domingo, outubro 07, 2007

Regresso

Regresso às vitórias após dois empates seguidos para o campeonato, num campo que nos é tradicionalmente difícil, e num jogo que começou da pior maneira possível. Sem ter sido uma exibição de encher o olho, dá-me sempre prazer ver o Benfica dar a volta a um resultado, ignorando a adversidade.

O Benfica apareceu ligeiramente diferente esta noite, jogando com dois avançados, e regressando ao losango, entrando o Binya para o onze, indo ocupar o posição de trinco, e sendo sacrificado o Di María. Apesar da chuva de críticas que se abateu sobre a nossa equipa na passada quarta-feira, a verdade é que não me pareceu que a equipa tivesse estado mal a jogar desta forma, e na ausência do Petit esta parece ser a melhor maneira de dar alguma solidez ao meio-campo. Mas as coisas começaram bastante mal. Logo a abrir o Quim foi obrigado a uma boa defesa a remate do Maciel, e no minuto a seguir a U.Leiria colocou-se em vantagem, num lance em que a nossa dupla de centrais pareceu estar completamente apática, permitindo que o avançado adversário recebesse no peito, passasse entre os dois, e fizesse golo. Apesar deste mau início, a equipa pareceu reagir bem e foi à procura do golo do empate. O período em que estivemos em desvantagem no marcador foi, aliás, uma das alturas em que mais me agradou ver-nos jogar, com muita agressividade no meio-campo a permitir-nos recuperar rapidamente a bola, e com diversos jogadores a aparecerem envolvidos nas jogadas de ataque. O golo do empate foi aliás um exemplo disso, com o Cardozo a conseguir segurar bem a bola de costas para a baliza, soltando-a para o Rui Costa, que desmarcou o Rodríguez na esquerda. Este fez um bom centro que foi finalizado exemplarmente de cabeça pelo Nuno Gomes, colocando a bola ao segundo poste. Conseguido o empate, continuámos a jogar melhor que o Leiria, mas pareceu-me que a partir da meia-hora a equipa por algum motivo tirou o pé do acelerador, e assim sendo o último quarto-de-hora foi bastante penoso, porque mal jogado e permitindo um ascendente dos leirienses. O empate ao intervalo não era, por isso, desajustado.

O segundo tempo continuou a mostrar um jogo equilibrado, não muito bem jogado (o estado do relvado também não parecia ajudar), mas bastante aberto, de forma que parecia ser possível que se marcassem mais golos. Após os dez minutos iniciais, pareceu-me que a balança começou a pender mais para o nosso lado, já que por diversas vezes conseguíamos construir lances de ataque em que os nossos jogadores apareciam de igual para igual, ou até mesmo em superioridade numérica sobre os defensores adversários. Numa dessas jogadas o Katsouranis fez um passe brilhante para o centro da área ao qual acorreu o Nuno Gomes, que rematando de primeira desfez a igualdade. E depois disto, conseguimos criar oportunidades para dilatar a vantagem, mas voltámos a mostrar-nos muito perdulários na finalização ou no último passe. Os últimos dez minutos de jogo acabaram por me irritar muito, não pela qualidade do nosso jogo, mas por outros motivos. Mas como por norma prefiro não falar de arbitragens, abstenho-me de os comentar. Ganhámos, e é o que importa.

Gostei de ver o Binya. Vontinua ainda um bocado ingénuo na forma como aborda muitos dos lances, e assim que vê um amarelo passo o resto do tempo a recear que seja expulso na próxima jogada, mas aquela agressividade faz falta naquela zona do campo enquanto não há Petit. Mais um bom jogo do Rodríguez, que continua a mostrar ser um jogador de qualidade. E também, mais uma vez, um bom jogo do Katsouranis, mesmo tendo em conta que muitas vezes teve que aparecer em terrenos que não lhe são muito familiares (na ponta direita). O Nuno Gomes merece obviamente elogios, pelos dois golos que marcou e pelo muito que jogou em terrenos mais recuados. Hoje teve a companhia do Cardozo na frente, com o paraguaio a fixar mais os centrais, e o Nuno Gomes agradece. Já que menciono o Cardozo, digo também que gostei da exibição dele. Não marcou (também não teve muitas oportunidades para o fazer), mas ganhou diversas bolas e segurou-as para a entrada dos colegas. Não fosse a recusa do árbitro em assinalar qualquer uma das faltas que ele sofreu perto da área (lances iguais, desde que fossem perto do meio-campo, já eram assinalados) e a sua utilidade poderia ter sido ainda maior.

Não me pareceu que o Benfica hoje tivesse mostrado estar muito melhor do que esteve na passada quarta-feira, por exemplo. A diferença foi que a bola entrou na baliza. O maior problema que a nossa equipa parece ter ultimamente é falta de confiança. Espero que esta vitória sirva de ajuda nesse campo.

29 Comments:

At 10/08/2007 12:55 da manhã, Blogger Goncalo said...

Também gostei do Binya, é um jogador que luta pela bola e que anda sempre a seguir o seu rasto, muitas jogadas de ataque do Leiria foram anuladas à nascença pela intervenção deste jogador. No entanto, precisa de afinar alguns aspectos, como o passe e a forma como entra em certos lances. Mesmo que não fique como titular com o regresso do Petit, é sempre bom saber que há ali uma opção válida para segurar resultados ou para assegurar a rotatividade do plantel naquela posição.

 
At 10/08/2007 3:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tanto que os benfiquistas se indignaram quando o Porto jogou com o Leiria "cansado" e agora fizeram precisamente o mesmo? Agora já não viram problema nenhum em o Leiria estar "cansado"? Até deu um jeitão não deu? Pois, já agora vão ver ao dicionário o significado das palavras incoerência e hipocrisia só para ficarem a conhecer-se melhor a vocês próprios benfiquistas.

 
At 10/08/2007 3:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

No jogo anterior o Benfica já tinha rematado muito e criado ocasiões. Os golos tinham que surgir.

A eficácia do Nuno Gomes não é bem questão de dois avançados. Há dois anos marcou bastantes golos e jogou quase sempre sem apoio. No ano passado jogou muitas vezes com Miccoli e marcou pouco. Tem mais que ver com a equipa jogar ao não para uma referência no ataque. Rui, Katso, e Rodriguez, nisso estiveram muito bem.

Com três a quatro ocasiões por jogo é normal que o NG facture e ganhe confiança para facturar mais. Foi assim há dois anos e espero que seja para prosseguir.

Temos para já dois reforços que entraram muito bem na equipa (Rodriguez e Binya) e dois reforços que cumprem quanto baste (Edcarlos e Pereira). Com paciência Adu, Di Maria e Coentrão também poderão chegar lá. Este promete ser um dos anos em que as contratações foram das mais acertadas.

 
At 10/08/2007 5:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

sem querer defender o Benfica ( deus me livre, que é capaz de me dar alguma brotoeja valente que me deixa aqui todo cheio de pústulas virulentas ! ) , ó TUTANO ... asituação é muito diferente ! O Leiria tinha jogado em ISrael, veio de avião com a equipa toda separada no dia antes do jogo e o Benfica só tinha mais 24hrs de descanso enquanto o Porto não tinha jogado nessa semana ... assim de repente não me parece a mesma coisa !

Quanto ao Benfica, malta ... jogaram com o 14º classificado e ganharam à justa e se o árbitro tem marcado o penalty aos 43' .... ( Ok o do NG tb foi ! mas se têm levado o segundo a fechar a primeira parte o que teria acontecido ? )

 
At 10/08/2007 8:56 da manhã, Blogger dezazucr said...

É só isso que se pede ao Nuno. Golos.
Há 2 anos tb começou em Leiria aquela que foi a melhor série dele nos últimos anos. Espero que seja para continuar.

 
At 10/08/2007 9:44 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tenho a mesma opinião que tu, D'Arcy. Realmente, a diferença entre o último jogo e este foi que este ganhámos. De resto continuamos a jogar mal.

Outra coisa que não percebo é porque é que quando entraram o Di Maria e o Nuno Assiz o argentino foi para o centro e o português para a esquerda e não o contrário, como seria de esperar e natural...

Mas se calhar é só o meu mau feitio!!!

P.S. - Nuno Gomes, Olé!!! Nuno Gomes, Olé!!!

 
At 10/08/2007 9:46 da manhã, Blogger D'Arcy said...

zeist, se o árbitro marca o penalti só teríamos que marcar mais golos. Aliás, o Benfica jogou melhor precisamente enquanto esteve em desvantagem. De qualquer forma, isso é apenas futurologia. Ficou um penalti por marcar para cada lado, por isso acho que nesse aspecto ninguém se pode queixar. Além disso, acho que os últimos minutos do jogo mostraram que aquela equipa de arbitragem não estava ali para fazer nenhuns favores ao Benfica.

Quanto ao tutano, já nem vale a pena responder-lhe. Ou ele vive numa realidade paralela, ou está simplesmente a armar-se em parvo. Não só o Leiria teve os três dias para descansar, como o jogo foi disputado segundo as pretensões deles. No caso do FCP o Leiria pediu para adiar o jogo e o FCP recusou.

 
At 10/08/2007 10:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O que interessa é que ganhamos!!
Temos que jogar com dois lá na frente.O Katso é ENORME! Grande jogador, joga em (quase) todo o lado, com ligeiras oscilações de rendimento, jogadores assim já não existem.
Agora é como dizem os AA, um dia de cada vez, um jogo de cada vez.

 
At 10/08/2007 11:03 da manhã, Blogger Unknown said...

Finalmente dois pontas de lança! Finalmente um dos extremos no banco! N é que o Cardozo tenha jogado alguma coisa, mas só o facto de ser ele a estar amarrado e não o Nuno já ajuda mto para o desfecho final. Não exijo golos ao nuno, se os conseguir marcar tanto melhor, agora aquele futebol que ele tem de triangulações, tabelas e criar espaços é mto importante para a equipa e ele fá-lo melhor com Cardozo. Não é que passemos a jogar muito melhor, mas sempre se vê um futebol mais consequente e com sentido de baliza.

Cada vez gosto mais do Rodriguez!!

Já só falta o Petit, o David Luís e o Nelson para estarmos na máxima força :s

 
At 10/08/2007 1:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Antes de ser agredido pelos meus inimigos, tenho que reconhecer que o meu “ódio” de estimação – Nulo Gomes – nos ajudou de forma determinante a ganhar o jogo ontem em Leiria...numa altura em que me parecia estar a ver uma repetição do jogo de Braga…muito equilíbrio e pouca vontade de ganhar…

N vou fazer mais uma explanação longa sobre o NG…não gosto dele, não marca golos, não é ponta de lança para o SLB…mas ontem foi ele que ganhou o jogo…e até um discurso do meu pai tive de ouvir

Mantenho a minha ideia sobre os reforços…Nota positiva para Di Maria, EdCarlos e uma surpresa chamada Rodriguez…De quem eu gosto mesmo é do Bynia – tipo Essien/makelele…grande futuro num grande jogador de estilo africano…Quantos haverá em África com este potencial, em particular na nossa Àfrica portuguesa???

Mas e onde andam os outros? Adu, Coentrão, Bergessio, Diaz,…Continuamos a ter um rácio de aproveitamento das aquisições verdadeiramente sinistro…

Espero agora recomeçar a Liga…com mais calma e serenidade e VITÒRIAS..

 
At 10/08/2007 3:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

1benfiquista na Inbicta, que inimigos estás a falar? Não devem ser benfiquistas, com certeza!

 
At 10/08/2007 3:46 da tarde, Blogger ratogoleador said...

É verdade que o Luisão faz pénalti mas engraçado que é exactamente igual ao que o Coentrão sofreu contra o Guimarães mas nesse caso e segundo os comentadores de nem pénalti foi.
Esta foi uma arbitragem "inteligente" como bem referiu o D'Arcy tudo o que era livres perigosos para o Benfica não era assinalado já tudo o que pudesse dar chuveirinho... hilariante é mesmo a última falta se entrasse estaríamos a falar do sexto jogo sem ganhar (essa dos 5 jogos sem ganhar foi repetida exaustivamente até houve uns que disseram que foi para o campeonato)!?!??

Mas deixa cá ver os cinco jogos

5 jogos

Milão (campeão europeu)
Braga
Estrela (passámos a eliminatória)
Shakthar (vamos ver onde vai chegar esta equipa)
Sporting


Mas o descaramento não tem limites, então para o Coroado e para o OJogo nem existe pénalti para o Benfica!!!
Ou utilizando as mesmas palavras da crónica existe um pénalti claro contra o Benfica e um lance duvidoso contra o Leiria (ehehheheh) para o tribunal “doNojo” nem sequer existe falta mas eles acham que não vimos o jogo!?!?!?

Falar não vale a pena pois nada ganhamos com isso mas espero bem que o Benfica ande a tratar desta vergonha de alguma maneira pois isto é um descrédito que até mete nojo.

Caros Benfiquistas pénaltis quer vocês queiram ou não, já vão em 4 roubados lembrem-se disto antes de falarem mal de um treinador, o truque todos os anos é o mesmo, nas primeiras jornadas o Benfica é roubado depois no final do campeonato ninguém viu nada... ou não se lembram (nem alguns benfiquistas) contra isto pouco há a fazer... temos de ser muito superiores em todos os jogos para conseguirmos ser campeões.

 
At 10/09/2007 1:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Glorioso Adepto - inimigo é de facto uma expressão incorrecta.

Emendo e peço desculpa...

Saudações benfiquistas

 
At 10/09/2007 3:18 da tarde, Blogger Unknown said...

1benfiquista na Inbicta,

"N vou fazer mais uma explanação longa sobre o NG…não gosto dele, não marca golos, não é ponta de lança para o SLB…"

Devias ter posto um ponto final logo a seguir às palavras:"...não é ponta de lança" É que enquanto se pensar que o Nuno é ponta de lança, vão andar a ser-lhe cobrados golos que ele não pode marcar. O Nuno não é ponta de lança, Não é ponta de lança, nunca o foi e nunca será!!Tem tanto de ponta de lança como tem um João Pinto ou um Sá Pinto, por exemplo. Epá não é! Desenrasca muitas vezes o lugar, mas as pessoas têm de se convencer que ele não passa de um avançado que é muito inteligente a jogar e que tem uma boa técnica que lhe permite fazer tabelinhas, triangulações,etc... Agora parem de lhe cobrar golos porque este homem não tem apetência natural para os fazer. Não é por acaso que rende muito melhor quando joga com alguém a seu lado que possa fixar os centrais. É jogador para o Benfica sim, se passarem a olhar para ele como um avançado e nada mais que isso!!!

 
At 10/09/2007 5:01 da tarde, Blogger Harry Lime said...

É um bocado triste quando uma equipa está dependente do Nuno Gomes para ganhar jogos...

O homem marcou 2 agora e vai estra 3 meses de jejum a gozar estes 2 golitos.

Isto não é má fé, isto é uma descrição do modus operandi do homem.

 
At 10/10/2007 1:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E o fascínio pelo Nuno Gomes continua... ;-)

 
At 10/11/2007 12:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 10/11/2007 2:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 10/11/2007 2:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 10/11/2007 2:43 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 10/11/2007 2:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 10/11/2007 3:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Vossas Excelências apagaram o meu humilde comentário. Isso leva-me a supor que deve ter havido algo nele que desgostou Vossas Senhorias. Fiquei a sentir-me algo culpado por eventualmente e involuntáriamente ter ferido as delicadas sensibilidades de Vossas Altezas. Por esse motivo respeitosamente escrevi várias versões do comentário eliminado na esperança de que alguma delas não fira os sensíveis sentimentos de Vossas Eminências. Despeço-me de Vossas Enormidades curvando-me humilde e respeitosamente até ao chão.

 
At 10/11/2007 9:39 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Os teus comentários são apagados porque dispenso a idiotice gratuita. Podes ir, por exemplo, para blogs das tuas cores preocupar-te com a eventualidade daquele penalti tão bonito em Coimbra ter eventualmente sido oferecido pelo N'Doye, a troco de quaisquer alvíssaras. Ou até mesmo pelo fiscal-de-linha, a troco daquilo que toda a gente sabe ser a recompensa habitual para pessoal como ele que se porta bem.

 
At 10/11/2007 9:54 da manhã, Blogger Pedro said...

Continuo estupefacto com a facilidade com que muitos benfiquistas aceitam a ideia que Luisão fez penalty em Leiria....

Não houve qualquer penalty pq Luisão não fez qqr falta.

 
At 10/11/2007 10:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A atracção pelo SLB é tão grande que os adeptos do Atlético de Alvalade e dos Azeiteiros até os blogs do Glorioso frequentam…
Acho que era interessante termos comentários de adeptos doutras cores mas as decisões do D’ Arcy são soberanas até porque de vez em quando temos uns cromos curiosos a opinarem….mas concordo que sermos insultados em nossa casa é demais…

Saudações benfiquistas

 
At 10/11/2007 3:04 da tarde, Blogger godgil said...

Sou leitor assíduo deste blogue,onde deixo um comentário pela primeira vez. Só para lembrar a figura patética do representante da agremiação excursionista do Campo Grande no "Trio de Ataque". Pois no último programa, a sumidade teve o desplante de dizer que, em Leiria, o Nuno Gomes simulou o penalti que toda a gente viu. Menos o árbitro e ele. Até o pivot do programa ficou com os olhos arregalados diante de tal pérola...Enfim, para denegrir o Benfica há gente disposta a tudo. Até mesmo a perder a dignidade.

 
At 10/11/2007 5:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

H. Lime, só uma ressalva, não é operandi é vivendi.

 
At 10/11/2007 6:17 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Boa, Indio! Tens toda a razão! :)))

 
At 10/15/2007 3:35 da tarde, Blogger Catarina Vieira said...

Preferes o Binya ao Beto???

 

Enviar um comentário

<< Home