segunda-feira, julho 28, 2008

Fraco

Muito fraco mesmo. Para mim, foi bem pior o jogo desta noite do que o de sexta-feira. Jogámos pior, voltámos a asnear na defesa, e perdemos bem. Sim, eu sei que é preciso dar tempo ao novo treinador, e a conversa do costume. Não estou a fazer nenhuma futurologia em relação à nova época. Estou apenas a falar sobre o jogo que perdemos esta noite.

Irritou-me bastante o nosso meio campo. Foi demasiado complicativo, incapaz de jogar simples, e houve uma quantidade assustadora de passes errados, mesmo quando o colega estava a menos de cinco metros. Não sei que raio de táctica foi aquela com que começámos, sem avançados, mas quero acreditar que foi apenas para fazer experiências e que não terá nada a ver com aquilo que faremos nos jogos a sério. Até porque, se tivéssemos ido buscar o Aimar para o pôr a jogar assim, então ele não serviria para nada, e ao fim de um mês já estaria a ser assobiado pelo Terceiro Anel. A defesa em linha continua a deixar-me nervoso, e fiquei com a sensação de que se o árbitro assistente não fosse tão mau, teríamos assistido às suas consequências nefastas mais do que uma vez. E claro, seria fácil agora desatar também a bater no meu ódiozinho de estimação, e cascar forte e feio no Edcarlos. Toda a gente sabe o que penso dele, e que acho que não tem valor para ser titular do Benfica. É verdade que ele esteve directamente envolvido nos lances dos dois golos, e é o principal culpado (no primeiro então, se é verdade que o Quique já o estava a avisar antes do passe ser feito - e eu acredito que sim, porque até eu quando estou nas bancadas a ver jogos ao vivo consigo ver que ele se posiciona e movimenta mal, e por vezes dou comigo feito tonto aos gritos - então ele poderá começar já a fazer as malas) mas a falha é também, e muito, colectiva. Onde é que andava o Léo no primeiro golo, por exemplo? E no segundo, porque é que os outros jogadores (em particular do nosso meio campo) demoraram tanto tempo a tirar a bola dali, e preferiram complicar? Aquele passe à queima do Binya para o Edcarlos já era meio caminho andado para lhe complicar a vida. Depois houve mérito dos avançados adversários, que pressionaram bem e provocaram o erro.

De positivo pouco ou nada sobrou. Talvez a boa vontade do Urretavizcaya, que correu quilómetros a tentar pressionar os defesas adversários, e um ou outro pormenor do Fellipe Bastos. Julgo que no próximo fim-de-semana, no torneio de Guimarães, já poderemos ter uma ideia mais concreta de qual será o nosso plantel e esquema táctico para esta época. Este torneio serviu apenas para fazer experiências, que de positivo terão tido apenas o facto de dar ao treinador algumas certezas sobre quem não deverá ficar no plantel.

81 Comments:

At 7/28/2008 3:50 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O terceiro jogo da preparação com o zbordem, equipa que mantém a estrutura da época passada, é algo que não percebo. É um bocado estranho o treinador não ter feito uns joguitos de preparação com equipas mais fracas, mas ele lá sabe. Como diz o D'Arcy o mais importante nestes jogos foi definir quem fica e quem sai do plantel.

Algumas das dispensas e empréstimos parecem-me claros: Edcarlos, Maxi, Bynia, Amorim, Assis, Luís Filipe, Urreta, Makukula. Eu dispensaria também o Léo, que já não tem pernas para isto.

Dos novos, estou desiludido com o Balboa. É rápido, mas pouco mais que isso, pelo preço esperava um pouco mais de técnica.

 
At 7/28/2008 5:22 da manhã, Anonymous Anónimo said...

24MAIO2008

"Quique noutras circunstâncias agradar-me-ia muito! É jovem, ambicioso e inteligente!

Mas o problema do Benfica não é de treinadores. Com o plantel que temos, o dinheiro que não temos e com o presidente que temos, não ha treinador que consiga o que quer que seja.

Este plantel precisa de uma razia completa. Seis ou sete jogadores para mandar embora, 2 ou 3 para vender.

Os que são para vender nunca renderão mais do que 20M euros. Curto , muito curto! Sendo que a próxima época já levou um enorme rombo orçamental.

Não vai haver apostas em jovens, vão-se comprar jogadores impensaveis (J.Ribeiro e C. Martins).

Eu não acredito na próxima época! Se me enganar...óptimo!Por isso, quem é o treinador pouco me importa!"
Isto disse eu aqui a 24MAI.

Só estou a repetir para evitar abrir mais a boca até 1SET. Mas está difícil de me conter! Lá isso está!

 
At 7/28/2008 5:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quique, meu amigo!

Se queres ser feliz no Benfica, esta 2ª feira despacha imediatamente 7 ou 8 amibas q lá tens! Não faças mais experiências, não esperes pelo fim do mês!
Foste jogador de futebol, já treinaste boas equipas, és de um país q tem um campeonato a sério, estás À espera do quê? Não viste videos, não falaste com o Camacho? Logo no 1º dia de treinos não percebeste a quantidade de merda q lá tens? Não queiras armar-te em gajo porreiro a dar oportunidades a todos, etc. Deixa-te disso!

Caiste na asneira de deixar sair os putos criativos do plantel e neste momento estás à rasca. Quem leva o futebol para a frente ? Quem? E agora? Ficas à espera do milagre do Rui te conseguir 2 ou 3 gajos q saibam jogar futebol, não é ? E se falha? E se só vierem a 31AGO e mesmo assim 2ª ou 3ª escolhas? Corre com essa cambada de xutadores de bola q aí tens antes q minem o resto do plantel! Quem te avisa teu amigo é!

Nunca na minha vida fui dado a superstições, mas estou cada vez mais convencido q o Benfica foi e está amaldiçoado! Porquê? Que mal fez este clube maravilhoso?

 
At 7/28/2008 10:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

De facto ou muda algo ou vai ser mais um ano a sofrer muito. Acho que regra geral os novos (quer jogadores que pertencentes ao plantel têm qualidade)com a excepção dos Jorge Ribeiro e Carlos Martins (que continua igual ao que fazia no sporting ou seja sem cabeça) e do ruben amorim que parece estar a sentir a camisola. No entanto a má organização continua e dispensaram-se alguns jovens que até fazem falta pois seriam no plantel dos poucos que desiquilibram. Quanto aos muito maus continuam lá porque mesmo dados já parece ser dificil arranjar clube para eles de tão maus que são

 
At 7/28/2008 11:05 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O Quique está a fazer um trabalho honesto (era fácil despachar de um momento para o outro meia duzia de jogadores) e quer ver quem na realidade lhe dá mais garantias.

Gostei do CMartins mais pela raça do que pelo que jogou, tem é que se deixar de atitudes emocionais, embora o Tonel e o Caneira tivessem sido mauzinhos a roçar a violência.
Continuo a gostar do Yebda,é esclarecido e não complica.

O Sporting a meio da primeira parte andou a ver navios apesar de eles já jogarem quase de olhos fechado.No entanto eles têm um bom pressing alto que nos criou imensas dificuldades a sair com a bola.

Está complicado mas por outro lado tambem só podemos melhorar.

 
At 7/28/2008 11:13 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"No entanto a má organização continua e dispensaram-se alguns jovens que até fazem falta pois seriam no plantel dos poucos que desiquilibram."


Pois...

 
At 7/28/2008 12:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quique será até final o meu treinador mas até para pré-temporada me parecem experiencias a mais...Depois a qualidade do plantel JISAS...tirando o Aimar não vejo ng de classe e categorias mundiais...e até msm o Luisão e o EdCarlos me começam a enervar pela falta de qualidade nas exibições... Muito trabalho pela frente tem o nosso treinador...

FORÇA BENFICA

 
At 7/28/2008 12:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se tivesse que apostar num onze para começar a época, tendo em conta os jogadores disponíveis só vejo uma solução. O 4-4-2 em losango com o seguinte onze: Quim; Maxi; Luisão; Katso e Léo; Petit; Carlos Martins; Nuno Assis e Aimar; Cardozo e Nuno Gomes. Com C. Martins a jogar a interior direito e Nuno Assis a interior esquerdo. Esta é para mim a única solução que oferece garantias neste momento. Resta saber se o Quique faz parte dos treinadores que impõem uma táctica aos jogadores ou se procura a melhor solução tendo em conta a matéria-prima que tem...

 
At 7/28/2008 1:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu penso sinceramente que nesta fase o Quique só está preocupado em conhecer jogadores e dar-lhes minutos. Nós, ao contrário do Sporting, não vamos ter o primeiro jogo oficial a meio de Agosto! Muitos podiam dizer que não era preciso tanto tempo para perceber que certos jogadores como Luís Filipe estão a mais, mas esquecem-se que o Nelson está lesionado e o Maxi chegou há pouco tempo....O Luisão chegou mais tarde, o David está lesionado e era óbvio que o Quique nestas condições não despacharia logo o Edcarlos. No próximo torneio já acredito que o plantel esteja próximo de estar definido e que Quique comece a ensaiar a equipa inicial. Cardozo, David Luís, Di Maria ainda não actuaram um minuto e são claramente reforços que já estão dentro do plantel...calma!

 
At 7/28/2008 1:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Desculpa Tarwin mas não concordo: losângo só daria para jogar com 3 centrais para teres os laterais a jogar mais avançados. E com essa táctica quantos trincos teriam ainda de se dispensar. Além do mais nem nuno assis nem carlos martins são jogadores para mim para ser titular. Quanto a mim é preciso mais um extremo que possa jogar nos dois lados (já que andamos a dispensar ao desbarato os esquerdos que tinhamos no plantel)e dispensar o mais rapidamente os que estão a mais para se preparar a equipa com os que se contam verdadeiramente. Não me parece que seja preciso mais um lateral direito (temos nélson e maxi que me parece chegarem) ou avançado (que temos que cheguem) a não ser que sejam mesmo jogadores que entrem de caras no 11 tal como foi o caso de aimar.

 
At 7/28/2008 1:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bynia: Este jogador consegue estar em todo o lado, tem um pulmão incrível e consegue recuperar muitas bolas. É uma pena que não tenha inteligência a jogar e que se esqueça que aquilo que pratica é futebol e não uma arte marcial qualquer. Talvez se tivesse sido trabalhado mais novo, pudesse dar um grande trinco, assim é complicado apostar nele, porque sabemos que a cada jogo, corre o risco de ir para a rua. E depois não é muito bom a construir jogo!É pena...

 
At 7/28/2008 2:06 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Em resposta ao Hattori Hanzo, que cordialmente não concorda comigo, deixo o seguinte comentário. O onze que avancei é apenas aquele que acho em melhores condições para começar a época. Obviamente que esta não é a táctica que o treinador idealizou porque senão, e como bem referiste, teriam que ser dispensados pelos menos dois trincos. Mas para mim o problema maior nem é esse. O maior problema é, tal como tu também referiste, a falta de um médio ala esquerdo de qualidade. Com Di Maria fora, Balboa é pouco para jogar nos flancos. Assim, e até Di Maria chegar ou um outro reforço para essa posição, apostaria inicialmente no losango Petit, C. Martins, Nuno Assis e Aimar, para depois fazer evoluir a equipa para um 4-2-3-1. Esta deverá ser a táctica que melhor potenciará as qualidades de Aimar mas sem dois extremos de qualidade nada feito...

 
At 7/28/2008 3:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já que estão numa de "onzes", aqui vai o meu:

Quim, Nelson, Katso, David Luís, Leo;
Yebda, F.Bastos, C.Marins; Aimar, Di Maria e Cardozo.

Um 4-3-3, sem que hajam jogadores colados à linha. Pode variar para o losango tirando o Di Maria e pondo outro avançado ao lado do Cardozo. Assim não precisaríamos de andar a comprar mais extremos.

 
At 7/28/2008 4:49 da tarde, Blogger " R y k @ r d o " said...

Realmente perder com os lagartos é pior que cuspir na sopa.
Uma autêntica dor de barriga.
..............
Descobriu-se o "FUGITIVO"

Findo o jogo de apresentação do Portoregional em abrilhantou a vitória do Celtic, os superdragoneses insatisfeitos com mais um MENTIRA de Pinto “O Suspenso”, que lhes prometeu um CRAQUE, que não HULK, dirigiram-se à sede dos Draguns para pedir explicações.

- continua-
...........

 
At 7/28/2008 6:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Petit vai sair do Benfica.
É um jogador de quem eu não gostava mais acabei por me render à sua grande capacidade de trabalho, à sua garra, e principalmente, ao seu anti-vedetismo e humildade. Grande Petit que as botas te sejam leves por uns bons tempos.

PS- Humm...É dificil não pensar que a saída do Petit não tenha a ver com as constantes deambulações de um certo blogger pela Alemanha.

 
At 7/28/2008 6:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu torno a dizer o que sempre disse: Há que correr com o cabrão do orelhas para fora do Benfica IMEDIATAMENTE E A PONTAPÉ.

Enquanto lá estiver o cabrão do orelhudo comissionista qualquer jogador útil ou potencialmente útil é para sair (Simão, Miccoli, Karagounis, Adu, Petit, Coentrão, Cebola, etc).

O que interessa é ir buscar um camião de jogadores de merda todos os anos. É que entradas e saidas de jogadores dão comissões. A permanência de um plantel não dá...

Mas como os adeptos do benfiquinha gostam é de isto continuam todos contente. "Vamos dar tempo" dizem eles, lambendo as botas ao cabrão do orelhas, como se 8 anos não fossem suficientes para construir uma equipa de futebol....

 
At 7/28/2008 8:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Achtung!Johnny "El Presidente" Rook, tenho a impressão que temos que deixar de contar com o D'Arcy na nossa lista, acho que com ele na Sad o Benfica iria ao fundo mais depressa que o Titanic, devido aos seus negócios paralelos com os alemães.
No entanto e como prova de que negócios são negócios e não guardamos ressentimentos, ele está condenado a pagar um jantar com o dinheiro da comissão do negócio Petit.

 
At 7/28/2008 9:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dado que a verba a pagar pelo Petit é quase insignificante e dado o número de elementos novos no Benfica ser elevado, acho que seria melhor manter os elementos mais velhos, para passar a mística do clube.

 
At 7/29/2008 12:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Cumprimentos a todos.

Sobre a miséria que foi o futebol (não) praticado no jogo de ontem, já aqui deixei o essencial da minha opinião, num comentário (deslocado...) ao anterior post do D'Arcy, com o título de "Ontem".

Permitam-me, contudo, que recupere uma parte do que então escrevi, a propósito da pré-época da nossa equipa. Escrevei o seguinte:
"A questão de estarmos a jogar de forma absolutamente imcompreensível, com performances miseráveis, é mais preocupante ainda porque, aqui sim, estamos a queimar etapas e a desperdiçar tempo.
Então, digam lá: os jogos de preparação são, ou não, para preparar a equipa para a época que aí vem? Ou são para observar jogadores? Isso não se faz muito mais vezes, e melhor, nos treinos? Além disso, é preciso mais do que um jogo para se perceber a qualidade de jogadores como Luís Filipe ou Edcarlos (só para referir apenas dois e ser simpático com muitos outros)?
E depois, que raio de automatismos poderá começar a criar um conjunto que se apresenta sempre diferente e com os jogadores sempre fora dos seus lugares?
Se o treinador quiser fazer experiências, deve fazê-las nos treinos. Nos jogos de preparação espera-se que a equipa se apresenta com alguma semelhança com o que será a base, e que teste situações de jogo - técnicas, tácticas, anímicas... - capazes de constituírem aportes significantes para quando chegar a competição a sério.
Ou lá em Espanha não é assim?!?...
"

Permitam-me, também - mesmo correndo o risco de me chamarem muitos nomes feios - que vos deixe um link para um comentário de Luís Sobral (Deus me perdõe...), o sítio "Mais Futebol". Leiam-no com atenção. Até porque, ao contrário do que é habitual nele, existe muito senso no que escreve o articulista...

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?div_id=1498&id=976045

Um abraço, bem vermelho!!!

 
At 7/29/2008 1:23 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Não, não tenho nada a ver com o negócio do Petit :) Se dependesse de mim, ele ficava por cá, até porque o negócio vai-nos render muito pouco, dado que só temos 50% do passe dele. Mas vistas as coisas, e considerando a quantidade de reforços que temos para aquela zona, isto até nem pode ser considerado uma surpresa.

Eu não sei se hei-de ficar chateado com isto ou não. O Petit é um dos pesos pesados do plantel, e com a sua saída sobram o Nuno Gomes, o Luisão (de cujo discurso todos os inícios de época eu já estou farto, e acho que não vou perder um minuto a lamentar-me se ele se for embora) e o Moreira como jogadores mais antigos. Por outro lado, não sei se o Petit ainda teria muito para dar ao clube. Faz 32 anos em Setembro, se não estou em erro, e eu por exemplo estou plenamente convencido que o ano passado não teríamos perdido o segundo lugar se ele não tivesse entrado na equipa para o lugar do Binya. Além disso, por tudo o que o Petit já fez pelo clube, ele merece a oportunidade de fazer um último grande contrato.

Por falar em deambulações pela Alemanha, elas estão a lixar-me, porque é muito provável que devido a uma delas não possa estar na Luz no final de Agosto a vaiar a meretriz uruguaia quando o fóculporto nos visitar :(

 
At 7/29/2008 7:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É pena não veres esse jogo.Eu acredito que não perdemos.
No entanto vê lá se no teu próximo tour consegues arranjar colocação para um avançado de 32 anos, com inumeras e diversas qualidades, sendo a principal a de escritor, não desqualificando as de veiculo publicitário para um Target Teen naif.:))

Continuo a achar muito estranha as entradas no plantel pós Camacho. Ali houve jogada em que os interesses do clube foram os ultimos a serem considerados.Neste aspecto o Chalana desiludiu-me, se é que teve alguma coisa a ver com isso.Saiu Bynia e não só, o Cardozo chegou a ser suplente...inacreditável!!

O Quique falou com o Camacho e aquela frase de não haver lugar a "titularidades gratuitas" demonstra bem que esse era claramente um problema do Benfica.
Jogador que fizesse uma época boa e desse uma entrevista a dizer que amava o clube ou que era benfiquista desde pequenino era logo endeusado e ficava a fazer parte de um santuário que o protegia de todas as má exibições e falhanços subsequentes. Em suma uma vaca sagrada.

Não considero que o Petit se enquadrasse neste perfil embora aqui e ali tenha beneficiado da sua empatia com os adeptos (mas quem não beneficiou até o Costa, que devia ter saído numas quantas partidas)o seu estatuto foi conquistado com muita luta e muita garra.É mais que justo que o Benfica o liberte nesta fase da sua carreira para ganhar mais uns cobres.

Next? Luisão?...

 
At 7/29/2008 9:33 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Índio, concordo inteiramente com o teu último comentário (alias como sempre, nunca pensaste em criar um blogue?). O problema é que para muitos benfiquistas é que jogadores com o Petit, Luisão ou Nuno Gomes são intocaveis. Maus são sempre os outros.

Em relação ao Next, fico preocupado com uma notícia do Rascord sobre uma eventual dispensa do Cardozo. Espero ser daquelas notícias típicas de CS portuguesa sem qualquer fundamento.
É que devido a um excesso de avançados (???) e sendo o Nuno Gomes intocavel (???), o Cardozo é que tem todas as cartas para sair.
A ser verdade a saída do nosso melhor marcador, só me resta esperar pelas eleições de 2009 para reacender a esperança de ver um Benfica campeão.

 
At 7/29/2008 10:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Epá... n era este treinador q fizia n ir operar uma limpeza de balneário?
Agora saí o Petit e o Record dos lagartos diz q o Jorge Ribeiro e o Cardozo podem seguir o mesmo destino?!!!

Mas o q é isto afinal? - bocas, boatos ou simplesmente mais uma golpada sobre o Glorioso?

 
At 7/29/2008 10:24 da manhã, Anonymous Anónimo said...

john billy tambem não gostaria de ver o Inca Cardozo sair, nem acredito que isso aconteça, agora não sei qual a profundidade da revolução que a dupla Costa/Quique estão dispostos a fazer. Se alguma coisa falha neste momento é a ausência da voz do Costa a explicar a sua missão e os objectivos.
De resto para mim tem sido uma verdadeira e positiva surpresa a coragem do Costa que vem desmentir quem o acusava de não ser capaz de fazer rupturas.E o Benfica necessita de grandes rupturas porque existe uma cristalização do seu futebol, até na forma como é visto e percebido por nós adeptos.


Se é este o novo ciclo anunciado pelo Vieira digo-te que não me parece mau, apesar de não me rever na sua liderança (como bem sabes)e achar que esta confusão toda tem a sua marca, até caracteriológica. Sendo o Benfica o que me interessa não me posso deixar levar pelo maniqueismo do mau e bom , do ódio e do amor (grandes manipuladores estes dois)e ter uma reacção pavloviana a tudo o que alguem faz, só porque não gosto dele. Temos que ver para alem disso.
Quanto às eleições antecipadas acho que já passou o timing de o clube poder ganhar alguma coisa de positivo com isso, o ideal teria sido durante a época transacta,para que se pudesse preparar esta época com um projecto novo, a partir de agora e a um ano de eleições e com a confusão toda criada, se o clube fosse para eleições o mais provável era termos uma grande crise que agravaria a situação do clube.
Não o digo por conformismo mas por realismo.

Obrigado pelas tuas palavras john e retribuo-te já que tambem sigo as tuas (e outras) opiniões com atenção e não raras vezes concordo com elas.Eu não tenho grande jeito para ser blogger e honro até ao fim o meu papel de Índio, ora um Índio não tem blogs, o lugar de um Índio é no terceiro anel e mandar umas bocas na roullote, apesar do dono ser um perigoso aliado dos interesses germânicos:))

 
At 7/29/2008 10:25 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O Jorge Ribeiro já vai tarde. Agora o Cardozo parece-me um perfeito disparate inventado pelo Record. Também andaram a dizer que o Quique tinha comunicado ao Nuno Gomes que não contava com ele, agora já é indispensável. Acho que não passará pela cabeça de ninguém vender o único ponta-de-lança digno desse nome que passou pelo Benfica nos últimos anos.

Se isso fosse verdade, e acabasse por acontecer, provavelmente devolvia o cativo. Erros desportivos ainda consigo perceber que ocorram. Burrice pura e dura é que não.

 
At 7/29/2008 10:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bom dia.
Sobre a questão do Petit concordo com a generalidade dos comentários: se por um lado o olhei de soslaio quando entrou também é verdade que acabou por me conquistar com a sua abnegação ... e sim, é verdade que ele merece ter um grande contracto. Por outro lado também me parece que apesar de tudo se no final da época tivesse ficado no banco com o Binya a titular quase de certeza não acabaríamos em quarto na passada época. E se o devemos deixar sair não percebo porque é sai a preço zero com a desculpa de "pouparmos 2 milhões nos ordenados dele" quando se seria verdade que já não deveria ser titular este ano também é verdade que seria de certeza importante no balneário principalmente com os novos jogadores... E sobre a questão de se poupar os ordenados dele: Ok, então porque não se faz o mesmo com os jogadores com que não se conta verdadeiramente. É que rescindindo com estes (que como sabemos são demais) se calhar poupava-se mais.

 
At 7/29/2008 10:40 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Dias Pereira, sobre o que se está a passar agora no Benfica tudo e todos têm uma opinião mais ou menos acertada, porque continuam os velhos problemas.O que eu acho é que ainda nem todos viram que estamos com uma nova solução, e eu acredito na solução.

Eles têm os seus métodos de avaliação e trabalho que vão contra os métodos analíticos da maior parte das pessoas, olha ainda bem, até isso é refrescante.

 
At 7/29/2008 11:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Índio, olha que também não sou contra a ruptura. Alias um clube que fica duas vezes em 3º lugar e depois 4º tem que necessariamente fazê-la.
Jogadores com o Petit ou o Luisão deram muito ao clube mas agora, na minha opinião estão a mais.
Não fico escandalizado com a saída a custo zero do Petit. Afinal de contas qual seria o seu valor no mercado? Um milhão? Dois?
Temos alguma necessidade de atrapalhar um contrato de luxo de um atleta que deu tudo com a camisola do Benfica vestida por um valor irrisório?
Continuando a falar da ruptura, os próximos a sair deveriam ser o Luisão, Nuno Gomes e Mantorras.
O Luisão porque sinceramente não vejo o grande lider da defesa que toda a gente apregoa e já chateiam as declarações de fim/principio de época sobre o passo em frente, novo ciclo etc..
O Nuno Gomes, porque desde que voltou da Fiorentina, nunca me convenceu e cada ano que passa parece que está pior. Um ponta de lança titular não pode ter números tão miseraveis.
O Mantorras, porque..., enfim é preciso justificar?

 
At 7/29/2008 12:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Totalmente de acordo contigo john.
Ainda a propósito da ruptura, acho que se está a fazer agora o que se deveria ter feito no ano após a vitória na Liga.
Agora 3 anos depois claro q é muito mais dificil pq o problema agravou-se, mas é incontornável e necessário.

 
At 7/29/2008 3:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dias Pereira,

Respeito a sua opinião e concordaria com ela, se faltasse pouco para termos o primeiro jogo oficial, mas penso que ainda nem chegámos a meio da pré-época!
Não há nenhum manual que diga claramente como há de ser feita uma pré época! O Quique tem as suas ideias. Se nesta fase ele só está preocupado em dar minutos a jogadores que o faça! É ele que tem de saber, quem fica e quem vai embora do plantel e cabe-lhe a ele definir os timings que entender melhor para o fazer. Portanto não sei se estamos a queimar etapas ou a desperdiçar tempo! Depois ele não conhece a equipa e preferiu dar uma oportunidade a todos. Isto parece-me um comportamento válido, além do mais, há jogadores que chegam mais tarde, houve lesões e isso também contribuiu para que jogadores como o Edcarlos ou o Luís Filipe não fossem logo dispensados!
O Quique Flores, seguramente não está a fazer a primeira pré época da sua vida, está a utilizar os seus timings. Nós no fim estaremos cá para analisar. É ainda muito prematuro..ainda há o torneio de Guimarães, ainda iremos jogar com o Feyenoord, com o Inter...
Nesta fase preocupa-me muito mais o dinheiro que se está a gastar em contratações, quando podíamos ter aproveitado alguns dos nossos jovens, ainda que fossem como segunda linha.

Um Abraço




Permitam-me, também - mesmo correndo o risco de me chamarem muitos nomes feios - que vos deixe um link para um comentário de Luís Sobral (Deus me perdõe...), o sítio "Mais Futebol". Leiam-no com atenção. Até porque, ao contrário do que é habitual nele, existe muito senso no que escreve o articulista...

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?div_id=1498&id=976045

Um abraço, bem vermelho!!!

 
At 7/29/2008 3:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Essa última parte depois do "Abraço" foi o Dias Pereira que escreveu...esqueci-me de apagar...:D

 
At 7/29/2008 3:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Acho que a haver ruptura e limpeza de balneário, seria mais honesto dizê-lo claramente e assumir uma luta pelo título de forma mais séria daqui a dois anos. É muito difícil como tanta gente nova no clube, acertar em todas as contratações e haver grande entendimento entre todos os jogadores. Acho mal a venda do Petit, pois se estamos numa fase com muita gente nova a entrar, é importante ter alguém que transmita mística.

 
At 7/29/2008 6:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

What a Hell!?

Muita gente diz que o Quique anda a gastar muito tempo para ver o óbvio! Luis Filipe, Edcarlos, Makukula, etc.

Eu tenho outra opinião. Porque acredito q o homem sabe o q faz, acho que ele anda é perdido entre 35 aventesmas!

A questão não é descobrir 8 marrecos para os por com o diabo. Isso era fácil! O problema é tentar perceber onde estão no mínimo 11 jogadores de futebol no meio de 35 anedotas. Daí q ele até tenha dúvidas entre o Luis Filipe e o Maxi, o Sepsi e o Ribeiro, o Amorim e o Petit, o Martins e o Assis, o Luisão e o Zoro, o Moreira e o Bruno, o Makukula e o Mantorras, etc, etc.etc. Alguém consegue ver as diferenças? Eu não!

Mas ele sabe que tem de por 11 em campo, e precisa de mais 3 durante os jogos. 14 jogadores de futebol!

E neste momento tem Leo, Quim, David Luiz, Aimar e Cardozo. Cinco jogadores de futebol. E tem ainda boas esperanças em Sidnei, Miguel Vitor, Bastos, Yebda e Balboa. Mais 5. Faz um total de dez! Não chega!

Este é q é a big question do homem! Até eu fazia experiências umas atras das outras a ver se vislumbrava alguma réstia de esperança ! Mas ele vai concluir q não vale a pena.

E vai concluir q lá para Dezembro vai embora (questões familiares. A tia Lola vai ter uma corda vocal encravada) porque nunca na vida lhe passou pela cabeça vir a encontrar um dos maiores e mais prestigiosos clubes do mundo numa situação tão lastimosa!

Ironia, muita ironia! ... ou talvez não!

 
At 7/29/2008 7:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Um mês já la vai e ainda se anda com experiências. A esta altura (a meio da pré-epoca) já devia existir um esqueleto do que vai ser a equipa. É verdade que não existe nenhum manual de como se faz uma boa pré-época, mas isso não indica que se deixe andar com as questões de dispensas (que para o bem ou para o mal já deviam estar definidas). Mas não andou ele e os adjuntos a ver videos dos jogadores na época passada? Que preparação esteve ele a fazer antes do regresso aos trabalhos? Quique (ou Queque) pode ter muitas virtudes, mas parece que ainda não percebeu bem o que quer e que modelo quer por e com que jogadores quer ficar. Meus amigos, um mês já lá foi.

Mas a malta só quer rupturas, novos ciclos e paletes de jogadores para encher o olho (e os bolsos de alguns). Já vamos com 8 reforços e ainda se pensa em mais 3 e para não variar procura-se construir o telhado sem olhar que falta construir as fundações, as bases e depois é o que se vê ao fim de cada época. Já fomos buscar um puto de 18 anos. Um outro de 19. E uns quantos com vinte e poucos (a excepção de Aimar com 28 anos). Pois é, fala-se mal da preparação de época passada (plantel desequilibrado), mas depois continuas a fazer os mesmo erros (que no final sempre se vê que são a raiz do problema para o insucesso). Destes reforços só tenho esperanças em algo positivo de Yebda, Balboa e Aimar. Curiosamente são (à excepção de Amorim, Martins e J. Ribeiro) os únicos com experiência europeia.

Até agora os único emagrecimento do plantel foi por os putos das escolas todos de patins. Sem esquecer o Petit que num golpe de génio dos dirigentes da SAD pode sair a custo zero. Não há problema que poupamos 2 milhões de euros (como se a venda não permitisse a mesma poupança) e pelos vistos Sepsi e Zoro. Sim Luis Filipe, Edcarlos e Assis podem continuar a enterrar que não há problema o vosso lugar está guardado.
Mas ele viu o Zoro jogar? Não me digam que um jogo mau de sepsi foi suficiente para o por a andar, poruqe é so olhar para Martins, Edcarlos, Assis e L. Felipe a jogar para ver que não se trata de uma observação atenta que Queque anda a fazer.

Raios os partam. Sinceramente, raios os partam.

 
At 7/29/2008 8:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

EU CONCORDO COM O JONNHY ROOK pra mim ficava só o leo filepe bastos di maria pereira e cardozo de resto tudo fora inclusive o presidente (ainda lá está fogo) é só rir com vossos comentários

 
At 7/29/2008 10:47 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Por mim o Quique ia já para a rua! É inconcebível estarmos a... um mês do início do campeonato e ainda não se vê nada!Nem dispensas nem reforços, os jogadores não prestam, não temos fio de jogo, não há modelo de jogo e blablabla...

 
At 7/30/2008 9:33 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Eu sei que estás a ser sarcástico. O problema é que esse discurso pode perfeitamente ser o de alguns benfiquistas nesta altura ;)

 
At 7/30/2008 10:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Quique no Valência acabou por não ter resultados visíveis com duas mini-revoluções em dois anos e acabou por ir para a rua. Aqui não me parece que vá acabar muito melhor. (Atenção, eu não estou a dizer que ele deve ir já para a rua). Começo a perceber porque houve problemas entre ele e Carboni. O que me chateia não é haver uma revolução, pois eu acho que de facto deveria haver. O que me chateia é ninguém ter a coragem de dizer aos sócios isso, e que portanto este ano não será para ganhar nada, mas para fazer uma equipa competitiva. É que se eu percebo, há muitos benfiquistas que não o entendem e que como D'arcy diz já começam a ter o discurso de Quique (ou Queque) para a rua!! De lembrar que o único que nos últimos anos teve a coragem de dizer para não se contar com títulos, porque tinha de se fazer uma equipa foi Camacho, mas esse era burro e não percebia nada do assunto (como se não tivesse sido ele o que preparou a equipa para sermos campeões com Trapatoni).

 
At 7/30/2008 12:40 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

Relax, há muito tempo que não via o Benfica tão perto do Porto na classificação.
Esperemos pelo fim da pré-época, e já agora, por um ou dois joguinhos a doer antes de despedir o Quique e o expulsar o Rui Costa a pontapé como o starblade gosta. Afinal é evidente que ele é um comissionista.

 
At 7/30/2008 12:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ao contrário dos anos recentes o que se passa agora no Benfica não é mais uma fuga para a frente. Claro que algumas confusões ou semelhanças no inicio de época trazem de volta os habituais clichés, estereótipos e análises recicladas.
O que me parece é que o Costa está a fazer o que deve ser feito, o Benfica (para quem não se lembra) foi sempre um clube inovador o que lhe permitiu estar durante décadas na liderança do futebol cá do burgo, e não só.A actual aposta do Costa é corajosa, envolve risco e quer dar um safanão no crescente adormecimento na estrutura do futebol do clube.Só isso já é de aplaudir.

No entanto sejamos realistas fosse qual fosse o treinador do Benfica nesta altura as coisas não seriam muito diferentes em termos de definição da equipa, fio de jogo, etc...
O Quique não é o melhor treinador do mundo mas tambem não é tão estúpido como o querem fazer crer.

 
At 7/30/2008 4:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Há coisas que também não estou a gostar...a ida do Petit, o empréstimo do Adu e Coentrão nas condições em que foram, etc, e claro que o ideal era ter já o plantel todo e termos espetado 5 ao Sporting, mas um pouco de compreensão também, não é? O Benfica não se está a meter em negócios fáceis, não é fácil sacar jogadores bons ao campeonato espanhol e depois o primeiro jogo oficial é mais para o fim do mês de Agosto. Lá mais para a frente e se o estado de coisas se mantiver(coisa que não acredito), então algumas destas críticas já farão sentido, mas para já parecem-me muito precoces!

 
At 7/30/2008 6:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Segundo dizem o Inter de Milão tem 31 jogadores a treinar e o Porto 28.
O Schuster no Real M. já botou a boca no trombone e diz que nunca mais chegam reforços e que o Mijatovic não lhe liga nenhuma.
O Barcelona ainda não despachou o Etoo e o Messi quer ir aos JO e o Barcelona recorre ao TAS...Estes gajos são todos uma cambada de incompetentes e deviam ser despedidos.

 
At 7/30/2008 7:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E mais grave que isso é não terem fio de jogo ou modelo táctico! :D

 
At 7/30/2008 7:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parece-me mais evidente q quem tem de refrear os ânimos são aqueles q estão sempre a dizer q os benfiquistas ja querem despachar o Quique e o Rui.

Leio toneladas de opiniões por dia no nosso universo e o q constato é q a esmagadora maioria das pessoas acredita e apoia os dois. Por isso, deixem de se armar em bons samaritanos e defensores da causa Floreana da Costa porque não estão minimamente em causa as competências dos dois.

O q a malta vai estranhando (e só estranha quem não é informado) é a indefinição das dispensas (muito mais do q as entradas) e algumas dispensas q causam perplexidade.

Sabemos todos q alguns negócios no SLB nada têm a ver com Quique e Rui Costa. Todos sabemos q o problemas das comissões e negociatas é real e verdadeiro. Todos sabemos q não há Rui Costa q consiga por travão a isto.

Ninguém queria ganhar por 5 ao Sporting, mas o q toda a gente queria é q se visse um fiozinho de futebol. Que se trocasse bem a bola, que se recebesse bem a bola, que se chutasse bem a bola e alguma dinâmica colectiva interessante.

Está aqui implícita alguma crítica ao Quique? Aparentemente está!
Mas quem lê o q digo percebe q a minha crítica é aos jogadores q temos e que não exijo a treinador algum q lhes ensine a jogar futebol porque são seniores, adultos e profissionais. Estes problemas resolvem-se nos escalões jovens. A culpa é exclusivamente de quem os trouxe para o Benfica.

Não me parece também de modo algum q o Rui esteja a fazer alguma limpeza. As saídas devem-se a factores externos e a circunstâncias especiais.

Por fim uma pergunta: O David Luiz sofreu uma ruptura dos ligamentos cruzados do joelho? Ruptura total, foi? Foi ha tanto tempo que já não me lembro do que aconteceu!
Mas deve ter sido! Há quase 6 meses q está de fora deve ter sofrido a pior das piores lesões dos jogadores de futebol! Alguém me informe e esclareça esta dúvida, sff!

 
At 7/31/2008 1:10 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Johnny Rook,

"Ninguém queria ganhar por 5 ao Sporting, mas o q toda a gente queria é q se visse um fiozinho de futebol. Que se trocasse bem a bola, que se recebesse bem a bola, que se chutasse bem a bola e alguma dinâmica colectiva interessante."

Epá se o Benfica fizesse isto em 85% dos jogos do campeonato, já teria feito sem dúvida muito melhor que nos campeonatos dos últimos 3 anos :D.

O que tenho lido e ouvido, regra-geral, são críticas muito fortes...fortes demais para quem está numa fase inicial de preparação de época. Há coisas que gosto nesta pré época e outras com as quais não concordo. O que não me parece sensato é que se exija alguma coisa a uma equipa que por exemplo apresentou 4 médios defensivos na segunda parte contra o clube lagarto.

Estas mesmas opiniões negativas ditas daqui a algumas semanas já me pareceriam mais válidas e merecedoras de crédito do que ditas agora, porque entendo que é ainda prematuro.

 
At 7/31/2008 2:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Meus caros,

Se calhar estou a ser precipitado nas apreciações que faço e injusto nas críticas e dúvidas que lanço sobre a pré-época da nossa equipa.
É verdade que não existe um manual de bem realizar uma pré-época. Mas confesso que nunca me passaria pela cabeça fazer uma nos moldes em que a nossa está a ser feita. É que eu, sinceramente, entendo a pré-época como o período no qual se molda a equipa para jogar como idealizamos, para garantir o entrosamento entre os sectores e para inculcar nos atletas o sentido táctico que pretendemos que coloquem no jogo. Nunca me passaria pela cabeça pôr a jogar equipas inconcebíveis, apenas para comprovar de que elas são, de facto, fracassos de bilheteira - erros de casting e maus argumentos...

Depois, permitam-me partilhar convosco mais uma preocupação: a última grande revolução, ao estilo desta a que hoje assistimos, ocorreu com Artur Jorge. Lembram-se? E dos resultados práticos, também se lembram?...

Um abraço, bem vermelho!!!

 
At 7/31/2008 8:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O que me interessa no Benfica são os processos muito mais que os nomes das pessoas que os protagonizem. No entanto esses processos terão maior chances de sucesso quão maior for a competência dessas pessoas.

Não "defendo" o Costa ou Quique, defendo isso sim que o futebol do Benfica tem que mudar (e defendo-o desde há muito tempo) e para isso há que ter coragem e é isso que eu valorizo, eles parecem estar a fazê-lo o que é para mim uma agradável surpresa. Isso é para mim muito mais importante que o conjuntural fio de jogo ou saída/entrada de A,B ou C ...se o treinador achasse que era importante mostrar fio de jogo aos adeptos em vez de dissipar dúvidas e testar algumas situações mais úteis no longo prazo, de certeza que punha uma equipa diferente de inicio (por exemplo a que jogou a 1ª parte contra o Blackburn).

Depois cada treinador tem o seu método de trabalho, não qualifico o dele melhor do que qualquer outro porque pura e simplesmente não existe ainda tempo suficiente para analisar com alguma seriedade o que ele está a fazer.No entanto acredito que a função de um bom treinador é melhorar os jogadores que tem ao seu dispôr e em todos os aspectos, fisicos tácticos técnicos e mentais, e não meramente um tipo que dá a táctica na cabine e que depois se desresponsabiliza com o habitual discurso que "os jogadores não prestam". A este nível as coisas não se podem passar assim.

Tudo se trata de uma questão de razoabilidade, estar a pôr em causa um treinador e/ou DD com 3 semanas de trabalho é no minimo rídiculo.

Estar a apodar todos do mesmo é nivelar por baixo e não perceber as nuances, é por a incompetência ao nivel da competência, a mediocridade ao nível do mérito.

 
At 7/31/2008 10:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Afinal, fui rever as notícias de ha 6 meses atrás e o David Luiz fez uma fissura num dedo do pé. Tá bem q foi o mindinho!

Nem quero imaginar o q será no SLB uma ruptura total dos ligamentos cruzados de um joelho! Devem ser 2 anos de recuperação. No mínimo!

 
At 7/31/2008 11:00 da manhã, Blogger D'Arcy said...

O problema com o David Luíz é que a lesão já não é a primeira vez que acontece, já que ele parece ter um problema crónico naquele osso. Daí a necessidade da operação, para ver se se debela isto de uma vez por todas.

 
At 7/31/2008 12:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Segundo li na altura, a lesão do David Luís é muito perigosa, pois se não for bem tratada, ele arrisca-se a andar constantemente lesionado e pode comprometer o seu futuro.

 
At 7/31/2008 12:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu compreendo que haja preocupação, não podemos é assumir que os responsáveis não sabem o que andam a fazer só porque os seus timings não coincidem com os nossos.

Dias Pereira, acho que a última grande revolução foi com o Vilarinho, em que ficámos com uma equipa nova de um ano para o outro:Mantorras, Drulovic, Zahovic, Simão, Argel, Julio Cesar....De qualquer modo os resultados não foram os melhores.

Acho que as revoluções no plantel são sempre perigosas, por isso penso que podíamos ter poupado aquisições no ataque, apostando nos nossos jovens que emprestámos e optando por um modelo de jogo em que não estivessemos tão dependentes do seu desempenho...Apostando num esquema em losango, não apostaria em contratar extremos e usaria os nossos jovens(Coentrão e Carvalhas..) por exemplo.

 
At 7/31/2008 2:22 da tarde, Blogger ratogoleador said...

Tenho de concordar com o Dias Pereira, a revolução do último D. Sebastião tramou-nos até hoje, começo a ficar preocupado mas se forem buscar bons jogadores...

Se ao menos assumissem que este será um novo ano "0" teriam menos pressão mas parece que isso é impossível no Benfica.

Seria muito mal o nosso Rui Costa ficar associado a outro período negro nem quero pensar...

 
At 7/31/2008 2:42 da tarde, Blogger Mr. Shankly said...

"Ninguém queria ganhar por 5 ao Sporting, mas o q toda a gente queria é q se visse um fiozinho de futebol. Que se trocasse bem a bola, que se recebesse bem a bola, que se chutasse bem a bola e alguma dinâmica colectiva interessante."

Eu também gostava, mas jogámos sem Nelson, David Luiz, Katso (desde muito cedo), Yebda (?), Di Maria, Cardozo, Nuno Gomes...e temos um treinador novo, e muitas mexidas na equipa. Isto paga-se, claro. E a culpa não é do Quique nem do Rui Costa.

Fiquei preocupado, mas vamos com calma.

 
At 7/31/2008 4:14 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Di Maria marcou um golo (com o pé direito) num jogo particular da selecção olímpica Argentina contra o Japão. Ninguem duvida que é um jovem com um futuro muito promissor, no entanto se recuarmos uns nove dez meses e se houver um pouco de memória lembrem-se do que disseram os milhentos técnicos e treinadores encartados benfiquistas que abundam na blogoesfera sobre o miúdo.
Aliás penso que se o Benfica tivesse uma escola de formação de treinadores no Seixal, nunca mais teriamos problemas em andar à procura de soluções externas nesta àrea fundamental e todos os problemas se resolviam como por um toque de mágica, alem de que pela adesão prevista a esses cursos o clube teria uma fonte de receitas fabulosa que rapidamente daria para cobrir o défice enquanto o diabo esfrega um olho.

 
At 7/31/2008 4:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é !

Tudo isso seria muito bonito não fossem 3 coisinhas sem importância:

-As comissões;

- os quase 200 jogadores em 14 anos (Damásio em diante) e um valor gasto aproximado de 220M (compras, comissões e salários);

- e desses 200 tivemos não mais de 10/12 rapazes com valor para envergar o manto.

Não fosse isso não seria necessário qq Centro de formação de treinadores.
Não fosse isso teriamos tido um ciclo negro nunca superior a 4 anos. Já lá vão 14 a caminho de 15 anos de miséria sucessiva que insiste em não cessar sucessivamente! Não fosse isso e estariamos todos extremamente calmos como, aliás, sempre estive até 1994. Não fora isso...

 
At 7/31/2008 4:56 da tarde, Blogger jose said...

Indio, isso sao os mesmos que tambem diziam cobras e lagartos do Cardozo. Muito caro, nao marca golos de cabeca, muito lento, etc,etc
Ainda ha quem o diga. E que 22 golos na primeira epoca na Europa, com uma equipa claramente no ponto de ruptura e mesmo mau...
Deviamos te-lo mandado embora logo na pre epoca o ano passado....

Assim como deviamos mandar o Quique, o Rui, etc todos embora porque e claro que nao ganhamos 3 jogos a feijoes, ja nao prestam...

Se compram e porque compram, se vendem e porque vendem, enfim, mais do mesmo. Ha Benfiquistas que pensam que Eusebios e afins ainda jogam a bola....

(Para os mais incautos, parte deste post e suposto ser ironico)

 
At 7/31/2008 6:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não fora isso...eu acharia sempre de extrema utilidade um centro formação de treinadores, até porque eu seria o coordenador dos cursos, dificil tarefa a que me proponho desde já!!

Sintetizando.

-Comissões. Sinceramente não me parece que o Costa ou o Vieira se envolvam em histórias de comissões.
Nenhum deles precisa disso, nem acho que sejam desonestos a esse ponto.
As comissões são uma realidade mas fruto do mercado empresarial vigente que é uma autêntica selva , que vive da rotatividade dos futebolistas, daí o desvalorizar dos contratos porque a mercadoria (jogadores) parada não rende. Recentemente estes predadores da selva tiveram uma inesperada ajuda do rei leão Blatter.

- Nisso acompanho-te, mas o descalabro do Benfica não teve só a ver com pura incompetência tambem teve a ver com a pura corrupção.

- Acho que tivemos muito mais que 10/12 rapazes com qualidade para jogar no Benfica. De repente lembro-me de Preudhomme, Poborsky Gamarra,Valdo, Van Hoijdonk etc.Bem a não ser que o nivel médio exigido seja de um Eusébio,Chalana etc...disso nem as melhores equipas do mundo se podem orgulhar.

Porque tambem eu estou farto de ver o Benfica não ganhar, olhando para trás consigo ver alguma diferença entre o que o Costa quer fazer e o que foi feito mais recentemente. E atenção esta "revolução" não tem nada a ver com a de Damásio, nessa altura o Benfica tinha acabado de ser campeão e tinha uma grande equipa se bem que com alguns problemas no balneário. O que aconteceu então foi um verdadeiro assassinato e uma regressão. Desta feita parece-me uma evolução necessária e corajosa.

 
At 7/31/2008 7:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hoje a terra mais subversiva de Portugal é Paredes de Coura, quem me dera lá estar!!eheheh

Right! Now ha, ha,
I am an antichrist
I am an anarchist
Don't know what I want
But I know how to get it
I wanna destroy the passerby

How many ways to get what you want
I use the best
I use the rest
I use the enemy
I use Anarchy

And I wanna be an anarchist
Get pissed
Destroy!

NO FUTURE!!

PS - A semelhança desta letra com a opinião de alguns benfiquistas é pura coincidência. JURO!!

 
At 7/31/2008 8:45 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Acho que prefiro evitar vê-los hoje em dia, com um Johnny Rotten barrigudo e sem o pior baixista da história da música. Algumas imagens ficam melhores congeladas no tempo ;)

 
At 7/31/2008 10:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Indio,

Estamos basicamente sintonizados.

Só não tenho a tua certeza q o Vieira nunca tenha embolsado comissões. O Rui está acima de qq suspeita.

E, como constatas, não enumeraste 12 rapazes bons de bola e mencionaste exactamente aqueles q me vieram à cabeça faltando o Simão, posso acrescentar o Tiago, Micolli e a partir daqui faço um esforço enorme para me lembrar de mais algum (deve ser da idade!).

E todos eles tinham categoria para vestir o manto em qq época!

 
At 7/31/2008 10:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Preudhomme, Poborsky, Gamarra,Valdo, Van Hoijdonk, Simão, Tiago, Micolli, Miguel, Léo, Nuno Gomes(das 3 primeiras épocas), Manuel Fernandes e Rui Costa. Consegui 13 :D

 
At 7/31/2008 10:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não Filipe, não conseguiste!

Valdo foi um regresso. Ja vinha de antes (como Ricardo Gomes). Miguel não tinha categoria para vestir o manto (não, não é pela forma como saiu. Mas pelos anos q lá andou e era pior q o Luis Filipe. Eu não esqueço).
Rui Costa não conta porque é produto da cantera e o regresso é emocional. Quis vir e veio.

Idem para Manuel Fernandes. É da cantera. E não! Não, tem categoria para vestir o manto.

Leo sim e o tal Nuno Gomes também. Estaremos nós muito mal de memória?

 
At 8/01/2008 8:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bem, mais alguns...Meira, Marchena, Petit, Katso, Karagounis,Elzo, Giovanni, Deco (apesar de não ter sido solução passou por lá..), Simão etc e houve muitos outros que apesar de não serem top of the pops eram de um nivel aceitável,Pembridge, Kandaurov, Edilson, Amaral, Panduru.. bem como alguns flops, Roger, Donizzeti, Cannigia (ihihih)...
E muitos outros, o problema do Benfica não foi a falta de qualidade dos jogadores, foi um mix
de problemas internos e externos que o fizeram entrar numa espiral negativa, e Johnny o Miguel é bom jogador embora não se tenha portado bem, não é isso que está aqui em causa...

O Vieira não precisa de se sujar com essas cenas das comissões, isso para ele são peanuts. Há muito por onde ele possa ser atacado mas não me parece que seja desonesto na questão dos carcanhóis, antes pelo contrário.
A questão é que na net é tudo a preto e branco, se um tipo é mau então é inteiramente mau, atropela velhinhas negoceia com armas trafica droga assassina e viola criancinhas, etc...vira tudo uma caricatura.

Voltando à vaca fria o que a entrada do Costa para DD veio trazer ao Benfica foi um olhar mais real e ajustado aos tempos do que deve ser o futebol do Benfica.
Ele sabe o que é o Milan (talvez o melhor clube do mundo em termos de profissionalismo e conhecimento futebolistico)e sabe o que falta ao Benfica para lá chegar e sabe que é preciso mudar.
A solução que ele arranjou nunca teria sido possivel com o Vieira, ele não tem a mundivivência nem o olhar futebolistico do Costa.
Agora, o Costa vai errar? certinho..
O Costa por oposição ao Vieira é intrinsecamente e totalmente "bom"?
Não, nem existem pessoas assim (bem a não ser o grande Manitu, mas ele é um ente não é uma pessoa)
É agora que o Benfica vai ser campeão? Oxalá, mas não parte como favorito..
Ainda é preciso muito trabalho.

 
At 8/01/2008 8:30 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy eles avisaram...The Great Rock n'roll Swindle.. e por outro lado acho que se há alguem a quem a decadência fique bem são os Sex Pistols, apesar da falta do grande Sid V.:))


Um dos melhores concertos de Estádio que eu já vi foi dado por uns tipos que na altura todos juntos teriam uns 1000 anos, Os Stones! Acho que o KRichards já tinha snifado as cinzas do pai pois estava numa forma espectacular, e digo-te o Mick correu mais naquele concerto que o NGomes numa época!!

Oldies but Goldies!!

 
At 8/01/2008 10:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pessoal só um Alerta, hoje é dia de ECLIPSE!!
Segundo os anciãos e feiticeiros da tribo os eclipses eram de maus presságios e por vezes catatróficos, e atenção este toma lugar com o sol em Leão, portanto nefasto para todos os guerreiros da grande tribo vermelha!!CUIDADO!!

 
At 8/01/2008 12:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Então não consegui? Miguel e Manuel Fernandes em categoria?!! Se me disseres que são dois cabrões ainda vá, agora sem categoria...De qualquer modo era só a brincar, bem sei que no mesmo onze, numa época eram poucos os verdadeiros homens de qualidade que tínhamos no plantel...

 
At 8/01/2008 2:45 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim, os nomes q mencionas tambem foram bons jogadores de futebol. Já não me lembrava mas admito perfeitamente q a minha estimativa fosse por defeito.

E não! Não concordo com a história do Miguel e Manuel Fernandes!

Eu ressalvei q não tenho as atitudes neles reflectidas nas minhas opiniões. Só capacidade futebolistica.

Miguel foi um razoavel dd no primeiro ano do Camacho, com Trapatoni e o primeiro ano de Valência. Mas o que não me esqueço é q antes disso (para aí durante uns 3 anos)quando o rapaz se julgava um extremo direito era só a maior anedota q alguma vez tinha passado por aquele flanco no Benfica. Era um autêntico Luis Filipe!

lembro-me de um jogo com o Farense (tempos de Poborsky, João Pinto, etc) que chovia torrencialmente e eu fiquei na antiga Luz junto ao relvado. Foi a única vez na minha vida que me apeteceu mandar uma calhoada num jogador de futebol. A sorte dele(e minha) é q a única coisa q tinha na mão q fizesse mossa era o telemovel. Se fosse no tempo dos "transistores" tinha levado com ele. PQOP!

Por isso, não não tinha categoria para vestir o manto.

O MF sendo melhor q o Miguel, tambem nunca me encheu as medidas. Muita parra e pouca uva! Aliás basta ver o percurso internacional do boy! Sim, sim...mas,mas...!

O Deco nunca o cheiramos (literalmente)! E os razoáveis coitados. Dariam uns razoaveis apanha bolas nos tempos do grande Benfica!Sendo q dois deles podem subir à categoria dos bons. Amaral e Ednilson!

Mas toda esta é uma conversa descontraída e q serve para exercitarmos a memória (antigamente não era preciso) e nos lembrar-mos de alguns rapazes q de facto bem geridos podiam-nos ter dado muitas alegrias.

O grave problema de ha 14 anos a esta parte é a falta de estratégia e planeamento e tomates para assumir q é preciso regressar às origens para renascer! Enquanto continuarmos à procura do Santo Graal nunca mais vamos a lado algum! A solução é simples! Muito simples.

 
At 8/01/2008 2:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grande Manitu,

Confessa lá! Tiveste dificuldade em desencantar mais esses rapazes. Tiveste q ir ver os apontamentos! Tiveste, tiveste!

 
At 8/01/2008 3:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A maior parte não, pelo menos os mais recentes mas de alguns não tinha a certeza se eram antes ou pós Damásio. E existem mais alguns de quem não me lembro mesmo (tambem não serão muitos) que ainda cabiam numa lista menos exigente e que eu gostei de ver jogar,alguns de escola benfiquista outros não, como o Kennedy (nos bons tempos), o Luis Carlos, o Bruno Bastos etc...

 
At 8/01/2008 3:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem já para não falar no grande e terrivel bravo guerreiro Inca...Bermudez eheheh

 
At 8/01/2008 3:49 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eh pá agora lembrei-me dum...lembras-te do Cavungi? Este é antigo!!
e daquele extremo esquerdo que veio do Braga? o Wando? Tinha bons pés o gajo...

Noutros clubes e quando era puto gostei de dois jogadores, o JJ do Setúbal, que grande jogador, e o Gonzalez do Belenenses que tambem tinha o Godinho (baixinho) e o Cigano a central, que é o tio dessa aventesma do Porto, e nessa altura tambem o Pietra e ainda o Sambimha do lado direito, o Camolas e o Ernesto "O cenoura" que foi o avançado que eu vi falhar mais golos a seguir ao NGomes.O Belem tinha uma grande equipa mas o Setubal nem se fala.
Torres,José Maria, Conceição, Guerreiro, Arcanjo, que grande cepa havia naquela altura no futebol português.

memories...so sweet

 
At 8/01/2008 3:56 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hoje estou electrico (deve ser do eclipse) por isso vou dar um saltinho à praia para acalmar os nervos, não sem antes vos deixar uma pequena pergunta sobre rivalidades no futebol português.Quem acertar bebe um fino+ prato de caracois aqui na roullote.
-Quem é o grande rival do Belenenses?

Não vale consultar a net, só de cabeça. O D'Arcy está proibido de participar :))))

 
At 8/01/2008 3:59 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O Wando era horrível! Pelo menos para aqueles que eram os padrões dos benfiquistas na altura. Eu era puto, e foi nessa altura que comecei a ir de vez em quando à Luz, sendo que ficava estarrecido com o facto de tantos benfiquistas desancarem o Wando de alto a baixo. Para mim era inacreditável que os benfiquistas dissessem tanto mal de um jogador do Benfica (porque para mim qualquer jogador do Benfica tinha obrigatoriamente que ser um craque). Claro que hoje eu sei que devia ser particularmente doloroso para os benfiquistas verem ali um gajo como o Wando a ocupar o lugar que tinha sido do Chalana...

Só me recordo de um jogo mesmo bom do Wando. Foi aquele em que demos 3-1 ao fóculporto, com três golos do Águas, e em que o Wando fez a cabeça em água ao João 'Broas' Pinto, tendo feito pelo menos duas assistências para golo (nem sei se não terá feito todas as assistências).

Quanto a jogadores de categoria que tenham passado pelo Benfica desde 1994, eu até acho que foram em bom número. Só que nunca tivemos paciência ou capacidade para sabermos tirar o melhor deles. O Ednilson que o Johnny Rook refere é um deles. O Stanic é outro exemplo flagrante. Assim que começou a brilhar na fase final da época (altura em que finalmente lhe foram dadas oportunidades) foi despachado para o Brugges.

 
At 8/01/2008 4:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tivemos muitos bons jogadores de 94 até agora, mas na mesma época nunca conseguimos ter um onze com muitos jogadores bons ao mesmo tempo!

 
At 8/01/2008 4:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Preud'homme

Miguel
Gamarra
Meira
Leo

Petit
Tiago

Simão
Poborsky

João Pinto
Van hooijdonk

Esta talvez fosse uma boa equipa e talvez desse para fazer mais, mas são jogadores de épocas diferentes.

 
At 8/01/2008 4:46 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Indio,

folgo em saber q somos mais ou menos comtemporâneos! Quem se lembra do Cavungi e do Wando e do JJ e demais, só pode ser do meu tempo.

Wando foi exactamente como contou o D'Arcy (tiraste-me as palavras da boca ia exactamente contar esse jogo com os Corruptos). O maior brinca na areia q alguma vez passou na Luz!

de facto o enorme azar dele foi ser o substituto do Chalana! Fosse quem fosse q viesse a seguir morria! Era impossível substituir Chalana.

Mas ri-me muito na Luz com as peripécias do Wando! Nesse jogo dos Corruptos antes da assistência para um dos golos do RA deu o maior nó cego no João Pinto q alguma vez vi (nunca percebi como fez aquilo). Foi um jogo memorável para o Wando. MAs o mais curioso é q a malta não aplaudia o rapaz o q o estádio inteiro fazia era rir-se. Ouvia-se uma gargalhada enorme . Grande Wando!

Antes de Chalana o maior extremo esquerdo q vi jogar futebol foi de facto o Senhor Jacinto João - JJ - enorme jogador. Pé esquerdo fabuloso. Já não se fabrica disto! Qual Cristiano Ronaldo, qual Quaresma! Versões séc. XXI do enorme brinca na areia Wando!

 
At 8/01/2008 4:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Filipe,

Com essa equipa tinhamos ganho muitos campeonatos nacionais. Uma Taça UEFA já estava no papo e se calhar já tinhamos cheirado mais finais da CL.
Essa é q é essa!

 
At 8/01/2008 6:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim johnny somos da mesma cepa/vintage, e se havia grandes jogadores naquela altura, por Manitu!

Bem como ninguem respondeu respondo eu, o grande rival do Belenenses é o Atlético, e é uma rivalidade mesmo grande que não é mais falada devido ao facto do clube estar infelizmente nos escalões inferiores. De realçar que naquela zona Alcântara/ Belém nasceram grande parte dos clubes lisboetas Casa Pia, Benfica, Belenenses e Atlético.

 
At 8/01/2008 6:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Wando não era assim tão mau, o problema é que fosse quem fosse que viesse teria dificuldades em se impor, e ele sofreu com isso, mas conseguiu bons jogos e esse não foi o unico. Horrivel é um pouco pesado para o definir...

 
At 8/01/2008 7:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E o Mick Jagger nem correu o concerto todo, mas o que é que se há-de fazer o NGomes é uma vaca sagrada, não é horrivel e quem diz mal dele no estádio são somente duas velhinhas que vêm como os Pastorinhos a ressureição do NGomes em cada golo que ele marca...

 
At 8/03/2008 10:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Mais um empate do benfiquinha e mais 30M para gastar a COMPRAR MERDA:

"A posição de Vieira poderá estar relacionada com a gestão do dinheiro para reforços. Segundo apurou o CM, o orçamento colocado à disposição de Rui Costa é de 30 milhões de euros e o clube já gastou 21 milhões com Pablo Aimar (6,5), Sidnei (5 milhões), Balboa (4), Carlos Martins (3), Urreta (1,5) e Ruben Amorim (um milhão). Jorge Ribeiro e Yebda chegaram a custo zero."


Já o ano passado se gastaram quase 35M a comprar 18 jogadores. Em vez de irem buscar um ou dois apenas que valham 15M, compram 15 que valem 2M cada. Depois espanta-se dos resultados.

ORELHUDO CABRÃO PEDE A DEMISSÃO

 

Enviar um comentário

<< Home