sábado, agosto 16, 2008

Eusébio Cup

Já se sabe que jogar contra uma equipa treinada pelo Mourinho nunca é fácil, e o jogo de ontem para a Eusébio Cup foi mais um exemplo disso. Foi um jogo em que me pareceu haver dificuldades para impormos o nosso jogo, e em que vi uma diferença algo significativa entre a primeira e segunda parte. Voltei a ver alguma das coisas boas que já mostrámos este ano, mas também vi coisas menos boas, que seguramente terão que ser corrigidas.

Conforme disse, houve diferenças da primeira para a segunda parte, sendo que me pareceu que estivemos melhor durante a primeira. Aquilo que de mais positivo vejo é uma preocupação da equipa em jogar futebol quando ataca. Já quase nunca se vê o recurso à opção de fazer passes longos para a frente, como vinha acontecendo nos anos anteriores. A tentativa é sempre de sair a jogar, com um futebol apoiado e trocas de bola constantes. A equipa parece saber aquilo que quer em campo, mas ontem foi difícil conseguirmos fazer isto, porque qualquer equipa treinada pelo Mourinho é perita em anular o jogo adversário. Isto tornou-se mais evidente na segunda parte, em que foi claramente o Inter quem controlou o jogo, ficando-se o Benfica por tentativas de contra-ataque quase sempre mal sucedidas.

O que me agradou mais:

- Quim: deve estar motivado por finalmente ver corrigida a injustiça na selecção. Esteve perfeito ontem, e podemos agradecer-lhe o facto de não termos perdido o jogo, já que teve pelo menos três defesas absolutamente decisivas;

- Regresso (finalmente!) do David Luís. Não que se lhe tenha visto muito durante o tempo que jogou, mas foi bom vê-lo de volta, e não pareceu que tivesse qualquer tipo de limitação;

- Katsouranis: para mim foi sem dúvida o melhor da defesa, e provavelmente até o melhor jogador do Benfica em campo ontem à noite. Continuo a achá-lo imprescidível para a equipa, e com o regresso do David Luís pode ser que volte à sua posição natural à frente da defesa;

Do que menos gostei:

- Pouca inspiração no ataque. Criámos poucas oportunidades de golo (o remate do Cardozo ao poste terá sido a grande excepção), e é preciso ter em conta que, mesmo considerando a qualidade dos jogadores utilizados, o Inter utilizou uma defesa remendada, que incluiu a adaptação do Cambiasso a defesa-central (nunca o tinha visto jogar ali, e mais depressa esperaria ver o Zanetti adaptado àquela posição);

- Demasiado espaço dado nas laterais da defesa. Fomos completamente incapazes de lidar com as situações em que o Ibrahimovic (acho que aquilo que o Quique deseja que o Luís Garcia viesse fazer para o Benfica será exactamente aquilo que o sueco fez ontem vezes sem conta) fugiu para os flancos. Os nossos defesas foram incapazes de lidar com as trocas de posições dos adversários, o que resultava no Ibrahimovic a conseguir ter uma liberdade enorme nos flancos, e depois os extremos (Figo e Mancini) a conseguirem aparecer libertos de marcação no centro da defesa para receber a bola;

- Yebda: ao contrário dos jogos anteriores, ontem o francês não me impressionou. Pareceu-me um pouco apático, complicando lances, fazendo passes errados, perdendo bolas e sendo pouco atrevido nas saídas para o ataque, acabando por optar quase sempre por passes para trás;

- Não sei até que ponto a opção Amorim/Pereira no lado direito será para manter. O Amorim oferece alguma solidez no meio campo quando a equipa não tem a bola, mas revela algumas dificuldades naturais na parte atacante
, e o Maxi Pereira também parece mostrar dificuldades a atacar.


Enfim, acho que acabou por ser um bom teste. Naturalmente, ainda há muita coisa a melhorar, mas parece-me que as diferenças para um passado recente são evidentes. Para a semana já é a sério.

17 Comments:

At 8/16/2008 2:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Minha primeira crítica a Quique:

Veio para o Benfica com uma táctica na cabeça, o que não é correcto. Ele deve observar quais os jogadores que tem, ver os que estão em melhor forma e lhe dão mais garantias e definir a táctica em função disso mesmo. Neste momento o seu 4-4-2 levanta-me dúvidas, pois à direita duvido muito da capacidade ofensiva da dupla Amorim/Maxi. Também tenho dúvidas que Carlos Martins e um trinco sejam suficientes para a batalha de meio campo, pois desconfio da capacidade de recuperar bolas do Martins... A posição do Aimar também não me está a agradar.

Apesar destas dúvidas que este 4-4-2 me levanta, a verdade é que pelo menos em termos defensivos tem resultado. A equipa parece organizada e sabedora do que tem a fazer. Conseguem criar algumas jogadas de perigo e ter momentos de bom futebol.

Com David Luís no centro da defesa, a passagem de katso para o meio campo e o regresso do Di Maria, as coisas só podem melhorar...

 
At 8/16/2008 2:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Em termos individuais estou decepcionado com Aimar, Yebda e Balboa. Não quer dizer que não melhorem, mas o Yebda neste jogo, principalmente no inicio, falhou muitos passes. Pareceu-me muito pesado, muito preso de movimentos. Dado que Kat faz falta no centro da defesa, começo a preferir o Bynia para trinco.

O Balboa vê-se que sabe jogar à bola, vê-se que tem técnica, que sabe fintar, passar..mas está sempre escondido do jogo, faz lembrar o giovanni. É um jogador bom tecnicamente, mas sem garra, sem chama...

O Aimar tem aparecido pouco nesta pré-época, talvez fruto da posição tão adiantada no terreno...mas espeava mais..

O Carlos Martins, Cardozo, Katso, Luisão, Quim, Léo e Urreta para mim continuam a ser os melhores.

 
At 8/16/2008 3:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É só uma impressão minha, ou o Léo fez ontem uma das melhores jogas de sempre com a nossa camisola?

 
At 8/16/2008 3:31 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É só uma impressão minha, ou o Léo fez ontem uma das melhores jogas de sempre com a nossa camisola?

 
At 8/16/2008 4:37 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Acho que deve ser impressão tua, porque eu fiquei com a sensação de que ele esteve defensivamente pior do que o habitual.

 
At 8/16/2008 9:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Foi excelente em termos ofensivos...em termos defensivos nem tanto!

 
At 8/16/2008 10:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Este blog está na Gloriosasfera.
Diga não aos pasquins e leia as opiniões de verdadeiros Benfiquistas.
Navegue na Gloriosasfera em http://gloriosasfera.blogspot.com

 
At 8/17/2008 12:21 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ubualdo o Léo fez coisas bonitas no ataque mas esqueceu-se de defender. Não levámos dois na primeira parte por lapsos dele porque não calhou. Tem que refrear um pouco o ímpeto ofensivo.

As coisas estiveram perras mas do outro lado estava o campeão italiano e foram eles que "partiram" a nossa equipa em duas, quebrando a ligação defesa ataque. Foi um bom treino pois deu para perceber exactamente onde estão as falhas e quais as correções a fazer no posicionamento dos jogadores. É isso que se quer de um jogo de preparação.

Houve jogadores, como o Yebda, que acusaram a responsabilidade, e o Amorim e o Maxi mostraram algum medo é verdade, mas houve alguns momentos bons.

Entretanto parabéns à lagartagem, foi pena aquela na barra do Djaló. Já repararam que se fala muito do caos do Benfica cheio de mudanças, quando só saíram três titulares (Rui, Petit e Rodriguez) mas no fundo foi igual ao que sucedeu no fequepe? (Assunção, Bosingwa e Quaresma)

Mal posso esperar pelo regresso do Di Maria (excelente golo) e pelo fecho do plantel.

 
At 8/17/2008 1:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem... suponho que ambos - D'Arcy e Filipe - terão razão a respeito do Léo. Deve ser o meu subsconsciente a não querer à viva força que o fdp do jorge ribeiro pise o relvado sagrado :)

 
At 8/17/2008 9:17 da tarde, Blogger Rod McLeven said...

Ubualdo

Não te preocupes. Provavelmente vai lhe dar o "efeito Sepsi"... pufft

então afinal vamos ter mais um avançado ou não?

Já cansam o raio das novelas das transferências...

 
At 8/17/2008 10:15 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Rod, o nosso "novo" avançado é o Di Maria. O miúdo tem feito uns ricos jogos olímpicos.

 
At 8/18/2008 3:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Se o Aimar não melhora o Di maria ainda lhe rouba o lugar. MAs em jogos mais fáceis podem jogar o Di Maria e Reyes nas alas alternando entre a esquerda e direita e o Aimar no meio. Isto sem esquecer o Carlos Martins, que como já disse, até agora, do meio campo para a frente, tem sido o melhor...

 
At 8/19/2008 3:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou aqui a ver o Argentina-Brasil, e os argentinos acabam de fazer o 2-0. O primeiro é um passe fenomenal do Di Maria, que também está na jogada do 2-0.

O puto esteve apagado na primeira parte (aparecia quase sempre na direita) mas na segunda parte tem partido a loiça no flanco esquerdo.

 
At 8/19/2008 4:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Boa, o angelito também traz a medalha para a malta ver na catedral, resta saber se de prata se de ouro. Já vão dois.

Vá lá Évora, tu também consegues!

 
At 8/20/2008 5:03 da tarde, Blogger LF said...

VEDETA DA BOLA voltou !

 
At 8/21/2008 8:47 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O Benfica fartou-se de jogar contra o Inter de Milão B! Ui, até tremi de medo. Não fosse o Ibrahimovic estar em dia não e falhar tudo, incluindo penaltys, e o Figo ter mostrado o seu verdadeiro clubismo, desperdiçando 2 ou 3 oportunidades flagrantíssimas de forma displicente, e o SLB teria levado 3 ou 4 secos, em casa, do Inter de Milão B. Ah, e o amigo Bruno também deu uma ajudita, "esquecendo-se" de marcar um penalty sobre o Ibrahimovic e assinalando mal um fora de jogo ao mesmo jogador num lance em que ele ficou isolado e com tudo para fazer golo. Já agora, queria lembrar aos benfiquistas, que o Sporting e o Porto da última vez que jogaram contra o Inter A, a sério, em casa, ganharam por 1 a zero e 2 a zero, respectivamente. Ganda Benfica, hahaha.

 
At 8/21/2008 3:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Benfica levar 3 ou 4? O que eu vi foi o árbitro a não deixar o Nuno Gomes marcar um golo que era limpinho.

Entretanto temos um campeão olímpico! Gandre Nelson, esperamos por ti no estádio.

 

Enviar um comentário

<< Home