sexta-feira, março 27, 2009

Farinha

O jornalismo desportivo português está hoje de luto. Faleceu Alfredo Farinha, uma referência incontornável, e um dos últimos representantes de uma grande geração do jornalismo português, e d'A Bola (a verdadeira, não o sucedâneo com que temos que nos contentar hoje em dia). Alfredo Farinha foi um dos nomes que ajudou a criar em mim o gosto em ler sobre futebol e, para além do que escreveu, ficaram também célebres as suas participações no programa Os Donos da Bola (onde o vi disparar ao Serrão uma das respostas mais brutais a que já assisti na televisão). Deixa saudades em todos aqueles que se habituaram a lê-lo, saudades essas que se agudizam quando somos confrontados com o séquito de autênticos avençados que hoje em dia gostam de se intitular 'jornalistas', e que muitas vezes parecem até ter sérias dificuldades no domínio das regras mais básicas da língua portuguesa.

Uma 'estória' sobre Alfredo Farinha: diz-se que, por vezes, em vésperas de jogos europeus importantes do Benfica, pedia para ser ele a fazer a crónica dos jogos da nossa equipa no fim-de-semana anterior. Depois, mesmo que o Benfica tivesse ganho de goleada, desancava a equipa e os jogadores de alto a baixo. Isto para que eles se sentissem espicaçados, e não ficassem demasiado inchados ou confiantes.

Deixou-nos um grande senhor do jornalismo e do desporto português. Que tenha o descanso eterno que merece.

26 Comments:

At 3/28/2009 2:56 da manhã, Blogger www.gloriosasfera.com said...

Saudações Benfiquistas

 
At 3/28/2009 11:30 da manhã, Anonymous Filipe said...

Paz à sua alma...

"as suas participações no programa Os Donos da Bola (onde o vi disparar ao Serrão uma das respostas mais brutais a que já assisti na televisão)"

Relembra-me aí qual foi,D'Arcy!

 
At 3/28/2009 1:22 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Algo como: "Ainda você era um brilho nos olhos do leiteiro e já eu andava a escrever sobre futebol" :)

 
At 3/28/2009 6:09 da tarde, Anonymous Índio Ruço said...

Eheheh!
Um Homem que escrevia e falava com sabor dos clássicos.A propósito o escritor favorito dele penso que era o Pitigrilli de "Dolicocéfala Loira", "A virgem de 18 quilates"...fina ironia, escritores e jornalistas de outros tempos injustamente apagados pelo mercado e por um novo tipo de "cultura" mais anglo-saxonica, que apesar de imensa e interessante submergiu muito de uma outra cultura mais profunda e igualmente interessante, menos cinica talvez.


Que o grande Manitu conforte a sua alma.

 
At 3/28/2009 7:07 da tarde, Anonymous Índio Ruço said...

Por Thor!
Por Odin!
Por Hagar, o Viking!
Pelo Wickie!
Pelo Eriksson!
Pelo Schwartz!
pelo Mats Magnusson!
Pelo Stromberg!

Pelo futebol português!
Suecos duma figa, ganhem essa merda, cono!!

 
At 3/28/2009 11:11 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não ganharam, mas acho que nos enterraram na mesma.

Claro que a culpa é da falta de sorte, do estado do relvado, do alinhamento dos astros, etc. Do Queirósz (o mais medíocre treinador e maior bluff do futebol português) ou do Merdaíl é que não.

 
At 3/29/2009 9:30 da manhã, Anonymous Índio Ruço said...

Ainda bem!! É pena não terem perdido, e eu sei porque foi, na minha prece acima não mencionei o Jonas Thern, imperdoavel!!

Um futebol onde existe corrupção a rodos, onde existem clubes cujos jogadores não recebem e continuam a competir como nada se fosse, onde os árbitros vão à televisão pedir desculpa pelos erros cometidos, onde existe um descarado favorecimento federativo a um clube acusado de corrupção, onde a selecção é usada por esse clube para fazer negocios chorudos, e que teve um treinador cuja unica qualidade era ser irmão do tipo que tem na mão o negocio exclusivo das transmissoes televisivas e tambem praticas ocultistas,etc, etc..(fonix, não tenho o dia todo)este futebol "dirigido" por um verme que a tudo isto nunca balbuciou uma unica palavra, merece o quê? Mereciam era estar todos em Pinheiro da Cruz, se isto fosse um País decente.
Quanto ao K.Ross, é evidente que ele não percebe nada de selecções, porque treina uma selecção como se fosse um clube, mas o mais grave é para mim, que um gajo devidamente "estrangeirado" (sem sentido pejorativo)no melhor liga de futebol do Mundo e onde a ética é inquestionavel, aceite trabalhar numa Selecção de um país onde o futebol é uma mentira e não tenha nada a dizer sobre isso.
Por isso, se formos a ver bem, a classificação deste grupo até está certa, se o critério for a decência.

 
At 3/29/2009 6:31 da tarde, Blogger Dylan said...

Indio Ruço,

Esqueceste do Martin Pringle. Apesar de não ser loiro, mas duplicavelmente tosco!

 
At 3/29/2009 6:49 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Se vamos ser picuinhas, então falta também o Andersson.

 
At 3/29/2009 9:49 da tarde, Anonymous Filipe said...

ahaha, Martin Pringle...ainda me lembro quando num programa do Herman o puseram a jogar contra umas máquinas de lavar....ahahhq

 
At 3/30/2009 1:11 da manhã, Blogger Dylan said...

A morte de Alfredo Farinha significa o fim da melhor geração de jornalistas da imprensa desportiva em Portugal, para não dizer do jornalismo em geral. Nas palavras do beirão, um tipo de jornalismo que "não obedecia à voz do dono" nem tampouco era subserviente. Independentemente das suas simpatias políticas e do seu clube do coração, defendido até à medula quando era ridicularizado por invejosos, utilizava corajosamente a liberdade de expressão mesmo nos tempos de feroz ditadura. Escrita irrepreensível, foi professor e agraciado com o grau de comendador, também graças aos seus valores morais onde a frontalidade e a lealdade imperavam. Que lição para os dias de hoje onde o jornalista se confunde com o ardina, a notícia com a opinião, onde a a deontologia é arrumada para dentro de uma secretária e a promiscuidade de alguns jornalistas com agentes desportivos é demasiado comprometedora.

http://dylans.blogs.sapo.pt/

 
At 3/30/2009 8:12 da manhã, Anonymous Índio Ruço said...

Dylan, a minha memoria é selectiva, fonix!:))

 
At 3/30/2009 5:45 da tarde, Anonymous Índio Ruço said...

É.Hoje há muito Palma Cavalão por aí.

 
At 3/30/2009 6:59 da tarde, Anonymous Índio Ruço said...

Eh pá!! O Frederico Gil é benfiquista? Bem , pelo menos o treinador é...o João Cunha e Silva. o gajo tá a dar boa replica ao Nadal, coño!

Vieira do que é que estas a espera, pá. vamos lá a assinar um contratozinho com o moço...não há campeonato de clubes? arranja-se coño...estamos em ano eleitoral.

 
At 3/30/2009 7:16 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Ainda você era um brilho nos olhos do leiteiro e já eu andava a escrever sobre futebol

Brilhante! O Manuel Serrão até deve ter mudado de cor. :):):):)

PS. Não se esqueçam de que a eleição do CR como melhor jogador do Mundo no ano passado se deve inteiramente à Bola :):):)

 
At 3/31/2009 10:10 da manhã, Anonymous Índio Ruço said...

D'arcy qual é o link para a Apeme onde viste o estudo do Carlos Liz sobre os clubes portugueses?
É que fui à página deles e, estranhamente, aquilo parece estar em "baixo".

 
At 3/31/2009 12:02 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu não vi o estudo em nenhum link. Apanhei foi a notícia na SIC Notícias, onde foram os únicos a adiantar os valores sobre o número de adeptos de cada clube.

Fui agora à procura do site, e está em www.apeme.pt, mas isto só parece funcionar no IE (eu sou utilizador de Firefox, e neste browser aparece-me um página em branco). De qualquer forma, não me parece que seja possível consultar os resultados do estudo no site.

 
At 3/31/2009 4:30 da tarde, Anonymous Índio Ruço said...

Pois, eu tambem lá fui com o Firefox.
Podia ser que para "venderem" o estudo pusessem alguma informação on line, mesmoo que parcial.

No entanto 45% (penso que é essa a percentagem) de benfiquistas é um numero mais de acordo com aquilo que eu acho ser o nosso universo interno.
Impressionante sem duvida.
No entanto quem vê, lê e ouve os media até parece que é tudo ao contrario, o Sporting e o Porto são os clubes com maior influência a nivel redactorial, no entanto essa estratégia de pouco lhes valerá, o verdadeiro crescimento de um deles dar-se-à sempre à custa do outro, como compreendeu bem o Porto. O Sporting com o seu ódio ao Benfica cegou por completo, adoptou a estratégia errada e perdeu uma oportunidade de oiro para poder dar uma machadada no Porto, (como bem viu D. da Cunha) aquando do Apito Dourado.
O pacto Sporting/Porto parece um acordo de outros tempos como o pacto germano/sovietico ou mesmo os tempos do condicionamento industrial salazarista, tudo próprio de mentes autoritárias, e que puderam funcionar porque nessa altura não contava para a equação um elemento importantissimo, o povo.Hoje o povo conta e é benfiquista.
O clube que tentar criar uma rivalidade intensa e sadia com o Benfica será o clube que mais lucrará, porque como no passado beneficiará da polarização.
Hoje quem polariza com o Benfica é o Porto, e o seu crescimento não é maior porque aqui tambem notavelmente, o Povo não é parvo.
O Sporting é um clube que anda aos caídos, dos arbitros, dos tipos do Porto, dos orgãos de poder, etc...
é-me impossivel pensar que uns tipos que se orgulham de administrar empresas (e de outros cargos com influência) têm um relatório em mãos que diz que em portugal só há espaço para dois clubes, possam decidir que o futuro passará por se aliar com os tipos que fazem jogo sujo e que não são de confiança, e não, por esse mesmo motivo (corrupção, falta de credibilidade,etc...)tomar a atitude contraria que é aproveitar a seu favor as fraquezas do seu principal contendor, que é sem sombra de duvidas o Porto, e crescer , como no passado, através da rivalidade com o maior clube.
Este erro crasso diz muito do que é o pensamento estratégico e decisório não só do Sporting, mas tambem de muitas elites deste pobre país.

 
At 4/01/2009 12:59 da tarde, Anonymous Índio Ruço said...

Só um clube como o Benfica teria a coragem de repor a injusta expulsão de Portugal dos pais de Espinoza pela Inquisição.
Só um clube com uma incomensuravel dimensão espiritual seria capaz de resolver este erro historico.
Uma vez mais a Águia voa mais alto.

 
At 4/02/2009 11:42 da manhã, Anonymous Índio Ruço said...

O Lizandro foi castigado com um jogo pelo roubo das Antas.
No futebol português é tudo ao contrario, 0 1º de Abril é o dia da verdade.Já não é nada mau, agora só faltam os outros 364.

O que esta fartura toda quer dizer é que o Sporting vai mesmo ficar no 2º lugar, e que o Costa bem pode dar já ferias aos jogadores e poupar na massa salarial.

 
At 4/02/2009 11:57 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Ele foi castigado, mas os dois pontos que lá deixámos, e o ponto extra que essa simulação ofereceu ao fóculporto, esses já não podem ser corrigidos.

É surpreendente, de facto, mas estas coisas só começam a acontecer quando as coisas já estão mais ou menos definidas, e o fóculporto já tem uma almofadinha relativamente confortável de pontos de vantagem, almofadinha essa que muito se esforçaram para lhes oferecer. Depois, com estas decisões, até lhes dão a oportunidade de se sentirem muito ofendidos, e tentarem fazer passar a imagem que são perseguidos pelo CD da Liga, tudo em benefício do Benfica.

Benfica que, este ano e mais uma vez, tem sido o principal alvo desse mesmo CD, que até conseguiu mesmo arranjar aquela penalização única na história para o Katsouranis.

 
At 4/02/2009 12:53 da tarde, Anonymous Índio Ruço said...

No entanto ...é inegavel que com este CD da Liga algo mudou, muito timidamente mas mudou...em anos anteriores nada disto aconteceria.Mas é obvio que ainda falta muito...exactamente 364 dias.
É obvio que os 2 pontos chapéu...mas neste caso nada podem fazer, sejamos realistas.Eles interpretam regulamentos.

O que eu estranho é ainda não se saber nada sobre o caso P.Bento que já ocorreu no ano passado.

 
At 4/02/2009 6:40 da tarde, Blogger Joe Strummer said...

O problema da arbitragem é tão critico que o Costa até já contrata defesas-direitos filhos de árbitros e tudo.Isto sim são contratações realistas e pragmáticas.

Por outro lado, e a ser verdade, é bom ver pela primeira vez em décadas, que o plantel para a próxima época está a ser tratado a tempo e horas.Ganda Costa.

 
At 4/03/2009 7:07 da tarde, Blogger Joe Strummer said...

Portugal é a prova de que o tempo contínuo não existe, é tudo um eterno passado.Amanhã quer dizer ontem e ontem quer dizer hoje.Hoje não quer dizer nada.
Por isso amanhã o Guilherme Aguiar vai ser presidente da Liga e o Mestre Pinto uma virgem.
O que vale é que hoje o Benfica é o maior.

Bendito Martir de Gaia!!

 
At 4/05/2009 12:06 da tarde, Blogger Joe Strummer said...

Há Já Muito Tempo que Nesta Latrina o Ar se Tornou Irrespirável.

Mão Morta

Viva o Martir de Gaia!
Viva a Águia!!
Viva o Inesquecivel Ruço!!!

 
At 4/05/2009 6:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

nao se esqueçam tb do nórdico maniche! um avançado fora de série que passou pelo nosso SLB!

 

Enviar um comentário

<< Home