domingo, setembro 11, 2011

Suficiente

O jogo não foi fácil, até porque o Benfica não fez uma exibição de encher o olho, mas ao contrário daquilo que o resultado de 2-1 possa fazer crer, não me pareceu que a vitória do Benfica tenha sido muito complicada ou sofrida, e creio que nunca esteve sequer em causa.

Supostamente não haveria poupanças neste jogo, mas a verdade é que quando soou o apito inicial o Aimar estava sentado no banco, e o Saviola no onze inicial. Outra alteração ao onze habitual foi a presença do Bruno César no lugar habitual do Nolito, mas esta já vinha sendo anunciada ao longo da semana. O Vitória entrou bem no jogo, mostrando que não vinha à Luz para se remeter simplesmente à defesa, o que é habitual nas equipas do Rui Vitória. Quando não tinham a bola, tentaram pressionar-nos e fechar espaços, e tiveram sempre a atenção de não nos deixarem sair a jogar desde a nossa defesa, obrigando quase sempre o Artur a pontapear a bola para a frente. O Benfica mostrou-se pouco lesto no ataque e algo lento de movimentos, sendo as maiores sacudidelas no jogo dadas pelas subidas do Maxi e pelas movimentações do Saviola. Durante a maior parte do primeiro tempo o maior interesse foi mesmo a parte táctica, porque tecnicamente o jogo estava a ser pobre. Depois vieram os penáltis, que desembrulharam a coisa. Já depois de perdoado um, por aquilo que me pareceu uma mão evidente do Alex, pouco depois da meia hora foi assinalado o primeiro por falta sobre o Saviola, que o Cardozo converteu. Depois o segundo, dois minutos mais tarde, após uma óptima defesa de um jogador do Guimarães a um remate do Witsel, que o Cardozo atirou à barra. E finalmente o terceiro, mesmo a fechar a primeira parte, após nova mão de um defesa do Guimarães, que de braços abertos bloqueou um remate do Saviola, e que o Cardozo marcou a papel químico do primeiro. E pouco mais há a dizer.

Na segunda parte o Benfica entrou um pouco melhor. Continuando a contar com a colaboração activa do Maxi pela direita, o Benfica conseguiu construir algumas jogadas interessantes, e também foi desperdiçando oportunidades para ampliar a vantagem, sendo as mais escandalosas uma cabeceamento desastrado do Saviola ao segundo poste, e outro do Garay, quase na pequena área e solto de marcação, que saiu por cima. Pouco depois de findo o primeiro quarto de hora, com a entrada do Aimar, notou-se uma ligeira melhoria no nosso jogo, mas quando nada o fazia adivinhar, o Guimarães reduziu, num lance algo fortuito que começou num pontapé do guarda-redes para a frente e depois o Edgar, sozinho e rodeado por três defesas do Benfica, conseguiu rematar cruzado para o golo. Pareceu-me que o Artur poderia ter feito algo mais neste lance. O golo do Guimarães veio lançar alguma incerteza no resultado, mas sinceramente creio que esta incerteza foi mais resultado do factor psicológico de sabermos que estávamos ao alcance de um qualquer lance fortuito do que de jogo jogado. Porque o Benfica, mesmo sem entusiasmar, continuou a ser melhor sobre o terreno, e desperdiçou as melhores oportunidades para voltar a marcar - em particular um lance do Gaitán. Aliás, nem deveria dizer que o Benfica desperdiçou as melhores oportunidades para voltar a marcar; o Benfica desperdiçou, isso sim, as únicas oportunidades para voltar a marcar.
Por isso mesmo digo que a nossa vitória não foi particularmente complicada nem esteve em causa. Não me recordo de nenhum lance de real perigo do Guimarães a seguir ao golo (mesmo antes do golo não foram muitos), ou de qualquer defesa do Artur.

O melhor jogador do Benfica neste jogo foi para mim o Maxi Pereira, incansável no lado direito. Gostei da primeira parte que o Saviola fez, da entrada do Aimar no jogo, e achei que o Luisão fez um jogo muito sólido, ao nível a que nos habituou. Gostei também do jogo do Garay, mas fica com o senão de ter sido batido pelo Edgar na fase inicial do lance do golo, quando me pareceu que deveria ter ganho aquela bola. E o Cardozo teve um jogo bem conseguido, com a pena de ter desperdiçado mais um penálti.

Julgo ter sido evidente que a exibição não foi das melhores, mas parece-me que o Benfica fez o suficiente para vencer este jogo. Também não fiquei com a impressão de que tenha sido um jogo que exigiu muito dos nossos jogadores na parte física - apenas o Cardozo, na fase final do jogo, me pareceu estar claramente esgotado, mas provavelmente será resultado das viagens à selecção a meio da semana - o que serão boas notícias para o jogo de estreia na Champions, na próxima quarta-feira. É que aí teremos que jogar muito mais do que jogámos hoje se queremos entrar com o pé direito na prova.

4 Comments:

At 9/11/2011 11:00 da manhã, Anonymous Filipe said...

Continuo achar que do meio campo para a frente, os jogadores continuam por ser arrumados no sítio certo. Gaitan, Bruno César, não são jogadores para estarem encostados à linha. O Nolito também pouca profundidade dá à faixa. O Saviola vai jogando bem, mas creio que seria mais importante ter outro jogador móvel, com maior poder de choque e de concretização. Gostava de poder ver o Rodrigo ou o Nelson no lugar do Saviola.

 
At 9/11/2011 10:04 da tarde, Anonymous JFilipe said...

Vai ser uma época de sofrimento. O JJ continua na toada da época passada: média de 2 golos marcados e 1 sofrido por jogo.

Ao ver o Nuno a marcar no Braga começo a pensar que se calhar demos um tiro no pé. Uma coisa era deixá-lo ir para fora, agora para dar pontos ao fcp-B mais valia pagar-lhe o ordenado mais um ano.

 
At 9/12/2011 5:47 da tarde, Anonymous SLB4EVER said...

Bom resumo do jogo, concordo que o resultado é bem mais importante que a exibição e que a vitória é justa. A incerteza do 2-1 até ao final é que foi enervante assim como ver a equipa sem capacidade de controlar o jogo e fazer gestão da posse de bola.
As substituições não foram bem conseguidas, B.César estava melhor do que o Gaitán e "entra" o Nolito que simplesmente esteve ausente. O Aimar tb esteve abaixo do que seria de esperar e o Matic podia ter entrado mais cedo. O Cardozo "estourou" por volta dos 70m e o Rodrigo ficou a aquecer o banco.
Quando é que o JJ dá oportunidades ao D.Simão, Rodrigo e Nelsón Oliveira?Especialmente antes de grandes jogos europeus mais do que "prima donas" é necessário ter jogadores a "comer" a relva, temos no plantel jovens de qualidade que de certeza vão dar tudo para aproveitar o mínima oportunidade concedida.
O Gaitán começa a irritar solenemente começar a visitar o banco ia-lhe fazer mesmo bem.
Filipe(s) pois realmente o que ainda se pode dizer, depois de o mestre dizer que o 4-4-2 é que é e que independentemente dos jogadores em campo joga sempre assim o que se pode esperar?

Agora venha o MU, que seja um grande jogo e que a vitória sorria ao SLB. FORÇA GLORIOSO

 
At 9/12/2011 7:55 da tarde, Blogger joão carlos said...

Mais um post no alvo.

SLB4EVER concordo contigo as substituições não foram as melhores e já é um caso recorrente neste treinador na minha opinião o treinador já vem para o jogo com ideias pré definidas de quem deve sair e quem deve entrar e depois restringe-se ao plano que trás e não aquilo que são os momentos dos jogadores e aquilo que o jogo em determinados momentos pede e que resulta na maior parte das vezes em más substituições.
Não concordo quando dizes que o Aimar entrou mal ele até entrou bem só que logo a seguir o golo tornou a equipa intranquila e receosa e o Aimar entrou na onda.
Os jovens jogadores só vão ter oportunidades é nos jogos europeus onde existe maior limitação ao numero de estrangeiros e menos opções e com lesões e castigos aumentam as suas hipóteses, o que na pratica é contraproducente porque é lança-los as feras.

 

Enviar um comentário

<< Home