domingo, novembro 23, 2008

Natural

Pois é. Durante a semana andaram para aí a anunciar que a Académica já não perdia em casa há um ano, e et cetera e tal. Pudera, já há um ano que não jogavam contra o Benfica em casa. Bastou uma visitinha nossa para acabar com esta bela história de invencibilidade caseira do Domingos 'estava a olhar para o chão' Paciência. Sem apelo nem agravo.

Estranheza foi a primeira reacção ao anúncio da constituição da equipa. Não tanto pela táctica, que foi o 4-4-2 que tem sido mais utilizado esta época. Mas o David Luiz na posição de lateral esquerdo e o Binya no lugar do Katsouranis já dava para achar estranho. E depois, mais algumas alterações em relação à equipa que jogou contra o Estrela: Cardozo em vez do Suazo, Reyes em vez do Aimar, Amorim em vez do Carlos Martins. No total, seis alterações. O Quique já disse várias vezes que todos os jogadores do plantel contam, e hoje voltou a mostrar isso mesmo. Quanto ao jogo em si, o Benfica até entrou relativamente bem no jogo, aproximando-se frequentemente da área adversária. Na esquerda a desadaptação do David Luiz à posição de defesa esquerdo era algo evidente, pois ele mostrava dificuldades em subir, e foi muito faltoso a defender. Mas o Reyes estava lá para assumir sozinho as despesas de ataque por aquele lado. Ao fim do primeiro quarto de hora pareceu-me que nos desconcentrámos um pouco, em particular a meio campo, o que permitiu a aproximação da Académica à nossa baliza, tendo eles até criado um lance de bastante perigo, em que a bola embateu no poste. Este período de algum desacerto terminou da melhor forma, ou seja, com um golo do Benfica. E foi um golo bonito, com um grande passe do Nuno Gomes (viste bem, ó Queirósz?) a solicitar uma diagonal do Rúben Amorim - que já tinha recuperado a bola - tendo a finalização deste sido perfeita. E a Académica acabou ali mesmo. Porque pouco mais se lhe veria durante o resto da primeira parte, e inclusivamente até ao final do jogo.

Para isto contribuiu obviamente o facto da segunda parte ter começado com o segundo golo do Benfica. O Reyes foi por ali fora, entrou na área, e foi derrubado em falta. Tive que esfregar os olhos e beliscar-me para me assegurar que, de facto, não estava a sonhar. O Pedro Proença assinalou um penálti a favor do Benfica? O que é que vou ver a seguir? Porcos a voar? O sportém não ganhar um jogo e a seguir não culpar a arbitragem?
Um lagarto admitir mérito numa vitória do Benfica? Mais estranho para mim é ainda o facto de um dos comentadores de serviço, depois de diversas repetições, conseguir classificar o lance de 'duvidoso' (que vergonha, Paneira...) e o outro, decerto perturbado pela azia que o consumia, afirmar peremptoriamente que o Reyes não tinha sido tocado. Indiferente a isto tudo o Cardozo fez o habitual e aumentou para dois a zero, acabando com as já ténues esperanças da Académica. Sim, porque o resto da segunda parte, sem ter sido deslumbrante foi uma exibição de controlo completo do jogo por parte do Benfica. Esteve até mais perto o terceiro do Benfica, em mais de uma ocasião pelo Suazo (entretanto entrado para o lugar do Cardozo), do que a Académica de reduzir. O apito final chegou, e com ele ficou uma sensação de uma vitória tranquila e, mais do que isso, perfeitamente natural, o que é uma sensação muito agradável. A única nota de preocupação foi mesmo a forma como o Luisão saiu, e espero que não seja nenhuma lesão muscular de gravidade. Como nota cómica, fica o esforço quase desesperado do repórter na flash interview para conseguir que alguém da Académica reclamasse da arbitragem, no que falhou miseravelmente.

Gostei muito do jogo do Reyes. Foi sempre dos jogadores mais decididos a atacar, sendo que a forma mais frequente que os jogadores da Académica encontraram para o travar foi mesmo a falta. Regra geral os jogadores estiveram bem, mas posso mencionar que gostei de ver o jogo do Nuno Gomes, Ruben Amorim, e mais uma vez do Maxi (o Maxi não esteve brilhante, mas andámos a cascar nele durante tanto tempo que ando particularmente agradado com a evolução dele, cada vez mais sólido a defender e participativo no ataque). Quem oscilou mais foi o David Luiz, o que não é estranho dado que jogou adaptado, e além disso vem de uma paragem de dez meses. Pareceu-me demasiado faltoso, e complicou alguns lances durante a primeira parte.

Esta foi uma daquelas vitórias que me deixam satisfeito. Não fomos espectaculares, mas fomos mais do que suficientemente bons, e a sensação com que fico no final é a de que a vitória foi um desfecho tão natural que só posso sentir-me muito optimista. Até porque acredito que esta equipa ainda pode (e vai) melhorar muito. Porque o potencial está todo ali. E potencial existe não só na equipa, mas também fora do campo. Viram quanta gente estava no estádio, num Domingo à noite? Agora imaginem o quanto mais a onda vermelha poderá crescer...

13 Comments:

At 11/24/2008 12:55 da manhã, Blogger joemorales said...

Foi um bom jogo. Com muita "dranguilidade". Também gostei do capitão, Reyes, R. Amorim e Luisão. O Maxi tem sido regular esta época e bastante agradável.

Hoje o Quim foi um mero espectador num jogo controlado que transmitiu mais segurança da equipa. Continuamos a crescer e nota-se a cada jogo que passa. Quique continua a demonstrar ser uma mais valia para o Benfica.

Agora venham os gregos.

 
At 11/24/2008 11:39 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não vi o jogo mas pelo que li foi um jogo sem problemas. Parece que estamos a entrar na velocidade de cruzeiro, uma fase mais estavel que permite ganhar e fazer a gestão da equipa. Perfeito este numerario Espanhol que até parece um holandês.
Roda a equipa, avalia e implementa sistemas alternativos, não permite a previsibilidade.Imaginam um treinador adversário a pensar antes de um jogo com o Benfica? Nem eu, mas não deve ser fácil, dois sistemas, imensas alternativas.

Coño!! De puta madre este tio!

 
At 11/24/2008 4:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tal como dizes foi natural, sem espinhas, quase um jogo treino.

Por alguma razão o Quique quis dar o máximo de centímetros à equipa: Cardozo, Luisão, Sidnei, David Luís, Yebda. Terá algo a ver com o jogo da UEFA?

Acho que o NGomes merecia marcar o penalti, mas já que o Cardozo estava ali e vai à frente na lista dos marcadores... (se bem que o Nuno em geral também não falhe).

 
At 11/24/2008 5:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Continuam a aparecer grunhidos estranhos neste blog.

 
At 11/24/2008 6:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como não vi o jogo e não tenho memória visual do mesmo, permitam-me que para minha desonra venha aqui declarar que não tenho nada a ver com o caso BPN. Infelizmente devido a uma educação cara pálida judaico cristã em que me foram inculcados valores que hoje desprezo, sou incapaz de aproveitar oportunidades como esta. Sou um pobre índio preso nos valores culturais e limitados do pequeno crédito, o mais que posso almejar é uma reprimenda do gestor de crédito da Cofidis ou da Ge Money, Sou por isso um tipo desacreditado e sem valor, literalmente, nenhum.

 
At 11/24/2008 7:20 da tarde, Blogger John Billy #37 said...

É tão bom vê-los a festejar vitórias nas modalidades amadoras.
PS: Já estão a quantos pontos do Leixões?

 
At 11/24/2008 10:35 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Os grunhidos já se extinguiram. É um caso clínico, o que é que se há-de fazer. Palavra de honra que eu não consigo compreender o processo mental desta gente. Jamais me passaria pela cabeça frequentar qualquer espaço dedicado aos dois clubes intermédios portugueses. Eu vivo o Benfica, e é o Benfica que me preenche. Esta ralé pelos vistos não consegue satisfazer-se com o seu próprio clube, e por isso têm que andar, feitos cães tinhosos, sempre aos pés da mesa benfiquista à procura de restos.

 
At 11/25/2008 1:09 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Isto é um espaço de benfiquistas e para benfiquistas. A tua simples presença aqui (ainda para mais com o histórico de falta de educação que tens - não é o comportamento recente que apaga o passado) é por si só um insulto.

 
At 11/25/2008 12:05 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não ligues D'Arcy, estás a dar pérolas a suínos!

Já agora eu tambem sou bom numa modalidade com bolas e não me venho para aqui gabar disso, era o que faltava...

Então John Billy lá se foi a malapata!:))

 
At 11/25/2008 4:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois é Índio, já posso voltar ao futebol sem receios!
A próxima excursão será à Catedral :)

 
At 11/25/2008 6:30 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Vais gostar!!
Não me leves a mal mas eu acho que continuas a ser um "pé frio", no domingo só ganhamos pq ao teu lado tinhas a tua squaw, por isso quando vieres não te esqueças de a trazer senão temo pelo pior:))

A Benfica Tv vai começar oficialmente dia 10, acho mal, podiam pelo menos atrasar a coisa mais três dias para coincidir com o aniversario do maior, mais brilhante e destacado farol do benfiquismo livre e democrático na blogoesfera, o:

http://spiny-norman.blogspot.com

 
At 11/26/2008 11:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Olhem-me esta notícia: a ZON TV Cabo está a preparar-se para emitir sem autorização o jogo para a Taça UEFA entre o Olimpiakos e o SLB (quinta-feira, dia 27). O Sport Lisboa e Benfica já apresentou queixa à ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Isto ainda a procissão vai no adro! É que o Benfica está a ponderar apresentar uma queixa em tribunal contra a Zon.

 
At 11/26/2008 7:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Os grunhos da Zon criaram um canal do Benfica só deles!

Isto viola todas as leis da concorrência e é um caso muito sério de abuso de posição dominante. Mas o problema não é só do Benfica, a Meo de certeza vai ter que se mexer. É que se pega o oliveirinha transfere todos os jogos do Benfica da sportv para este canal 29 só da zon.

 

Enviar um comentário

<< Home