terça-feira, junho 12, 2007

Contratações

Enquanto a dança das contratações vai decorrendo, os nomes que têm sido anunciados como alvos de interesse do Benfica fazem-me pensar. Não quero estar já a fazer juízos de valor sobre os jogadores em questão, mas a verdade é que, a serem verdade os 'alvos' anunciados, causam-me estranheza. Tomando como exemplo os últimos nomes anunciados (Kazmierczak, Ratinho, Willian e Edgar), o que eu verifico é que o perfil destes jogadores vai completamente contra as palavras (ou melhor, desculpas) com que o Nandinho nos tem vindo a brindar nas diversas entrevistas que tem dado neste final de época, enquanto tenta sacudir a água do capote e limpar a sua imagem na medida do possível - diga-se de passagem que tem tido algum sucesso nesta operação, já que não são poucos os benfiquistas que entretanto parecem ter ficado convencidos que 'o homem tem razão', e que 'o plantel do Benfica era muito curto e com menos qualidade do que o dos outros', e que no fundo o Nandinho é mais uma vítima do que um réu.

O que eu tinha ouvido dizer - pelo próprio Nandinho - é que o Benfica iria tentar contratar quatro ou cinco jogadores de créditos firmados, daqueles que entrassem de caras na equipa. Ora os nomes que têm vindo a público não encaixam neste perfil. O Kazmierczak encaixa sim no perfil da desculpa utilizada pelo Nandinho para a não utilização do Manú, Paulo Jorge ou Miguelito: não está habituado a jogar ao nível de um clube grande, já que veio de um pequeno clube polaco (este ano desceram de divisão) e a experiência que tem em Portugal resume-se a uma época no Boavista. Concluo portanto que ele não fará parte dos tais doze ou treze jogadores utilizáveis, e que portanto não poderá representar um aumento concreto de opções no plantel. Depois temos os internacionais sub-20 brasileiros: Edgar, Ratinho e Willian. Todos eles são jovens e 'inexperientes', o que é logo o primeiro handicap. O primeiro volta a cair na desculpa básica do Nandinho, já que fez apenas meia época no Beira Mar, e obviamente também não estará habituado a jogar num clube como o Benfica. O segundo é suplente do Corinthians. O terceiro, joga na famosa 'posição 4' do Nandinho, para a qual ele tem o Simão ou o Rui Costa (e este ano ainda mais o Nuno Assis), por isso se ele viesse está-se mesmo a ver as perspectivas de futuro dele na equipa... Diego Souza, anyone? Entretanto já temos contratado um extremo, que deverá encaixar que nem uma luva na táctica do Nandinho... que não contempla extremos. Ou seja, a confirmar-se ser este o rumo a seguir em matéria de contratações, se as coisas voltarem a dar para o torto (Deus queira que não), já posso começar a adivinhar quais serão as lamentações do Nandinho no final da época.

Conforme disse, eu não quero estar a avaliar já o valor ou não das possíveis contratações. Eu por norma fico contente quando o Benfica aposta em jogadores jovens e com potencial, e relativamente aos internacionais jovens brasileiros temos o exemplo do David Luiz como prova que pode ser uma boa aposta. Agora parece-me é um contra-senso fazer este tipo de apostas quando temos no banco um tipo que já provou, por actos e palavras, que não será o ideal para rentabilizá-las. Um miúdo com ele só jogará se por acaso as seis opções que existem na sua cabeça para o lugar em questão (a primeira é o titular, as outras cinco são adaptações) estiverem indisponíveis.

29 Comments:

At 6/12/2007 10:26 da manhã, Blogger BP said...

Se calhar até tens razao, D'Arcy. Mas a minha grande questão é: será dele a culpa para esta política de contratações?? Não foi o Veiga que regressou e que, segundo consta, está a tratar de tudo? Não estaremos na presença de mais alguns Karadas, Eversons, Delibasics e Cia??? Já disse e volto a dizer q n gosto do FS, mas nesta materia nao será o maior culpado, como o nao foi na época passada.
Abraços

 
At 6/12/2007 11:43 da manhã, Blogger RouboCopo said...

É mesmo verdade!! Uma boa análise... eu prefiro continuar a acreditar que o FS não começa a época no SLB.
Assim sendo, estas contratações serão importantes, tirando o Kaz que não acho nada de mais...

 
At 6/12/2007 11:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tenho que concordar que perante as desculpas de FS, estes reforços "perdem valor", mas objectivamente há nomes interessantes no meio de tudo o que foi lançado. Acho Kaz útil se continuarmos a jogar em losango, porque é diferente dos restantes: mais alto e canhoto, pode acrescentar força ao meio campo e dar-nos uma alternativa credível nas bolas paradas ao jeito dum pé-esquerdo. O Edgar não sei se conseguirá adaptar-se a um grande, e os outros brasileiros conheço de nome e pouco mais, pelo que não posso comentar.

 
At 6/12/2007 11:58 da manhã, Blogger rsa said...

Também vou pela mesma linha de pensamento isto é caso o rumo das danças de contratações se concretize não acredito que o engenheiro consiga rentabilizar as mesmas .
Mas por outro lado não gosto do Veiga e provavelmente as comissões vão falar mais alto .
Sinceramente as minhas expectativas para a proxima época estão em baixo e neste momento estou é intrigado com a contratação do Rui Águas

 
At 6/12/2007 12:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Juntem-lhe a contratação do Coentrão que é extremo. Já disse anteriormente, se o Santolas joga sem extremos, para que o foram contratar? Para isso já cá temos Manu e Paulo Jorge e o Simão que fez a posição 10. Esperemos que lhe dêm um chuto no cu.

 
At 6/12/2007 12:09 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu referi a contratação do Coentrão no meu post, Starblade. Esse ainda acaba por sair em Dezembro para poder jogar mais.

 
At 6/12/2007 12:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Em relação ao Coentrão não comentei anteriormente, mas do que vi e li sobre ele penso que pode jogar como avançado no 4x4x2, quando o Simão jogar a 10, com a vantagem de poderem fazer muitas trocas posicionais e ambos cairem para os flancos, servindo o outro avançado do sistema.

 
At 6/12/2007 12:45 da tarde, Blogger Unknown said...

Eu sou dos benfiquistas que acha que o plantel era curto mas "n fiquei convencido entretanto que o homem tinha razão" como dizes no post. É a opinião que já tenho há muito tempo, antes de ouvir qq comentário do FS e é sustentada por aquilo que vi em campo e não em comentários de outras pessoas.

Em termos de contratações, quero frisar que nada tenho contra a contratação de jovens jogadores, pelo contrário. A questão é que me parece que até agora o Benfica só tem contratado remendos. Qd digo remendos n falo da qualidade dos jogadores, mas sim pq acho q estamos a fugir da questão essencial que é o chamado homem de área capaz de marcar 20 golos época. Boas ou más e embora necessárias, não são as mais importantes em termos de decidir um título a nosso favor. Esse tal ponta de lança pode fazer toda a diferença.
Já agora, para que raio quer o Benfica o Kaz? Este homem é alguma coisa de especial?

 
At 6/12/2007 12:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Benfica deve fazer contratações cirúgicas e do que tem vindo a ser tornado público não parece ser essa a lógica seguida. Andamos uma vez mais ao sabor dos humores dos empresários.

Ganhava mais o Benfica em acrecescentar ao plantel "mais valias" evidentes e não cair nos erros estúpidos dos anos transactos.

Como disse uma vez o Fernando Seara ao Gaspar Ramos: "O nosso problema é só termos dinheiro para os maus negócios e nunca para os bons".

A minha opção passaria por concentrar o investimento em dois ou três valores firmados em vez de andar, um Verão mais, a disparar às cegas em muitas direcções.

E lembrem-se!, o presidente prometeu gastar 20 milhões em aquisições. Não sei se é um bom acto de gestão, mas sei que é uma promessa.

 
At 6/12/2007 3:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Esta vendo pelo mesmo preço que a comprei.
Como se sabe o FC Porto também esteve interessado no boavisteiro Kazmierczak, mas o Benfica antecipou-se e conseguiu colocar-se em melhor posição para levar o jogador.
Quem conhecer Pinto da Costa, pode pensar duas coisas: o homem está ficar velho e já não controla como controlava ou foi uma manobra à moda antiga.
Pois parece que venceu a última hipótese. Tal como antes, o Benfica voltou a ser comido de cebolada. O Boavista já sabia que o Benfica estava interessado no jogador e para sobrevalorizar a venda do passe, o “Papa” mostrou-se interessado e alinhou na velha rábula oferecendo mais para o Benfica subir a parada. Quando o negócio chegou onde ele queria, afastou-se sem ruído.
È no que dá a velha guerra dos nossos “futebois”.

In blogdabola.

 
At 6/12/2007 4:03 da tarde, Blogger ratogoleador said...

anonymous,

Essas noticias não surgiram atráves do nosso clube.

Portanto pode bem ser a preparação de uma bomba, o Benfica está à frente (segundo o jornal) e amanhã a primeira página do mesmo é com o Kaz no Porto e depois foi o Benfica que perdeu o negócio e entretanto venderam-se mais uns jornais à nossa pala.

Já ando cá há algum tempo para não ir nessas conversas.

Já agora se vier para o Benfica acho que é um bom negócio era um jogador muito possante e tem boa técnica.

 
At 6/12/2007 4:10 da tarde, Blogger Unknown said...

Mas é impressão minha ou esse kaz é outro Paulo jorge? O Kaz viria acrescentar alguma coisa ao que já há?

 
At 6/12/2007 4:11 da tarde, Blogger D'Arcy said...

E sem experiência no futebol a este nível, aguardando-o portanto um destino à Miguelito :p

 
At 6/12/2007 4:14 da tarde, Blogger D'Arcy said...

E já aora, esse post do Blog da Bola não tem pés nem cabeça. O passe do Kazmierczak não pertence ao Boavista, pertence ao Pogon, e ele só jogou no Bessa por empréstimo. O Boavista não ganha nada com a venda dele, pelo que não teria qualquer interesse em inflacionar o preço do jogador.

 
At 6/12/2007 4:20 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo plenamente com o texto do D’Arcy, não retiro nem uma vírgula, no entanto, gostava de referir que todos esses nomes badalados nos jornais não me merecem credibilidade nenhuma, já que todos os anos somos bombardeados com resmas de nomes, que depois não passam disso mesmo, nomes. Dão-os como “certos” em títulos de letra grande e em negrito, e no desenvolvimento da notícia vem o jogador nomeado referir que lhe agrada o CLUBE mas que ainda não foi contactado. O importante é vender jornais.
No que ao Coentrão diz respeito, o FS afirmou não ter apostado nos já citados jogadores por falta de maturidade e/ou hábito á grandeza do CLUBE, atributos esses, que a nova aquisição também não tem, bastante controverso.
Outra coisa que não consigo compreender é a situação de Diego Souza, decisivo no clube que representa.
Sou forçado a acreditar que FS só permanece no BENFICA porque aceita os jogadores que lhe são impostos, qualquer outro, de Nível claro, não admitia tal situação.
Espero que tudo corra pelo melhor, e que quando terminar a época eu tenha uma avaliação bastante positiva do seu trabalho.
Viva o Benfica.

 
At 6/12/2007 4:24 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Contratações para o Benfica, só as levo a sério quando aparecem noticiadas no site oficial do clube.

 
At 6/12/2007 4:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu disse o que disse em comentário anterior, mas mantenho a expectativa de que tanta movimentação possa estar a servir para desviar a atenção dos verdadeiros alvos. Oxalá isso aconteça.

 
At 6/12/2007 5:26 da tarde, Blogger Unknown said...

Essa cena da desculpa utilizada pelo Nandinho para a não utilização do Manú, Paulo Jorge ou Miguelito, de não estarem habituados a jogar ao nível de um clube grande, isso é Conversa de treinador. Ele não os mete pq não gosta deles, ou pensa q tem soluções melhores. Já ouviram algum treinador dizer: "Este gajo não joga pq é um cepo!"? Ele não pode dizer essas coisas...Essa conversa da experiência é para dar a volta ao texto...

 
At 6/12/2007 6:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O nandinho está a ser iludido como muitos de nós pela dupla vv.voçês já se esqueçeram dos natais gordos,verão gordo e outras aldrabices? o Camacho com esta gente nem começava a época,agora o nandinho...que eu esteja enganado e que as boas noticias apareçam até ao principio da época,pelo menos com a continuidade do micolli.

 
At 6/12/2007 8:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Árcy,

Muito bom post, concordo inteiramente.

Também eu não acredito no que dizem os jornais sobre contratações do SLB. Há muitos anos que é assim.

É engraçado que hoje era o Cardozo para os Porcos e o Gladstone para as Osgas e só procurei com os olhos o nome do SLB no meio daquilo tudo e, como inevitável, lá vinha que tinham ambos estado referenciados e blá,blá! É só rir.

Acho que alguns de vós estão a confundir os polacos do Boavista. O canhoto e bom jogador é o outro de nome esquisito e que lá ficou.

Este Kas não serve para o SLB e seria um mau negócio. Mas mais!
Mesmo que fosse verdade que estava para ser contratado, após as declarações que proferiu esta tarde, espero muito sinceramente que a Direcção o mande para a Grande Puta Que o Pariu! Se assim não o fizer e se esta besta for contratado o Sr. LFV passa a ter em mim alguém que não mais o apoiará nem lhe dará mais qualquer crédito.

Estou muito descrente (mas mesmo muito) quanto à próxima época. Acho que o SLB entrou em fase depressiva e sem rei nem roque! É tudo feito de qualquer maneira( ou talvez não) atabalhoado e sem qualquer nexo. Não acredito definitivamente em quem comanda o Futebol do meu querido clube.

O Protozoário é só contradições atrás de contradições, não tem espinha, mama tudo o que lhe dão (por isso lá está) o Filho da Corrupção do Luxemburgo é só amigos empresários da Comissão.

Os dois Presidentes têm um entalão de 13M de euros que não sabem como resolver (pelo valor das acções não vai ser nunca) e só através do futebol podem vislumbrar o retorno (daí estes negócios que parecem estúpidos).Daí aparecerem de vez em quando uns empresários a queixarem-se que não receberam as comissões ou que os valores das transacções foram outros (Kikin). Estes negócios malucos só podem ser feitos com clubes malucos (tipo Cluj e quejandos) porque os clubes sérios não alinham nisto.

Não vamos a lado nenhum! Os 20M para o futebol? Não acredito nem um bocadinho!

Com o Protozoário ao leme e desde que não saia nenhum dos 12/13 jogadores do costume, a próxima época vai ser rigorosamente igual à anterior. E porque carga d' água havia de ser diferente?

Jamais haverá aposta em jovens venham eles de onde vierem, tenham eles as capacidades que tiverem.

Dado que a SAD é quem manda no futebol,com a passividade dos novos benfiquistas e a descrença dos antigos, não sei, mas não sei mesmo, como e quando isto vai acabar. O futuro do SLB está em perigo e está hipotecado a interesses não coincidentes com os o clube.

A presença de Carraça no antro do Olival no sábado, ao lado do Flatulência, é sinal evidente que o descontrolo chegou ao Departamento de Formação. As notícias e sinais dos últimos dias indicam que de facto algo vai muito mal para aqueles lados.
Sinceramente a mim só me faltava deixar de acreditar neste projecto! Mas quem me manda ser parvo?

 
At 6/12/2007 10:32 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu incluiu-me nos descrentes apesar de não ser velho, mas ainda ví jogar o grande Benfica (20 e tal anos atrás, quase 30).

Quanto à politica de contratações aconselho-vos a ler o que escreví há algum tempo e a ver as listas (enormes!) de jogadores contratados:
http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=14501.0
http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=14518.0
http://www.serbenfiquista.com/forum/index.php?topic=18017.0

 
At 6/13/2007 3:43 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estou muito orgulhoso! Contratamos o Edgar! Parabens ao Veiga, ao FS e ao Presidente! Cada vez percebem mais de bola!

A continuarmos assim vamos ser campeões de certeza!

Vão gozar com o C...!

 
At 6/13/2007 4:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Por outro lado...só tem 20 anos. Será que vai jogar? Não será um jovem que só conheceu a Betadine durante 4 meses e num clube pequenino que desceu de divisão?
Que enorme experiência terá este jovem em clubes grandes?

Outra coisa. É brasileiro. Não será lento? Ele diz que gosta mais de jogar a PL. Será que o FS acredita nisso?

 
At 6/13/2007 10:34 da manhã, Blogger Unknown said...

Calma jonhy rook,

é certo que não é o avançado que o Benfica mais precisa, ainda falta o tal PL dos 20 golos época, mas a forma como escreves dá a entender que sabes claramente que o Edgar n presta. Não gostaste dele nem lhe vês grande margem de progressão?

 
At 6/13/2007 11:33 da manhã, Blogger antitripa said...

Eu acho que ele já está a arranjar desculpa para o ano "Excesso de juventude".....

 
At 6/13/2007 3:11 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O D`Arcy parte do principio, na minha opinião errado, deq ue o Nandinho tem voz nas escolha dos jogadores a contratar.

A minha opinião (baseado no prefil "banana" do homem) é que ele não é tido nem ouvido nas contrtações: o LFV e o Veiga decidem, compram e acabou-se.

O que é admirar é que um treinador que se quer de topo pactue com estas situações. Acredito que os adeptos do Benfica não gostem deste tipo de treinadores (nenhum adepto de nenhum clube gosta) mas isso de nada interessa. O homem entra nas jogadas manhosas da dupla V & V e isso é tudo o que interessa.

Já agora, acho que o Edgar é uma contratação muito boa mas... não é o Nuno gomes. Não vende camisolas, não tem clubes de fãs nem tem miudas histéricas de 14 anos à espera dele à saida dos jogos.

É homem para marcar 20 golos por época??? Sim, provavelmente é, Mas isso não é nada ao lado de um avançado que marca 5 mas vende Kits novo-sócio.

 
At 6/13/2007 4:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Edgar, comprado por (???) junto com um "fundo de investimento" ?

Bem-vindo Veiga...

 
At 6/13/2007 6:36 da tarde, Blogger Unknown said...

N "desgostando" do Edgar, a possível contratação do Linz, a ser verdade, agradar-me-ia mais. N é o ponta de lança alto e forte, mas trabalha muito dentro da grande área e é eficaz. Só marcou dez golos, mas a maneira de jogar do Boavista cria um grande fosso entre o meio campo e o ataque, estando o Linz muitas vezes desapoiado. Numa equipa como o Benfica talvez fosse homem para atingir os 20 golos...A ver vamos...

 
At 6/13/2007 8:34 da tarde, Blogger Unknown said...

Afinal é alto, tem 1,85...

 

Enviar um comentário

<< Home