domingo, abril 10, 2005

Decepção

Há algum tempo que não me sentia tão nervoso e irritado a ver um jogo do Benfica. Isto porque sabia que o jogo de hoje era muito importante. Uma vitória significaria um paaso de gigante, talvez mesmo decisivo, em direcção ao título, e seria uma injecção de moral enorme.

O Benfica desiludiu-me na primeira parte. Jogámos um futebol mau e desorganizado, e tudo parecia ser feito aos repelões. Notava-se vontade nos jogadores, é certo, mas as coisas não estavam a sair nada bem. Ainda assim, tivemos uma grande oportunidade do Simão, que foi bem defendida pelo Mora. Na segunda parte, as coisas melhoraram. O Benfica entrou a jogar melhor, e caiu em cima do adversário. A bola passou a estar quase sempre em nosso poder, e notou-se um grande empenho em vencer este jogo. Mas a partir dos 70-75 minutos, começou tudo a ser feito mais com o coração do que com a cabeça, com muitos dos jogadores a quererem resolver tudo sozinhos. Entretanto o Rio Ave, que tinha defendido o empate com unhas e dentes, como se a sua vida disso dependesse, começou a aproveitar os espaços concedidos para lançar contra-ataques.

E foi mesmo no cair do pano, já no período de descontos, que a decepção maior veio, com o golo do Rio Ave a surgir naquele que terá sido o único remate que fizeram na segunda parte na direcção da baliza. Continuamos isolados em primeiro, mas esta derrota pode vir a revelar-se muito danosa para as nossas aspirações.

Hoje houve jogadores que estiveram muito pouco inspirados. O Nuno Assis em particular esteve desastroso, a complicar demasiado o jogo (o lance em que ele fica isolado dentro da área e se deixa desarmar é emblemático), e o Nuno Gomes, depois do bom jogo da semana passada, esteve completamente apagado. Não gostei da substituição que o Trapattoni fez, ao tirar o Geovanni (que estava a ser um dos jogadores mais perigosos), para meter o João Pereira, que esteve bastante mal (aliás, no lance do golo, onde é que ele andava?).

27 Comments:

At 4/10/2005 11:50 da tarde, Blogger karadas said...

Meu caro consócio, o campeonato já era. Mais uma vez, a burrice dos nossos jogadores impôs-se à clarividência necessária a quem aspirava ganhar a Superliga. Num campeonato atípico, em que os nossos adversários tudo fizeram para nos entregar o campeonato numa bandeja de prata, nós rejeitámos a oferta por manifesta incapacidade e estupidez.

 
At 4/11/2005 12:12 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Não sou tão radical. Ainda estamos isolados em primeiro, e dependentes apenas de nós mesmos. Os próximos quatro jogos são em teoria mais acessíveis, e para ganhar (Leiria e Belenenses em casa, e Estoril e Penafiel fora). Hoje perdemos o jogo por manifesta infelicidade, e de uma forma injusta. Mas não perdemos ainda o campeonato.

 
At 4/11/2005 2:37 da manhã, Blogger Renato said...

foi bom a ver se baixam a crista...
e simao tem no contrato que nao pode ser substituido??

 
At 4/11/2005 9:45 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Eu na verdade às vezes acho piada aos adeptos dos outros clubes. Para eles, parece que é um insulto, ou uma atitude altamente provocatória os benfiquistas andarem contentes com o seu clube. Por outras palavras, parece que para eles é insultuoso os adeptos benfiquistas comportarem-se como... adeptos.

 
At 4/11/2005 9:48 da manhã, Blogger JoaoLynch said...

é preciso é não perder a cabeça e manter a calma

 
At 4/11/2005 11:59 da manhã, Anonymous Anónimo said...

meus caros, fico muito feliz com o resultado obtido....mas em todo caso ainda estão com 3 pts de avanço...não é muito mas é melhor do que inverso...estou certo que o meu clube vai ganhar-vos na luz. porquê? geralmente fazemos melhores jogos em situações do sim /sopas; temos melhor jogo do que vós(excepto ontem, mas é a excepção que confirma a regra); estamos mais motivados em termos de qualidade de jogo; o jogo da taça demonstrou que conseguimos ganhar na luz;
Em todo caso, verão se me engano, no próximo jogo com o leiria vão encostar outra vez...senão estiverem a ganhar na 1ª parte....muito nervosismo...depois estão totalmente dependentes do pai da mariana(descp nao consigo pronunciar o nome do individuo e nao kero ser insultuoso) que nao está bem à meses...quando fez um jogo decente? está lesionado e a jogar, o que se pode esperar? nicles...

 
At 4/11/2005 1:41 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Oh xunga! Ou tu não és de cá ou és de lá(dos alienados) ou, ainda pior, és um lampião muito, sem ofensa, estúpido. Não sei qual dos 3 escolher...mas se releres o que escreveste...pode ser que chegues a uma conclusão!

 
At 4/11/2005 9:54 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este ano eu nem sequer me importava que o Banfica ganhasse o campeonato. Por duas razões:

1- o SLB ganharia o campeonato com um futebol anti-benfiquista em tudo contrário aos canones sagrados daquela coisa bizarra que voces designam por "mistica benfiquista".

2- Gostava de ver o @&£#€§@# do Peseiro despedido sem apelo nem piedade do Sporting. Ele não passa duma espécie de Mourinho de 3ª classe.

Mas o benfica é tão mau que nem sequer vai conseguir vencer um campeonato medonho como este. Lá vamos ter de ser nós a vencer o campeonato mais xungoso de que há memória.

 
At 4/12/2005 3:05 da manhã, Blogger João Pedro said...

Curioso isso de dizerem que o sporting é que ganha ao Benfica nestas situações. Lembro-me que na última também praticavam um "futebol muito bonito", iam ganhar ao Benfica e sr campeões, mas...apanharam 6-3. Nesse ano o Benfica foi campeão.

 
At 4/12/2005 9:33 da manhã, Blogger D'Arcy said...

E com o careca das águas, cheio de confiança, a proferir a célebre frase antes do jogo: 'Hoje vai sair daqui um resultado histórico!' :)

 
At 4/12/2005 10:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Só vos fica bem essa esperança...embora utilizem sempre argumentos históricos, ao contrário de nós que poderíamos fazer o mesmo com os 7-1 ou com os 3-3 da taça...em todo caso no próximo fds o leiria já vos traz à terra...

 
At 4/12/2005 11:02 da manhã, Blogger S.L.B. said...

Os adeptos do clube do Lumiar (para citar o D'Arcy) passam a vida a comparar os 7-1 com os 6-3. Devo relembrar-lhes de uma "pequena" diferença: no ano dos 6-3 ganhámos o campeonato; no ano dos 7-1 ganhámos o campeonato e a Taça frente... a vocês! Fiquem vocês contentes com o resultado que nós ficamos contentes com os troféus...

Aliás, nem me importava de perder sempre por 7-1 se isso significasse sempre a "dobradinha". Aqui está a grande diferença entre o Benfica e os outros: para nós são mais importantes os troféus, para os outros são mais importantes as vitórias frente ao Benfica...

 
At 4/12/2005 11:29 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não acham estranho jogadores com trinta e muitos anos, caso do Evandro e do Idalécio correrem tanto?A força destes jogadores terá uma explicação inorgânica?
Para quando a moralização do futebol português relativamente ao recursos a substâncias dopantes?
O Petit sabe algo que muitos escondem, meus amigos...

 
At 4/12/2005 11:36 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tb acho mt piada as lagartixas falarem sempre dos 7-1, q como o SLB disse n teve qualquer efeito prático. Mas para além disso, o q mts n sabem é q o Benfica tb já os venceu por números semelhantes(n não foi os 6-3, mas sim 7-2), e n é por isso q andamos sempre a falar do mesmo.
MAs ainda bem q estão c a moral toda, assim é q eu gosto de os ver-é bom sinal.

Viva o Benfica!!!!

 
At 4/12/2005 1:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

participar neste tete a tete...é um exercicio dificil...poix.
Os RA deste mundo fartam-se de tomar coisas...e mais coisas...alias, acho que em todos os jogos em que a vossa equipa perdeu pontos, a equipa adversária tomava coisas...olhem, até em alguns jogos que ganharam pontos o arbitro tomava coisas...será anabolisantes, rebuçados ou a inscrição vitalicia de socio para ajudar atingir os 500000?

 
At 4/12/2005 5:23 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Sinceramente, no teu lugar, este fim-de-semana ficava caladinho em relação às questões de arbitragem... ;)

Os jogadores dos chamados pequenos agigantam-se sempre quando jogam contra os grandes, e ainda mais quando se trata do Benfica, porque tirar pontos ao Benfica´ainda dá muita visibilidade. Então estando o Benfica isolado em primeiro, a vontade deles é ainda maior. Eu, durante o jogo, também achei que era quase disparatada a forma como o Rio Ave defendia aquele empate com unhas e dentes, como se dependessem daquele pontinho para não descerem, ou algo semelhante. Mas não suspeito de nada ilegal por detrás disso. Para mim é apenas a motivação extra de jogarem contra o Benfica, perante um estádio repleto de benfiquistas.

 
At 4/12/2005 6:15 da tarde, Blogger Pedro F. Ferreira said...

D'Arcy, o sonho continua. É preciso acreditar. No sábado lá estarei... desta vez, cá de casa vão quatro benfiquistas (da última tinham ido cinco). A LUZ INDICA O CAMINHO!!!

 
At 4/12/2005 8:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

HMémnon, assim não vai ninguém ao último jogo, pah!LOL
LEIRIA OLÉ!OLE! OLÉ!

 
At 4/12/2005 10:21 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Desculpem lá, benfiquistas mas o que eu gostava mesmo era de vos ver morrer na praia!

Gostava que voces mantivessem a chama acessa até à última jornada e que depois morresseem da forma mais cruel possível: com um autogolo do Manuel Fernandes em tempo de descontos! Era lindo!

Eu sei que a lampionagem se vai pôr com a conversa do costume que "o pessoal do clube do Lumiar odeia o Benfica" e que tudo isto é só "inveja do SLB", já viram um argumento tão mesquinho, tão pequenino (e tão português, no pior sentido da palavra) como este?

Mas a verdade é que pior do que um benfiquista, só um benfiquista com esperança! E eu quero que voces ardam todos no fundo do inferno com a vossa esperança!

Tenho dito,

Harry Da Lion

 
At 4/12/2005 10:46 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O D`Arcy diz que

"Os jogadores dos chamados pequenos agigantam-se sempre quando jogam contra os grandes, e ainda mais quando se trata do Benfica, porque tirar pontos ao Benfica´ainda dá muita visibilidade. Então estando o Benfica isolado em primeiro, a vontade deles é ainda maior"

Pois, por isso é que ainda ninguém (grandes, pequenos ou médios!) lhes venceu em casa... esta conversa das equipas pequenas darem o tudo por tudo contra os grandes é chão que já deu uvas.

O que os adeptos dos grandes (e especialmente os benfiquistas que gostam muito de respeitinho nestas matérias...) não conseguem reconhecer é que as equipas pequenas possam ter uma atitude tão profissional como as grandes pequenas, apesar de terem menos dinheiro e jogadores menos valiosos. Lutaram pelo melhor resultado possivel (que seria naturalmente, o empate) e depois quando tiveram uma boa oportunidade não falharam! Nada mais natural.

O D`Arcy depois acrescenta dentro da melhor "mistica benfiquista":

"Eu, durante o jogo, também achei que era quase disparatada a forma como o Rio Ave defendia aquele empate com unhas e dentes, como se dependessem daquele pontinho para não descerem, ou algo semelhante"

Estranho porquê? Achas que só porque a vida deles não estava em risco eles não deveriam ter lutado pelo melhor resultado possível? Fonix, os tipos do Rio Ave limitaram-se a ser bons profissionais!

E depois, relembro-te que eles ainda não perderam em casa. Ou deveriam tê-lo feito só por respeitinho para com V.Exas? Só para V.Exas não ficarem tristes? Vão-se lixar, benfiquistas, e ao vosso discurso salazarento!

D`Arcy, habitua-te a uma realidade: não estas em 1964! Os grandes hoje em dia não ganham só porque são grandes. Têm, de provar que são grandes dentro do campo.

E o Benfica foi pequeno no Domingo à noite. O Sporting tambem foi pequeno no Domingo (e em muitas outras jornadas esta época!) com a diferença que teve a sorte do seu lado. Acontece a todos, ou não?

 
At 4/12/2005 11:55 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Já estou farto de te dizer que uma das coisas que mais detesto que faças é essa tua mania de retirares coisas fora de contexto, e depois fazeres interpretações abusivas delas.

Lutar pelo melhor resultado possível é lutar pela vitória, não é andar a queimar tempo nas reposições de bola e a simular lesões. A vitória caiu-lhes do céu, no único remate que fizeram à baliza na segunda parte. Porque aquilo pelo qual eles lutaram não foi a vitória, foi o empate. E o que eu disse foi que achei disparatado, porque o empate de pouco ou nada lhes servia, não disse que era 'estranho'.

Além disso tenho quase a certeza de que não deves ter visto o jogo no Domingo. Se viste, então não percebes nada de futebol, para escreveres o que escreveste. O Benfica foi tudo menos pequeno no Domingo. Deu tudo pela vitória, e massacrou e sufocou o Rio Ave durante a segunda parte. Perderam por manifesta infelicidade.

Que tu tenhas uma obsessão doentia pelo SLB, e gostes de parecer um disco riscado com essa história do Salazar, é lá contigo. Mas não faças interpretações abusivas do que escrevo só para teres uma oportunidade de voltares a despejar o teu discurso do costume. Aliás, os adeptos do clube do Lumiar são os que mais gostam de associar o Salazar às vitórias do Benfica. Mas quando eu pergunto se o Salazar não existia nas décadas de 40/50, em que chegaram a ganhar 7 campeonatos em 8 possíveis, não há um que me consiga responder.

 
At 4/13/2005 6:33 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gostam muito de colar Salazar ao Benfica,mas foi em alvalade que marcelo caetano foi aplaudido de pé no dia 31 de março de 74.25 dias antes da revolução. são os sapos que bajulam sempre o poder,tanto á direita como á esquerda,tanto na moçonaria como na opus dey.

 
At 4/13/2005 9:45 da tarde, Blogger Harry Lime said...

O melhor resultado possivel para o Ria Ave contra um grande não é a vitória. É, para um treinador realista, o empate. Uma equipa pequena não pode jogar contra um grande de peito aberto porque senão lixa-se.

Aliás, nem um grande como o Benfica joga de peito aberto... o mais curioso é que é exactamente na época em que o SLB tem um treinador realista (ie, não tem ilusões acerca da baixa qualidade do plantel do SLB) é que tem melhores possibilidades de vencer o campeonato. Curioso, hem?

Em relação ao discurso salazarento mantenho exactamante o que disse. No tempo da outra senhora era uso e costume os pequeninos acobardarem-se e inclinarem-se perante os grandes. E falo de futebol como poderia falar de politica como de qualquer outro campo da vida social. É curioso que 30 anos após o 25/4 os únicos que mantem esse discurso paternalista em relação aos clubes pequenos seja o Benfica e os seus adeptos.

Porque respeitinho é muito bonito e voces gostam... é pena é não terem futebol que mereça esse respeitinho. Mas essas cenas de futebol e de ganhar jogos e de ser melhor do que o adversário é secundário, não é?

PS. O Marcello Caetano foi aplaudido no Estadio de Alvalade, é verdade... mas alguma vez foi apupado no Estádio da Luz? Nas inumeras finais da Taça em que participou o Benfica e que foram assistidas pelos dirigentes do Estado Novo (Salazar, américo Thomaz, M.Caetano) alguma vez se assinalaram protestos por parte dos adpetos do Benfica?

Alguma vez o Benfica se opos activamente ao regime? Opos-se tanto como o Sporting, como o Porto, como o Gil Vicente ou como o Gil Vicente. Ou seja: NADA!

Quando eu falo na vossa salazarice falo apenas no discurso: o discurso paternalista, dos respeitinho que os pequenino tem de ter pelos grandes. É nesse ponto que eu vos considero salazarentos. Porque do ponto de vista politico, o SLB, foi, tal como o SCP na, melhor das hipoteses, neutro. Nas piores alturas, tinha de se sujeitar a ser um elemento de propaganda do Regime.

 
At 4/13/2005 9:55 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 4/13/2005 10:13 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Já agora benfiquistas, expliquem-me isto:

1974/75 Benfica FC Porto Sporting
1973/74 Sporting Benfica V.Setúbal
1972/73 Benfica Belenenses V.Setúbal
1971/72 Benfica V.Setúbal Sporting
1970/71 Benfica Sporting FC Porto
1969/70 Sporting Benfica V.Setúbal
1968/69 Benfica FC Porto V.Guimarães
1967/68 Benfica Sporting FC Porto
1966/67 Benfica Académica FC Porto
1965/66 Sporting Benfica FC Porto
1964/65 Benfica FC Porto Cuf
1963/64 Benfica FC Porto Sporting
1962/63 Benfica FC Porto Sporting
1961/62 Sporting FC Porto Benfica
1960/61 Benfica Sporting FC Porto

Esta é a lista dos 3 primeiros lugares no campeonato entre 1960 e 1975. É de assinalar que, em 15 épocas, o SLB venceu 11 titulos!

Bem, tanto quanto eu sei o Salazar (o homem responsavel pelas glórias sportinguistas nos anos 50) caiu da cadeira em 1968 e o Marcello Caetano (grande amigo dos Sportinguistas) só emigrou para o Brasil em Abril de 1974.

É sempre interessante quando as pessoas olham para os numeros.

É obvio que os benfiquistas vão dizer que venceram estes campeonatos todos porque tinham uma grande equipa. Mas depois dizem que o Sporting venceu o que venceu nos anos 50 por causa do Salazar.

O Travassos, o Albano, o Jesus Correia, o Peyroteo e o Vasques não tiveram nada a ver com isso.

 
At 4/13/2005 10:50 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Sinceramente, deixaste de fazer sentido. Desde quando é que os benfiquistas dizem que as vossas vitórias foram graças ao Salazar? Vocês é que passam a vida a dizer isso sobre nós! A vossa lógica é: o Benfica, que durante as décadas de 60/70 dominou o futebol nacional, disputou cinco finais europeias e ganhou duas, e forneceu a base da selecção nacional que se classificou em 3ºlugar no Mundial, só ganhava graças ao Salazar. Por outro lado, o clube do Lumiar, que durante as décadas de 40/50 dominou o futebol nacional, não tendo feito mais nada de especial realce, ganhava graças ao talento dos violinos.

É desta lógica idiota que eu vos acuso! Quando eu pergunto sobre a década de 50, não estou a dizer que ganhavam por causa do Salazar. Estou apenas a tentar demonstrar o quão falaciosa é a vossa lógica! E tu sabes bem disso, mas obviamente que preferiste recorrer à demagogia, voltar o bico ao prego, e dizer que nós é que vos acusamos de ganhar às custas do regime só para poderes fazer o teu discurso.

Nós dizemos que ganhámos durante esses anos porque tinhamos uma grande equipa, tal como o clube do Lumiar a tinha nos anos 50. Vocês, pelo contrário, dizem que ganhavam nesse tempo porque os violinos eram bons, mas que o Benfica ganhava em 60/70 por causa do regime. Caso não saibas, ficas a saber que este tipo de atitude (a incapacidade de reconhecer o nosso valor, mesmo quando as provas são por demais evidentes) é um dos principais motivos pelos quais eu desprezo tanto o teu clube.

 
At 4/17/2005 2:19 da manhã, Blogger Renato said...

e falta a conversa que o Porto dominou os anos 80/90 por causa dos arbitos.....(e dps la vem a perguntga entao e la fora fez mt mais q os outros porque??)

 

Enviar um comentário

<< Home