segunda-feira, janeiro 22, 2007

Feliz

Foi preciso sofrer, muito por culpa própria, mas o Benfica lá conseguiu ser feliz, dar a volta ao resultado, e marcar presença na próxima eliminatória da Taça de Portugal.

A forma como o Benfica se apresentou em campo foi, em termos tácticos, um regresso a um passado não muito distante, com o Nuno Gomes a alinhar praticamente sozinho no ataque. Não sei se apenas como resultado disso, ou se também por culpa da atitude da própria equipa do Benfica, a verdade é que não há quase nada a dizer acerca dos primeiros quarenta e cinco minutos. Foi um aborrecimento atroz, quase sem oportunidades de golo, julgo que os remates feitos se podem contar pelos dedos de uma mão. Parecia que o jogo se passava quase todo ali na zona do meio campo, com pouca progressão e muitos passes errados. É que se o Benfica pouco fazia em termos atacantes, a U.Leiria ainda menos fazia.

Na segunda parte o Benfica pareceu entrar um pouco mais decidido em dar alguma velocidade ao jogo, e logo no primeiro quarto-de-hora conseguiu aproximar-se mais da baliza leiriense e dar mais emotividade ao jogo do que tinha conseguido durante toda a primeira parte. Só que, contra as expectativas, e naquele que deve ter sido o primeiro remate que fizeram à nossa baliza, a U.Leiria marcou. Foi na sequência de um livre, em que o Harison cabeceou a bola de costas para a baliza, mas com bastante força de forma que o Quim não a conseguiu deter. Já há muito tempo que não me lembrava de ver o Benfica sofrer um golo (tenho a impressão que o último golo sofrido tinha sido em Old Trafford). Foi preciso isto para que o nosso treinador acordasse, e se decidisse finalmente a fazer entrar um segundo avançado em campo. A diferença foi como que da noite para o dia.

Mal o Mantorras entrou, quase marcou de cabeça, na sequência de um canto. Poucos minutos depois marcou mesmo, mas o golo foi anulado por fora de jogo. Aliás, este continua a ser o maior defeito do Mantorras, já que nos minutos que se seguiram voltou a deixar-se apanhar algumas vezes nesta situação. Mas o importante era que agora parecia evidente a incapacidade da defesa leiriense para tapar os caminhos para a baliza. O Benfica carregava e jogava cada vez mais perto da área adversária, e as oportunidades iam surgindo. Mas foi só a dez minutos do final que o empate acabou por surgir. O Simão marcou um livre sobre a esquerda, e no estádio até me deu a sensação que a bola tinha entrado na baliza do Leiria sem que ninguém lhe tocasse, mas afinal o golo foi do Nuno Gomes, que ainda lhe tocou ao de leve com a cabeça. E cinco minutos depois, estava concretizada a reviravolta, com um golo muito bonito do Mantorras. Gostei muito de ver a forma como ele reagiu ao mau alívio do defesa leiriense, rodando rapidamente sobre o seu marcador e rematado de pé esquerdo para o fundo da baliza. Eu não sou daqueles que faz um banzé de cada vez que o Mantorras se levanta para aquecer, mas tenho um carinho especial por este jogador, e fico sempre contente quando o vejo marcar. Quando ainda por cima ele marca um golo importante, que nos dá a vitória no jogo, fico ainda mais contente.

Claro que o destaque maior deste jogo acaba por ir para o Mantorras, não só pelo importante golo marcado, mas também pela forma como a sua entrada em campo mudou completamente o jogo. Mais uma vez o Simão esteve em bom plano, sendo dos jogadores mais esclarecidos do Benfica mesmo durante os piores períodos. De negativo fica mesmo aquela péssima primeira parte. O Benfica não pode voltar ao hábito de dar quarenta e cinco minutos de avanço ao adversário.

Agora, que venham os próximos.

21 Comments:

At 1/22/2007 9:21 da manhã, Blogger Pedro said...

Santos sempre afirmou q o losango era a melhor forma de encaixar o Rui Costa. Afinal temos Rui Costa no 11 inicial e o gajo opta por um 4-3-3...Não dá para perceber.

Muito menos se percebe o pq de Mantorras não jogar mais vezes. Tem mais ocasiões de golo em 15 minutos q Nuno Gomes em 180...

 
At 1/22/2007 10:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Também fiquei feliz com a vitória, apesar da exibição pouco conseguida, mas interessa é que a taça ainda pode ser nossa.
Quanto ao teu anterior post, choca-me um pouco a unanimidade acerca da "gestão amadora" da nossa Direcção. Esperem até ao final da Janeiro, e depois critiquem, se houver razões para isso. Quando o Alcides saíu não se imaginava que ia aparecer uma proposta louca pelo Rocha (além de que o Alcides não era nosso e penso que ninguém tem a certeza se o poderíamos segurar ou não!). Certo é que por causa do erro negocial com o Manuel Fernandes, o Benfica não podia perder esta oportunidade de encaixar 10 milhões de euros (Dubai+Kikin+Rocha). Agora claro que precisamos de mais um central e um avançado, mas vamos esperar para ver...

 
At 1/22/2007 10:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Aliás, possivelmente muitos dos que "massacram" aqui a nossa Direcção são os mesmos que há uns meses também diziam que era um crime não ficarmos com o Miccoli a ganhar 200.000 €/mês, para fazer um jogo por mês, na melhor das hipóteses!
Pedro, quanto à tua pergunta sobre o Mantorras, o FS já deu a resposta que nenhum de nós queria ouvir, e que mais ninguém teve tomates para dizer, ele não aguenta muito tempo, infelizmente!

 
At 1/22/2007 11:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Uma vez mais demos 45 minutos de avança ao adversário (foi tipo Naval) e depois tiveram que correr atrás do prejuízo. Desta vez conseguiram dar a volta, mas muitas vezes não foi assim.

Quanto ao resto, vê-se bem a diferença do Benfica com 1 ou 2 pontas de lança fixos, só o treinador insiste em jogar num 4-5-1 que deixa o Nuno Gomes completamente isolado lá na frente, presa fácil dos centrais. E agora estamos reduzidos a dois pontas em todo o plantel, pois um só pode jogar 45m no máximo e o outro passa a vida lesionado (mas em Itália nunca se lesionava e fazia quase 30 jogos por época).

 
At 1/22/2007 11:41 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A mesma angustia de sempre, a mesma exibição medíocre, a mesma falta de classe global, o Nuno Gomes de sempre (muito mau!!!) e uma sorte incrível no final...
Não merecemos isto e não tem de ser sempre assim...
E se sair o Simão, fica o Ma(n)u!!!

Saudações benfiquistas

 
At 1/22/2007 12:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ó pedro e outros k andam por aí..se o mantorras jogasse completamente sozinho la na frente eu queria ver quantos ele marcava....

 
At 1/22/2007 1:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Antes de se porem a fazer contas lembrem-se do seguinte:

-O Fonseca custou 3.5 e vai por 3.6, mas só metade é que pertencia ao Benfica
-O Braga detinha 15% do passe do R.Rocha.

Agora descontem os valores pelo que custarão os novos reforços.

 
At 1/22/2007 2:43 da tarde, Blogger Pedro said...

O Mantorras sozinho não rende tanto. Viu-se na primeira época no Benfica, antes da lesão.

Nem ninguem está a pedir q o Mantorras jogue sozinho. Apenas se pede q ele jogue mais.

 
At 1/22/2007 5:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

MISERÁVEL GESTÃO DESPORTIVA
Quem me conhece sabe que não morro de amores por Ricardo Rocha, mas deixá-lo partir assim? Cometem-se os mesmos erros que em 2006. Lembram-se das dispensas de Manuel dos Santos e de João Pereira? Não, não eram estrelas, mas bem aproveitados até eram alternativas.... Este ano sucede o mesmo.
Depois de Alcides se ir embora, Rocha também vai. Ou seja, uma equipa que luta pelo título, pela taça e pela uefa fica com apenas 1 defesa direito e 2 centrais. E se alguém se aleija? No ataque é a pobreza franciscana que se vê. Jogar com Nuno Gomes é jogar com dez, tendo como suplente Mantorras. E continuamos a torrar dinheiro em pseudo - avançados...
No meio - campo, Rui Costa arrasta-se (já não tem velocidade para estas andanças) e faltam-nos alternativas válidas a Petit, Katsouranis e Simão. Curto, muito curto....
Pelas minhas contas, com um plantel tão curto, o cansaço virá ao de cima, por isso não estou muito optimista. talvez a Taça de Portugal, talvez....

UM EXCELENTE RESULTADO PARA UMA PÉSSIMA EXIBIÇÃO
Mais uma vez Mantorras salvou o Benfica, não só pelo golo que marcou, mas fundamentalmente por aquilo que jogou e fez jogar. Realmente é uma pena este jogador não ter pedalada para os 90 minutos, seria um caso muito sério, não fosse a incompetência de alguns.... Uma primeira parte horrível e uma exibição miserável foram as notas dominates dos primeiros 45 minutos. Já depois do golo da União de Leiria, a equipa acordou e conseguiu inverter o rumo dos acontecimentos, mas com muita sorte. Valeu-nos S.Pedro.... Mantorras.
Quanto aos destaques, não há muito a dizer. Simão, como sempre, acima dos outros; Nuno Gomes uma autêntica miséria ( e para mal do Benfica... sem alternativa); Nélson a precisar de uns valentes açoites já que comete asneiras atrás de asneiras a defender (e para mal do Benfica, também sem alternativa).
P.S: Louvo Fernando Santos pela coragem demsonstrada ontemno flash - interview. Finalmente, alaguém encara a verdade e afirma que Mantorras não tem capacidade para os 90 minutos de jogo.
Maluco do Futebol

 
At 1/22/2007 7:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Super, não são 5M mas sim 4.25, pois o Braga detinha ainda 15% de uma eventual venda. E vamos ter que ir ao mercado buscar um substituto para o RR.

"Acima de tudo porque e' a avantesma do Santolas a tomar estas decisoes."

Olha que não sei. Veio nos jornais que a lista que ele (Santolas) elaborou não constava nenhum dos titulares. Dito por ele mesmo.

Isto chega a Janeiro e o frio pára-lhes o cérbero. No ano passado foram buscar um pacote de jogadores que não valiam nenhum (e já sairam, estão emprestados ou no banco); este ano vendem dois titulares, deixando a defesa só com 2 centrais e na frente 1 avançado e duas metades de um avançado.

 
At 1/22/2007 7:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Super, tens aqui dois artigos para leres e meditares:

http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=14501.0

http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=14518.0

No 1º escreví que desde Janeiro de 2006 se andam a comter erros graves na gestão das compras e dispensas; no 2º dá para ver que foram comprados 32 ou 34 jogadores em 3 anos, e pelo menos 20 dessas compras depois de termos sido campeões com o Trap.

 
At 1/22/2007 8:05 da tarde, Blogger último! said...

Ou seja continua tudo na mesma, lê-se os comentários dos anti-benfiquistas e todos fala mal mesmo que não haja polémica, arranja-se.
Até a barbaridade da desculpa do “Domingos haja Paciência”, é ridícula mas dos inimigos já espero essas coisas e adoro a raiva que cada vitória Benfiquista lhes provoca.

Fico mesmo triste é que um blog Benfiquista seja exactamente igual... como queremos respeito se não nos respeitamos.

Senão vejamos:

O Fernando Santos é muito mau mas continuamos em 3 frentes e temos mais pontos do que o ano passado.

O Nuno Gomes não joga nada mas já é um dos melhores marcadores de sempre do glorioso.

O Vieira que tirou o Benfica do buraco e ainda está limitado financeiramente por tudo o que foi feito anteriormente mas voltou a colocar o Benfica na Europa, é mau gestor.


Sinceramente cada vez há menos paciência, tenham calma e confiem na direcção tudo está a ser feito com moderação, até porque sem dinheiro é necessário muito equilíbrio.

As coisas levam tempo, todos sabem que o campeonato é condicionado, felizmente com a entrada da Morgado parece que os árbitros estão a afrouxar novamente, pensavam já estar safos?

É verdade que a critica pode ser positiva mas creio que esta direcção não o merece.


Abraços e força Benfica

 
At 1/22/2007 9:04 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ratogoleador estou completamnete de acordo contigo em tudo o que disseste....aqueles que dizem mal do Nuno, dão me nojo!!
Força BENFICA

 
At 1/22/2007 10:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ratogoleador, se não entendes a diferença entre críticas fundamentadas e anti-benfiquismo primário, o problema é só teu. Mais ninguém aqui mistura as águas.

Confiar nas direcçãões nunca significou passar um cheque em branco. E se sem dinheiro é preciso haver equilibrio como explicas negócios desastrosos como o Morcela que custou 3.5M ou os 5 anos de contrato que meteram à frente do Moretto, ou os Manducas e Roberts e 30 e tal jogadores em 3 anos? E o Fonseca por 5 meses? Deveria era ser o contrário, por não haver dinheiro vão-se buscar poucos mas com qualidade superior ou apostam-se em jovens promessas mas que venham baratinhos. E mim não me interessa ter mais pontos que no ano passado, interessa é ter mais pontos que Porcos e Sportém este ano. E isso não acontece.

Ser benfiquista não é ser-se porquista onde seguem o porco-mor em rebanho, ou ser-se lagarto onde se os sócios dizem não à venda do entulho, logo arranjam maneira de o Conselho Bovino dizer sim e passar por cima dos sócios.

 
At 1/23/2007 10:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Rato, obrigado por um artigo inteligente e com bom senso.
Obviamente estão a exagerar e a disparatar nas críticas referentes a esta época! O Kikin claramente não se adaptou (e eu dizia e continuo a dizer que é um grande avançado), mas foi vendido com 1 milhão de euros de lucro! O Rocha tem quase 29 anos, não é indiscutível na Selecção, e estamos a vendê-lo por 4 milhões e tal de euros (já descontando a parte do Braga!). O Alcides não era nosso jogador, e temos o Pedro Correia para alternativa ao Nélson (ou já não se confia nos jovens quando não interessa?). Faltam de facto um central e um avançado, mas pode ser que se consiga jogadores bons a baixo custo.
Quanto à pergunta se o Benfica está tão necessitado de dinheiro, o Domingos Soares já deu essa resposta há muito tempo dizendo que tem de encaixar anualmente 10 milhões de euros (por agora, pelo menos), logo como o negócio da venda do Manuel Fernandes foi ao ar, tivemos que arranjar outras soluções.
Culpar o FS é ridículo, e já cheia a mania da perseguição; ele afirmou claramente que por ele o Rocha NÃO saía...quanto ao facto de ele saber ou não avaliar jogadores, pergunto-vos o que vocês sabiam do craque Katsouranis há um ano?
Obviamente não temos que "seguir em rebanho", mas não é com uma constante crítica fácil e sem fundamentos que vamos a algum lado!

 
At 1/23/2007 12:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rato, compreendo a tua perspectiva mas a realidade é que o que foi feito nos ultimos anos em materia de gestão desportiva foi mau demais.Lentamente foi destruida toda a equipa cujas bases foram construidas pelo Camacho (always on my mind)e que permitiu sermos campeões.Com a agravante do plantel ser uma manta de retalhos, escolhido e gerido pelo treinador do momento. o Benfica não tem politica desportiva.Com o dinheiro gasto tinha-se não muito dificilmente retocado o plantel com jogadores de valia.
O LFV tem muito mérito na gestão financeira e na recuperação do clube, mais, apesar de não ser um grande apoiante, reconheço que deve ser o mais trabalhador dos presidentes que já conheci (e já la vão uns anitos).Agora quanto à gestão desportiva não tem sido feliz, ele e o Veiga são bons negociantes mas são péssimos gestores desportivos.
Eu tambem quero acreditar e sei que no futebol se vai dos céus aos infernos em menos de um fosforo, mas a constante intranquilidade e falta de uma politica desportiva objectiva
leva a que os benfiquistas tenham todo o direito a criticarem este estado de coisas, porque no fundo o Benfica são eles.
No Benfica ninguem pode ser acusado por delito de opinião, isso são praticas de outros clubes.

 
At 1/23/2007 1:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Varzim? Hummmm....são sempre bem vindos.

Vai um galáctico? http://sosiasdabola.blogspot.com

 
At 1/23/2007 1:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

born again Indio, 5 estrelas.
Aliás, se temos sido eliminados da Taça (estivemos a 10 minutos de isso aconteçer), estavamos aqui todos a pedir a cabeça do Veiga, do LFV, do Santolas.

A política desportiva do Benfica não pode ser uma coisa conjuntural, mas sim estrutural. E a contratação de 34 jogadores em 3 épocas, com 3 treinadores de escolas diferentes (escola italiana, holandesa e do Zé do Boné).

 
At 1/23/2007 1:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

born again Indio, 5 estrelas.
Aliás, se temos sido eliminados da Taça (estivemos a 10 minutos de isso aconteçer), estavamos aqui todos a pedir a cabeça do Veiga, do LFV, do Santolas.

A política desportiva do Benfica não pode ser uma coisa conjuntural, mas sim estrutural. E a contratação de 34 jogadores em 3 épocas, com 3 treinadores de escolas diferentes (escola italiana, holandesa e do Zé do Boné) não mostra trabalho de profundidade, apenas navegação à vista.

 
At 1/23/2007 3:35 da tarde, Blogger último! said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 1/23/2007 3:37 da tarde, Blogger último! said...

Starblade,

Quando afirmas:

“se não entendes a diferença entre críticas fundamentadas e anti-benfiquismo primário, o problema é só teu. Mais ninguém aqui mistura as águas.”

Esqueces que não estou contra ti nem contra nenhum benfiquista, só temos uma maneira diferente de ver o nosso clube.

Respeito as tuas opiniões mas quanto ao fundamento das criticas acho que falar é muito fácil, a herança pesada que esta direcção herdou era demasiadamente grave e parece que já esqueceste isso infelizmente as contas não esquecem.

Todas as opções são criticáveis principalmente em relação a equipa, claro que preferia
contratar estrelas mas estou ciente que isso seria a morte do glorioso, a paciência que peço é para o trabalho louvável do LFV, trabalho esse que não merece criticas fáceis, só isso.

Até porque as criticas em relação as contratações deverias guardá-las para o fim do mês, pode ser que tenhas surpresas!

Claro que há opções erradas no Benfica mas também as há em todos os clubes só que as do Benfica são hiperbolizadas pela imprensa e é isso que critico.

O Marcel foi claramente uma aposta falhada mas achas que a direcção fez de propósito. Mesmo sem dinheiro conseguiram trazer internacionais para a nossa equipa agora imagina com dinheiro.

Mesmo contra tudo e contra todos vou defender sempre o nosso treinador e a nossa equipa mas estarei atento pois concordo que não deveremos passar cheques em branco a nenhuma direcção mas confio no trabalho desta, primeiro o equilíbrio só depois poderemos investir resta-nos ajudar como podemos apoiando e pagando as cotas pois como diz o Presidente está nas nossas mãos.

Enquanto mudarmos de treinador todos os anos as opções/opiniões são sempre diferentes se conseguirmos manter o mesmo treinador creio que as saídas e entradas falham menos.

Abraços

 

Enviar um comentário

<< Home