quinta-feira, janeiro 15, 2009

Fácil

Apesar do susto inicial, acabou por ser um jogo fácil aquele que o Benfica teve esta noite frente ao Olhanense, e que terminou naturalmente com um resultado desnivelado, muito porque o Benfica levou os noventa minutos do jogo sempre a sério.

A equipa apresentada pelo Benfica esta noite teve pouco de secundária. As alterações mais evidentes foram as entradas do Moretto para a baliza, e do Fellipe Bastos para a direita do meio campo, e o desvio do Miguel Vítor para a direita da defesa, saindo o Maxi e entrando o Sídnei para o centro. Regressaram também à titularidade o Carlos Martins, Nuno Gomes, e Cardozo. A entrada do Benfica no jogo foi agradável, ao ataque, e criando duas grandes oportunidades logo nos primeiros minutos: um cabeceamento do Cardozo bem defendido pelo guarda-redes adversário, e pouco depois foi o Katsouranis, isolado pelo Cardozo, que não conseguiu acertar com a baliza. A forma como o Olhanense encarou o jogo também ajudou a este início agradável de jogo, já que entrou a jogar de forma bastante desinibida, quase tentando olhar o Benfica nos olhos. Ao contrário do que muitas equipas da primeira liga fazem, não vi da parte do Olhanense vontade de fazer antijogo, ou de estacionar autocarros em frente da baliza, preocupando-se exclusivamente em jogar futebol. Foi recompensado com uma prendinha do Moretto, que defendeu para a frente um remate de fora da área, surgindo na recarga o Djalmir a fazer o golo. Esta foi a fase mais equilibrada e mesmo mais agradável do jogo, com o Benfica a reagir bem e o Olhanense a continuar a jogar da mesma forma, ameaçando a nossa baliza.

Felizmente, após pouco mais de quinze minutos o Benfica conseguiu inverter o resultado, não sem ter passado ainda por mais alguns sustos pelo meio. Depois de já ter ameaçado de longe, isolado pelo Carlos Martins o Nuno Gomes não falhou, e empatou o jogo. E quatro minutos depois, num livre ensaiado, foi a vez do Jorge Ribeiro carimbar a reviravolta. Quando nos vimos em vantagem no marcador, fiquei com a sensação de que resolvemos retirar um pouco o pé do acelerador, e o resultado disso foi visível. Até ao intervalo, foi o Olhanense a melhor equipa no terreno, construindo algumas boas jogadas de ataque e voltando a ameaçar a nossa baliza, particularmente numa situação em que o Toy se isolou, correspondendo desta vez o Moretto com uma boa saída da baliza a evitar o golo.

A segunda parte mostrou um jogo diferente. O Olhanense não pareceu capaz de manter o ritmo da primeira parte, e praticamente não conseguiu criar oportunidades de golo. Pelo contrário, foi o Benfica que foi mostrando sempre vontade de marcar o terceiro e resover definitivamente o jogo. Cedo vimos o Cardozo desperdiçar uma nova oportunidade isolado na cara do guarda-redes, pouco depois foi o Reyes, na sequência de uma bonita jogada, a acertar no poste, a seguir foi um remate do Fellipe Bastos que foi salvo sobre a linha por um defesa do Olhanense, e finalmente, com alguma lógica, o Benfica marcou mesmo o terceiro, quando o Sídnei apareceu no centro da área a cabecear uma bola cruzada pelo Katsouranis. O jogo perdeu algum interesse depois deste golo, sendo o ponto de maior realce a entrada do Di María, para Maradona ver. E depois de algumas iniciativas vistosas, já perto do final o argentino fez questão de se mostrar mesmo ao seu seleccionador, marcando um golo fantástico, quando depois de ultrapassar o defesa adversário picou a bola sobre o guarda-redes, fazendo-a entrar junto ao poste contrário. Do mesmo género no Benfica nos últimos tempos, só me recordo de um golo do Miccoli em Leiria. Foi uma forma bonita de colocar um ponto final num jogo que (volto a dizer, muito por 'culpa' do próprio Olhanense) foi bem mais agradável de seguir do que muitos dos jogos da nossa liga.

O Katsouranis está neste momento a atravessar um bom momento de forma, e voltou a demonstrá-lo neste jogo, sendo de destacar na sua exibição a assistência que fez para o golo do Sídnei. Bom jogo também do Miguel Vítor, mesmo adaptado à direita. Sempre que joga, o nosso 'miúdo' cumpre. Gostei também da exibição do Nuno Gomes, que marcou o primeiro golo e foi sempre dos jogadores mais activos no ataque. E depois há também o Reyes, mas esse parece-me sempre que joga a um ritmo quase duas vezes superior ao resto dos jogadores em campo. Pela negativa (e juro que desta vez não é embirração minha), talvez a prestação defensiva do Jorge Ribeiro. Tem a seu favor o golo que marcou mas, sobretudo na primeira parte, foram diversas as vezes em que os adversários entraram pelo seu lado, explorando em particular o espaço que existia entre ele e o Sídnei. Disseram-me também que terá tido um comportamento menos correcto nos festejos do golo. Como no estádio não dei por isso (alguém confirma?), não vou emitir uma opinião sobre o assunto.

Foi admitido pelos nossos responsáveis que a Taça da Liga seria uma competição para levar a sério, e os jogos de Guimarães e desta noite mostraram-no. Pede-se a mesma atitude no próximo Sábado, frente ao Belenenses, num jogo em que o empate será suficiente para garantir o apuramento.

27 Comments:

At 1/15/2009 9:01 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Di "Piazzola" Maria resolveu brindar Maradona com um passe de tango.
El Pibe merece isto e muito mas!

Estes "flashs" de génio só estão ao alcance de alguns, é preciso é fazer com que o génio fique mais tempo fora da garrafa.

É o único capaz de criar magia a partir do nada...a não ser que Aimar acorde do sono algo profundo.

 
At 1/15/2009 10:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Que honra e orgulho em ter no nosso estádio esse grande ídolo de todos os adeptos do futebol.
Não sei quando poderia voltar a ter a oportunidade de ter novamente Dios Maradona na Catedral, mas será mais uma história para recordar.
E nada melhor que um jogo aberto e agradável de seguir com bons golos.
Obrigado Rui Costa por descobrires o segredo de fazer o Di Maria parecer o Di Magia que o meu primo tanto defendeu quando eu só o consegui até hoje insultar.
Garante a presença do Maradona na bancada todos os fins-de-semana e teremos o jogador que brilhou no Jogos Olímpicos sempre ao serviço do SLB!
Mas não posso deixar de destacar o Miguel Vítor pois foi aquele que mais vezes me fez levantar e aplaudir de orgulho e entusiasmo durante este jogo. Força miúdo!
PS - Parabéns aos adeptos de Olhão por estarem a dar força e a trazer de volta à 1ª Liga um clube do Algarve. Dia de semana e 2000 na Luz, é de clube grande sem dúvida!

 
At 1/15/2009 12:39 da tarde, Blogger joemorales said...

"Foi admitido pelos nossos responsáveis que a Taça da Liga seria uma competição para levar a sério" Nem poderia ser de outra forma.

 
At 1/15/2009 12:47 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Estes "flashs" de génio só estão ao alcance de alguns, é preciso é fazer com que o génio fique mais tempo fora da garrafa.

Se o Maradona fosse do Benfica talvez o Di Maria fosse o melhor jogador do Mundo. Infelizmente, o Maradona é do Boca Juniors.

Assim se vê a menoridade de um jogador: só joga quando lhe apetece. Um bom jogador tenta manter um bom nivel ao longo dos 50 e tal jogos duma época.

Na proxima semana, o DiMaria ha-de entrar num jogo qualquer da treta e não ha-de fazer nada de jeito.

PS. O jogo de ontem tambem foi uma treta. Aliás, qualquer jogo da Taça da Liga com qualquer clube é um jogo da treta porque a Taça da Liga é uma taça da treta.

PPS. E digo isto apesar do Sporting ser candidato a vence-la. O Torneio do Guadiana não passa a ser um trofeu prestigiado só porque o Sporting o ganha muitas vezes.

 
At 1/15/2009 1:09 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Os Marqueses foram beneficiados com um fora de jogo que ia de Benfica até ao Lumiar se fossemos pela segunda circular.

Até agora não se notam grandes convulsões nos media habituais nem no meio judicial. Rogério Alves não ficou chocado.Em bom rigor tambem não ficou chocado com o Apito Dourado. É reconfortante saber que vivemos num País que conta com um Ex-Bastonário da Ordem dos Advogados com um tão equilibrado sentido de justiça e equidistância.

 
At 1/15/2009 3:06 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Indio ruço,

O problema das arbtragens em Portugal é que são globalmente (e aleatoriamente) más. Por isso, numa semana o benficiado é o SLB, noutro o Sporting, amanhã ou depois será o Porto, o Guimaraes, o Braga ou o Leça da Palmeira.

Não há muito mais a dizer acerca disto e quanto menos se falar melhor :):):)

Rui Silva

 
At 1/15/2009 3:10 da tarde, Blogger Harry Lime said...

E mais aqueles sportinguistas que andaram a barafustar a semana passada (entre os quais eu não me incluo) só têm agora de engolir as suas proprias palavras.

Estas coisas é que destroem os adeptos acefalos (e os obrigam a pensar 3 vezes antes de abrir a boca) e premeiam os adeptos saudaveis. De qualquer clube!

 
At 1/15/2009 3:41 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Índio, não me digas que andaste ontem a ver o nosso programa na Benfica TV ;)

É que Rogérios Alves, Paulos Abreus, e outras aves raras do Lumiar foram o saco de pancada da noite :)

 
At 1/15/2009 6:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, infelizmente não vi. E isto porque tu por excesso de discrição e humildade ainda não tinhas anunciado o dia e a hora bem como a regularidade/assiduidade da V. presença. Sei que foram lá se não me engano em Dezembro e julguei que tinha sido esporádico, ora como eu só tenho a TV Roja desde 10 de Janeiro ainda ando a ver se apanho o fio à meada em termos de programação, já que a mesma não se encontra com facilidade, só hoje soube da tua ida lá num comentario teu na Tertúlia.. Já agora podias por aqui no placard do blog essa informação... uma coisa te digo, não acredito que sejam tão "bons" como a Cláudia Semedo, a Liliana Campos, a Sara Esteves Cardoso e a Sylvie Dias, lídimas bravas de Manitu ;))


Harry, não acredito que os erros sejam tão aleatórios assim...pelo menos o de ontem não foi. A questão é que existem processos, existe corrupção e as coisas continuam na mesma , é tudo cosmético e decorativo. No entanto o meu ponto é mais como pode alguem ser ou ter sido Bastonario da Ordem dos Advogados e proferir declarações daquelas e assobiar para o lado no Apito Dourado.E eu tenho consideração intelectual pelo Rogério Alves e admiro, em abstracto, a sua capacidade de retórica, mas por Manitu...haja pundonor. É uma falta do mais infimo sentido de seriedade.

Quanto ao Di Maria, é impressionante a quantidade de pessoas que falam dele da mesma forma e não conseguem ver o imenso potencial do miúdo.
Tenham calma, o melhor ainda está para vir...palavra de Manitu

 
At 1/15/2009 7:36 da tarde, Blogger D'Arcy said...

O programa, pelo menos em princípio, será sempre às quartas-feiras às 21:30. Pode por vezes começar mais tarde, se houver jogo do Benfica (até porque nós não aceitamos sequer ir para o estúdio enquanto o jogo não acabar). Inicialmente o programa era à quinta-feira, mas depois a direcção 'roubou-nos' o spot ;)

Eu tenho uma fé enorme no Di María, precisamente porque vejo o potencial que ali está. Confesso que, por vezes, quando ele até faz um mau jogo, me 'esqueço' nas crónicas de cascar muito nele, porque me custa imenso fazê-lo. Eu gostava de o voltar a ver jogar como segundo avançado, porque não me esqueço do jogão que fez o ano passado no Alvalixo, no jogo de má memória para a Taça, nessa posição.

 
At 1/15/2009 7:36 da tarde, Blogger último! said...

O Jorge Riberio comemorou o golo conforme comemorava-os contra o Benfica.

Tomem seus filhos da puta!!!

Eu sinceramente também faço o mesmo, acho que isso mostra vontade de ganhar e isso falta a muitos jogadores

 
At 1/15/2009 8:16 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Nuno leva nesta época 6 golos e 4 assistências. O Cardozo leva 5 golos e duas assistências. Estão em grande forma e não percebo que fiquem no banco. O Suazo é muito rápido e forte, mas neste momento não justifica a titularidade.

O Di Maria podia espalhar o pânico nas defesas em Portugal. Enfim, depois disto ganhei um pouco mais de paciência, mas o jogador por vezes exaspera-me.

 
At 1/15/2009 8:21 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Harry, não acredito que os erros sejam tão aleatórios assim...pelo menos o de ontem não foi.

Indio ruço,

As arbitragens são más e são aleatoriamente más. Os arbitros são um espelho do nosso futebol: o nosso futebol é mau e os nossos arbitros tambem são maus.

E mais nada.

 
At 1/15/2009 8:23 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O DiMaria tem de ser regular para demonstrar que é craque. Se ele só joga bem quando quer então não interessa a ninguém.

PS. E atenção, isto é o mesmo que digo em relação a jogadores do mesmo valor que têm caido em Alvalade. Jogadores como o Pinilla, por exemplo :):):):)

 
At 1/16/2009 7:58 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Harry, não te esqueças do Bueno, coño!!;)))

Olha digo-te que o que já não há pachorra é para esse discurso circular de que a culpa não é de ninguem , "o futebol é o espelho da sociedade e os árbitros são o espelho do futebol". Se juntarmos a esta questão a aleatoriedade, então é possivel atribuir a culpa a um colibri do Amazonas, que ao bater as asas mais uma das n vezes que o fazem por segundo,enviou uma corrente de ar atraves do Atlântico que provocou um desequilibrio na sociedade portuguesa e concomitantemente em toda a arbitragem nacional.

Fónix Harry, depois da tua veia de Historiador, revelas-te agora um sociólogo do catano!:))

O Di Maria é um Angel caído que só vê a Luz na presença de grandes espíritos. Manitu guia-lo-á à Glória da sua tribo!!

 
At 1/16/2009 8:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy, não sabes se o programa repete?

 
At 1/16/2009 11:09 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Há-de repetir, porque sei que volta e meia eles fazem-no. Agora dizer quando é que é mais difícil. A única certeza que tenho é que repetem sempre na manhã do dia seguinte, às 8:30. Quanto a outras repetições, já não sei quando é que podem acontecer.

 
At 1/16/2009 11:20 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não me digas que tambem é aleatório, fonix...eh pá começo a pensar que o Harry tem alguma razão...;))

 
At 1/16/2009 11:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Bilheteira do comboio:
"Olhe por favor o senhor diz-me a que horas é que passa o próximo comboio? É que pelo horário ele deve estar atrasado..."
" Pois eles nunca vêm muito à tabela sabe...umas vezes chegam antes outras passado um bocadinho...é..um pouco...
- Aleatório??!!
- Isso mesmo... é mais ou menos aleatório.
- 'brigado.

Consultorio.
- Boa tarde, desculpe disseram-me para estar aqui às 6.30 sem falta porque preciso de ter uma consulta urgente, e o doutor ainda não apareceu??
- Olhe ele hoje está um pouco atrasado, 'teve de turno no Hospital...sabe que estas coisas nunca são mesmo a horas, não é??!! é tudo um pouco....
- Aleatório!
- Exacto.

Lamento de um transeunte:
"Eh pá, vê lá o meu azar...ontem a polícia levou-me o carro porque estacionado numa zona de estacionamento proibido...e não é que o gajo embirrou logo comigo?
-Então porquê?!
- Oh pá 'tavam lá dúzias e foi logo embirrar com o meu pá!!
- Olha deixa lá! para a próxima safas-te tu...sabes que isto é tudo muito...
-Aleatório. Pois eu sei..tchhh é preciso ter azar!

Como a influência do latim na nossa língua se deu mais pelo chamado "latim do legionário, será que todo o conceito e alcance da célebre frase de César "Alea jacta est" terá sido mal interpretada e vertida na nossa língua?

 
At 1/16/2009 12:46 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eu não digo que é aleatório... eu é que não sei qual é o esquema deles para as repetições. Não tenho o canal, e só sei que certa é a repetição do dia seguinte às 8:30. Às 4 da manhã também repetem os debates, mas não sei qual é o alinhamento que usam.

 
At 1/16/2009 2:52 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Especial para o Indio

Num bar da Praia da Rocha:
Diz o Zézé para um amigo:
- Eh pá, vê lá que ontem estavam três garinas na discoteca, saquei uma delas e saiu-me um travesti! Que me dizes a isto?!
- Nem sei bem o que dizer... Isto de gajas hoje é assim, como dizer..
- Aleatório?
- Isso mesmo! Aleatório!

 
At 1/16/2009 3:46 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Indio,

Eu não digo que o futebol é o espelho da sociedade. Para o futebol ser o espelho da sociedade era necessário que a nossa sociedade fosse uma coisa estilo Kosovo :):):)

Felizmente para todos nós, a sociedade apesar de todos os seus defeitos é bem melhor do que o futebol.

O que eu digo é que os arbitros são um espelho do futebol. São maus. E depois se não são aleatorios como é que se explica que numa semana favoreçam o Porto, noutra o Sporting e noutra o Benfica?

Os que me parece é que hoje em dia os nossos arbitros são ronin: samurais sem senhor. Durante anos estiveram a soldo do Master Dragon. agora que o shogunato do PC foi desmantelado (ou pelo menos muito fragilizado) os nossos arbitros perderam o seu senhor.

E ao darem abebias aos tres grandes procuram apenas atrair as atenções de um novo shogun que os empregue. :):)

Rui Silva

 
At 1/16/2009 3:47 da tarde, Blogger Harry Lime said...

É que nestas coisas, a culpa é tanto de quem corrompe como de quem é corrompido. E parece-me que existe uma vontade enorme por parte dos arbitro em se deixarem corromper.

Por outras palvras, quem decide abraçar a arbitragem espera que algures no tempo apareçam as viagens ao Brasil ou os cestinho de fruta no quarto de hotel.

Rui Silva

PS. Já alguem se perguntou o que é que levará um gajo a querer ser arbitro?

 
At 1/16/2009 5:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

D'Arcy a aleatoriedade não é tua por Manitu, os tipos da Tv Benfica é que deviam ter uma grelha bem definida.

Algarviu, aposto que o ZeZe não era o Camarinha!! tambem aposto que era capaz de ser árbitro de futebol. Com o hábito da "fruta" via catering perderam todo o instinto sexual mais básico.

Harry, se essa teoria do Ronin está correcta então eu sou o Robert de Niro. Creio que infelizmente nem uma nem outra coisa é verdade.
Todo o sistema anterior nunca foi destruído, nem há vontade para que isso aconteça, porque o que eles vêm é que os alegados acusados de corrupção levam penas levissimas e que não existe vontade de terminar com o que está mal. É um sistema que tem décadas e que começa nos escalões inferiores e nos distritais. Diz-me, o que mudou? Nada. A não ser nomes.
Ou acreditas que os tipos vão lá fora e até fazem boas arbitragens e chegam cá e depois não vêm foras de jogo como o último da tua equipa, ou como o golo anulado ao Benfica?!

"PS. Já alguem se perguntou o que é que levará um gajo a querer ser arbitro?"

E uma gaja? A filha do PCosta queria ser árbitro de futebol, Sabias?
Diz-me lá se isto só por si não chegava para condenar o tipo. É só perceber um pouco de psicanálise, coño!!
Está lá tudo no subconsciente da rapariga:
A necessidade de ser corrompida e até aos baixos padrões de exigência. Fruto sem dúvida de uma infância atormentada e cumplice de inumeros esquemas iniquos.

 
At 1/16/2009 7:58 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Eles têm a grelha definida. Só que olhas para lá e vês 'Debate'. Ora, debates há mais do que o nosso, por isso eu depois não sei qual é precisamente o debate que vão repetir num determinado horário.

Por acaso hoje à hora do almoço até estive com o director do canal, podia ter-lhe perguntado quando é que eles iriam repetir o debate desta semana. Esqueci-me :p

 
At 1/17/2009 8:26 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É a isso que me refiro, é tudo muito indefinido. Mas não tem problema D'Arcy, na próxima 4ª estarei a ver.

Então e o "bacalhau" do Maradona, conseguiste?

 
At 1/17/2009 2:24 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Não, infelizmente ele estava do outro lado do estádio...

 

Enviar um comentário

<< Home