domingo, novembro 11, 2007

Juros

Bem, depois de um resultado destes até é fácil escrever sobre o jogo. Mas sinceramente, a minha opinião até é a de que o Benfica já conseguiu jogar melhor do que hoje, e o resultado final nem se aproximou do desta noite. Cinco golos na meia-hora final acabaram por selar uma vitória perfeitamente justa, mas por números exagerados. Conforme dizia muita gente no final, entraram este ano as bolas que deveriam ter entrado o ano passado. Foi pagamento com juros.


De regresso ao 4-4-2, o Benfica entrou no jogo com uma toada bastante calma. Tão calma, aliás, que me pareceu que o próprio Boavista ficou surpreendido, e em vez de se remeter completamente à defesa, acabou por relaxar também, e defender até de uma forma muito anómala para aquilo que é costume nas equipas do Jaime Pacheco, com as marcações a serem feitas à zona e com pouca pressão sobre os nossos jogadores nas imediações da área (já a parte da violência gratuita, essa andou por lá). Foi também uma surpresa que não tivesse sido dada atenção especial ao Rui Costa, pelo que, gozando de uma liberdade pouco usual, ele acabou por fazer uma boa exibição e organizar muito do nosso jogo de ataque. Após um bom entendimento entre o Nuno Gomes e o Rui Costa, ficando este em condições de rematar, ele preferiu oferecer o golo ao Cardozo, que não perdoou e colocou-nos em vantagem pouco antes dos vinte minutos de jogo. Este golo pouco ou nada alterou na tendência da partida. O futebol continuou a jogar-se a um ritmo pausado, e aberto de parte a parte. Embora fosse o Benfica quem mais atacava, a verdade é que também não parecia improvável que o Boavista conseguisse chegar ao golo, já que conseguia fazer boas jogadas de contra-ataque e rematar com perigo. A vantagem mínima ao intervalo justificava-se, mas um eventual empate também não seria injusto.

O Benfica pareceu entrar na segunda parte disposto a colocar um pouco mais de velocidade no jogo. Numa das melhores jogadas até então, uma boa combinação entre o Luís Filipe e o Maxi Pereira acabou com um centro deste para o primeiro poste, onde o Nuno Gomes em salto de peixe deu a ilusão de ter feito o segundo golo. Pouco depois, uma entrada escusada do Zé Kalanga sobre o Léo valeu-lhe o segundo amarelo e consequente vermelho por acumulação (depois da brilhante actuação o ano passado na Luz pelo Dínamo de Bucareste, pelos vistos resolveu voltar a dar nas vistas). Com a vantagem numérica e no marcador, parecia que iríamos ter a oportunidade de vivermos uma noite descansada na Luz. Mas não: num contra-ataque conduzido pelo Mateus pelo lado esquerdo, ele bateu com toda a facilidade o Luís Filipe em velocidade, centrando depois atrasado para o Jorge Ribeiro, com muita calma, repor a igualdade. Reduzido a dez, com apenas dois jogadores o Boavista fora capaz de voltar a igualar o jogo. Acabou por ser o maior erro deles.

E foi-o porque a reacção do Benfica foi fulminante. De alguma forma, pareceu que o golo sofrido fez com que o Benfica acordasse e decidisse finalmente colocar velocidade no futebol jogado, oferecendo-nos na meia-hora final um autêntico vendaval ofensivo ao qual o Boavista não foi capaz de resistir. Claro que foi uma grande ajuda o facto de praticamente nem termos tido tempo de ficar nervosos com o empate, porque seis minutos depois já vencíamos por dois golos de diferença. Primeiro uma incursão do Léo pela esquerda terminou com uma assistência para a entrada do Maxi Pereira, marcando assim o seu primeiro golo ao serviço do Benfica. Logo a seguir, uma jogada confusa na área resultou num ressalto de bola para o Rodríguez, com este a finalizar de cabeça. A lição do golo sofrido deve ter pesado na cabeça dos jogadores, que mesmo assim não abrandaram, e num lance de alguma felicidade chegámos ao quarto golo, a cerca de dez minutos do final. Aproveitando uma escorregadela do Katsouranis o Boavista enviou a bola ao poste; na resposta o Di María rematou cruzado, e o Ricardo Silva fez autogolo. E foi uma espécie de justiça divina, já que minutos antes, com uma entrada brutal, este mesmo Ricardo Silva (é escusado perguntar-se qual é a 'escola' do rapaz, já é sobejamente conhecida) encarregou-se de atirar com o Cardozo para fora do jogo.

Motivados, e com o Rui Costa a fazer o jogo girar à sua volta, o Benfica continuou a pressionar, e um penalti convertido pelo Nuno Gomes (a castigar uma falta sobre si) deu o quinto golo quando faltavam cinco minutos para terminar o jogo. Hoje era dia para compensar a falta de sorte noutros jogos, e das bolas entrarem. Por isso o sexto golo, a um minuto do fim, não surpreendeu, já que nesta altura o Benfica ameaçava marcar em cada ataque que fazia. Uma insistência na sequência de um canto levou a bola do Luisão para o Rodríguez, que centrou para o interior da pequena área onde o Nuno Gomes finalizou de forma acrobática. E ainda nos descontos, poderíamos ter chegado ao sétimo golo. Mais uma insistência do Rodríguez, a pressionar os defesas contrários, resultou num penalti cometido sobre si (o árbitro deve ter tido pena do Boavista, pois só isso justifica que não tenha expulso o guarda-redes Jehle). Chamado à conversão, para ver se conseguia finalmente afastar a malapata, nem assim o Bergessio conseguiu marcar, chegando assim o final do jogo com 6-1 no marcador.

Tendo-lhe sido dada tanta liberdade, o Rui Costa fez aquilo que se esperaria, e assinou uma grande exibição, tendo sido justamente ovacionado perto do final, aquando da sua substituição. O Katsouranis (apesar daquela escorregadela) continua a mostrar que é, neste momento, o nosso melhor defesa. Como sempre, bom jogo do Léo, sobretudo na segunda parte. O Binya parece ter finalmente aberto os olhos com a expulsão em Glasgow, e hoje foi um jogador muito mais comedido: nem sei se terá cometido alguma falta durante os noventa minutos. Mas para mim absolutamente fantástico foi mesmo o Rodríguez. Não sei se ele é sempre assim, mas neste momento ele parece estar num plano superior aos colegas, porque joga a uma velocidade difícil de acompanhar. Tem uma garra e entrega ao jogo inexcedíveis, às quais junta uma capacidade técnica acima do normal. Após a entrada do Di María passou para a direita e pareceu render ainda mais desse lado. É sem dúvida, e até esta altura, a melhor contratação do Benfica para esta época. Vou mencionar ainda o Cardozo, porque gostei do jogo que fez até ser atirado para fora do campo. Aliás, em relação ao Cardozo tenho notado que parece que existe uma regra qualquer que diz que tudo é permitido aos defesas que o marcam. Ele é empurrões, encavalitarem-se nas costas dele, puxões, braços em cima dos ombros, e a tudo os árbitros fecham os olhos. Ele durante o jogo vai-se queixando, mas pouco ou nenhum efeito surte. A entrada que o lesionou (em que, recorde-se, nem sequer foi assinalada falta) nem pode ser considerada uma surpresa: é que durante o jogo ele já tinha sofrido pelo menos duas quase iguais. Mas depois é fácil dizer-se que ele é uma desilusão, ou que não consegue ganhar bolas aos defesas. Enfim, nada a que não estejamos já habituados. Quanto à parte negativa, podia sempre bater no patinho feio do costume, mas depois de ganharmos por 6-1 acho que até fica mal estar a criticar algum jogador.

Foi como o Camacho disse no lançamento deste jogo: se o Benfica começasse a marcar as oportunidades que constrói, marcaria sete ou oito golos por jogo. Hoje foi um desses dias, e assim vamos para a pausa do campeonato com a motivação em alta.

73 Comments:

At 11/11/2007 11:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sei que já estamos tão longe do Sporting como perto do Porto!
De facto até aos 60m não jogámos nada de especial, depois foi um festival de eficácia. O ano passado até jogámos melhor e o resultado foi 0-0, acaba por ser irónico.
Positivo:
- Rui Costa: o Maestro, quando um adversário lhe dá espaço é magia à solta!
- Nuno Gomes: sempre fui e serei defensor dele, e disse e reafirmo que se jogar ao lado de Cardozo acredito que vai ser o melhor marcador da Liga. Se tivesse convertido o último penalty podia estar mais perto.
- Rodriguez: fantástico, uma mais valia tremenda que alguns tendem a esquecer quando comparam o plantel desta época com o da transacta.

Agora 2 notas, apesar da altura festiva, que são críticas ao Camacho:
1) desde o início que afirmo que só temos um jogador que faz a diferença do lado direito (apesar do golo do Maxi hoje) que é o Rodiguez. Incompreensivelmente Camacho insistiu com Di Maria, Nuno Assis e Adu ali, hoje finalmente parece que percebeu como compatibilizar o argentino com o uruguaio, cada um no seu flanco natural.
Last but not least, Bergessio. Não percebo como mais uma vez Camacho não aproveitou este jogo para dar rodagem ao Adu, parece que ele só serve para talismã quando estamos desesperados. Prefere apostar nesta nulidade. Aquando do penalty disse a quem estava ao meu lado, agora vão perceber a diferença entre quem sabe marcar um penalty e quem não sabe, e infelizmente confirmou-se. Digo e assumo aqui, sabendo que muitos vão espumar, Adu jogava melhor com 14 anos (e vi vários jogs dele nesta idade) que o Bergessio alguma vez sonhará jogar.

Agora há que manter a onda vermelha, se batermos os tripeiros em casa, as faixas deles poderão ter que ser devolvidas...

 
At 11/11/2007 11:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou a ver que tenho que ir mais vezes ver os jogos. Além da goleada à antiga (já tinha saudades) no caminho de volta a Gaia ainda deu para acompanhar o pesadelo da lagartagem e a recuperação épica do Estrela.

Sai caro, e cansa um bocado, mas os "adeptos" que vêm aqui só para dizer mal da equipa tiraram-me do sério, tive que ir gritar Benfica no estádio. Aliás, mesmo no estádio troquei uns piropos com os alarves que insistem em assobiar os jogadores.

Americano, o Camacho já percebeu o que vale o Adu, neste momento está a testar o Bergessio. O homem tem dispensas e compras a fazer na abertura do mercado. Não te preocupes que o Adu ainda vai dar cartas, eu confio no Camacho, o homem primeiro estabiliza a equipa, depois afina a máquina.

 
At 11/12/2007 12:09 da manhã, Blogger Unknown said...

Na minha opinião o Camacho joga com o Maxi à direita, pq tendo somente como médio defensivo o Bynia, é importante outro jogador que dê alguma contenção defensiva. De qualquer das formas era importante arranjar um extremo direito em janeiro, que fosse "brigão" tal como é o cebola, um extremo direito que não descure as tarefas defensivas, mas que consiga rasgar uma defesa, para que fosse possível continuar com esta táctica nos jogos caseiros.

 
At 11/12/2007 1:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

era inevitável o Benfica começar a golear tem boa equipa, e bons avançados, não sejam imbecis, criticam criticam mas o Benfica não perde à 1 ano! estivemos a 11 pontos, estamos a 4, e como se viu hoje a fruta já não é o que era!!

 
At 11/12/2007 1:40 da manhã, Blogger Coluna dÁguias Gloriosas said...

agora é ter paciéncia e não entrar em euforias desmedidas, é favor não esqueçer o que se passou antes do jogo do porto na luz na pretérita liga, criou-se uma euforia tão grande que a equipa bloqueou no jogo e o porto jogou sem pressão nenhuma na luz, como se tivesse 10 pontos á frente qdo só tinha 1

temos que ganhar á académica e ganhar na luz ao porto, aí eles vão ter problemas lá dentro e passar um natal complicado

tenho medo é que comecem com as equipas maravilhas e outras coisas que tais

prudéncia nesta fase e depois, euforias só depois das vitórias finais, das grandes conquistas que cheira-me que com um bocadinho de sorte ainda vamos ter este ano

Saudações Gloriosas
http://www.colunadaguiasgloriosas.blogspot.com/

 
At 11/12/2007 8:28 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Até que enfim o 4-4-2!!!
Acho que o Boavista pagou mesmo com juros.
Só que este resultado não é ainda consistente, o futuro o dirá.
Renovem o contrato ao LEO, o homem merece.
O N.Gomes até a marcar golos sózinho (quase)se lesiona, aquele gajo deve ter um problema mecânico qualquer, todo desconjuntado.
Desta vez gostei do Camacho na conferencia de Imprensa, vê-se que ele sabe que a aleatoriedade funciona, uma vezes a favor outras contra.Está a meio caminho de se tornar um verdadeiro sábio seguidor do grande Manitu.

 
At 11/12/2007 8:42 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Uma palavra para o Bergessio, apesar de estar com uma evidente malapata ou(conforme a interpretação sábia de Camacho) uma dose elevada de aleatoriedade adversa, ele sabe que numa altura daquelas fazer golo é a mais vulgar das realizações, ali ele só pode falhar. Como qualquer nobre guerreiro sabe, a sua vitória acaba no momento da humilhação do adversário.Manitu velará por ti nobre guerreiro!

 
At 11/12/2007 8:59 da manhã, Blogger Radagast said...

Confesso que me surpreende que também neste Fórum se analisem as exibições do Rui Costa deste modo. O Rui Costa é o Rui Costa (ah, brilhante esta, não é? ;-) mas parece que mesmo os benfiquistas mais avisados o vêem com lentes desfocadíssimas. Então o senhor (sem ironias, senhor mesmo) passa o jogo a perder a bola com maus passes, fruto de uma soberba futebolística até compreensível, quando passa bem é quase sempre para o lado (e devagarinho) e até a assistência é fruto da sorte no ressalto. Mais, os cantos marcados por ele são lances perdidos pois são pessimamente marcados. Porém, tudo o que ele faz é sempre dito ser fantástico mesmo quando é medíocre. Ninguém sai beneficiado deste edulcorar do Rui Costa e muito menos a equipa.

 
At 11/12/2007 9:58 da manhã, Blogger D'Arcy said...

São opiniões. É verdade que ele mostrou algumas dificuldades na fase inicial, onde falhou alguns passes. Mas o que fica na retina é que no melhor período do Benfica ele esteve em grande evidência, e foi precisamente esse um dos motivos da goleada. Dizer-se que 'quando passa bem a bola é quase sempre para o lado e devagarinho' não é apenas injusto: é mentira mesmo. Em todos os jogos (e ontem não foi excepção) o Rui Costa 'inventa' passes que muito poucos jogadores no mundo conseguem fazer. Ontem fixei dois deles: um para o Rodríguez na primeira parte, e outro para o Nuno Gomes na segunda, que o deixou isolado em frente ao guarda-redes (depois ele controlou mal a bola e complicou tudo, tentando assistir o Cardozo de calcanhar). Aliás, dizer-se que a assistência foi pot 'sorte' parece-me demonstrar alguma má vontade.

Eu não tenho quaisquer problemas em dizer que o Rui Costa joga mal quando tal acontece. Mas ontem, claramente, não foi o caso.

 
At 11/12/2007 11:05 da manhã, Blogger Unknown said...

Então tirem o Rui Costa da equipa e verão o Benfica a afundar-se. Quem me dera a mim ter lá outro como ele. É obvio que n faz tudo bem, mas o que faz é suficiente para ser dos melhores, senão mesmo o melhor jogador que este campeonato tem!

 
At 11/12/2007 11:40 da manhã, Blogger Pedro said...

Primeiro: O Senhor Maestro Rui Costa NUNCA joga mal. Simplesmente às vezes não nos honra com a sua magia impar e qualidade extraordinária, ou seja, para os leigos algumas vezes não joga tão bem.
:)

Isso dos passes, desculpa lá, mas é completamente falso. Se há alguem q faz passes de "ruptura" é Rui Costa.

Indio o Nuno Gomes não se quase lesionou sozinho. Repara no lance do golo, o gajo leva uma patada do gajo do boavista.

 
At 11/12/2007 12:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caríssimos

Deixem me ser egoísta hoje e partilhar com a malta a imensa alegria com que hoje fiz de madrugada a A1 e entrei triunfante no escritório…Um gozo verdadeiro e ainda estamos a 4 pontos…

Do jogo gostei dos golos e n gostei dos quase golos da pantera nos primeiros 45m…Pareceu-me que oscilámos muito…na defesa e meio campo defensivo…

Camacho começa a consolidar a equipa e com Nelson e Petit temos um onze forte para o título…Acho que falta banco…mas hoje o discurso é positivo…

 
At 11/12/2007 1:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Impressionante a azia que se respira neste blog da parte de "benfiquistas". A equipa dá 6-1 e vem aqui malta falar mal do organizador de jogo e do melhor marcador.

 
At 11/12/2007 1:51 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Ontem no final do jogo, e após termos ganho por 6-1, parecia que muitos benfiquistas enquanto saíam do estádio estavam mais preocupados em cascar no Bergessio por ter falhado um penalti, ou no Luís Filipe por ter jogado mal, em vez de se alegrarem com a vitória por números tão grandes. Isto entristece-me.

 
At 11/12/2007 2:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não se deixem enganar: temos que correr para fora do Benfica IMEDIATAMENTE e a PONTAPÉ com os andrades infiltrados para que resultados como os de ontem sejam a regra e não a excepção. Que a vitória não sirva para atirar areia para os olhos.

 
At 11/12/2007 2:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy

Estou contigo, mas fostes logo escolher 2 exemplos de virtuosismo...

Para os amigos da Estatística alguém se lembra de jogos na Luz com 5 ou + golos de diferença na ultima década? [Campeonato]

Saudações benfiquistas

 
At 11/12/2007 2:43 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Lembro-me de um 7-0 ao Paços de Ferreira e de um 7-1 ao Leça com 5 golos do Nuno Gomes. Lembro-me também de um 8-0 ao Famalicão, mas isso foi na época do 6-3 em Alvalade, por isso foi há mais de dez anos.

 
At 11/12/2007 3:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu lembro-me de um fora, 6-2 em Setúbal, com o Camacho!

Nos últimos 5 anos em casa só me lembro desse 7-0, o treinador era o Jesualdo. Mantorras, Tiago e Nuno Gomes bisaram. Foi em 2002 com o Paços.

Mas o tma de certeza que nos puxará das suas memórias.

 
At 11/12/2007 3:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Claro que quando se fala em goleadas, há aquela coisa do dia 7 de Fevereiro de 1943. Demos 12-2 a uns gajos que equipavam de azul. Dez golos de diferença, nunca vi nada do género.

A maior tareia que vi na Luz foi 9-0 ao Marítimo, num campeonato que perdemos após derrota com o zbordem na Luz, na penúltima jornada, depois de lhes termos dado 5-0 para a Taça. Acho que foi praí em 1986, há mais de 20 anos! Safa, como o tempo passa depressa.

 
At 11/12/2007 3:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Americano, o Camacho já percebeu o que vale o Adu, neste momento está a testar o Bergessio."

Pois JFilipe, certamente que em Glasgow o Camacho também resolveu "testar" o Bergessio, o resultado nem era importante nem nada. Que me digas que ele prefere neste momento apostar no Bergessio que no Adu (está no direito dele) é uma coisa, agora não me tentes contar a história da carochinha, não funciona. Até agora ele não deu uma única tituaridade ao Adu (um dos poucos elementos do plantel que não teve essa oportunidade), nem o pôs a jogar uma única vez num jogo "resolvido" que pudesse facilitar a integração dele. Talvez por isso tantos adeptos tenham saído do estádio a "cascar" em Bergessio, em vez de estarem felizes pela vitória, como disse o D'Arcy.

 
At 11/12/2007 4:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Americano, o Adu não jogou em Glasgow mas jogou contra o Celtic cá e não deslumbrou (o jogo era demasiado rápido para ele).

Ainda não percebi essa fixação pelo Adu que te leva a avaliar dessa forma outro jogador vindo de uma paragem e que tem jogado pouco. Eu tenho família na Argentina e eles garantiram-me que o Bergessio é um bom ponta de lança que na época passada marcava regularmente. Penaltis também o Liedson falha.

O homem vem do mesmo campeonato que o Cardozo. Se o outro precisa de tempo, este também (ainda por cima é mais novo que o Cardozo).

 
At 11/12/2007 4:27 da tarde, Blogger ratogoleador said...

Parece que adivinho, ainda esta semana andei a chorar-me a perguntar há quanto tempo não havia goleadas e porque tínhamos de sofrer até ao fim...e pimba!

Acho vou chorar-me até ao fim da época.

Calma pessoal eu entendo a nossa paixão mas nem tudo é bestial quando ganhamos nem besta quando perdemos.

Para os críticos que apareceram depois da eliminação da taça da liga ou por o Camacho usar uma segunda equipa, peço-vos para analisar o que se passa com os lagartos é que tantos jogos só pode dar nisto, eles não correm porque já não podem...

 
At 11/12/2007 4:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

JFilipe, o que me deixa espantado são as coisas que dizes para defender as opções de Camacho. Como disse, o Camacho apostou no Bergessio por opção, não por ser um teste, se não não tinha feito a mesma coisa em Glasgow. Depois dizes " Adu não jogou em Glasgow mas jogou contra o Celtic cá e não deslumbrou (o jogo era demasiado rápido para ele)." Porra, o Adu entrou a menos de 10 minutos de fim, para extremo onde não vai nunca render o que pode, e mesmo assim num jogo contra uma equipa totalmente fechada a tentar conquistar o ponto, participou na jogada que deu o golo. Agora deslumbrar em 10 minutos??? Sei que ele tem habituado mal o público, mas é pedir muito UMA oportunidade com algum tempo na posição dele??? Já que nem na merda da taça da Liga, apesar de ele marcar (quase) todos os nossos golos, teve essa oportunidade (sei que em setúbal foi titular, mas mais uma vez erradamente a extremo com o Di Maria erradamente atrás do ponta de lança, perdão do bergessio)?
E não é "tempo" que leva um jogador a falhar 4 ocasiões incríveis de golo, das quais nas 4 apenas um remata foi à baliza, e mesmo assim foi um penalty falhado. Nesse mesmo espaço de tempo Adu fez 5 remates, 4 golos, e um para defesa do guardião de Setúbal. Se achas que o Adu não está a ser totalmente injustiçado é a tua opinião, a mim parece-me que está e não há nada pior para um jovem que está a render que ficar continuamente sentado no banco a ver cepos a jogarem.
Que fique bem claro, sou fã de Camacho, é o meu treinador preferido para a realidade benfiquista, mas é um ser humano e comete erros (basta lembrarmos que sugeriu o Paulo Almeida), por isso não é um crime discordar das opções dele, especialmente quando os resultados são tão evidentes. E o mais engraçado é que se navegares por muitos outros blogs benfiquistas, já vês muito boa gente a perguntar porque não dar oportunidades ao Adu, era evidente que isto ia acontecer e só vai queimar ainda mais o Bergessio.

 
At 11/12/2007 5:03 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Sugeriu o Paulo Almeida mas nunca treinou o Paulo Almeida. E nada me garante que com o Camacho ele não pudesse ser um jogador diferente. Com o Camacho até o Fernando Aguiar foi um jogador útil.

Quanto ao Adu, acho que há algum exagero na forma exacerbada como o defendes. Conforme já disse, chega a dar a impressão que queres atacar ferozmente qualquer jogador que eventualmente consideres que esteja na equipa a 'roubar' um lugar que poderia ser do Adu. E digo isto porque já comentas aqui há muito tempo, e sempre te vi teres bastante paciência e tolerância pelos jogadores mais mal-amados do Benfica, e até mesmo pelo próprio Nandinho, e no entanto esta época sempre que o assunto Adu vem à baila acabas por praticamente desancar o Camacho e qualquer outro jogador que te apareça à frente :)

Eu continuo a achar que o Bergessio precisa de tempo, e a ter confiança que poderá vir a ser um jogador muito útil ao Benfica. Isto não invalida no entanto que tenha ainda mais fé no Adu, e que também tenha o desejo de o ver jogar mais.

 
At 11/12/2007 5:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, já sei que achas isso, mas a prova que estás errado é que no meu meio campo atacante ideal para o Benfica acho que deve jogar Rodriguez à direita, Di Maria à esquerda, e Nuno atrás de Cardozo, ou seja o Adu nem seria titular. Não me choca que ele não jogue, até o mal amado Nuno Gomes para muitos, na minha equipa será o titular. Agora acho que é completamente injusto o Adu entrar nas piores situações, já contra a Naval ele não o meteu, até o Coentrão entrou à frente dele, e agora faz a mesma burrice com o Bergessio. E tenho paciência para os jogadores, o Di Maria é um puto com talento que se tem mostrado individualista e pouco objectivo, mas percebe-se que é jogador da bola, não engana. Da mesma forma o Bergessio também não engana, e volto a repetir, para "perder" tempo com ele, na minha opinião os minutos dados eram bem mais úteis para o Dabao, para perceberes que isto não é só pelo Adu. Respeito a tua opinião, a minha é que o Bergessio é uma versão do Derlei (do Benfica, não o do Porto), com a diferença de estar em boa idade, ao contrário do Ninja. Em todos os minutos que fez até agora a única coisa digna de registo que fez foi cair em Setúbal, e o passe para o Rodriguez que esteve na origem do penalty que ele próprio falhou. Soma isso aos remates que ele fez no bessa e contra o setúbal, e espanta-me como há fé com aquele jogador, mas são opiniões.

P.S. - Eu não defendi os "mal-amados", sempre disse que Paulo Jorge e Manú (por exemplo) não serviam para o Benfica, e sobre o Bergessio digo o mesmo: se nós não tivermos avançados melhores que ele nos juniores, muito mal estamos. E não me lixem com a conversa da "idade", do "integrar com calma", vejam como certos putos pegaram de estaca nos nossos rivais. O talento não tem idade!!!

 
At 11/12/2007 5:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O problema com Camacho é que o modelo de desenvolvimento de futebol do Benfica não será pelos vistos o de apostar nos jovens a breve prazo, ver-se-á após as tão esperadas compras e dispensas de Inverno. Acho que o Benfica neste momento devia apostar em jogadores jovens e maioritariamente saídos das suas escolas (está aí uma nova fornada com excelentes valores)obviamente que teria que equilibrar essa juventude com a experiência, mas esse seria o caminho.
O Ajax, o Arsenal, o Man United etc...todas as equipas têm jovens nos seus plantéis, o problema com os jovens é o mesmo que com os mais velhos, ou são bons ou não.

 
At 11/12/2007 5:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pedro tens razão, o gajo do Boavista dá-lhe com o chanato, mas eu daquela flor de estufa já espero tudo:))

 
At 11/12/2007 10:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Americano vê lá que o Adu deslumbrou tanto que nem deste pelos primeiros 20 minutos dele em campo.

"Porra, o Adu entrou a menos de 10 minutos de fim,"

O Adu entrou aos 61 minutos de jogo. Esteve mais de meia hora em campo.

O Bergessio marcou bastantes golos na época passada na Argentina (menos que o Cardozo mas mesmo assim foram bastantes) num campeonato muito mais forte que o Norte-Americano. Ao menos dá-lhe o benefício da dúvida.

 
At 11/13/2007 12:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Indio,

Tu vês longe, por isso vais ser o nosso empresário de eleição!

Apostar nos jovens disseste tu! E foste o único!

Houve aí (e eu concordo) quem falasse na necessidade de comprarmos um extremo direito! Não precisamos! Já o temos! Chama-se André Carvalhas e está numa forma fenomenal!

Este fim de semana pregamos 4-2 nas osgas "oitava maravilha do mundo" futebol clube!

Acompanhei de perto, a época passada, os juniores e os juvenis do Benfica (até os iniciados e os infantis). Vi muitos jogos e tenho seguido muito atentamente as notícias no serbenfiquista e outras fontes. Acredito piamente que daqui podem sair 5 ou 6 jogadores q entrarão de caras na equipa profissional.

Muito poucos do actual plantel senior do SLB têm a categoria, a classe e a paixão pelo clube como Abel Pereira, Miguel Vitor, Pedro Eugénio, Ruben Lima, Miguel Rosa, André Carvalhas , Leandro Pimenta e (para mim) acima de todos David Simão e Camara.
Disse acima 5 ou 6 ? Pois é! Acabei por mencionar 10! E ainda falta o Andre Soares e o João Pereira, já para não falar no Romeu Ribeiro.

Acompanhem e acarinhem estes jogadores q vale a pena.

Se tudo correr normalmente o campeão nacional de Juniores de 2007/08 será o SLB. A diferença é enorme. Só os fdp dos jornalistas é q não reparam. Se fossem os lagartinhos já tinham tido 30 orgasmos. Não faz mal! Assim saberá melhor! Apanhamo-los por trás!

Carvalhas deve passar já ao plantel sénior! Camara (só tem 15 anos) não vai fazer a formação toda. O grande João Alves [ i)o injustiçado - no SLB e no futebol tuga;- ii) a par de Shuster e Platini o jogador mais fino e inteligente que alguma vez vi jogar ao vivo - iii)- Quem nunca o viu jogar que não venha para aqui com comparações bacocas9] já o topou e fê-lo saltar dos juvenis para a titularidade dos juniores. Quem muito sabe de futebol não podia fazer outra coisa!

Leandro Pimenta (um Fernando Redondo, médio b2b de fino recorte e com quem a bola não chora) e David Simão (um Rui Costa canhoto)idem "".

Está aqui o futuro do SLB!

Ganhamos 6-1 ? Foi giro, muito obrigado!

 
At 11/13/2007 1:09 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Só mais 2 coisas:

Esqueci-me de mencionar uma joia africana q este ano chegou aos juniores do SLB e q segundo rezam as crónicas daqueles q tudo conhecem da formação está a fazer grande furor. Chama-se Orphée Demel, tem 18 anos, é Costa MArfinense e Ponta de lança. Diz quem já viu que é dos que não engana, possante, rápido e com um poder de impulsão fora do normal. Já se fala em Drogbázinho!? Vão ver e digam qualquer coisa.

Segundo os mentideros, o SLB terá feito uma proposta ao Fluminense por Arouca. Já vi vários jogos deste rapaz, médio volante, e digo-vos só que além de dinheiro oferecia Diego Souza (e vcs sabem que eu gosto muito do Diego). Era ouro sobre azul! Grande jogador! Agora com o PFC sigam este jogador, assim como Valdívia e Valmir do Palmeiras e depois digam qualquer coisa!

Aviso à navegação: Se me quiserem rebater ,não venham com a estória da Europa vs América do Sul! Respeitem a minha inteligência ou, se acharem melhor, a minha provecta idade!

 
At 11/13/2007 8:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Johnny, tomara eu saber metade do que tu sabes sobre os jovens benfiquistas e dos novos valores em geral.

O que é obvio é que o clube não pode estar a formar novos talentos para depois, no fim da linha, não os aproveitar.
Parece-me óbvio que LFV não tem uma ideia nítida do futebol, a sua aposta em Camacho foi tardia e pareceu-me mais uma fuga para a frente, sabendo que o treinador tinha o apoio da maior parte dos adeptos e tambem da sua direcção.

Camacho é um treinador que não admite (e bem) interferência no seu trabalho, agora não pode funcionar desligado dentro da estrutura do futebol benfiquista e tem que cumprir os objectivos estratégicos do clube.

Por outro lado fez-se um optimo trabalho no futebol jovem, foram-se buscar elementos de grande valor, benfiquistas de gema, que procuram formar jogadores para a equipa principal.

Se estes dois polos estiverem em sintonia e ligação , o clube poderá em breve recuperar o investimento feito e principalmente o orgulho de poder alinhar com uma equipa maioritariamente oriunda da formação de grande qualidade.

Se não estiverem, é mau, e é tempo do Benfica ter alguem que o consiga liderar com visão e lucidez.

Isto vai para além dos gostos e ódios do dia a dia por este ou aquele jogador ou treinador ou presidente, isto é uma questão estrutural do BENFICA.

 
At 11/13/2007 9:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"Americano vê lá que o Adu deslumbrou tanto que nem deste pelos primeiros 20 minutos dele em campo."

É que os primeiros 60 do Bergessio adormeceram-me de tal forma que só acordei a 10 minutos do fim.
Eu dou todos os benfícios que quiseres, vou tentar esquecer um "pequeno" detalhe:
Bergessio: 339 minutos, 0 golos
Adu: 265 minutos, 4 golos

 
At 11/13/2007 9:57 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Se o Adu 'participou' na jogada do golo contra o Celtic (ou seja, recebeu mal uma bola à entrada da área e foi obrigado a atrasá-la em esforço para o Di María), então também será justo dizer que o Bergessio participou na jogada do quarto golo contra o Boavista, já que foi ele quem desmarcou o Luís Filipe na direita.

Isto é um assunto que nem sequer deveríamos estar a discutir. Não vejo interesse em estarmos a ver apenas aquilo que um determinado jogador faz mal, ou o que outro faz bem. O meu ponto de vista é que o Bergessio é um jogador de créditos firmados no campeonato argentino, e foi um investimento importante do Benfica (maior até do que aquele que foi feito no Adu). Temos portanto todo o interesse em que este investimento dê frutos, e nesse aspecto estarmos a dizer que ao fim de menos do tempo total de quatro jogos (se os números do Americano estão correctos) um determinado jogador é um fracasso e deveria ser recambiado é um manifesto exagero.

Eu gosto muito do Adu, também o vi jogar muitas vezes, e sei que pode ser um jogador muito valioso para o Benfica - nem sequer quero saber da última época que ele fez na MLS, que estava a ser a pior da curta carreira dele, o que me interessa é o potencial do jogador, e aquilo que sei que ele pode render, porque já o vi fazer coisas fabulosas. Mas eu não consigo alinhar em críticas violentas (ainda para mais quando me parecem de todo extemporâneas) a jogadores do Benfica.

 
At 11/13/2007 10:17 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, já te disse que respeito a opinião, também tinhas esperanças em muitos jogadores da equipa do ano passado que eu não tinha, são opções. Para mim hoje em dia é óbvio que todas as contratações têm que ser mais valias, porque de resto a aposta tem que ser na formação. Di Maria, é ou pode vir a ser uma mais valia, Adu idem, Cardozo já o é, o Cebola obviamente, etc. Quanto ao Bergessio eu recuso-me a acreditar que não haja melhor nos juniores, aliás o pouco que vi do Dabao leva-me a crer que é uma aposta muito mais certeira, logo acho um desperdício total os minutos "gastos" com o Argentino, ainda par mais em deterimento de jogadores que podem ser o nosso futuro.
Aguardamos, infelizmente em Coimbra o Cardozo não deve jogar, vamos lá ver o que esse "terror das balizas" fará. Pode ser que o Adu a 10 minutos do fim volte a dar os 3 pontos para continuar o clima de festa.

P.S. - os números são dum jornal desportivo, eu não faço registos estatísticos :)

 
At 11/13/2007 10:43 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"A maior tareia que vi na Luz foi 9-0 ao Marítimo, num campeonato que perdemos após derrota com o zbordem na Luz, na penúltima jornada, depois de lhes termos dado 5-0 para a Taça. Acho que foi praí em 1986,"

Foi no 1º ano do John Mortimer em 1986. Perdemos com o Sportém 1-2 na Luz e o campeonato foi com (e para) os porcos. Eles não o ganharam, nós é que perdemos. E eu estava lá; queria fazer uma festa e saí com um melão. :-/

Aliás ganhamos 3 Taças de seguida:
1986-1987 Benfica Sporting 2-1
1985-1986 Benfica Belenenses 2-0
1984-1985 Benfica FC Porto 3-1

 
At 11/13/2007 11:06 da manhã, Blogger Tiago said...

Darc'y

Bater no patinho feio é bater no CARDOZO!!!! De certeza que não ias falar no homem que marcou 2 golos e que sempre que joga a equipa ou ganha ou até o patinho feio Cardozo marca um golo...

 
At 11/13/2007 11:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Starblade, é o regresso de Mortimore ele já tinha treinado o Benfica em 79, nesse regresso veio substituir o Csernai de triste memoria.
Dobradinha em 1987 com a tal vitória sobre o Sporting por 2-1. Por curiosidade a equipa;
Silvino
Veloso,Dito,Edmundo,Alvaro
Sheu,Diamantino,Camané e Nunes
Chiquinho(que ainda joga!) e R.Águas.
4-4-2!!

Golos-Diamantino (2)

 
At 11/13/2007 2:09 da tarde, Blogger Unknown said...

Johnny Rook,

Gostei do teu comentário em relação à equipa de juniores, concordo com quase tudo o q disseste, menos da parte em que já temos um extremo-direito, o André Carvalhas. É que esse menino para mim é muito mais que isso...faz as posições todas de ataque. Contra os lagartos acho que jogou à esquerda! Pormenores à parte, gostava muito de o ver nos séniores, será muito inferior ao Adu? N sei.Mas partilho das tuas esperanças em relação às escolas de formação!

 
At 11/13/2007 3:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bergessio: 339 minutos, 0 golos
Adu: 265 minutos, 4 golos

Está bem, e depois? O Cardozo não marcou para aí em dez dos jogos em que entrou. Eu não estou a querer dizer mal do Adu. O Adu entrou bem na maioria dos jogos em que o colocaram a jogar, e o Camacho já o meteu a jogar em todas as competições. Neste momento tenho mais esperança nele que no Di Maria, e pode parecer-te estranho mas prefiro que o Camacho dê mais minutos ao Di Maria.

Não percebo é essa sanha toda contra o Bergessio. Posso garantir-te que é um bom avançado, pode não se adaptar ao nosso futebol mas não é nenhum cepo.

Por acaso também preferia ver júniores a terem oportunidade do que levar com mais contratações de Dezembro (em geral grandes fracassos).

 
At 11/13/2007 3:22 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"pode não se adaptar ao nosso futebol mas não é nenhum cepo."

Desculpa, mas aqui estou com o nosso amigo Johnny, essa do "adaptar" é uma treta total! É por falta de "adaptação" que o homem fez 4 remates dignos da selecção de rugby? É por falta de "adaptação" que o homem falhou o penalty? É por falta de "adaptação" que o homem faz recepções de bola a lembrar o Karadas? Ou é por estar adaptado que o Adu aproveitou (quase) todas as oportunidades de golo que teve?
E o futebol argentino é assim tão diferente??? Até parece que estamos a falar de algum chinês, ou algum africano que jogavam em realidades totalmente diferentes!
Por isso tu não podes "garantir" nada, tens a tua opinião e eu respeito, mas para mim é um cepo. O Pena marcou mais golos que ele numa época em Portugal, foi o melhor marcador, e para mim não deixou de ser um cepo. Porra, parecem os lagartos que também juravam a pés juntos que o Koke, o Mota, o Pinilla, o Bueno, todos eram bons, só faltava a "adaptação".

 
At 11/13/2007 3:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Aliás, um bom exemplo, o Bynia é um camaronês que jogava na Argélia. Mal ele jogou em Si. Siro percebeu-se imediatamente que havia algumas qualidades. Vês algum problema de adaptação nele? Tem lacunas evidentes, teve aquela entrada parva, mas vês alguma dificuldade dele em adaptar-se a um futebol bem diferente? Eu não vejo.

 
At 11/13/2007 4:26 da tarde, Blogger ratogoleador said...

Acho injustas as criticas em relação à direcção sobre a formação.
Relembro-vos que esta direcção teve de construir tudo de novo.

O Vale e Azevedo simplesmente acabou com a formação.
Agora é necessário no mínimo 2 a 3 anos para começarem a surgir os primeiros resultados.

Parece que para alguns logo no primeiro ano deveria ter aparecido vários jogadores para o plantel principal mas as coisas não são assim, o "sbording" consegui-o no ano passado mas creio que também foram ajudados pelos média pois tirando o João Moutinho (num ano) e o Miguel Veloso os outros nada jogam, Djalós temos lá muitos e sinceramente não os queria na equipa principal.
(O Nani é da escola do Real Massamá)

Tenham calma pois agora com gente valiosa como o João Alves as coisas vão melhorar e muito, não tenho duvidas.

Estas coisas levam tempo, o ano passado ficava sempre chateado com as criticas a formação pois sabia que ainda não tinha passado o tempo suficiente para criticar.

Em relação ao Adu e ao Berguessio acho que já entendemos as várias posições, eu respeito todas, embora me pareça razoável esperar mais algum tempo para uma avaliação. Ainda não me convenceram nem de um nem o outro mas ainda é cedo.

 
At 11/13/2007 5:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu não consigo avaliar nem o Bergessio nem o Adu pelo que vi aqui. Prefiro confiar na opinião de pessoas que viram uns 30 jogos do homem.

No campeonato, com Camacho temos

Adu, 3 jogos, 24 minutos
Bergessio, 2 jogos, 21 minutos

Se o americano acha que o Camacho deveria estar satisfeito com 9 minutos do Bergessio no campeonato tudo bem. Eu não consigo avaliar um jogador tão facilmente. No total o Camacho deu 256 minutos ao Bergessio, 161 dos quais com a segunda equipa, na taça da liga. Com a primeira equipa, na era Camacho, o Bergessio, em minutos somados, não leva um jogo completo.

 
At 11/13/2007 5:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ouvido numa rua em Braga:
" O Natal é quando o Sporting quiser"

 
At 11/13/2007 8:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Filipe,

Tens toda a razão no que referes sobre o Carvalhas. Faz a frente de ataque à esquerda ou à direita e no apoio ao PL.
Referi-o para a direita dos seniores porque simplesmente não temos quem o faça e não vale a pena ir gastar dinheiro quando o temos o que precisamos em casa.

 
At 11/13/2007 8:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

As birrinhas do Sr. Veiga ainda nos vão custar muito caro no que diz respeito ao Diego Souza. Ou alguém do SLB lhe dá a volta à cabeça ou muito brevemente vamos ter um grande dissabor. Estejam atentos!

 
At 11/13/2007 11:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Johnny Rook, do que é que estás a falar?

 
At 11/13/2007 11:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

JFilipe,

Desculpa lá mas desta vez estava a falar para o só FILIPE (sem J).

Abraço

 
At 11/14/2007 1:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

A maior goleada que presenciei na Luz foi um 12-0 ao Marinhense para a Taça, em 94/95.

 
At 11/14/2007 1:46 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Johnny Rook, o teu "estejam atentos" era para todos. O que há com o Diego Souza?

 
At 11/14/2007 10:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Caro D'Arcy,

Espero que não leves a mal, mas não resisto a postar aqui uma resposta que te deram, com a devida vénia ao senhor que a deu:

"O Freddy Adu, por exemplo, se calhar teve tanto ou ainda menos "tempo total de jogo o (inferior) a quatro jogos completos". E tem mais não-sei-quantos golos e, de um modo geral, é-lhe dado, por todos os benfiquistas, um futuro muito mais certo, se quiser. Não consigo perceber por que é que o Camacho não aposta mais sistematicamente nele: contra o Boavista, fiquei curioso de saber quantos golos marcaria mais (sim, porque o penalty~decerto que não falharia).; contra o Celtic também não percebi porque é que o nosso "talismã dos últimos minutos" não entrou, sendo preterido precisamente pelo Bergessio (que, salvo erro, não chegou sequer a tocar na bola).

Naturalmente penso que, por isso mesmo, o que já vi do Bergessio, chega. Como chegou aquilo que vi do Marcel (ainda teve menos tempo do que o Bergessio), do Derlei ou do Kikin. Se foi um investimento importante - 2,5 milhões por 50% do passe - isso é um problema do Benfica (e, consequentemente, nosso) e que demonstra bem a estupidez dalgumas das nossas contratações (Andrés Diaz, Stretenovic, Zoro, Butt, Miguelito, Luís Filipe, etc.)

Volto a referir que discordo da assobiadela que, jogo sim, jogo sim, os adeptos brindam alguns jogadores. Mas, se porventura estes forem substituidos, isso também não quererá dizer que os vá aplaudir. E o Bergessio, pegando nas suas palavras, "já me fez perder a cabeça": os domínios de bola são ridículos, os falhanços ainda mais e a maneira como marcou o penalty foi a gota de água. Restava-lhe o esforço que, de facto, reconheço que tem. Mas isso não chega, naturalmente, para ser jogador do Benfica. Eu, por exemplo, não tenho jeito nenhum para jogar futebol mas se me pusessem com aquela camisola, corria até cair para o lado."

É este o grande problema para o qual tenho alertado, não é facciosismo meu, a maior parta da "nação benfiquista" não entende porque se aposta mais num que noutro. É a mesma merda que acontecia no Sporting o ano passado com o Veloso e o Custódio. O Paulo Bento teimava no Custódio, dizia-se que o Veloso teria o seu tempo, era puto e tal, mas toda a gente via que um tinha qualidade e o outro não. Passado um ano, provou-se: um foi despachado para a Rússia, o outro já foi titular na Selecção AA e é seguido pelos gigantes da Europa. E este nosso consórcio lembra aqui um nome queimado por menos: Marcel. Eu vi-o jogar na Briosa e não tenho dúvidas que é muito mais valioso que o Bergessio, pelo menos tinha um excelente pontapé e mais força física. E o Kikin também estava muitos degraus acima. Eu não estou a exagerar, para mim até o Karadas mostrou muito mais em "4 jogos completos".
Daí finalizar dizendo mais uma vez, podem ter esperança em quem quiserem, podem achar que o Bergessio ainda vai ser o melhor marcador da Liga, mas essa defesa exacerbada dos nossos jogadores é demasiado "lagarta" para o meu gosto. Se eu me rio quando os lagartos deliram com o Vukcevic, ou acham que o Purovic ainda vai mostrar muito (e até esse já marcou), não seria coerente eu dizer-lhes que o Bergessio tem potencial. Preferia Adriano (Porto), Linz (Braga), Makukula (Marítimo), e até o Pitbull do Setúbal com quem certamente muitos de vocês já gozaram parece o Maradona ao lado do nosso "avançado".

Com este post longuíssimo prometo não maçar-vos mais, só voltarei a este tema se for para dar uma resposta, ou numa eventual opinião sobre um jogo nosso.

 
At 11/14/2007 11:07 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"O empréstimo ao Grémio de Porto Alegre termina em Dezembro, mas Diego Sousa continua com pouca vontade em regressar ao Benfica. Ainda para mais, o médio suscita por esta altura grande interesse por parte de outros clubes.

São Paulo, que recentemente conquistou o título de campeão brasileiro, é o nome mais falado, mas também já se fala de outras possibilidades na Europa. Mesmo assim, Diego, que tem contrato válido pelo Benfica até 2009, diz que a sua «prioridade é permanecer no Grémio». «Tudo o resto é especulação, mas claro que fico satisfeito por todo o reconhecimento», atirou ainda o jogador. "

Por outras palavras: Compramos e ficamos com Betos, Zoros, Butts, Marceis, Manducas, Derleis, Bergessios e o crl e não conseguimos manter Miccoli, Simão, Karagounis, M.Fernandes e Diego Sousa.

Está aqui uma política desportiva da trampa. O dinheiro que se gasta em tanto inutil dava para termos ficado com os úteis. Depois ainda se admiram dos resultados?

 
At 11/14/2007 11:56 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Os jogadores não são formas saídas todas de um mesmo molde. Não são todos iguais, e não reagem todos da mesma forma. Se o Adu conseguiu marcar quatro golos no pouco tempo que já jogou, melhor para ele, e melhor para o Benfica. Agora isso não pode ser usado como argumento para de alguma forma provar que o Bergessio não presta. O Bergessio também esteve lesionado e o Adu não, por exemplo.

Quanto aos outros jogadores que citas e que supostamente serão muito melhores do que o Bergessio, o meu comentário só pode ser 'A vaca da vizinha dá mais leite que a minha'. Se qualquer um deles eventualente viesse para o Benfica o mais provável é que ao olhos de muitos dos benfiquistas que agora dizem que ele são mehores passassem a não prestar para nada. O Camacho é (felizmente, na minha opinião) um treinador que se está nas tintas para o que os adeptos acham que deveriam ser ou não as melhores opções. Foi graças a essa maneira de pensar que 'ganhámos' um defesa como o Luisão. E que estamos no bom caminho para ganhar um ponta-de-lança como o Cardozo - porque a dar crédito ao 'olho clínico' de muitos dos nossos adeptos, capazes de avaliar a capacidade de um jogador ao fim de meia-dúzia de jogos, o paraguaio no início de Outubro já teria guia de marcha para ser recambiado em Janeiro. Quando esses adeptos especialistas resolvem embicar com um jogador, está o caldo entornado, e tudo serve para o criticarem e queimarem. A forma supostamente péssima como o Bergessio marcou o penalti é apenas um exemplo disso. Não foi o Jehle quem fez uma boa defesa, não foi infelicidade, foi mas é o Bergessio que (provavelmente até de propósito) falhou o penalti. Cinco minutos antes o Nuno Gomes marcou um penalti muito pior que o Bergessio, a meia altura e para o meio da baliza, e por acaso até deu golo. O Bergessio marca o dele rasteiro a para um dos lados, mas de alguma forma para esses mesmos olhos clínicos essa atitude foi horrivelmente displicente, ou demonstrou uma grande falta de jeito.

Lamento, mas só posso mesmo achar ridículo que benfiquistas me critiquem por defender e acreditar num jogador do Sport Lisboa e Benfica. Que não concordem comigo, tudo bem. Que critiquem a minha opção em apoiá-lo ou defendê-lo, acho ridículo. Já o disse uma vez, e volto a dizê-lo aqui: ainda há-de chegar o dia em que, em pleno Estádio da Luz, hei-de ser criticado ou mandado calar por estar a aplaudir um jogador do Benfica.

 
At 11/14/2007 12:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, como me parece que ficaste algo melindrado, quero deixar bem claro que tenho o maior respeito e admiração pelas tuas opiniões e pelo teu blog, e logicamente que não que tens de criticar nenhum jogador, estás no teu direito. Agora quando dizes "o meu comentário só pode ser 'A vaca da vizinha dá mais leite que a minha'", a contrário também posso dizer que achas sempre que a tua dá sempre mais que a da vizinha, o que também não me parece correcta. Aqui trata-se apenas de uma opinião sobre um jogador do Benfica, e não é por nós o acharmos mau que ele vai jogar pior ou melhor, por isso não percebo qual é o problema em criticar as opções do técnico. É natural que ele tome decisões erradas, que a direcção falhe algumas contratações, é a lei do futebol. Citaste o exemplo do Cardozo, e mesmo após jogos que ele falhou golos em série eu continuei a defendê-lo porque acho que ele é uma mais valia evidente. O Nuno Gomes já teve fases dessas e defendi-o, até o Luis Filipe por aquilo que mostrou no Braga tem alguma margem de crédito para mim, agora o Bergessio não fez nada de positivo em quase 4 jogos, e falha redondamente em coisas básicas como a técnica de remate, passe, e recepção. Quando o vejo a "roubar" minutos a um jogador que tem isso tudo e mais alguma coisa, é natural que eu fique chocado. E dizes que "felizmente o Camacho não é permissivo a críticas de adpetos", talvez tenhas razão, talvez não. O exemplo que te dei é sintomático, o Paulo Bento quando mudou o que toda a gente via, começou a ganhar, mas foi tarde de mais. O Camacho também insiste que a equipa não joga melhor nem marca mais com 2 avançados, mas quando jogamos assim os resultados estão à vista. Também insistiu com o Di Maria na direita e o Rodriguez na esquerda, e mais uma vez já corrigiu. Como é que tu achas que o Adu se sente quando não é premiado pelo bom que faz? Como é que te sentias se no teu trabalho fizesses em pouco tempo o que te pedem, e fosses ultrapassado por um gajo que nada produziu???
Mais, até nisso há diferença, eu nem sei se o Adu tem ou não empresário, desde que ele chegou só vi entrevistas dele a elogiar tudo e todos, enquanto que do empresário do Bergessio já li 2 entrevistas esta semana, já a falar de cenários para Dezembro, interesse de outros clubes, etc.

P.S. - O bergessio é tão mau que pela 1ª vez na história deste blog pôs-me a mim e ao Starblade de acordo :)

 
At 11/14/2007 12:49 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Americano, o comentário que citaste vem na sequência de uma crítica que me foi feita por o autor achar que eu sou por vezes demasiado 'acrítico' em relação aos jogadores do Benfica. E a minha resposta vem na sequência disso mesmo: são livres de discordar comigo na apreciação ao valor de um jogador, mas acho ridículo que me critiquem por estar a defender um jogador do nosso clube.

Já agora, quanto ao empresário do Bergessio, são os jornalistas que, à procura de notícias, começam a desenhar já cenários para Janeiro, e vão fazer-lhe perguntas (e ao pai do Bergessio também).

E a minha 'política', já agora, é mesmo essa: a minha vaca dá mesmo mais leite do que a da vizinha. É assim que eu sou, e foi assim que me habituei: os jogadores do Benfica para mim são à partida melhores que os outros. Quanto mais não seja, só pelo facto de envergarem aquela camisola.

 
At 11/14/2007 1:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ok, percebo o teu último parágrado, é daí que vem a diferença de opinião, para mim, exactamente por estarem a envergar o "manto sagrado", têm de ter o mínimo de qualidade, ou seja têm de ser melhor que os outros, e Bergessio não merece, como tantos outros "marretas" que (infelizmente) por lá passaram.

 
At 11/14/2007 3:26 da tarde, Blogger Tiago said...

D'Arcy

E é isso mesmo D'Arcy, por isso é que eu gosto de ler as tuas crónicas. Indo por partes:Em relação ao Bergessio ainda tenho fé! Acho que ele vai ser mto útil no futuro. Desde o dia que assinou, não sei porquê... Fellings! O Penalty do Nuno Gomes foi mto bem marcado e é assim que se marcam. Já o golo do cardozo foi algo se confirmou ainda mais na televisão: Ele não falhou porque não calhou! ainda se atrapalhou um bom bocado! Ele é mto fraco e o NUNO GOMES É O MAIOR! Mas em relação às tuas opiniões respeito-as e muito, mas mtas vezes devo dizer que és um bocadinho faccioso seja em amor ou "ódio": Vide cardozo vs NUNO GOMES!!! :)

 
At 11/14/2007 3:34 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu não tenho nenhum ódio particular pelo Nuno Gomes, não sei onde é que foste buscar essa ideia.

 
At 11/14/2007 3:49 da tarde, Blogger ratogoleador said...

Eu só com a conversa do Americano já só puxo pelo sucesso do Berguessio pode ser que assim se cale eheheheh (Americano dormes com uma foto do Adu debaixo da almofada, não?)

No último jogo o Argentino tem um passe de morte para o Cristian que depois sofre o pénalti mas isso é menosprezado pelo Americano.

Dizer que o Adu não falharia o pénalti é injusto porque nunca o poderás provar e sendo assim também não haveria pénalti em que o Argentino está na jogada.

Também discordo com as criticas ao Paulo Jorge e no futuro veremos quem tem razão, nunca criticarei um jogador que dá tudo em campo.

O Berguessio se falhar será culpa da falta de calma dos sócios benfiquistas.

Um jogador necessita de jogar para ganhar confiança e sei que com o Berguessio o principal será aparecer o primeiro golo, ele está sem confiança o que lhe provoca ansiedade.

O Adu ainda não me convenceu completamente mas tem feito golos, gostei dos golos contra o Marítimo e o Setúbal de resto em campo ainda não vi ultrapassar um defesa e perde sempre muitas bolas mas não o vou criticar por isso, vou ter paciência e verificar no fim, assim como o faço em relação a todos.

 
At 11/14/2007 4:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rato,
Vou tentar responder, ponto por ponto.

1) Antes de mais quem me dera a mim que cheguemos ao final da época e o Bergessio tenha 20 golos marcados, podem chamar-me estúpido à vontade que eu estarei feliz pelo Benfica.

2) Não, não durmo com fotos do Adu, nem tenho. Mas já era fã dele antes de vir para o Benfica, é jogador duma das minhas 2 selecções, e do mue clube, e acho que tem potencial para ser um dos melhores do mundo. Ora se isso pode dar alegria a um país e um clube que adoro, é natural que torça por ele.

3) Não menosprezei o passe, mas por via das dúvidas vou-te lembrar como termniou toda a jogada desse passe, com canto ou pontapé de baliza, porque o Bergessio falhou o penalty conquistado.

4) Não disse em lado nenhum que o Adu marcaria o penalty, mas ele teve 3 bem mais cruciais e marcou os 3, o Bergessio nem por isso.

5) A carreira do Paulo Jorge responderá por si, lembro-te é que ele já foi mais novo, não me parece que seja agora que vai explodir.

6) "O Berguessio se falhar será culpa da falta de calma dos sócios benfiquistas."
Desculpa, mas este é um argumento, digamos, estúpido. Vale tanto como eu dizer: Se o Adu não for o melhor jogador do mundo no final desta época é porque o Camacho não o aproveitou! Se o Bergessio falhar continuará a carreira, e logo veremos o que ele faz fora daqui.

7) "O Adu ainda não me convenceu completamente mas tem feito golos, gostei dos golos contra o Marítimo e o Setúbal de resto em campo ainda não vi ultrapassar um defesa e perde sempre muitas bolas mas não o vou criticar por isso, vou ter paciência e verificar no fim, assim como o faço em relação a todos."

Quem marca 4 golos num tempo de jogo equivalente a menos de 3 jogos até podia não jogar absolutamente mais nada que já justificava a contratação. E a função do Adu, o jogo do Adu, não é "passar por defesas", é jogar para a equipa, para esses "pormenores" bonitos temos lá o Di Maria. O Adu é um jogador habituado a ter pouca bola, a preencher bem os espaços e soltar rápido para os seus colegas. É um excelente jogador sem bola, daí aparecer no sítio certo. E se não o viste "passar por ninguém", então arranja o vídeo do jogo em Setúbal, e vê quem e como é ganho o livre lateral em que surge depois o penalty sobre o Bergessio. É um lance em que um jogador passa em velocidade e habilidade por 2 defesas adversários, sendo ceifado quando passava pelo 2º. Mas devo ter visto mal, se calhar era o Bynia ou o Zoro, devo ter confundido...

 
At 11/14/2007 4:35 da tarde, Blogger ratogoleador said...

Americano,

Se calhar escreves demais, depois já não te lembras mas peço-te o favor de reler o que escreveste (comentário anterior ao starblade) que em seguida passo a transcrever:

"Não consigo perceber por que é que o Camacho não aposta mais sistematicamente nele: contra o Boavista, fiquei curioso de saber quantos golos marcaria mais (sim, porque o penalty~decerto que não falharia)"

Em relação ao ponto 4, estamos falados.

Depois, acho que para nosso bem deveremos enfrentar as criticas de uma maneira positiva, repara que nunca apelidei de estúpido a um comentário teu mesmo que anteriormente tenhas feito de vitima no caso de o Beguessio marcar 20 golos. Mas essas são palavras tuas.

Creio que entendeste a boca da foto do Adu debaixo da cama o "ehehehheh" quer dizer que estamos na brincadeira, se não encaixas eu refaço de uma maneira mais simples:

O confronto Adu vs Berguessio já enjoa.

Já entendemos as diversas posições, agora siga para a frente, é que passar os dias todos na mesma conversa deixa outros assuntos mais importantes por debater, no ano passado foi o Nuno Gomes (que curiosamente tem mais golos que o levezinho mergulhão mas continua a ser o pior) este ano estamos a 10 jornadas a falar do mesmo.

 
At 11/14/2007 4:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Se calhar escreves demais, depois já não te lembras mas peço-te o favor de reler o que escreveste (comentário anterior ao starblade) que em seguida passo a transcrever:

"Não consigo perceber por que é que o Camacho não aposta mais sistematicamente nele: contra o Boavista, fiquei curioso de saber quantos golos marcaria mais (sim, porque o penalty~decerto que não falharia)"

Em relação ao ponto 4, estamos falados."

Se calhar lês de menos porque transcrevi uma resposta dada ao D'Arcy por OUTRA PESSOA, como fiz questão de frisar.
E para mim não há confronto Adu/Bergessio, há uma opção de Camacho entre os 2, que eu critico, espero que ainda tenha esse direito.

 
At 11/14/2007 5:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hummm...Índio aprender muito com conversa porque Índio futuro empresário ter que vender jogadores a D'Arcy futuro director Sad.
Índio tem que ter cuidado ...ele não mudar de ideia facilmente!!!

 
At 11/14/2007 5:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

No entanto ninguem se lembra/ou de defender o mais injustiçado e desqualificado dos jogadores na última temporada, o bravo guerreiro NELSON.
Minto, ninguem é mentira, houve um pobre Índio numa remota roullote....

 
At 11/14/2007 5:35 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Essa a mim não pega. Eu sou o maior dos defensores do Nélson :)

 
At 11/14/2007 5:36 da tarde, Blogger ratogoleador said...

Americano,

Por acaso li tudo.

Mas tu só transcreves porque concordas, como aliás afirmas.
Além disso é um pouco complicado distinguir onde acaba a transcrição visto que abriste aspas e nunca as fechaste e até pensei que os comentários dentro de parênteses eram teus.

Mas seja como for ainda não entendeste?

 
At 11/14/2007 5:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Foste dado como desaparecido em combate, D'Arcy:)Sorry too late!!

 
At 11/15/2007 1:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu também sou defensor do Nelson, mas do de há dois anos, que enviava bolas teleguiadas ao Nuno Gomes. O do ano passado não interessa para nada.

Mas as notícias são animadoras, as coisas começam a compor-se. David Luiz, Petit e mesmo o Nelson estão a recuperar a passos largos. O Cardozo é capaz de estar de volta para o jogo do Porto.

Entretanto amanhã há jogo na Choupana. Alguém me sabe explicar por que razão estamos de boas relações com um filho da mãe que aparece nas escutas a roubar-nos?

 
At 11/15/2007 5:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Entretanto amanhã há jogo na Choupana. Alguém me sabe explicar por que razão estamos de boas relações com um filho da mãe que aparece nas escutas a roubar-nos?"


Porque temo um presidente que é um nabo de merda e só gosta de se dar bem com andrades e restantes arguidos do Apito Dourado.

Rui Cunha, Pinto da Costa, Valentim Loureiro, José Veiga, Paulo Gonçalves, Jorge Gomes.

Depois admirem-se de os resultados não aparecerem, mas aparecerem nos jornais coisas que deveriam estar no segredo dos deuses.

 
At 11/16/2007 10:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

SAI UM CAFÉ À SPORTING
Depois do café "cheio" e da "italiana", chegou ao mundo dos cafés mais uma inovação...

Um indivíduo, chega a uma pastelaria e pede:

- Quero uma Taça de café à Sporting, por favor!

O empregado, estupefacto, pergunta:

- Taça de café à Sporting ??? Que raio é isso???

- É fraquinho, muito fraquinho...

 
At 11/17/2007 1:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estou feliz!

Camacho confirmou o q sempre pensei dele. Aposta em jovens; existe comunicação entre o Depart. Formação e o futebol profissional.

O SLB , hoje, na Madeira jogou com: Ruben Lima, Dabao, Carvalhas, David Simão, Romeu Ribeiro. 5 juniores. Mais ainda, di Maria, Coentrão e David Luiz.

Rezam as crónicas que Ruben e david Simão estiveram muito bem. Principalmente aquele em quem eu mais aposto: David Simão.

Temos futuro! Estou feliz!

 
At 11/17/2007 2:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Seis jogos para o Binya. Os colegas têm que se esforçar para chegarem às meias finais para ele poder voltar a jogar na CL este ano.

Mais importante que o resultado foi verificarmos que o David Luiz recuperou. Quanto aos miúdos, é complicado integrar vários jogadores muito jovens. Já temos o Adu, pelo que não mais que um ou dois terão oportunidade de rodar com os séniores.

Gostava de ter podido ver o jogo. Para quando o canal Benfica?

 
At 11/17/2007 3:30 da tarde, Blogger Radagast said...

Só agora tive acesso à internet e por isso respondo tarde e a más horas, mas era só para dizer que não tenho nadica de má fé para com o Rui Costa, em momento nenhum disse que ele não prestava para jogar no benfica (era só o que faltava) e nem sequer disse que tinha jogado mal contra o Boavista! O que eu disse é que passam a vida (e tu também, há que dizê-lo) a referir o brilhantismo, e como tudo é genial e etc's

Confesso que me esqueci do grande passe que ele fez para o Nuno Gomes (que nunca remata de primeira!) mas na assistência sim teve sorte.

Resumindo, quando joga mal não há que dizer que jogou bem e quando joga bem não se deve dizer que foi muito bom. De resto, espero bem que ele continue como está. Já seria fantástico.

 

Enviar um comentário

<< Home