quinta-feira, agosto 21, 2008

Parabéns, Nélson

O 'projecto olímpico' do Benfica já deu alguns frutos. O Nélson Évora acabou de conquistar a primeira medalha de ouro portuguesa em Pequim e, mais do que isso, a primeira medalha de ouro olímpica de um atleta do Benfica. Podemos juntar-lhe a prata da Vanessa, e a medalha que o Di María ainda vai conquistar, e dizer que foram uns J.O. agradáveis sob o ponto de vista benfiquista (cuidado: não festejem muito o facto do ouro ter sido conquistado por um atleta do Benfica, porque já se sabe que, desta vez, e desta vez só, a medalha é de todos os portugueses e não temos o direito de nos 'apropriarmos' dela). Só foi pena a Telma ter falhado as medalhas. Parabéns ao Nélson em particular, e a todos os nossos atletas em geral.

34 Comments:

At 8/21/2008 3:53 da tarde, Blogger Xelb said...

Mas a Telma passou de repente de grande atleta portuguesa a desilusão da atleta benfiquista...

 
At 8/21/2008 7:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 8/21/2008 8:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

... E temos frustados xenófobos a seguirem-nos ... já não é mau, é sinal que nos têm respeito. Parabén ao Elvis e a todos os restantes atletas que estiveram lá, incluindo o Marco Fortes que parece ter sido o saco de pancada nos últimos tempos (pelos vistos foi inclusivamente convidado a abandonar pelo "grande presidente" do COP.

 
At 8/21/2008 8:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

aqui não concordo, ganhou um Português, não interessa de que clube

 
At 8/21/2008 8:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Nelson Évora fez toda a sua formação como saltador no FCP, logo, esta medalha também é do Porto, não é só do SLB. Foi lá que ele adquiriu as bases para ser o que é hoje, não foi no Benfica.

 
At 8/21/2008 9:13 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Gostava de ver essa mentalidade aplicada aos casos dos jogadores que o fóculporto vem buscar-nos...

 
At 8/21/2008 9:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Caro anónimo, isso não é verdade. Nélson Évora fez a formação no Benfica. Foi para o Porto, esteve lá um ou dois anos e depois voltou ao Benfica.

 
At 8/21/2008 10:24 da tarde, Blogger zorg said...

O Nelson Évora é atleta do Benfica desde os iniciados e foi no Benfica que fez toda a sua formação. Teve uma passagem infeliz pelo clube da corrupção já na idade adulta, mas que, felizmente, durou pouco tempo.

 
At 8/22/2008 3:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mesquinho, estar a apropriar clubes numa representacao por PORTUGAL, somente "tristes e frustrados" o fazem para satisfacao do ego clubista.
Felismente os portugueses nao ligam a essas minorias de patetas.
Se assim fosse 'os Olimpicos" nao teriam o apoio e orgulho de TODOS os portugueses, nem seriam perpetuados como HEROIS NACIONAIS.
Ficamos todos agradecidos a todos os atletas e treinadores pelo esforco e empenho demonstrado. Tambem podemos incluir estruturas publicas que o fizeram, mesmo alguns clubes que o possam merecer, mas nao me parece o caso do Benfica que somente em casos de exito garantido se associou.

 
At 8/22/2008 9:23 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tem piada os verde-ranho e os azul-corrupção virem com a conversa de que são portugueses. Esse não costumava ser a conversa deles nas outras olímpiadas em que nos chagavam o juízo com o ouro dos atletas deles e com o facto do só termos o bronze. Deixem-nos festejar o nosso campeão olímpico, e a nossa vice-campeã.

É claro que estão lá por Portugal, e ter-me-ia dado tanto prazer a medalha da Naide como a do Évora. Mas estas vão voltar a dar-me prazer quando forem mostradas no estádio.

Sábado às cinco da manhã estarei em frente à tv para torcer por mais uma medalha de ouro de um atleta do Benfica.

 
At 8/22/2008 11:23 da manhã, Blogger Pedro Pinto said...

E salta Nelson! E salta Nelson! :)

 
At 8/22/2008 12:35 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

"O Nelson Évora fez toda a sua formação como saltador no FCP, logo, esta medalha também é do Porto, não é só do SLB. Foi lá que ele adquiriu as bases para ser o que é hoje, não foi no Benfica."

O Nèlson Évora foi atleta do Benfica desde os onze anos. Se esteve no FCP um ou dois anos, parece-me abusivo dizer que foi lá que ele adquiriu bases não sei de quê.

 
At 8/22/2008 1:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Ouro é essecincialmente de Cabo verde. O Nelson só se naturalizou Português aos 18 anos. Por isso na bandeira Portuguesa deveria estar lá um quadradinho da bandeira de Cabo Verde.

 
At 8/22/2008 3:03 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

"O Ouro é essecincialmente de Cabo verde. O Nelson só se naturalizou Português aos 18 anos. Por isso na bandeira Portuguesa deveria estar lá um quadradinho da bandeira de Cabo Verde."

O Nélson veio para Portugal aos 5 anos. E, surpresa das surpresas, quando ganhou foi buscar uma bandeira portuguesa. Já agora, ponham um quadradinho também com a bandeira da Costa do Marfim, porque o homem nasceu em Abidjan.

 
At 8/22/2008 7:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Obviamente que esta medalha me foi dedicada e a todos os índios que anonimamente apoiam os Nelson benfiquistas. Nunca antes me senti tão gratificado e justamente reconhecido. O ideal olímpico deveria ser Citius Fortius Altis em homenagem a esse inolvidável pedreiro de seu nome FMartins.

Viva a Águia, Viva a grande tribo vermelha!

 
At 8/22/2008 7:38 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fonix!! Acho que o Sporting se adiantou e afinal o ideal olimpico será Citius Fortes e Caminha!!

 
At 8/22/2008 8:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já percebi pelos comentários que vi aqui, que quando os atletas tripeiros e lagartos ganham é graças ao clube onde estão. Quando são os do Benfica, este foi o que menos influência teve. É Porto, é Cabo Verde. Só falta de facto a Costa do Marfim ... Quanto à Vanessa Fernandes deve ter sido o Gulherme aguiar o principal responsável, pois é autarca de Gaia.

 
At 8/22/2008 10:44 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Espero que o D`Arcy tenha falado ironicamente no projecto olimpico do Benfica. É o quê? contratar atletas consagrados? Contratar o di Maria? Desta forma calculo que a contrtação do ronaldinho Gaucho faça parte do "projecto olimpico" do Milan...

Vamos lá conversar com alguma racionalidade acerca destas coisas.

Para começar, há que dizer que há mérito para o clube (seja ele qual for!) nestas medalhas: o clube financia o atleta e dá-lhe condições para ele prosseguir a sua preparação da forma o mais profissional possivel. E isso é que faz diferença entre o Nelson Evora, a Naide ou a Vanessa Fernandes (os nossos melhores atletas olimpicos) e os outros tristes que têm de andar de sacola à costas e que têm de treinar sózinhos e à hora de almoço muitas vezes e que têm de se orientar com bolsas miseeaveis que o filho da puta do Sr.Comandante do COP faz o favor de lhes conceder.

Agora só faz sentido falar em projecto se tal envolver a formação de atletas a médio longo prazo com vista a um objectivo bem definido: a presença nos jogos Olimpicos com resultados superiores.

Assim, os benfiquistas têm todo o direito de estar contentes mas por mais que digam projecto olimpico é algo que não têm.

(AVISO: OS BENFIQUISTAS NÃO VÃO GOSTAR DOS PRÓXIMOS PARAGRAFOS)

A ccoisa mais parecida comum projecto olimpico que Portugal já teve foi a escola de meio fundo e fundo do sporting nso anos 70 3e 80 -que nos valeu (a nós, portugueses) duas medalha olimpicas e varios recordes do mundo (não nos valeu meis porque o Fernando Mamemde tinha um bloqueio psicologico nas grandes competições). Aí havia um projecto: uma escola que deliberadamente detecta talentos, os desenvolve e os promove com o objectivo de conseguir resultados de categoria interncional.

Agora, benfiquistas, ponham as mãos na consciencia e façam esta pergunta simples: o que têm no triatlo e no atletismo tem alguma parecença com o que o Sporting (leia-se Moniz Pereira) fazia nesse tempo?

Não é preciso responderem se não quiserem.

PS. E já agora, há por aí um imbecil qualquer que diz que os verde-ranho se querem apropriar dios feitos dos benfiquistas... Estranho, durante mais de 20 anos as unicas medalhas olimpicas portuguesas eram exactamente de atletas verde.ranho. Aliás, o Obikwelu há 4 anos era verde-ranho quando toda gente (calculo que alguns benfiquistas tambem) celebrou a sua prata nos 100m. Nessa altura ninguem andou por ai a dizer que os benfiquistas nos queriam roubar a medalha do Obikwelu.

PPS. Já agora, os clubes nestas coisas do atletismo têm tanta importancia que o perfil oficial dos atletas na IAAAF nem sequer lhes faz referencia. Como exemplo, desafio-vos a encontrar qualquer referencia ao Benfica no perfil do Nelson Evora. E já agora tambem no da Vanessa Fernandes.

 
At 8/22/2008 10:54 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Só quero reforçar que se calhar não ficou explicita na minha posta anterior:

Eu fiquei contente com os resultados da Venssa Fernandes e do Nelson Evora. eles são portugueses e conseguiram medalhas para Portugal. São Herois Portugueses!

Mas comnpreendo que os befniquistas sintam uma alegria adcional dado que de alguma forma o Benfica tambem contribuiu para o seu sucesso. eu sei porque senti o mesmo com o ouro do Carlos Lopes na Maratona de 84 e com a prata do Obikwelu há 4 anos. E é natural que assim seja!

Não me falem é em Projecto Olimpico, caraças! :):):):)

 
At 8/23/2008 1:04 da manhã, Blogger Rod McLeven said...

Pessoal,

Cuidado porque o Nélson é ali de Odivelas... não roube a medalha ao povo de Odivelas...

lol...

só me fazem rir...

que mania de serem pequeninos... até em pensamento.

apoios? lutem, mexam-se, dêem orgulho ao país e não desculpas.

se acham que é difícil, mudem de actividade, que ninguém os censura

demasiado cedo, quero é caminha... pfft

 
At 8/23/2008 1:05 da manhã, Blogger Rod McLeven said...

ah é claro

Parabéns Vanessa!
Parabéns Nélson!

 
At 8/23/2008 3:11 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O 'Projecto Olímpico' não é um termo inventado agora. Ele existe, e é assim que é referido dentro do clube. O objectivo é precisamente levar o máximo possível de atletas do Benfica aos J.O., e obviamente conquistar medalhas. E nisso pode-se dizer que está a ser um sucesso: os maiores feitos olímpicos do Benfica até agora eram o Bronze do Leitão em 1984, e se calhar a vitória do Yokoshi na final B dos bruços também em 1984.

Eu não sei se o Nélson teria ganho esta medalha ou não caso não estivesse no Benfica. O que eu sei é que ele e os outros que estão nas mesmas condições dele de certeza que devem gostar de ter um clube como o Benfica a apoiá-los e a dar-lhes condições para se concentrarem nas modalidades em que são bons (o Gustavo Lima, por exemplo, foi bastante claro quando disse que infelizmente não podia ter um Benfica ou um fóculporto a apoiá-lo, e houve um judoca português que se referiu à Telma Monteiro como 'extraterrestre' devido às condições de treino de que usufrui). Conforme dizes, há outros coitados que têm que andar a treinar de sacola às costas (até o Carlos Lopes chegou a ser atropelado na 2ªCircular enquanto andava a treinar - eram outros tempos).

É óbvio que as medalhas são de Portugal, porque foi em representação de Portugal que o Nélson e a Vanessa estiveram nos J.O.. O que eu não percebo é porque é que há gente que parece ficar ofendida ou irritada com o facto dos benfiquistas se sentirem adicionalmente satisfeitos por terem sido atletas seus a conquistarem as medalhas. Até parece que os sportinguistas não se sentem orgulhosos por o Carlos Lopes ter sido do seu clube.

 
At 8/23/2008 7:43 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Os verde-ranho são realmente criaturas à parte. O que está aqui de serviço então manda cada imbecilidade que me arrepia. Agora descobriu que o Benfica não tem projecto olímpico.

O Carlos Lopes, que deu as medalhas de ouro e prata à lagartagem, entrou para o zbordem por volta dos 20 anos. O Évora iniciou o projecto olímpico do Benfica aos 20 anos, e andava pelo clube desde miúdo. A Vanessa também entrou no Benfica por volta dos 20 anos.

Procurem as diferenças que fazem de um parte de um projecto olímpico e dos outros dois não. Cada vez que aquela malta verde-ranhosa diz qualquer coisa eu duvido que haja criaturas racionais por trás.

O Nelson e a Vanessa ganharam a medalha por Portugal e o Angel pela Argentina, mas isso significa que temos dois campeões olímpicos e uma vice-campeã no clube.

Ainda por altura do ínicio destes jogos o FSF veio todo pomposo para a imprensa:

"o primeiro campeão olímpico português, o primeiro a conquistar uma medalha de ouro era atleta do Sporting e foi Carlos Lopes"

Sempre a lembrarem-nos disso e agora chateiam-nos por dizermos que o Évora é do Benfica.

 
At 8/23/2008 11:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pronto,as historias dos clubes...
Ele antes de ser do benfica,acima de tudo e portugues.
Porque e q começam logo com as historias dos clubes!
E ela nao estava la a competir pelo benfica,mas sim por Portugal,e claro q os adeptos do clube do atleta ficam contentes,mas fogo,nao usem isso de argumento contra os outros clubes.

Viva o Nelson!
E viva Portugal!

 
At 8/23/2008 12:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Rui Silva também do sporting, também ele foi medalhado há 4 anos...

Epah! Deixem-los festejar! estão a sentir pela PRIMEIRA vez o gostinho das vitórias olímpicas...

lolada é o Di Maria que chegou há meia dúzia de dias também fazer parte do"projecto olímpico"!...

O hino que se ouviu foi "a portuguesa" não foi o das papoilas irritantes...

 
At 8/23/2008 2:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

desculpa lá... dor de cotovelo é coisa q os sportinguistas não têem mesmo nesta área... somos grandes, muito grandes mesmo no atletismo. E aqui o slb está a anos luz.

acho q há q colocar cada coisa no seu sítio e quem venceu foi portugal e não o benfica.
Fiquei super feliz das 2 medalhas, arrepiei-me toda a ouvir o hino na radio na altura em q qle estava a receber a medalha e em momento nenhum me lembrei q o moço era do slb... acho q ninguém mesmo se deve ter lembrado disso, a não ser tu e mais uma meia dúzia...lol

Viva os nossos atletas e q daqui a 4 anos ganhemos muitas mais, venham eles de clube vierem.

 
At 8/23/2008 4:40 da tarde, Blogger Harry Lime said...

projecto olímpico???

Mas estão a brincar ou que? Se há projecto olimpico então falem-me das estrelas nascentes no triatlo benfiquista.

Vá falem-me num nome do triatlo benfiquista que esteja actualmente nos 30 melhores do Mundo para além da Vanessa Fernandes.

O Di Maria pertence ao projecto olimpico do Benfica???? Mas voces não se vêm ao espelho?

 
At 8/23/2008 5:01 da tarde, Blogger Harry Lime said...

jfilipe,

Um fundista com 20 anos é uma criança...

Aliás, toda a gente sabe que o Moniz Pereira, benfiquista desde pequenino, não teve nada a ver com as medalhas olimpicas do Carlos Lopes.

E as medalhas olimpicas dos atletas do Sporting são em primeiro lugar medalhas de Portugal tal como as medalhas dos atletas do Benfica.

Já agora, a Venessa Fenrnades ingressou no Benfica quando já era campeã europeia de triatlo... o que diz muito do esforço do Benfica na sua formação.

E mesmo o Nelson Evora, a ter sido contratado aos 20 anos pelo Benfica, veio já campeão europeu junior (Tampere, 2003). Mais uma vez parece-me que o Benfica se limitou a contratar outro atleta já formado apenas para ingles ver.

Se é este o vosso projecto olimpico, vou ali e já venho...

 
At 8/23/2008 5:05 da tarde, Blogger Harry Lime said...

E mais uma vez, uma merda que fique clara:

EU ADOREI QUE A VANESSA E O NELSON EVORA TIVESSEM GANHO AS MEDALHAS.

Adorei porque antes de ser sportinguista sou portugues.

Se os benfiquistas pertencem ao vosso clube antes de pertencerem ao vosso pais então não passam mesmo de uns anormais de merda.

Está entendido ou é preciso fazer bonecos?

 
At 8/23/2008 7:39 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Di María não pertence a projecto olímpico nenhum, não mistures as coisas. E o Nélson Évora, como já disseram aqui, entrou com 11 anos no Benfica. Passou depois dois anos no fóculporto, e regressou ao Benfica. Não se podem formar campeões olímpicos de um dia para o outro. O plano é trazer os melhores para o Benfica, dar-lhes condições, e depois aproveitar os sucessos deles para dinamizar a formação nessas áreas.

E sim, para mim o Benfica vem à frente do país. Um empate do Benfica incomoda-me mais do que dez derrotas seguidas da selecção nacional. Se eu passo o ano inteiro a arrepiar-me com a brutalidade de um Burro Alves, depois não consigo de um momento para o outro desligar o chip e desatar a torcer por ele, ou por outros da sua laia.

 
At 8/23/2008 7:43 da tarde, Blogger D'Arcy said...

E continuo a dizer que não compreendo a reacção de certas pessoas ao facto dos benfiquistas se sentirem especialmente satisfeitos e orgulhosos por terem atletas seus a vencerem medalhas olímpicas. As medalhas não são menos portuguesas por causa disso.

 
At 8/24/2008 1:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Claro, dá-me um gosto especial ver benfiquistas medalhados, mas também ficava contente se a Naide Gomes ou outro qualquer, mesmo não sendo benfiquista, conquistasse medalhas. E também fico muito mais emocionado e diz-me muito mais um 4º lugar do Gustavo Lima que um primeiro lugar da Selecção Nacional de futebol..

 
At 8/24/2008 2:03 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Vá falem-me num nome do triatlo benfiquista que esteja actualmente nos 30 melhores do Mundo para além da Vanessa Fernandes. "

Mas este gajo não tem mesmo nada entre as orelhas.

Bruno Pais, atleta do Benfica, 17o no triatlo em Pequim.

 
At 8/25/2008 12:50 da manhã, Blogger Harry Lime said...

O Projecto Olimpico do Benfica é contratar atletas consagrados para fazer figura. É bom para os atletas e calculo que seja bom para o Benfica.

E, aparentemente, é bom para os adeptos que pensam que têm "escolas" e que são fortes nas "modalidades".

E mais uma vez, não há problema nenhum nos benfiquistas ficarem contentes com as medalhas de atletas do Benfica.

O errado está em falarem no famoso "Projecto Olimpico", uma ficção inventada pelo orelhudo que os benfiquistas engolem de forma completamente acefala. Nada que surpreenda, enfim...

PS. O Phelps está de férias no Algarve. Porque é que o relhas não vá lá tentar contratá-lo? Saia mais barato ao clube do que o Nuno Gomes ou do que o Mantorras. Assim, podiam vender camisola em Baltimore :):):):)

 

Enviar um comentário

<< Home