sexta-feira, abril 13, 2007

Strike two

Confesso que quando escrevi este post na Tertúlia, fi-lo mais como uma forma de desabafar a minha irritação para com o nosso treinador que se tem vindo a acumular, e não como alguma espécie de agoiro para esta noite. Mas parecia que estava a adivinhar. É fácil deixarmo-nos enganar por alguns instantes ou situações de um jogo, e esquecermo-nos que o Benfica teve, esta noite, um desempenho absolutamente horrível durante praticamente oitenta dos noventa minutos de jogo, especialmente sabendo-se que havia uma necessidade imperiosa de vencer este jogo. Até pareceu que o apuramento estava ali mesmo, à mão de semear. Mas bem vistas as coisas, esse apuramento esteve sempre, sempre muito longe.

Entrou o Rui Costa na equipa, saiu o Katsouranis, e bem, porque é por demais evidente a falência física de um dos nossos jogadores mais importantes esta época. Para além disso apenas uma outra pequena alteração, que foi a troca do posicionamento dos centrais, jogando desta vez o Anderson mais sobre a direita e o David Luiz sobre a esquerda. Talvez isto seja uma forma de começar a preparar o regresso do Luisão, rotinando o David Luiz à posição que poderá ocupar quando isso acontecer? Do outro lado o Espanyol apareceu num 4-2-3-1, com o Pandiani como elemento mais avançado, Luis Garcia e Riera nas pontas, e De La Peña nas costas do avançado. E como tem sido hábito ultimamente, não entrou bem o Benfica no jogo. O nosso futebol era lento e previsível, e não parecia haver maneira de furarmos a boa organização defensiva dos espanhóis, sobretudo porque a maior parte dos jogadores ficavam estáticos a olhar para o colega que transportava a bola, e os resultados mais frequentes eram uma excessiva lateralização do jogo, ou então o recurso ao chutão directo da defesa ou do meio-campo defensivo para a frente. Os espanhóis, por sua vez, pareciam ter o jogo relativamente controlado. Trocavam a bola com grande liberdade e facilidade (chegou a ser irritante as vezes que o De La Peña era deixado completamente à vontade para a receber), e iam jogando à velocidade que lhes convinha, ou seja devagarinho, ou até mesmo parados, recorrendo frequentemente à simulação de lesões. No Benfica, a única grande excepção era o Léo, que foi dos poucos que tentava imprimir alguma velocidade ao jogo. Pelo andar da primeira parte, parecia-me difícil que o Benfica conseguisse alguma coisa: houve apenas duas situações de maior emotividade, uma pelo David Luiz na sequência de um canto, e outra pelo Miccoli à beira do intervalo, em que ele não conseguiu ultrapassar o guarda-redes adversário. Muito pouco, portanto, e o suficiente para me deixar bastante apreensivo para a segunda parte. Em conversa com o Gwaihir, ao intervalo, também ele não parecia estar particularmente confiante.

Sem alterações na equipa ao intervalo, pelo menos mudou um pouco a atitude na segunda parte. Os jogadores pareceram pelo menos estarem dispostos a tentar mesmo que, na minha opinião, não mostrassem capacidade para conseguir dominar o jogo. O Espanyol retraiu-se perante a pressão do Benfica, mas apesar de agora o jogo se desenrolar quase todo dentro do meio-campo deles eram poucas as oportunidades reais de golo a serem construídas, e a qualidade do nosso futebol deixava muito a desejar. É que esta noite nem sequer o Simão conseguiu fazer a diferença e, mais preocupante, fiquei com a sensação que também ele mostrava sinais de cansaço, algo que não é nada habitual no nosso capitão. Mas tivemos então aqueles cerca de dez minutos surreais, que poderiam ter decidido o jogo a nosso favor: o Nuno Gomes vê um remate a centímetros da linha de golo ser salvo por uma defesa impossível do guarda-redes espanhol, logo a seguir o Miccoli atira ao poste, e pouco depois é o Rui Costa quem, num livre, volta a colocar a bola no poste. Durante estes dez minutos o Benfica jogou mais e melhor do que em todo o resto do jogo. O público pareceu finalmente acreditar, a equipa motivou-se, e os espanhóis assustaram-se e acantonaram-se perto da sua área tentando sobreviver ao assalto do Benfica.

O Nandinho viu isto, deve ter achado que era inadmissível, e resolveu meter as mãos na massa. Mandou o Derlei e o Katsouranis para dentro do campo, o primeiro para aquela posição em que tem rendido como o caraças (extremo-direito) e o segundo para a direita, não sendo nem lateral nem médio, e ficando a equipa disposta numa espécie de 3-3-4, optando pelo estilo de jogo vulgarmente conhecido por 'pontapé para a frente e fé em Deus'. O efeito foi imediato e fulminante: o Benfica morreu ali mesmo. Ficou bem morto e enterrado, e nunca mais, nos quinze minutos que ainda se jogaram, conseguiu voltar sequer a rematar á baliza adversária. O fim do jogo chegou com o nulo no marcador, e com a vitória justa do Espanyol na eliminatória. Num total de cento e oitenta minutos de jogo que esta teve, o Benfica limitou-se a jogar cerca de trinta: vinte na primeira mão e outros dez nesta. Eu sei o que vi hoje, podem vir com as desculpas do 'azar', e tentar resumir o jogo todo àqueles dez minutos e às três oportunidades flagrantes criadas nesse período, que eu continuarei a achar que o Benfica esteve miserável esta noite, quando tinha tudo para, se resolvesse jogar realmente 'à Benfica', atingir as meias-finais da Taça UEFA.

A equipa esteve relativamente mal esta noite. As excepções foram o Léo e o Rui Costa. O tal que, segundo o Nandinho, 'não está ainda em condições de fazer os noventa minutos'. Mas fê-los mesmo, do primeiro ao último segundo. O Nélson esteve muito mal, o David Luiz deve ter feito neste jogo mais passes errados do que nos outros jogos todos juntos, o Miccoli andou por todo o campo menos onde realmente interessava que estivesse, ou seja, junto à área, e nem o Simão escapou à mediania geral. Foi quase sempre batido em antecipação, e pela primeira vez esta época pareceu-me cansado. Também tem direito.

Agora foi-se a Taça UEFA, depois de ter ido a Taça de Portugal, e resta-nos acreditar que estamos a lutar pelo título. O Nandinho assim o disse. Gostava muito que assim fosse, mas por um lado não acredito muito que em seis jogos o FCP falhe duas vezes, e por outro, tendo em conta o que tenho visto na nossa equipa (e não estou sequer a falar apenas dos últimos quatro jogos - que não vencemos - estou também a falar dos jogos anteriores a estes, em que ganhámos mas muito à tangente, e já com a equipa a dar indícios do que poderia vir a acontecer) também me custa a acreditar que não escorreguemos mais algumas vezes. Para me motivar tenho o prazer de ver no banco da minha equipa um 'líder' que vem para a imprensa dizer que tem um jogador gordo (levando logo com a resposta à letra de seguida), outro coxo que não aguenta noventa minutos (que, mostrando o quanto é válida a autoridade do treinador, já veio dizer que não senhor, que pode muito bem jogar os noventa minutos), ainda um outro que, como só jogou metade dos jogos esta época, também não tem ritmo para jogar noventa minutos (depois joga-os mesmo, e se no próximo jogo não estiver em condições a culpa é obviamente do jogador ou, em alternativa, do 'azar'), tem ainda um guarda-redes que se treina pior do que os outros, e que portanto não merece confiança, e ainda consegue ter umas camadas jovens que não servem para nada (é melhor considerar adaptar o Beto a central do que pensar sequer em chamar um jogador jovem, por exemplo). É a eterna nuvem negra da desgraça que paira sobre a cabeça do Nandinho, trovejando e causando-lhe aquele ar que é um misto de enfado, resignação e padecimento. O homem chega a dar-me pena.

Ah, e para me motivar ainda mais, já posso começar a deleitar-me em antecedência com a pespectiva de mais uma época a ver este belíssimo exemplar de treinador a comandar os destinos da equipa de futebol do meu clube. Isto enquanto nas bancadas da Luz esta noite estava a assistir ao jogo um verdadeiro treinador de futebol, que por acaso está desempregado e que, também por acaso, gosta muito do Benfica. Será que o LFV, já que é amigo do Dias da Cunha, não podia ir perguntar-lhe como foi que a lagartagem fez para despedir o Nandinho enquanto ele estava fora do país numa digressão de fim de época? Eu peço desculpa por este desancar do Nandinho, tenho-me contido durante a época por uma questão de 'estabilidade' e por querer dar tempo ao homem de provar que eu estava enganado sobre ele, mas já me é difícil aguentar.
A saída da Taça UEFA aos pés de um Paços de Ferreira do país vizinho é-me demasiado difícil de engolir. Já perdemos as duas taças, a Liga está muito difícil (e pior de tudo, o homem conseguiu fazer-me deixar de acreditar que é possível conquistá-la), e a luta pelo segundo lugar de pouca consolação me serve.

68 Comments:

At 4/13/2007 2:47 da manhã, Blogger Pedro said...

Fui para a Luz com o sentimento que não ía correr bem. Aliás após o empate em Aveiro q senti q o SLB não ía passar a eliminatória.

Mas mesmo assim não consegui conter a raiva q tinha dentro de mim. A raiva contra Fernando Santos pelo simples facto de tudo isto ser prevsível. De tudo isto ter sido previsto por mim(e por mais uns quantos é certo) já há longas semanas. Era por demais evidente q esta equipa nunca conseguiria chegar a esta fase com indices fisicos aceitáveis pois foi espremida ao máximo. E, qd se chega a esta fase da época, e um jogador como o De la Pena corre mais q os nossos está tudo dito.

Acusaram-me de não fazer sentido nenhum pedir a cabeça do treinador antes deste jogo. Aposto que agora dizem q não faz sentido nenhum pedir a cabeç do treinador enquanto estivermos a lutar pelo segundo lugar. And so on ... Com a saída de Santos a equipa respiraria muito melhor e isso podia ter sido fundamental para este jogo. As palvras, mais que justas, de Mantorras no final do jogo dizem tudo. Aquele balneário deve estar em polvorosa. Santos destruiu algo que demorou anos a construir: destruiu uma equipa!

E agora? Q futuro? Luisão quererá ficar? E Simão? E Rui Costa??

Uma época q tinha tudo para ser perfeita acba por ser um pesadelo. Culpa unica e exclusivamente do engnheiro. Uma oportunidade de ouro para voltaremos ao sucesso europeu deitada por terra aos pés de um Espanhol de Barcelona...é vergonhoso.

Há muito para falar de jogadores, erros inaceitáveis de alguns. Mas senti que deram tudo mas as pernas não deram para mais.

 
At 4/13/2007 3:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caros amigos,

Tratou-se, tão só, da consumação de uma situação que só passava desapercebida a quem queria.
Infelizmente, e apesar de ter o mais vermelho dos corações, há muito que vinha referindo - aqui, mas fundamentalmente nos círculos de amigos e sofredores vermelhos - que o trabalho de FS estava a redundar num miserável resultado, que a entrega e a qualidade de alguns jogadores - e, muitas vezes, uma felicidade para além do normal... - iam minorando, já que os resultados iam aparecendo (muito mais que as exibições...).

Quando alguns, certamente animados das melhores intenções (estabilidade, ..., blá, blá, blá...), defendiam que era preciso dar tempo ao tempo, eu só me perguntava se seria necessário que o barco se afundasse, primeiro, para depois salvar alguma coisa.
Não passámos da fase de grupos na CL, depois de nos termos classificado em 3º lugar num grupo extremamente acessível, e depois de uma postura e de exibições execráveis, como, por exemplo, a de Copenhaga. Mas havia que dar tempo ao tempo, pois ainda estávamos na Taça UEFA, na Taça de Portugal, e na corrida pela vitória no campeonato.
Saímos da Taça de Portugal de forma absolutamente miserável, aos pés desse colosso que é o Varzim (!!!). Mas havia que dar tempo ao tempo, pois ainda estávamos em duas frentes (Campeonato e UEFA).
Depois, apanhámos aquele susto medonho na disputa de uma eliminatória da UEFA com uma equipa a lutar para fugir à descida à 2ª divisão francesa. Já depois de um anterior ameaço na eliminatória com uns tais do leste que semanas antes haviam estado a estagiar em Portugal e a levar pancada de tudo quanto era clube das divisões secundárias. Mas, mais uma vez, havia que dar tempo ao tempo, pois ainda estávamos a lutar pelo campeonato...
Depois, fomos saindo, indigna e vergonhosamente, da luta pelo campeonato, com exibições do mais medícore que se poderia imaginar, falhando vez após vez, num claro prenúncio do descalabro total, que se adivinhava a muito curto prazo. Mas, havia que dar tempo ao tempo, porque estávamos, apesar de tudo, às portas das meias-finais da UEFA, que podíamos ganhar (!?!?!?!?...).

E agora, que o engenheiro nos deu cabo de tudo aquilo porque se poderia lutar, falta o quê?...
Agora, só falta dizer que não se pode criar instabilidade, porque a equipa está empenhada no Campeonato da 2ª Circular...
Mas, atenção: esse, pelo andar da carruagem, também vai ir à vida...

Meus caros, mesmo que não tivéssemos suficiente conhecimento de FS e das suas capacidades, a pré-época já fora suficientemente esclarecedora.
Um erro pode ser corrigido. Uma sucessão de erros leva, inevitavelmente ao desastre. Foi isso que aconteceu.

E nós de cabeça enfiada na areia...
E continuamos!!!

 
At 4/13/2007 8:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O momento é muito emocional mas acho que é um pouco injusto estar a apontar todas as culpas a FS. Ele terá algumas, mas antes dele quem foi? e antes do Trapp? E porque é que se foi embora o Camacho? E quem é que escolhe os jogadores? Quem é que os dispensa? Sabem? Alguns será o FS, mas outros não.
Não estou a defender o FS, estou a tentar ser justo.Se esta época fosse a 1ª em que isso acontecesse, mas é a enésima, e continuará a acontecer enquanto o futebol do clube for dirigido de uma forma incompetente.
Quantos dos ultimos treinadores aguentaram mais de uma época? E Porquê? Quantas épocas tivemos sem um "distribuidor" de jogo até chegar o R.Costa (infelizmente em fim de carreira)? E há quantos anos (Por Manitu) não temos um nº9? E porquê?
A verdade é que o LFV tem gerido muito bem o clube em termos financeiros, mas em termos desportivos tem sido um autêntico desastre, e não vale a pena estar a
atacar treinadores quando a gestão do futebol não passa por eles.
O Benfica não é o Alverca.
E esta época não se venha com o habitual discurso populista do "coitadinho, fomos roubados, etc.."
é preciso encarar a realidade, o Benfica é que perdeu (ainda não perdeu a Liga, acreditar até ao fim) por culpa própria as provas onde está envolvido. E já começa a ser demais
apontar sempre o treinador, os arbitros, o secº Estado, o Pinto da Costa, ou outros fantasmas.
Se quisermos ser justos e realmente
resolver esta insistente incapacidade de ganharmos algo, é obvio que não basta culpar o treinador por muito mau que ele seja, porque ele não se auto-elegeu para o cargo, e porque muitos antes dele tambem não.

A propósito da defesa do guarda redes do espanyol, aquilo não é uma defesa do guarda-redes, aquilo é um enorme falhanço do atacante, naquela situação um guarda -redes não tem a minima hipotese a não ser
por pura incapacidade do atacante, como é repetidamente visivel.

 
At 4/13/2007 8:42 da manhã, Blogger BP said...

Agora nem me apetece apontar o dedo a ninguém, até porque para isso há muita gente... apenas digo que de uma forma romântica temos mais tempo pra descansar e atacar o campeonato; de uma forma realista... pro ano há mais e com o FSantos... :-/

 
At 4/13/2007 9:13 da manhã, Blogger dezazucr said...

Acho que apesar da fé, típica do adepto, já toda a gente previa isto. O FS é burro ou então faz de propósito, então a saída do Karagounis que até estava, embora não ao seu melhor nível, a criar algum jogo é de bradar aos céus. derlei não sei o que está lá a fazer. Mais uma vez se comprova que restos do porto não nos levam a lado nenhum. O Simão estava pelas lonas - pudera, depois do que foi obrigado a correr em Aveiro... A equipa toda cansada, de tal forma que era incrível o espaço que davam aos espanhóis para receber, parar a bola e pensarem a quem iriam passar - incrível e irritante. Como nuno gomes falha mais uma a centímetros da baliza ainda estou para perceber - no estádio pensei q tivesse entrado e o árbitro invalidado.
O que fazem Manú, Miguelito e Paulo Jorge no banco? Será que apenas servem para emagrecer os bolsos do Benfica? Manú tería servido sobejamente para ajudar em Aveiro, ele que já provou no Estrela e mesmo este ano no Benfica que para equipas pequenas é muito bom. E Miguelito? Não colocaría o Nélson no banco? Pelo menos para o motivar a estar mais concentrado? E Paulo Jorge? Era útil no início e agora não serve? Nenhuma equipa vive só de Ronaldinhos e até os ronaldinhos descansam. Quim este ano tem estado péssimo e até eu que costumava ser um grande defensor dele, prefería o Moreira e até o Moretto na baliza.

Mas pior que isto tudo é a escassa motivação que FS dá aos jogadores, que não lhes consegue incutir capacidade de jogarem concentrados, sendo que todos os jogos deste Benfica temos paragens cerebrais dos defesas. E recordo que o ano passado a mesma defesa era o sector mais forte do Benfica, sendo muito difícil sofrer golos, com os mesmos jogadores. A contrastante forma de Andersson e Nélson então nem se fala.

Ontem notava-se ainda mais algo que tenho alertado nos últimos tempos que é a falta de união e comunicação a defender. Toda gente já sabe da forma deficiente de defender do Nélson. Logo é natural que os adversários ataquem mais por esse lado. No entanto, por raras vezes vi jogadores a fazerem a dobra ao Nélson. Nem Petit nem o médio que ocupava a zona direita do campo. Ora se Nélson continuava a subir era normal que o buraco aumentasse.

Péssimo, péssimo. E mais um ano sem ganhar nada.

E desta vez a direcção tem de ouvir dos sócios, pois a contratação de FS estava condenada à partida. Ninguém gosta do homem e ele nunca mostrou competência suficiente para treinar o Benfica.
Concordo com a opinião daqueles que dizem que apenas veio porque é barato e não levanta ondas com a direcção.

Da minha parte, prefiro um treinador com tomates e que coloque a equipa a correr mais que 15m por jogo.

 
At 4/13/2007 9:19 da manhã, Blogger porco said...

Antes de mais penso que tivemos efectivamente algum azar. Aquele falhanço do N. Gomes e as 2 bolas na trave são lances de azar, mesmo tendo em conta o lance do pandiani na 1ª parte.

De qualquer das formas, no jogo de ontem o SLB confirmou tudo o que vinha sendo discutido nos ultimos dias neste blog. O que o SLB fez ontem foi um jogo esforçado. Nada mais que isso. Os jogadores esforçaram-se, correram (o que conseguiram) e deram o seu melhor. Só que nesta altura, isso não é suficiente. Simão, Petit, Micolli e Nelson estão rebentados, e já não dão mais. E como o nosso plantel só tem 12-13 jogadores...

Esperemos agora que regressando ao formato de 1 jogo por semana, se consiga estabilizar um pouco os indices fisicos. E claro, que o fcp perca uns pontos...

E já agora, adivinhem lá em que zona do estádio foram colocados os adeptos do espanhol?

 
At 4/13/2007 9:20 da manhã, Blogger dezazucr said...

Ah... e totalmente de acordo com o Mantorras. Para ter que ver amélias constantemente a falhar golos a 1 metro da baliza e ogres azuis com o manto do Benfica a arrastarem-se em campo, mil vezes o Mantorras, não coxo ou coxo (é por demais evidente), que apesar de lagarto sempre deixou tudo em campo e mesmo jogando 5/10m por jogo causa sempre mais perigo em campo do que os 90 dos outros.

Até o Miccolli já se arrasta desmotivado em campo, nota-se-lhe a falta de alegria a jogar e até já apanhou o tique dos avançados benfiquistas: à frente da baliza não se remata, faz-se uma tabelinha ou espera-se que apareça um colega - triste.

 
At 4/13/2007 9:22 da manhã, Blogger dezazucr said...

porco, o nosso plantel não tem só 12/13 jogadores, o FS é que só põe esses a jogar.

 
At 4/13/2007 9:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É muito dificil jogar mal e ganhar...

Não se pode pedir mais a jogadores desta qualidade...

O discurso conformista e derrotista do FS irrita solenemente mas somos do BENFICA!!!

Vamos lá levantar a cabeça e gritar bem alto BENFICA!!!

Tambèm eu me iludi com a possibilidade do título e o que tinha a "chorar", chorei na noite de 1 de Abril quando "perdi" com o FCP a possibilidade de ser campeão...Quem depois não ganha ao ultimo da 1ª liga portuguesa - chega á final da UEFA Cup?

Quanto ao jogo de ontem, como não vamos bater no Anderson ou no Quim, resta-nos a fabulosa dupla de avançados que não marcpam golos: "Nulo Enganador Flop" Gomes e o pequeno Miccoli...

E acreditem ser SLB hoje nesta cidade não é fácil...

Saudações benfiquistas

 
At 4/13/2007 10:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Como toda a gente sabe qual a minha posição sobre o homem nem vale a pena dizer nada... Tudo o que tinha a dizer foi dito a tempo e horas, mas preferiram deixar afundar o Benfica que reparar o rombo.

Dias Pereira, essa do "dar tempo ao tempo" é igual ao "temos que ter fé" (só crentes...) é igual ao "no final fazemos as contas".

Empata-se em Copenhaga, "no final fazemos as contas", perde-se em Glasgow no final "fazemos as contas". Quando foram a fazer as contas era só prejuizo. A eliminação frente ao Manchester não lhes serviu de exemplo.

 
At 4/13/2007 10:33 da manhã, Blogger porco said...

dezazucr:

"porco, o nosso plantel não tem só 12/13 jogadores, o FS é que só põe esses a jogar."

Como é óbvio eu sei que temos mais jogadores... Estava a (tentar) ser irónico...

 
At 4/13/2007 10:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Jogadores queimados por Fernando Santos: Manu, Paulo Jorge, Miguelito, João Coimbra, Mantorras, Moreira

Digam o que disserem estes jogadores têm potencial para serem grandes jogadores e darem muito ao Benfica, e depois venham lá dizer que a equipa não tem alternativas.
O que se viu ontem foi uma equipa cansada sem capacidade para lutar, até os próprios Simão e Miccolli andavam estoirados sem conseguir jogar a 100%, também eles foram queimados por um treinador que não os faz descansar.
Era tão simples ter sucesso com este plantel, bastava rodar com os jogadores que eu referi acima, mas Fernando Santos não confia em jogadores que pouco viu jogar, e tem medo de os meter a jogar, ora um treinador com medo de arriscar e de ter sucesso não serve para o meu Benfica!

Se Fernando Santos fica mais uma época nem valerá a pena acompanhar a equipa do Benfica, já sabemos que será mais uma época sem ganhar nadinha....ainda por cima com o polvo à solta....

 
At 4/13/2007 10:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bom!

Não faço mais comentários sobre exibições do SLB esta época. Está tudo dito!

Só mais uma coisinha, afinal: Prometi que ia de caderniho para o estádio apontar os prós e os contras do Nelsinho, não foi? Mas não cumpri! Mas, também, depois de ontem já todos me dão razão , não é?

Adiante!

Em Maio de 2006, salvo erro 21MAI, foi um dia terrível que jamais esquecerei. Tinha sido anunciada a contratação de FS. Fiquei sem pinga de sangue. A 1ª coisa que fiz durante horas foi visitar tudo o que era site, forum ou blogs de benfiquistas. Vi-os todos.
Fiquei parvo com a unanimidade! Foram milhares de vozes a dizer NÃO!
O melhor que se encontrou a aprovar o feito (sim isto é um feito... da incompetência)foi uma maia dúzia de adeptos a dizerem que talvez, e tal! Dêem tempo ao tempo, e tal! Mas mesmo estes não acreditavam muito no que diziam.

Temos vindo a assistir desde então ao derrenrolar da novela Crónica de Uma Morte Anunciada, cujo epílogo está para breve (ou será antes o fim da primeira série ?)

Termino dizendo que Nunca Tantos Tiveram Tanta Razão!

Viva o Sport Lisboa e Benfica.

 
At 4/13/2007 11:12 da manhã, Blogger Mr. Shankly said...

Acho que neste momento, e a menos que suceda um milagre na Liga (mas a mim parece-me é que ainda ficamos em terceiro), o melhor é começar a pensar em outro treinador. Espero que o processo seja mais limpo que o do Sporting. E que o LFV volte ao critério de escolha de há uns anos atrás, ou seja, estrangeiro e com prestígio. É que um grande treinador, embora caro, vale cada cêntimo na medida em que valoriza os jogadores.
Sei que é impossível, mas o Mourinho, mesmo a receber 100 mil por mês valia a pena.

 
At 4/13/2007 11:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu partilho a dor de todos, mas não vale a pena estar hoje a bater no treinador e nos jogadores todos, por muito que custe deixo essa análise para o fim da época. Agora continuo é a não concordar minimamente com opiniões que dizem que com Manú e Paulo Jorge (entre outros) podemos ser grandes. No final da época, seja como for, farei uma análise individual, dando a minha opinião de quem deve ir e ficar.

 
At 4/13/2007 12:26 da tarde, Blogger Unknown said...

Na minha opinião, o insucesso que temos tido este ano, começa no treinador, mas está longe de acabar por aí. Esta época foi mal delineada desde ínicio, perdemos o Manuel Fernandes sem que se fosse buscar um substituto e foi uma sorte n termos perdido o Simão (que teria sido de nós esta época sem ele). Falhámos mais uma vez na aquisição do tal ponta de lança. Dá a ideia que a cada época os dirigentes se preocupam em apenas formar um onze base e não uma equipa...Assim, este plantel revelou-se demasiado curto para poder dar resposta a lesões, castigos e cansaço físico. Junte-se a isto a um treinador incapaz de tirar o máximo rendimento dos jogadores que tem e a uma incapacidade de formar jogadores nas camadas jovens e obtem-se grande parte do nosso insucesso.
Para a próxima época espero que a maioria dos jogadores se mantenham e que a estes se acrescente, o tal ponta de lança, mais um médio interior(box-to-box) e mais soluções válidas no centro da defesa e na direita (principalmente). Ahh e a estes jogadores se acrescente no mínimo o Yu Dabao dos juniores e o José António Camacho(na minha opinião dos melhores treinadores que passaram nos últimos tempos pelo Benfica).

 
At 4/13/2007 12:31 da tarde, Blogger Pedro said...

Não me lembro de uma época onde o treinador tenha tantas culpas no fracasso de uma época.

Costuma haver alguns atenuantes como arbitragens, equipa fraca etc. Com Santos nada disso serve de desculpa. A culpa é unica e exclusivamente dele.
E claro de quem o contratou...

Americano. Paulo Jorge e Manu ontem tinham dado velocidade à equipa q tanto precisava, tinham dado a pressão ofensiva q o SLB necessitava e impediria os espanhois de contra atacarem da forma perigosa q sempre fizeram.Mas não..Santos meteu Derlei e Katsoranis...para q??????

 
At 4/13/2007 12:35 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Com a continuação do Nandinho no Benfica, e o voto de confiança que ele deu à equipa junior, o Yu Dabao para o ano ainda joga menos do que o Mantorras...

 
At 4/13/2007 12:39 da tarde, Blogger porco said...

"Agora continuo é a não concordar minimamente com opiniões que dizem que com Manú e Paulo Jorge (entre outros) podemos ser grandes."

A questão não é assim tão literal. Eu continuo a achar que estes (e outros) são jogadores importantes e que deveriam ter sido mais utilizados porque isso possibilitaria a alguns dos jogadores fulcrais que andam agora a arrastar-se estarem em melhores condições.

É impossivel um grupo de 11/12/13 jogadores fazer uma época inteira a bom nivel. É impossivel! E aí é que surge o papel dos que costumam ficar habitualmente no banco.

Mas algum clube tem um plantel com 22 jogadores ao mesmo nivel? Ou vejam os bancos do scp e do fcp. Estão lá grandes jogadores? Melhores que Moreira/Moretto? Karyaka? Manu? P. Jorge? ou Mantorras?

Não é com Manu, P. Jorge, Karyaka, Mantorras, Miguelito ou Diego, por exemplo, que seremos grandes. Eles não são grandes jogadores, mas são jogadores que podem, e deveriam, ter as suas oportunidades. E com eles, a serem de facto utilizados como 2ª linha, pode ser construido um bom grupo.

E foi esta falta de rotatividade que nos coloca a situação actual: eliminados da uefa por uma equipa do meio da tabela de espanha, e a 6 jornadas do final do campeonato, com grande parte dos jogadores fulcrais sem capacidade fisica para 90 min...

 
At 4/13/2007 12:42 da tarde, Blogger santiago said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 4/13/2007 12:43 da tarde, Blogger santiago said...

Sr. Engenheiro, por favor, demita-se!
www.sumodamente.blogspot.com

 
At 4/13/2007 12:53 da tarde, Blogger Unknown said...

D'arcy

Isso é verdade... :D

O Yu Dabao é mais um fetiche meu q outra coisa..n faço ideia se terá valor para se impor na equipa sénior já para o ano...nos juniores é uma máquina! A ver vamos....

 
At 4/13/2007 1:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Nao batam no ceguinho. Para voltar a dar dignidade ao Benfica há que rapidamente expurgá-lo de tudo o que feda a "andradagem". O porco da costa subrepticiamente controla o Glorioso servindo-se dos "andrades" e amigos infiltrados.Corram a pontapé com FS,Rolfos mouras pai e filho, veigas, derleis e mais alguns amigos do porco e verão que a equipa volta aos tempos de gloria.Se o Presidente não concordar em expulsar toda esta tropilha, então os sócios só têm que correr com o presidente.VIVA O GLORIOSO!.

 
At 4/13/2007 1:11 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Benfica já pagou o passe dele, por isso a perspectiva é que ele integre o plantel senior na próxima época, até porque julgo que com 19 anos já não poderá alinhar pelos juniores.

 
At 4/13/2007 1:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amigos, já vos disse, são opiniões, mas na minha opinião o PJ e o Manú não são jogadores com qualidade nem para uma 2ª linha do Benfica! A equipa campeã tinha jogadores de 2ª linha, como Delibasic e Carlitos, por exemplo, que acho tão bons ou melhores que os 2 actuais. Claro que eu acho que devia ter havido mais rotatividade com Miguelito, Mantorras e até o João Coimbra, só não acho é que tenhamos um grande e fabuloso plantel, como muitos acham. Acho que é um plantel na linha do que existe, desde que o Camacho cá esteve, e com alguns problemas alheios ao treinador. E mesmo que todos o queiram culpar pelas lesões, acho que pelo menos pela ausência do Nuno Assis (elemento chave na equipa campeã), não o podem culpar, a menos que ele também tenha culpa da má gestão jurídica do clube.
O que volto a perguntar, é para quem quiser responder honestamente: quantos de vós após o Trap ser eliminado pelo CSKA (com exibições bem mais vergonhosas que a de ontem), ou perder em Alvalade jogando miseravelmente, ou perdendo em casa com o Beira Mar, ou depois de deitar fora 6 pontos de avanço em 8 dias, quantos é que achavam que ele devia continuar??? Aposto que quase nenhum, no entanto ele aguentou-se e fomos campeões. E para os que falam da final da taça dele, lembro que nos vimos à rasca com o Ol. Bairro em casa numa dessas eliminatórias, numa exibição que faz a de ontem parecer um luxo. Eu defendi a continuidade do Trap (apesar dos muitos erros que cometeu) e fomos campeões e quase conseguimos a dobradinha. Este ano também defendi a continuidade do FS, mas infelizmente correu mal, ponto final.

 
At 4/13/2007 2:09 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Fui um dos que critiquei a entrada do Fernando Santos no Benfica, mas também defendi a sua continuidade até final da época. Se fôssemos despedir cada treinador depois de ser eliminados da Taça e de um ou outro mau resultado no campeonato, o Trapattoni não teria acabado a época. As contas fazem-se no fim e o importante são os títulos, mas temos que ser justos e reconhecer que o futebol que apresentámos no ano da conquista do campeonato foi qualitativamente muito inferior ao deste ano. E a equipa também estava toda espremida, a diferença é que fomos eliminados das competições europeias relativamente cedo. Mas é claro que há dois anos acabámos a época muito contentes e este ano não devemos ir pelo mesmo caminho. E os troféus é que contam e têm que ser a medida pela qual avaliamos quem nos representa em campo. Relembro que a última temporada a seco foi há quatro (!) anos, pelo que não podemos perder o hábito de conquistar pelo menos um troféu por época.

Dito isto, não acho que uma mudança de treinador agora resolvesse alguma coisa. Faltam só seis jornadas e objectivamente (não é só matematicamente) ainda podemos chegar ao título. Eu não acredito que o consigamos, mas não podemos basear despedimentos de treinadores em crenças. Manter o 2º lugar é fundamental para não termos que começar a próxima época mais cedo.

Agora, se acabarmos a época a seco (como se perspectiva neste momento), acho que o Fernando Santos não tem condições para continuar. Jogar bonito não dá títulos e com este plantel temos (tínhamos) obrigação de ganhar qualquer coisa este ano.

P.S. - Estou de acordo quando se diz que "temos" 12/13 jogadores no plantel. Se os outros não contam, porque é que lhes pagamos ordenado? Duvido que o Manú, o Paulo Jorge e o Miguelito não pudessem ter feito mais jogos este ano, quanto mais não fosse a substituir alguns titulares em jogos em que estávamos a ganhar.

 
At 4/13/2007 2:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Mas há quem acredite que vamos ganhar alguma coisa? E "as contas fazem-se no fim" ???? JÁ CHEGAMOS AO FIM, NÃO HÁ MAIS CONTAS A FAZER!!! Enquanto se podia mudar e melhorar vieram com a história de "as contas fazem-se no fim". Ok, onde é que elas estão? Já sei, 4 contas diferentes e todas deram prejuízo. Nada que não fosse previsível e que não pudesse ser emendado enquanto havia tempo.

E ainda o comparam com o Trap? O Trap tem um curriculum que fala por sí, a esta altura ainda estavamos na Taça e ganhamos o campeonato. Sem Centro de Estágios e com um plantel bem inferior. E o Simão e o Luisão eram bem menos maduros que o são hoje em dia.

Não deixa de ser engraçado que vêem tudo a ser perdido, os objectivos a diminuirem e mesmo assim recusam a ver a realidade.

Objectivos:

-Taça, Campeonato, passar fase grupos LCE por causa do dinheiro.
-Taça, Campeonato, Europa dos pequeninos.
-Campeonato, Europa dos pequeninos.
-Europa dos pequeninos.
-2º lugar.

Começamos por querer a Taça, o Campeonato e passar os grupos, agora já defendem que temos que manter o 2º lugar e como tal não se deve mandar o arremedo embora!

Ao que chegou o meu Benfica. E como disse a culpa não é do treinador, mas sim de quem apoia e se revê nesta mediocridade.

 
At 4/13/2007 3:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Porque ainda há quem insista no Trapp vs FS, vou voltar a botar faladura.

Não sou daqueles que são obsecados com estatísticas e vou-me servindo da memória(já foi melhor!)mas eu quero lá saber quem jogou mais, quem tinha melhores jogadores etc.

O Trapp ganhou o campeonato, para além dos factores que todos conhecemos, por uma razão muito simples: Tinha um preparador físico italiano, habituado a treinar grandes equipas, em grandes campeonatos.

Como, aliás, Camacho também teve o melhor preparador físico que terá alguma vez passado pelo SLB.
O mesmo se diga com Koeman.

Não é por acaso que os nossos jogadores quando vão para o estrangeiro a 1ª coisa que dizem é que nunca trabalharam tanto (v. RRocha ultimamente, também é por isso que eu acho que não são coiuncidência as lesões de Miccoli e Rui Costa. Estavam habituados a outras preparações.

Esta é que é a diferença! Treinadores portugueses no SLB só José Mourinho. Mais nenhum! Estrangeiros sempre.

Camacho, Trapp e Koeman tinham piores e menos jogadores que o FS. Koeman também andou na Europa até aos quartos, a jogar com equipas muito mais difíceis e reparem na diferença competitiva.

O resto é mais ou menos blábláblá!

 
At 4/13/2007 3:37 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

Depois do excelente post do D'arcy e dos excelentes comentários do Dias Pereira e do super esbutenado (só discordo do despedimento do quim, porque uma má época não pode apagar duas boas (o que me leva a pensar que o justino é capaz de ter mais culpa que o próprio)), pouco tenho a acrescentar. Apenas que nos arriscamos, caso o despedimento ou a demissão voluntária não apareça, a viver um caso Peseiro. Os jogadores não são parvos e vão fazer tudo para correr com o engenheiro no início da época.

Infelizmente, alguém (o cineasta Pedro) lançou o mito do Benfica praticar o melhor futebol dos últimos 20 anos, como se isso se analisasse por escassos 15 minutos em cada partida. Fomos mais espectaculares a espaços, mas nunca fomos consistentes como no período crucial (ou seja, sem lesões constantes) de Trap (muitos se esquecem, mas ele tb teve os seus Boavistas. quem não se recorda das brilhantes exibições do Marco Aurélio e do Costinha, que nos impediram de ser campeões duas jornadas mais cedo?). Aliás, o que o Santos fez, também o Camacho (com todas as suas deficiências tácticas) o alcançou. E com a dupla Souness/Vingada, fomos muitissimos melhores que esta época.

 
At 4/13/2007 3:37 da tarde, Blogger RouboCopo said...

Este post "tirou-me as palavras da boca!"
Concordo plenamente com as críticas ao Fernando Santos.

 
At 4/13/2007 3:39 da tarde, Blogger S.L.B. said...

Ó Starblade, tem lá mais calminha que chamas os outros de "ayatollahs", mas quem tem um discurso de fundamentalista és tu. Tu defendes que se deve mandar o FS embora ontem, eu não. Eu respeito a tua opinião, mas tu não respeitas a minha. As atitudes ficam com quem as toma, mas podes ter a certeza que não és mais benfiquista do que eu.

A época está quase a acabar e quem eu gostaria de ver a treinar o Benfica (Camacho ou Eriksson) duvido que gostasse de entrar no clube nesta altura. Falhámos TODOS os objectivos até agora, mas ainda falta um. Por muito que te custe, ele está à "enorme" distância de 4 pontos. Pelo andar da carruagem poucos (incluindo eu) acreditam que seja possível, mas já com o Trap nunca imaginei que ganhássemos o campeonato (sim, o currículo fala por ele, mas currículo também tem o Artur Jorge e vê onde ele está agora e o próprio Trap foi despedido do Estugarda no ano passado). Já o disse e volto a repetir para ver se percebes de vez: se não formos campeões, o Fernando Santos deve ir-se embora! Mas mudar de treinador a seis jornadas do fim é para clubes como o Marítimo. Acho que nem os lagartos fizeram isso. E convém não esquecer que a ÚNICA vez na história dos campeonatos que uma equipa mudou de treinador e foi campeã foi os lagartos com o Inácio.

Bastava que ontem uma das bolas no poste tivesse entrado para o teu discurso ser completamente descabido. Às vezes penso que tu preferes que nós percamos só para teres razão em relação ao Fernando Santos. E de UMA VEZ POR TODAS, eu NÃO defendo o Fernando Santos. Preferiria mil vezes estar agora a engolir sapos em relação ao que pensei da contratação dele, simplesmente a pouco tempo do final da época não acho que ganharíamos algo (ou seja, o campeonato) com a sua substituição agora. E para ficar em 2º lugar, pode ser com ele.

 
At 4/13/2007 3:40 da tarde, Blogger Pedro said...

Não consigo perceber o pq de se continuar a fazer comparações. Tap foi campeão, criticado ou não, foi campeão. Manteve a equipa no topo durante longo tempo. Com Santos NUNCA estivemos em primeiro. Quem é o Santos, q curriculo o Santos tem para lhe darmos qqr tolerância?

Trap venceu em todo o lado. Por muito criticado q fosse tinha isso do seu lado e, no final, foi campeão ao fim de 11 anos. Santos não. E Santos perdeu TUDO por culpa própria. Tentar esconder isso é das piores coisas q se pode fazer ao clube.

Mas alguem me convenceu. Não quero q Santos saía agora. Quero q fique até ao fim para assim arcar com TODAS as culpas pelo estrondoso fracasso q foi esta época. Quero q seja ele a cara de ficarmos no terceiro lugar. Sim caros amigosnão tenho qualquer esperança em manter, sequer, o segundo lugar e muita sorte teremos nós em não sermos goleados em casa pelos lagartos. É a isto que Santos nos deixou.

Uma vergonha!!!

 
At 4/13/2007 3:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pedro, Johnny e restantes amigos benfiquistas, eu não estou a fomentar Trap vs. FS, vou repetir o que escrevi:
"O que volto a perguntar, é para quem quiser responder honestamente: quantos de vós após o Trap ser eliminado pelo CSKA (com exibições bem mais vergonhosas que a de ontem), ou perder em Alvalade jogando miseravelmente, ou perdendo em casa com o Beira Mar, ou depois de deitar fora 6 pontos de avanço em 8 dias, quantos é que achavam que ele devia continuar??? Aposto que quase nenhum, no entanto ele aguentou-se e fomos campeões. E para os que falam da final da taça dele, lembro que nos vimos à rasca com o Ol. Bairro em casa numa dessas eliminatórias, numa exibição que faz a de ontem parecer um luxo. Eu defendi a continuidade do Trap (apesar dos muitos erros que cometeu) e fomos campeões e quase conseguimos a dobradinha. Este ano também defendi a continuidade do FS, mas infelizmente correu mal, ponto final."

E volto a desafiar-vos a responderem honestamente à pergunta.
Pedro, é muito bonito dizeres " Quero q fique até ao fim para assim arcar com TODAS as culpas pelo estrondoso fracasso q foi esta época.", mas para seres justo ele também teria que arcar com qualquer sucesso que pudéssemos ter, e não dizerem que podíamos ganhar APESAR do treinador. Eu sempre defendi a continuidade dele, e no fim tem de ser julgado, mas se por acaso chegarmos ao título, ele terá sempre o seu mérito, quer queiras quer não.

 
At 4/13/2007 4:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro amigo das Américas,

Eu não te estava a responder directamente porque achasse que estás errado ou qualquer coisa do género. Respeito e compreendo a tua opinião sem qualquer rebuço.

Só estou a transmitir a minha.

Já o disse na Tertúlia e volto a acrescentar:


Ando a dizer há 4 ou 5 anos (tantos quantos o Veiga no SLB) que no SLB quem domina o futebol não percebe a ponta de um corno do mesmo.

Sabem porque é que todos os anos andamos a sonhar com um ponta de lança qual D. Sebastião e ele nunca vem? Porque não há uma verdadeira prospecção internacional!

Os ponta de lança de valor, nos mercados tradicionais, são os jogadores mais caros. Caríssimos.

Quem não tem dinheiro tem de ir à procura dos ditos nos mercados emergentes.

Africa, Argentina, Norte da Europa (há quantos anos anda o Elmander - 24 anos - a vegetar e a marcar golos em equipas francesas de 2º plano?), Europa de leste, Brasil.

Baratinhos e aos pontapés! Têm é um ou dois problemas: Não dão para grandes comissões e dão trabalho a procurar!

Se juntarmos a isto o andar-se à procura de treinadores mansinhos, subservientes e necessitados(características que não existiam em Camacho, Trapp, e Koeman)está demonstrado o porquê de tanta desilusão (para nós, bem entendido).

Portanto, é evidente para mim que o FS é tão só um dos culpados.

Eu não lhe vou bater muito mais. Já disse o que tinha a dizer e não quero entrar no insulto, porque tenho a obrigação de respeitar o homem, o cidadão e o benfiquista que é.

Só não o quero no meu Sport Lisboa e Benfica! Quanto ao resto que seja muito feliz e tenha muita saúde. E que venha para o pé de nós, na bancada, vibrar com as vitórias do Glorioso.

 
At 4/13/2007 4:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

No problem Johnny, também não era um post pessoal, só te referi porque falaste no Trap vs. FS, e só me irrita um pouco o facto de eu ter a certeza absoluta que muitos dos que agora elogiam o Trap e falam do mau momento actual do Benfica como se tivessem descoberto a pólvora, aposto que eles mesmo devem ter pedido a cabeça do Trap algumas 20 vezes na época que fomos campeões. Mas por vezes a memória curta dá jeito, lembramos apenas o título, e esquecemos a verdadeira desgraça que essa época teria sido, bastava por exemplo o Paraty marcar falta no golo do Luisão, o que este ano APOSTO que acontecia, sem hesitar.

 
At 4/13/2007 4:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

No fundo, no fundo, já todos sabiamos que isto ia acontecer (não a eliminação em si, mas o actual estado das coisas) visto que isto é a história da vida do Fernando Santos, basta analisar o que ele fez no Porto e no Sporting.
No ano do Inacio, o porto teve uma vantagem consideravél, desbaratada por esta altura do ano com o momento alto do passe do Secretário pro Acosta.
No Sporting depois de o Santolas andar o ano todo a dizer que o SCP era a unica equipa que estava a fazer frente ao Mourinho, por esta altura do ano deu o estoiro culminando no golo do grande Giovanni em Alvalade.
Peço desculpa a todos, mas o nosso plantel é BOM, é mais que suficiente para ganhar o campeonato e a taça, e com uma mentalidade competitiva decente, a gracinha da taça uefa não seria miragem nenhuma. Mas o Fernando Santos é isto que vale, sempre foi. Organiza bem jogos de rabia entre novembro e fevereiro, mas não consegue, nunca conseguiu e pelos visto nunca irá conseguir preparar uma epoca do principio ao fim. É um treinador de equipa pequena, ou seja, faz os pontos que tem de fazer pra manuntenção e no final do campeonato pouco importa se a equipa dá o estoiro, pois para quem se quer manter ficar em 6º 7º ou 8º é indiferente, já pra ser campeão é preciso um pouco mais. Bolas, até o penta foi ganho a desbaratar pontos nas ultimas jornadas.
Por outro lado, sempre pensei que a qualidade dos jogadores pudesse superar isto tudo, mas sinceramente parece-me que os jogadores se estão literalmente a "cagar" pro santolas.

 
At 4/13/2007 4:19 da tarde, Blogger último! said...

Nota-se a frustração da eliminação em todos os comentários, acho que todos nós sentíamos até ontem que poderíamos chegar mais longe, também concordo com o D'Arcy quando afirma que o azar não explica tudo e para mim perdemos esta eliminatória em Espanha.

Em relação ao treinador, são os resultados que contam e mesmo acreditando que tudo muda se formos campeões, duvido muito que tal venha a acontecer.

Se nada ganharmos o treinador não fica, embora o presidente tenha vindo dizer o contrário fez muito bem é o seu papel, não se preocupem.

Ontem esteve na luz o Eriksson e mesmo sabendo que no nosso campeonato não basta ter um bom treinador e equipa, pois existem factores que condicionam, prefiro ter um treinador aceite unanimemente pelos adeptos, sempre há menos contestação.

Há quem fale do Camacho e mesmo reconhecendo o seu mérito na evolução do Benfica e na mudança de mentalidades:
"No balneário só entra o presidente se eu deixar" "só nos queixamos do pénalti não assinalado porque não marcámos golos"
Acho que a sua maneira frontal de dizer que sem ovos não há omeletes embora correcta não beneficiou o balneário pois no ano seguinte o Trapatonni nunca se queixou de não ter jogadores e foi campeão, para mim é agora a vez do Eriksson que não perdeu qualidades (basta ver a selecção Inglesa desde que saiu).


Força Benfica (é nestas alturas que a equipa necessita de apoio pois na vitória estão lá muitos)

 
At 4/13/2007 4:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vejam esta blog do tal de Santiago, está excelente:
www.sumodamente.blogspot.com
Quanto ao resto, o que eu gosto é do Benfica e, apesar de desesperante, é UMA VERGONHA ASSOBIAREM O NÉLSON da forma como o fizeram ontem. Jogador do Benfica não assobia, já treinador...
Saudações benfiquistas e VAMOS ACREDITAR
Fernando Santos

 
At 4/13/2007 4:48 da tarde, Blogger último! said...

Super Esbutenado,

Mas qual preparador físico qual quê!!!
Que curriculum tinha o preparador físico antes do Mourinho?
E os Andrades que perdem o Andersson e outros e continuam a ganhar.

Fazer um campeonato com 12 jogadores é impossível.

E o departamento médico não é avaliado pela quantidade de lesões porque se assim fosse os Andrades tinham o pior departamento pois tiveram muito mais lesões algumas bem mais graves, não comprem essas guerras, lembro-me de quando surgiram as primeiras criticas ao nosso departamento médico os Andrades tinham o dobro dos clientes e mesmo assim pegou...!??!?

É como o Nuno Gomes estar sem marcar à 4 jogos e ser o pior e o Postiga não marcar à cinco e nem se falar.

Admito que houve falhas mas o importante é que as mesmas não se voltem a repetir o resto são lérias.

 
At 4/13/2007 5:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Amigo Rato,

Não queres ver, pois não?

Não percebi essa do preparador físico antes de Mourinho (não percebo a que te referes).

Já essa dos porcos andarem a ganhar sem o Anderson já percebi. E estou de acordo. Até por isso o FS perde em comparação.

Falácia é isso que dizes de perder campeonato com 12 jogadores. 28 tivemos no princípio, 26 temos agora!

A questão das lesões não se coloca como tu o fazes. Lesões sempre houve e sempre haverá em todos os clubes.

Não são, em regra, os departamentos médicos os responsáveis primeiros por elas.
Mas já o são pelas curas. O SLB demora (há muito tempo) uma eternidade a curar lesões de pequena/média gravidade. Mais! Só no SLB é que jogam jogadores lesionados. Ainda mais! Só no SLB é que andam a fazer diagnósticos em clínicas da treta. Já para não falar nas questões dos vários casos de doping.

Mas mais que os médicos, a prevenção de lesões cabe ao preparador físico (ou achas que é por acaso que na Faculdade de Motrocidade Humana se dão cadeiras de medicina?). As lesões no SLB são quase todas de esforço. Isto diz muito da preparação física.

Como vez (se quiseres) nada disto são lérias.

 
At 4/13/2007 5:53 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O Glorioso SLB não perdeu a eliminatória ontem. Perdeu-a na semana passada quando pensou que poderia ganhar um jogo jogando apenas 45 minutos... é simples,. já pensaram que vos bastava terem sofrido 2 golos em Barcelona para terem passado a eliminatória.

Ontem tiveram algum azar (em 2 remates ao ferro do Miccoli e do Rui Costa), tiveram alguma sorte porque o árbitro perdoou um penalti eóbvio ao Benfica.

Depois, bem... depois tiveram o Nuno Gomes...

Em relação ao falhanço do Nuno gomes existem duas teses:

TESE 1- O Nuno Gomes é um avançado que joga para a equipa. A meio metro da baliza decidiu voltar a passar a bola ao Rui Costa para este encostar. Infelizmente o GR do Español estava no caminho do passe. Este tese é apoiada por todos os Benfiquistas (com raras e honrosas excepções)

TESE 2- O Nuno Gomes é o avançado mais tosco do Universo. Tese corroborada pelo resto da Humanidade.

 
At 4/13/2007 6:47 da tarde, Blogger último! said...

Jonnhy e Super esbutenado,

Expliquei-me mal, queria dizer que o preparador das equipas do Mourinho também não era muito conhecido antes de trabalhar com ele, às vezes o facto de ainda não ter trabalhado nos "grandes" não faz um mau profissional até porque o Nandinho já conhecia o nosso preparador.

Em relação as recaídas lembro-me do Vierinha e do Adriano ambos foram lançados e tiveram recaídas só que ninguém fala, quem quer saber dos Andrades só os próprios enquanto no Benfica é o que se sabe.

Mas eu não entendo nada, nisso tens razão, embora repare que no Benfica até um pelo do cu ganha importância, já nos outros clubes...

Entretanto vou de férias para o estrangeiro durante duas semanas e não sei se vou poder participar como gosto nas nossas conversas mas fica aqui um exemplo para mim do que deveria ser um benfiquista.

"NEM QUE FOSSEM TODOS COXOS E CEGOS EU DEIXARIA DE VIR AQUI GRITAR PELO NOSSO BENFICA"


Abraços para todos e viva o BENFICA,
(que o Nandinho nos obrigue a engolir muitas coisas esta época)

 
At 4/13/2007 7:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rato Grande Benfiquista,

1º Muito boas férias;

2º Sabemos todos o mesmo destas coisas da bola até porque o futebol é um desporto simples e só tem 17 regras;

3º Percebi a história do preparador do Mourinho. Só que há uma grandessíssima diferença: O Mourinho sabe o que faz. Mais! O Mourinho era o tradutor do Bobby; O Mourinho foi adjunto; o Mourinho é formado em Educação Física.

Percebes agora porque eu apostaria de caras no Rui Faria para treinador do SLB?

Um treinador é acima de tudo um grande condutor de homens. O resto é para os especialistas.

Um grande abraço e Viva o Benfica

 
At 4/13/2007 7:13 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O ratogoleador é um bom rato. Ou melhor, é um bom cão.

Quaisquer que sejam as circunstancias nunca deixa de obedecer à voz do dono.

Sit, Ubu, sit!

 
At 4/13/2007 7:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Só mais uma coisa: Como é que eu sei que o Rui Faria é bom? Porque vejo o resultado do trabalho, os elogios do Mourinho, as entrevistas do homem e, acima de tudo, o que dele dizem os jogadores do Chelsea (sim do Chelsea, não do Estrela da Amadora ou do Estoril).

 
At 4/13/2007 7:29 da tarde, Blogger último! said...

Ok Jonnhy, muito obrigado

Mas atenção, há jogadores e outros que funcionam com o Mourinho porque ele consegue extrair capacidades extra em cada um deles mas depois sem ele poderá não ser a mesma coisa.

Eu nem hesitaria, Eriksson que gosta do Benfica é um excelente profissional e como o Benfica já não está tão sufocado.


Abraços

D'Arcy, continua o bom trabalho
:)

 
At 4/13/2007 7:40 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Boas férias, rato. Pelos vistos ainda voltas a tempo de derby, não? :)

 
At 4/13/2007 7:45 da tarde, Blogger Quetzal Guzman said...

O problema do Bruno Moura não é a ausência de currículo. É o próprio currículo! Passou por dois clubes da Liga (Rio Ave e Moreirense, se não estou em erro) e não terminou a época em nenhum deles!

 
At 4/13/2007 7:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Porra que eu hoje estou com uma ressaca que não saio da net (pareço uma osga que nós cá sabemos). Não consegui, em todo o dia fazer a ponta de um corno!

Amigo Rato,

Tens razão no que dizes sobre a dependência de certos jogadores do Mourinho.

Essa é uma grande virtude dele, mas pode ser um enorme problema para os clubes quando ele sai.

Vide os Porcos! Mas acima de tudo o que será o Chelsea sem ele. É terra queimada. É um tufão por onde passa.

Estou convencido que se ele sai do Chelsea leva atrás pelo menos 4 jogadores: Terry, Lampard, Drogba e Ricardo Carvalho. Qualquer treinador que vá para lá depois, está fodido. Pelos jogadores e pelos adeptos sempre à procura da arca perdida. Este é o grande risco de se ter e perder Mourinho, seja onde fôr.

 
At 4/13/2007 7:50 da tarde, Blogger último! said...

Acho que vou falhar, volto no dia 30 de Abril mas confio em vocês para puxar pelo glorioso!

;)

 
At 4/13/2007 8:06 da tarde, Blogger Pedro said...

Americano : Já respondi a isso em tempos. Apesar de ter sido campeão quis q Trap tivesse saído. Nunca gostei da forma do SLB jogar. Com Trap foi um "obrigado e até sempre". A diferença é q Trap colocou o SLB em primeiro. Fomos despachados da Uefa por um pobre CSKA mas estavamos na frente de batalha nacional. E aí, concordo, não fazia o minimo sentido mudar de treinador. Jogávamos bem? Não. Fomos Campeões. Obrigado Trap e até sempre.

Com Santos apenas tivestes, enquanto houve pernas, bom futebol. Nunca estiveste em primeiro, nunca tiveste a cheirar o título. E pq? Pq na hora H falhaste. E o q é incrivel é q no dia em q ele foi anunciado como treinador tudo isto foi previsto.

E mais uma vez digo: o Trap tem um curriculo q lhe permite ter alguma tolerância qd as coisas correm menos bem. É como o Liedson q esteve não sei qts jogos sem marcar mas alguem o massacrou? Claro q não...tem tolerância dos adeptos pois já muito fez ele. E o resultado: Já tem 9 golos.

Quem dá provas q é bom tem tolerância dos adeptos. Se o Simão até ao final da época jogar mal ninguem o vai massacrar e pedir q se vá embora. Tem tolerância.

Fernando Santos por tudo q não fez NUNCA teve tolerância dos benfiquistas e, infelizmente, para todos nós, o pq veio a demonstrar-se!!

Jonhy quem o Mourinho leva dê lá por onde der é o Essien!!!!

 
At 4/14/2007 5:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy amigo... tudo o que escreveste concordo plenamente. O santolas quer arruinar a equipa.

Nem me dei ao trabalho de ler os comentários todos mas há aqui um que diz: "para o ano à mais, e com o FS".

Ora eu hoje (ontem, visto que já é sábado) ocorreu-me uma ideia, o qual poderá ser impraticável: que tal MUITOS, mas MESMO MUITOS Benfiquistas, tanto como adeptos e sócios e simpatizantes, juntarem-se, fazer uma 'espécie' de baixo-assinado ou lá o raio que os parta, e exigir que o santolas se pire do nosso clube, e trazer de volta o Camacho? Hmmm? O pior que podeira acontecer era não acontecer nada. :-| MAS, talvez surtisse algum efeito. Eu pelo menos posso-vos dizer que, duas pessoas que conheço, deixaram se ser sócias do Benfica por causa desde treinador. Não concordam nada com o que se passa com o nosso clube.

Enfim... já desabafei um pouco, mas também já é bastante tarde e ainda não dormi népias. Vamos a ver o que se passará na segunda feira, visto que os lagartos ganharam e agora estamos fucked up!

A LUTA CONTINUA! FERNANDO SANTOS PARA A RUA!!!

 
At 4/14/2007 7:03 da tarde, Blogger S.L.B. said...

ET: o Benfica é SEMPRE maior do que uma só pessoa. Seja ela jogador, treinador ou presidente.

 
At 4/15/2007 1:25 da tarde, Blogger Pedro said...

"ET: o Benfica é SEMPRE maior do que uma só pessoa. Seja ela jogador, treinador ou presidente."

Mesmo q o jogador seja o Nuno Gomes???

:):):):)

 
At 4/15/2007 4:27 da tarde, Blogger Harry Lime said...

A cena interessante da lampionagem é que o nivel dos vossos treinadores tem sido sempre a descer: Camacho, Trapp (que por acaso foi campeão...), Koeman, FS. Quem viŕa a seguir: o Luis Campos, o Ulisses Morais? Porque não estou a ver nenhum treinador decente a com vonatde de ser imolado ao altar da Mistica Benfiquista.

Parece-me que aqui há uma mistura de burrice dos adeptos com populismo dos dirigentes.

Os adeptos pensam que estão em 1964 e exigem tudo a um clube com pouco dinheiro: contratações estroboscopicas de treinadores e jogadores. Às vezes penso que lampionagem não quer vencer titulos, Pretende apenas demonstrar a sua Grandeza.

É que se estivessem interessados em vencer titulos, não diriam as burrices que eu tenho lido de muita gente aqui (o Jonnhy Rook e o super Esbutenado são os mais alucinados sem dúvida).

Os benfiquistas já pensaram que se não tivessem acenado com os lenços brancos ao Trapp, o homem ainda aqui podia estar a ganhar titulos? É que o trabalho de um treinador é conduzir a equipa à conquista de titulos custe o que custar... Voces achavam que o Trapp não jogava "à Benfica". O LFV despediu-o (ou o Trapp foi-se embora porque não queria aturar merdas) e foi buscar um treinador "à Benfica"... que não ganhou nada!

O Koeman chegou e eu pergunto-me, ele não é infinatamente melhor do que o FS? Porque é que foi embora? Ah! Já me lembro! Atreveu-se a ofender os Benfiquistas quando disse que o Mantorras era para dispensar... E no fim de contas também não jogava "à Benfica". ..

Por outro lado, os dirigentes não têm coragem para dizer NÃO aos adeptos por isso limitam-se a fazer o que é mais fácil: despedir o treinador.

Não se incentiva o técnico a lançar jovens na equipa (bons, ambiciosos e...bem... baratos, não é?). Não se incentiva o técnico a matar as vacas sagradas do plantel que não jogam para o muito dinheiro que ganham. Em vez disso fazem dessas "vacas sagradas" bandeiras do clube em campanhas publicitárias.

Isto é o Benfiquismo. O LFV tem sido muito a gerir a situação financeira do clube. Foram inteligentes na promoção da "Marca Benfica" tem sido muito boa. e o homem tem sido capaz de equilibrar o clube.

No entanto, a gestão da equipa de futebol nos seus dois aspectos (desportivo e financeiro) tem sido do mais puro amadorismo. É um pouco como se a equipa fosse gerida pelo Barbas.

Para mim, a resolução dos problemas do benfica passa por uma maior racionalidade dos adeptos e um maior sentido da realidade. Estamos em 2007 e não em 1966 ou em 1925. No dia em que entederem isto, os benfiquistas vão finalmente entrar no bom caminho.

 
At 4/15/2007 6:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então Ahab, já escolheste o teu candidato? Deve ser o Portas pq o outro é benfiquista, não é?;))

Ando para te dizer há uns tempos que te acompanho a 100% na tua "profunda" reflexão sobre o estado das claques em Portugal e apoio como tu a sua extinção, acho que deve começar o mais rápidamente possivel, e para não haver confusões e suspeitas de manipulação o critério deveria ser alfabético. Assim a primeira, e quanto a mim mais perigosa, claque a extinguir seria a do....CDS/PP.
:))

 
At 4/16/2007 9:55 da manhã, Blogger Pedro said...

Por falar em Trap ..então não é q a velha raposa vai ser campeão na Austria???

Querem mesmo continuar nas comparações absurdas???

 
At 4/16/2007 10:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pedro, volto a referir que não se fizeram comparções entre Trap e FS, mas sim entre o campeonato que um e outro apanharam. Até porque se quiseres ir por aí podemos lembrar que foi corrido do Estugarda (que melhorou muito após a saída dele), e vai ser campeão na Austria, país cujo representante este Benfica eliminou facilmente qualificando-se para a fase de grupos (algo que o Benfica de Trap não conseguiu contra o patético Anderlecht), e conseguindo uma boa fatia dos 15 milhões de euros que conseguimos. Porque como já afirmei e reafirmo aqui, se na época que fomos campeões tivemos que "apertar o cinto" em Dezembro, muito se deveu a essa ausência da Liga dos Campeões.

 
At 4/16/2007 10:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E também gostava que entendessem que é muito chato pasarmos a vida a bater no Nelson, Nuno Gomes, Fernando Santos e todos os restantes, porque para mim é óvio que se tivéssemos amigos como o Xistra esta liga já estava ganha, com tranquilidade...

 
At 4/16/2007 11:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

E o afastamento da Taça também foi por causa do Xistra?
E o afastamento dos Campeões também foi por causa do Xistra?
E o afastamento da UEFA também foi por causa do Xistra?

Se batemos em quem batemos é pq eles só andam a fazer merda. Não estou a ver ninguém bater no Luisão, Simão, Petit, Katsouranis, Rui Costa, etc

 
At 4/16/2007 11:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Starblade, chegámos mais longe na Europa que a equipa que passeia no campeonato, e bem mais longe que a equipa maravilha dos putos que são os melhores do mundo. E sim, já bateram (e muito) no Petit neste site.
Mas continuem a malhar em tudo e não queiram perceber que o título foi um oásis em ano de apito dourado, infelizmente a vergonha já acabou e quase todas as semanas as contas são viciadas. Além de que nós defrontamos o Estrela e vemos o Fonte e o Amoreirinha fazerem o melhor jogo da época, eles defrontam a Briosa e o Pitbull tem uma lesão na 6ª feira...

 
At 4/16/2007 12:51 da tarde, Blogger Pedro said...

Agora tens razão . O nosso campeonato está viciado. Mas nós sabemos disso. fernando santos tem a obrigação de saber isso. Temos q correr e lutar muito mais q os outros. Sabemos q sporting e porto serão sempre ajudados. São as "regras" q temos e é com elas q temos de jogar.

Por isso Santos tinha q gerir melhor a equipa. Não geriu. E nesta fase é fácil impedir o SLB de chegar à vitória.

Algures durante a época de Trap escrevi no meu Blog um post intitulado "O porquê do SLB estar em primeiro... ":

"- Penalty sobre o Nuno Gomes na Luz contra o Vitória de Setubal (que originou a lesão grave do NG) . O SLB ganhou.
- Penalty sobre o Simão e expulsão por assinalar contra a Académica em Coimbra . O SLB ganhou.
- Penalty sobre o Romeu inexistente contra o Guimarães em Guimarães assinalado. O SLB ganhou.
- Golo ilegal do Nacional na Luz . O SLB ganhou.
- Penalty sobre o Karadas por assinalar contra o Gil Vicente na Luz . O SLB ganhou.
- Penalty sobre o Geovanni em Setubal por assinalar . O SLB ganhou."

O AD não fez com q nós não fossemos roubados. Impediu sim o fcp de ser tão beneficiado. Trap cpnseguiu muitas vitórias apesar de ter sido bastante roubado.

 
At 4/16/2007 1:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Starblade, chegámos mais longe na Europa que a equipa que passeia no campeonato

Errado. Os porcos chegaram aos 1/8 de final da LCE, nós chegamos aos 1/4 de final mas da UEFA. Dado o nível das de dificuldade destas competições, direi que ambos os patamares se equivalem. E se tiver que escolher qual dois é o mais dificil será sempre a LCE.

Quanto ao resto continuem a proteger a Santola e faça de conta que não viram o que se passou no Varzim, Boavista, Braga, Figueira da Foz, Copenhaga, Glasgow, Paris, Barçelona.

 
At 4/16/2007 1:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Claro Pedro, de acrodo, mas por isso é que sempre salientei que com os pontos que temos esta época seríamos facilmente campeões em 2004/2005, simplesmente esta época o clube bordel tem um acréscimo anormal de pontos face ao seu rendimento.
E isso enoja-me!!!

 
At 4/16/2007 2:41 da tarde, Blogger Harry Lime said...

born again indio,

Eu não gosto do CDS (como o D`Arcy pode testemunhar).

A minha linha é mais PNR sem o pormenor do racismo temperado com um pouco de real-politik kissingeriana e new-conservadorismo new-trotskista pro-sionista (o D`Arcy yambem pode testemunhar destas minhas preferencias).

Mas pelo menos há uma cena que me salva, eu (ainda) não comprei o DVD do Triunfo da Vontade da Camarada Riefenstahl.

 
At 4/16/2007 2:46 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Alguem falou ali em cima no facto do Benfica do Trapp ter sido eliminado contra o patético Anderlecht...

Bem, tanto quanto eu me lembro, a eliminação não foi causada pelo Trapp. Lembram-se do famoso mergulho do Nuno Gomes? eu lembro-me...

Ah! A Memória dos Homens!

 
At 4/16/2007 2:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ahab, eu sei que fantasias bastante com o Nuno Gomes, e vês mais jogos do Benfica que eu, mas ilumina-me lá com a tua imensa sabedoria e conta-me coisas sobre esse "mergulho"...é que o único que me lembro foi contra o Rosenborg, numa eliminatória que por acaso até passámos

 
At 4/16/2007 3:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ahab, que ganda confusão que p'rái vai pá, mas eu sabia que ainda tinhas salvação enquanto não compras o Triunfo da Vontade, olha compra o DVD dos Gatos, a estética não é a melhor mas pelo menos é a cores.

 

Enviar um comentário

<< Home