sábado, março 18, 2006

Contas

O Benfica apresentou ontem o Relatório e Contas Semestral Consolidado do Grupo Benfica (não apenas da SAD do Futebol). São aquelas contas que, como o meu bom amigo Harry Lime gosta muito de teimar comigo, são secretas, e de que nenhum benfiquista tem conhecimento, porque só o LFV é que sabe o que se passa nas contas do Benfica, mantendo os benfiquistas nas trevas enquanto nos engana a todos a seu bel-prazer e vai fazendo contabilidade de mercearia. Se calhar os resultados ajudarão a perceber porque razão a maioria dos benfiquistas confia nesta direcção e no seu trabalho. Aliás, nos últimos tempos tem-me surpreendido particularmente o desaparecimento da 'oposição' benfiquista. Sobretudo porque há alguma personagens que costumam gostar de aparecer nos maus momentos do futebol, e por enquanto nem vê-los.

Em relação às contas, apraz-me registar os resultados positivos, com a consequente redução do passivo, e em particular enche-me de orgulho a frase "O Benfica tem, à data de hoje, 148.350 sócios, constituindo este património um dos maiores activos do Clube." Depois os outros que gozem com o LFV e o projecto do kit.

P.S.- Já agora, ainda no que diz respeito às nossas contas, é por causa de posts como este (no seguimento de um post anterior (A Avestruz) acerca de certas insinuações lançadas sobre o nosso passivo) do sempre grande Gwaihir que não dispenso a visita regular ao Ninho das Águias. Mesmo sendo um post sobre finanças (tema que nunca me agradou particularmente) conseguiu deixar-me a rir. Beber do benfiquismo recalcitrante do Gwaihir é uma renovação do meu próprio benfiquismo :)

9 Comments:

At 3/18/2006 10:37 da manhã, Blogger Harry Lime said...

pá, o vosso passivo é, mesmo depois de "cozinhado" (toda a gente cozinha os numeros, não é um ataque particular ao Benfica nem ao LFV) de mais de 200 milhões de euros. Muito parecido com o sporting, portanto.

Em relação aos sócios considero que é um numero muito bom. Agora, não sei (nem é explicado pelo relatório) o impacto previsto para cada um deles nas receitas do clube. é óbvio que é fácil fazer as contas às quotas, partindo do principio de que todos eles as vão continuar a pagar depois desta época que se adivinha sem titulos. é que temos de nos lembrar que o aumento no numero de sócios se deveu fundamentalmente ao facto do Benfica ter sido campão. E aqueles que entram por causa das vitórias também aem por causa das derrotas...

Daí que essa afirmação do "principal activo" me pareça um bocado passar graxa nos sócios. Eu pessoalmente não gostaria muito que o meu presuidente olhasse para mim como um mero "activo" do clube. Os sócios são pessoas importantes na vida de um clube e não categorias contabilisticas.

Já agora, que falamos de "activos intangiveis" onde é que está o impacto dos famosos 14 milhões de benfiquistas na contabilidade do clube? Sempren pensei que houvesse milhões de chineses, japonenes e brasileiros (como os 7 ou 8 titulares do Benfica, que são benfiquistas desde pequeninos) a comprar camisolas do Nuno Gomes e do Marcel :))))

PS. como ves esta história dos resultados financeiros é como o chivas Regal. Para uns o copo está meio cheio, para outros está meio vazio :)))

 
At 3/18/2006 10:43 da manhã, Blogger Harry Lime said...

acabei de ler o post do Ninho da Águia e para lá da retórica anti-sportinguista admito que o homem não deixa de ter razão.

 
At 3/18/2006 12:08 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Esse é o ponto principal. É que as afirmações do FSF são extemporâneas e parecem ter sido ditas de forma leviana (não vou ao ponto de dizer que o homem o fez carregado de más intenções -apenas acho que estava mal informado quando falou).

A questão dos sócios serem o principal activo é simples: as receitas de quotização são as tais que são mais ou menos fixas, e com as quais se pode contar sem se estar completamente dependente de bons ou maus resultados desportivos. Os sócios são na verdade um 'activo' quando falamos puramente de contas, mas isso não quer dizer que sejam apenas um activo na vida do clube. Quanto aos 14 milhões, a importância deles tem mais a ver com possíveis receitas de marketing, e é o que torna a marca Benfica mais valiosa.

Também não acho correcto que fales de números 'cozinhados', porque não vejo qualquer motivo para o fazeres. Como podes ver, os números são apresentados à CMVM (o Benfica não é ainda cotado em bolsa, mas conforme te disse tem o processo a decorrer), e são auditados. Tal como o LFV desde que chegou ao Benfica sempre gostou de dizer, o tempo da contabilidade de mercearia nos clubes acabou.

 
At 3/18/2006 7:32 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Não concordo que os numeros das quotas sejam independentes dos resultados desportivos. Deixa que passem dois anos sem o Benfica ganhar nada e vais ver o numero de sócios pagantes adescer outra vez. (o mesmo acontece no sporting, atenção)

Aliás, essa parece ser a grande fraqueza do Benfica: a maior parte dos vossos ganhos são dependentes do futebol e dos resultados desportivoas. Não têm feito grandes vendas de jogadores, nem têm investimentos extra-desportivos. E o dinheiro da CL só chega se a equipa se apurar e tiver uma boa carreira. Este ano aconteceu-vos mas para o ano pode não acontecer. De modo que esse é um calacanhar de Aquiles da estratégia do Benfica.

O Sporting optou por um caminho diferente. Optou por investimentos em áreas extra-desportivas (o imobiliário neste caso) para suportar o desporto em anos de "maré baixa".

Eu não penso que a ideia fosse má. O problema é que a concretização correu horrorosamente mal (a Alvaláxia é um nojo!).

Por isso, calculo que neste particular (e só neste!) eu tenha de dar o braço o torcer aos benfiquistas. Mais vale uma estratèggia imperfeita que funciona do que uma estratègia espectacular que dà para o torto. E foi isso que aconteceu com o Sporting com a aposta no imobiliario e da alvalaxia.

 
At 3/18/2006 8:05 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não me parece que o caso seja como o descreves. Grande parte das receitas neste momento já vêm de outras fontes, relacionadas com a venda da marca Benfica, receitas de marketing, naming, etc. Aliás o projecto sempre passou por tornar o Benfica o menos dependente possível dos resultados desportivos.

Quanto aos sócios, mesmo quando o Benfica andava mal conseguia ter cerca de 70 a 80 mil sócios com as quotas em dia. Neste momento esse número eleva-se aos citados 148.000. Por isso não acredito muito que, mesmo se alguns sócios deixarem de pagar quotas, o número caia dramaticamente.

E o Benfica também realizou investimento noutras áreas. O complexo do novo estádio da Luz é exactamente isso: um complexo desportivo, com dois pavilhões para as modalidades e piscinas (o Benfica deve estar prestes a anunciar contratos de naming para o Pavilhão nº2 e para as piscinas, e provavelmente para o novo centro de estágio no Seixal, a exemplo do que já fez com o pavilhão nº1) e uma área comercial. Se isto parece resultar com o Benfica e no vosso caso a Alvaláxia não, só pode ser por mau planeamento. Talvez excesso de optimismo, ou sobredimensionamento, não sei.

Claro que isto não muda uma realidade flagrante: o Benfica tem um passivo de 300 milhões de euros, e ainda tem um longo caminho a percorrer, que não admitirá grandes desvios ou loucuras. Não me dá nenhuma satisfação andar a dizer 'O teu passivo é maior que o meu'. Mas os resultados deste relatório satisfazem-me porque demonstram que o projecto é viável, e significam um passinho dado na direcção certa.

 
At 3/18/2006 9:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O meu problema com o Vieira & Veiga não é a parte de gestão. O meu problema é eles não perceberem patavina de futebol. As contratações do Benfica nos dois últimos anos foram todas falhadas. Bastava termos contratado um jogador de jeito para estarmos tranquilos neste campeonato.

O Benfica tem menos um ponto que a época passada, e nos golos marcados e sofridos a diferença é também +-1. Nós estamos na mesma, os lagartos e andrades é que melhoraram ligeiramente (se bem que não sei porquê, não acredito que o esporte não estoire nas próximas jornadas).

Nos últimos anos o Benfica perdeu Tiago, perdeu o lateral traidor, vai perder o Simão no final da época. Nenhum dos jogadores que entrou nestes dois anos compensa uma só destas saídas. O facto de termos um plantel maior disfarça a perda global de qualidade, mas precisamos de contratar alguém que faça a diferença.

O Vieira deve continuar a gerir o Benfica, mas deve mandar o Veiga embora, o homem não trouxe nada ao Benfica. Estou farto de Paulos Almeidas e Marceis.

 
At 3/18/2006 9:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É gratificante veificar que finalmente já tratam os fcp´s por "andrades". Acreditem: é a melhor forma de picar os miolos aos escravos do pinto da bosta.
A propósito: onde parará a carolina?

 
At 3/18/2006 11:56 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Olha que eu sou Andrade de nome, e não sou FCP. Por isso não me agrada estar a tratá-los por andrades ;)

 
At 3/20/2006 10:01 da manhã, Blogger Mr. Shankly said...

"As contratações do Benfica nos dois últimos anos foram todas falhadas"
Leo, Anderson, Nélson, Dos Santos, Miccoli, Karagounis...tudo falhado!

 

Enviar um comentário

<< Home