terça-feira, agosto 03, 2010

Tottenham

Nota prévia: Benfica, 0 - Tottenham, 1 (Bale, 55). O Benfica não jogou muito bem. Por favor, passar aos comentários.

Satisfeita a franja de leitores que se cansam mais facilmente, passemos ao post normal. O Benfica perdeu esta noite o seu primeiro troféu na pré-época, fruto de uma noite menos inspirada e de um adversário que encarou o jogo com uma atitude competitiva muito séria, e que soube defender e contrariar eficazmente o nosso futebol.

O Benfica entrou em campo com o mesmo onze que goleou o Aston Villa, dispondo-se portanto no tal esquema 'alternativo' de 4-3-3. O início do jogo prometeu, mas depressa se viu o Tottenham a fechar bem as linhas junto da sua área, e sempre que perdia a bola defendia com nove jogadores bem juntos, deixando apenas o gigante Crouch na frente. O Benfica não conseguia fazer funcionar eficazmente o futebol de tabelas rápidas, e o jogo caiu rapidamente num ritmo enfadonho, que contagiou as bancadas. Só perto da meia hora é que as coisas animaram um pouco, graças a um remate forte do Carlos Martins que foi defendido pelo guarda-redes do Tottenham, para depois o Saviola falhar a recarga. Espevitado com este lance, o Benfica acelerou um pouco e até conseguiu construir algumas boas jogadas em que ultrapassou a(s) linhas(s) defensiva(s) do Tottenham, mas sem grandes consequências porque hoje algo não funcionou, e o último passe saía mal, ou então o último jogador falhava a recepção. Mesmo sobre o apito para o intervalo, o Jara deu mais um exemplo da pouca inspiração da equipa, pois isolou-se após um lançamento longo do Airton e em vez de seguir para a baliza, acabou por complicar o lance e rematar ainda de longe para fora. A exibição na primeira parte até foi mais ou menos agradável, mas pouco acutilante para aquilo a que estamos habituados.

A segunda parte trouxe três alterações (Moreira na baliza, Javi a trinco, e Peixoto no lugar do Jara) e o regresso à fórmula original. A alteração táctica até pareceu ter feito bem ao Benfica, que iniciou o segundo período com uma grande oportunidade, mas o Cardozo, após cruzamento do Peixoto, cabeceou para as mãos do guarda-redes adversário. Voltámos a ameaçar num grande remate do Javi, mas aos dez minutos foi o Tottenham que marcou, após uma troca de bola rápida que deixou o defesa esquerdo Bale (grande jogador) nas costas da nossa defesa. Logo a seguir começaram as alterações no Benfica, com as saídas do Cardozo, Aimar e Saviola, e a qualidade do nosso jogo e discernimento diminuíram um pouco. O Benfica ainda teve mais duas boas oportunidades, primeiro numa grande iniciativa individual do Coentrão, e depois num livre do Carlos Martins, mas a vinte e cinco minutos do final, com mais três alterações que incluíram a saída do Coentrão, a equipa pareceu acusar demasiado a falta de criativos e do poder de explosão do Fábio na esquerda, pouco mais conseguindo incomodar o adversário. Os minutos finais foram mesmo de uma qualidade pouco recomendável, parecendo que o jogo nunca mais acabava.

Não foi dos melhores jogos da nossa equipa, mas há jogadores que parece que não sabem jogar mal, e o Coentrão, o David Luiz, ou o Airton parecem atravessar uma fase dessas. Hoje, em particular, o Coentrão mostrou bem o peso que tem actualmente na equipa, tendo esta acusado muito a sua saída. Em relação ao Airton, parece nesta fase estar a ganhar a luta ao Javi pela posição mais recuada do meio campo, e não me surpreenderá se entrar a titular em Aveiro no próximo Sábado.

Enfim, mérito para o Tottenham, que soube defender bem e foi eficaz no ataque, aproveitando uma das poucas oportunidades de golo que criou. Quanto ao Benfica, é aprender com este jogo, que em nada diminui a minha confiança. No próximo Sábado há mais um troféu para vencer.

5 Comments:

At 8/04/2010 12:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O jogo a sério é no próximo sábado.

Era expectável um jogo mal conseguido a 4 dias do primeiro jogo oficial e após 3 jogos em 5 dias.

Que ganhem no sábado e o Eusébio perdoa-lhes.


Agora é visivel o "coxear" do nosso lado direito sem o Ramires.
Por 20 milhões (valor que se fala que o Chelsea pagará pelo seu passe), não há ninguém no mercado que faça metade do que o Ramires faz.

Insisto, ... muito do que poderemos fazer esta época passa pela permanência deste jogador. É o pêndulo necessário para a nossa equipa.

 
At 8/04/2010 7:28 da tarde, Blogger joão carlos said...

Mesmo não jogando muito bem criamos mais oportunidades que o adversário e as suficientes para ganhar o jogo não fosse ter-nos faltado aquilo que de melhor tivemos nesta pré-época a eficácia no ataque.
De qualquer modo este jogo veio demonstrar que falta um extremo á equipa, pode não ser um extremo esquerdo até pode ser direito, até pode não ser titular indiscutível mas como se viu ontem quando a movimentação e as triangulações entre os avançados não funcionam a equipa fica sem alternativas.

 
At 8/04/2010 11:44 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E ficámos sem o Ramires,...

Não é perceptível esta estratégia e esta política desportiva.


Depois do Di Maria e do Ramires, vendam também o Fábio Coentrão e o David Luís.

Assim ficamos todos a entender que o objectivo é irmos participar no campeonato e na Champions com "Luís Filipes".

O que se está a passar é a antítese do que foi prometido.

 
At 8/05/2010 6:05 da tarde, Blogger Tytus said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 8/05/2010 6:07 da tarde, Blogger Tytus said...

Ramires

Estava no acordo firmado quando vendemos 50% do passe, por isso não havia nada a fazer. Mas que era um jogador importante na equipa lá isso era, mas penso que podemos superá-lo. Já vi grandes jogadores passarem por este clube e serem substituídos por ourtos, claro que nos últimos anos têm sido mais difícil isto acontecer.
Podíamos ir buscar para a esquerda o giovani dos santos, mas deve ser caro e o nosso grande treinador deve gostar de jogadores com mais fisíco, apesar que o di maria era um jogador mais fraquinho fisicamente e não deixava de ser grande jogador.
A ver vamos temos de confiar no nosso presidente penso que vamos ter uma surpresa se ele fizer mais alguma contratação.

 

Enviar um comentário

<< Home