler o que eu aqui escrevo sabem isso.

As minhas criticas ao Benfica são de natureza diferente e acho que é exactamante isso que te irrita. é que para me fazeres frente não servem os argumentos do costume. Eu sei que voces não são levados ao colo. Aliás, eu não acredito que nenhuma equipa nos dias de hoje seja levada ao colo. o problema é que os arbotros são maus e erram de forma arbitrária. Mais nada.

Agora, eu não acredito em teorias da conspiração nem nunca fui muito atraido para esse tipo de coisas (não vejo o Canal História, por exemplo).

E sim, já te ouvi falar no Beto, dizendo (com toda a razão!) que tudo o que ele sabia fazer dentro de um campo de futebol era levantar o braço a pedir a falta. E acontece que tens razão nisso. Ele era mesmo assim!!!!

PS. Ok, li mal o teu post... uma vez na vida foste razoavel. De facto, nem poderia ser de outra forma dadas as evidencias!

 
At 3/17/2006 11:15 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Continuo a dizer que nunca te ouvi admitir que o Benfica tinha sido realmente prejudicado pelo árbitro num jogo.

E o que se passou na quarta-feira não teve nada a ver com invenções do Koeman. Estavam uma data de jogadores lesionados, e jogaram os que estavam disponíveis. Mas quando se junta a inépcia atacante à azelhice de um árbitro, não há muito mais que um treinador possa fazer.

 
At 3/18/2006 7:37 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Meu é óbvio que o golo é precedido de mão do avançado voces foram prejudicados pelo árbitro.

A minha questão é outra: porque é que 3 maduros do Guimarães estavama apastar no meio da área em jogo e em posição de marcar?

È que se o tipoo não fosse um nabo consumado nem seuqer teria precisado de jogar a bola com a mão.

 
At 3/20/2006 8:03 da tarde, Blogger Bionico said...

Quando se joga contra 15, é natural que se defenda. Mas para marcar golos é necessario atacar a baliza adversaria ou nao?

 

Enviar um comentário

<< Home