terça-feira, julho 27, 2010

Sunderland

Foi talvez o jogo mais monótono que o Benfica fez até agora na pré-época. Teve um só sentido, e no final a consequência lógica: vitória do Benfica, que só terá sido pouco dilatada porque o próprio Benfica não esteve particularmente inspirado na finalização.

O Benfica apareceu de início algo diferente, a jogar num esquema mais próximo do losango, com o Jara a assumir preferencialmente a posição nas costas da dupla de avançados, Cardozo e Weldon. No meio campo, Felipe Menezes e César Peixoto, como Javi García mais recuado. A defesa foi a esperada, jogando o Rúben e o Coentrão nas laterais, e a novidade foi a titularidade do Júlio César na baliza. Desde cedo se viu que era o lado esquerdo do Benfica que assumiria as maiores despesas do jogo. Peixoto, Fábio Coentrão e Weldon eram quem mais encaminhava o jogo por ali, sendo as arrancadas dos dois últimos, juntamente com alguns piques do Jara e as correrias do David Luiz pelo campo fora com a bola nos pés os únicos safanões que se iam vendo num jogo que decorria quase exclusivamente no meio campo do Sunderland. Na frente, e para não variar, o Cardozo procurava o golo sempre que possível, mas a bola teimava em ir sempre parar-lhe ao pé direito. Andava o jogo nisto quando, pouco depois da meia hora, a dupla que já tinha fabricado o golo da vitória contra o Mónaco voltou a funcionar: cruzamento perfeito do Fábio Coentrão para o meio da área, onde apareceu o Cardozo a finalizar de cabeça. Era merecido o golo, que levou o Benfica para o intervalo a ganhar, e a única curiosidade era agora saber se o Benfica marcaria mais, porque o Sunderland claramente não parecia ter capacidade para incomodar-nos.

A segunda parte trouxe diversas alterações, entrando muitos dos jogadores teoricamente titulares, e o regresso à fórmula habitual. Mas não trouxe um jogo mais interessante: tudo se manteve na mesma, como Benfica a jogar e o Sunderland a ver, sendo que só quando a bola chegava aos pés do Aimar é que entusiasmava um pouco. Acho que a certa altura os próprios jogadores do Benfica se aborreceram e começaram a inventar jogadas ao primeiro toque, que se perdiam quase sempre devido a um exagero final, em que um jogador que até já estava em posição para rematar acabava por fazer mais um passe de primeira, que saía mal. Já mesmo sobre o final, o Carlos Martins fechou as contas, com uma 'jabulanizada' do meio da rua que acabou por entrar. O remate foi muito forte, mas a bola até nem foi muito bem colocada, pelo que calculo que o guarda-redes tenha sido enganado por algum efeito esquisito da bola.

O Fábio Coentrão está em grande forma, e este ano, sem o Di María à sua frente, provavelmente vai brilhar ainda mais nos lances ofensivos. E vai dar mais trabalho ao David Luiz lá atrás, mas acho que ele não se vai importar com isso. A dupla de centrais esteve muito bem hoje, e se já é normal elogiar o David Luiz, deixo uma referência ao Sídnei. É um jogador em quem eu acredito bastante. Aquilo que eu vi dele na época de estreia, com o Quique, convenceu-me do seu valor, e mesmo a última época mais apagada não me fez mudar de opinião. Ele parece é precisar de ritmo e alguns jogos consecutivos para atingir um bom nível. Quando entra na equipa esporadicamente, para jogar um jogo, normalmente não joga tão bem. Tenho pena que esteja (bem) tapado no onze titular, mas espero que o Benfica não desperdice este jogador, porque seria uma óptima alternativa caso percamos um dos centrais titulares. Menção também para o Cardozo, que é aquilo que sabemos. Foi o elemento mais rematador da equipa, e mais uma vez apareceu no sítio certo para finalizar.

Mais um troféu de pré-época conquistado; que venha o próximo.

4 Comments:

At 7/28/2010 12:06 da manhã, Anonymous JFilipe said...

No golo do Martins a bola cai ligeiramente como se tivesse apanhado um poço de ar. É uma bola tramada para os guarda-redes...

 
At 7/28/2010 12:43 da manhã, Blogger Unknown said...

Já viram esta pouca vergonha?

http://bola-na-trave.blogspot.com/2010/07/agora-percebem-porque-o-benfica-tem-o.html

é preciso fazer alguma coisa com estes jornalistas!

 
At 7/28/2010 2:58 da manhã, Blogger Natálio Santos said...

Todos a enviar e mails para a sport tv... eu enviei este...

Venho por este meio repudiar os insultos dos vossos comentadores ao Sport Lisboa e Benfica , aos seus profissionais e sócios e adeptos, eu já sabia do vosso anti benfiquismo doentio, e por causa disso é que nunca subscrevi os vossos serviços, mas hoje foi demais, e se os ditos comentadores não forem imediatamente despedidos pela Sport tv podem contar com uma forte campanha na bloguoesfera benfiquista, para que todos os benfiquistas cancelem os vossos serviços, e também uma forte posição junto da direcção do Sport Lisboa e Benfica, para que termine desde já as negociações dos direitos televisivos...!!! Meus srs a bandalheira acabou e não mais vamos permitir que o nosso clube seja constantemente enxovalhado pelos vossos colaboradores , já não bastava o sonegar de imagens que em certos casos nos prejudicou seriamente, e o repetir até á exaustão quando são imagens que podem prejudicar o Benfica e os seus atletas...??? Mais uma vez digo e reafirmo, se não existir uma séria penalização contra os vossos colaboradores que estiveram presentes neste jogo do Sport Lisboa e Benfica , podem contar da parte de todos os benfiquistas uma luta sem tréguas contra a sport tv ...!!!

Natálio Santos

 
At 7/28/2010 3:18 da manhã, Anonymous JFilipe said...

Acho que não vale a pena reagir a isto, foi apenas uma conversa entre lagartos e andrades. Se tivesse feito parte da emissão em directo aí sim.

Serviu no entanto para ver do que a casa gasta. O espírito com que aquela malta vai para acompanhar um jogo do Benfica...

 

Enviar um comentário

<< Home