Infelicidade
Estou obviamente desiludido com a derrota, ainda para mais frente a uma equipa como o Getafe, que mostrou não ser propriamente um portento. Mas não consigo ficar furioso com a equipa, que acabou por tentar lutar como pôde contra várias adversidades: começar o jogo com praticamente meia equipa indísponível, ficar reduzida a dez quando ainda não eram decorridos dez minutos, sofrer um golo de ressalto, e ver ainda o Luisão sair lesionado. Muita infelicidade junta, a que se juntaram erros por culpa própria, e que ajudam a explicar o resultado negativo.
O Benfica, fiel ao 4-2-3-1 de Camacho, começou o jogo com o Sepsi no lado esquerdo, cabendo ao Rodríguez e ao Di María, alternadamente, apoiar o avançado. Ainda mal tinha dado para ver qual seria a tendência do jogo quando o Cardozo, numa atitude estúpida, conseguiu ser expulso antes da passagem dos dez minutos. O lance era inofensivo, já que a bola se encaminhava para o guarda-redes, pelo que não percebo o motivo pelo qual, na tentativa de ir pressioná-lo, o Cardozo utilizou os cotovelos para se libertar do defesa adversário. Foi expulso, e esta expulsão foi um choque muito grande para a nossa equipa. Mas parece-me que as repercussões tácticas desta expulsão acabaram por ser ainda mais nefastas para o Benfica do que a inferioridade numérica. Não sei se isto foi reflexo de apenas ter o Mantorras no banco como opção atacante, e de o angolano eventualmente não ter condições de aguentar um jogo quase inteiro, mas a verdade é que, surpreendentemente (para mim), após perder o único avançado que tinha em campo, o Camacho não optou por fazer imediatamente entrar um novo avançado. Para mim a solução mais lógica seria fazer isto, reorganizando a equipa em 4-4-1.
Em vez disso a opção passou por jogar com o Rodríguez e o Di María soltos na frente, a fazer as vezes de avançados, jogando-se numa espécie de 4-3-2. Só que nenhum dos dois sul-americanos é avançado, de forma que continuaram a ter tendência para se colarem às linhas, jogando numa posição que não era carne nem peixe: nem actuavam como avançados, nem ajudavam nas tarefas defensivas do meio-campo, sendo que muitas vezes iam até à linha e depois quando se olhava para a área não havia lá ninguém, já que o trio do meio campo não aparecia na área a tempo, pois não são jogadores que primem propriamente pela velocidade ou mesmo mobilidade. Ao suposto 4-3-2 acrescento um zero: 4-3-2-0, já que não havia mesmo ninguém na zona final do campo para receber a bola. Para além disso, quando se joga em inferioridade numérica, o mais importante é mesmo conseguir manter a equipa num bloco sólido, com os jogadores próximos uns dos outros, de forma a que as compensações possam ser feitas eficazmente. Para todos os efeitos, o Di María e o Rodríguez acabaram por ficar um pouco à parte do jogo, quase sempre meio perdidos em termos de posicionamento. O resultado foi uma superioridade quase avassaladora na zona do meio-campo, que o Getafe explorou inteligentemente, fazendo a bola circular entre os seus jogadores e trocando-a sempre que possível ao primeiro toque e em triangulações. Não compreendi mesmo a atitude do Camacho ao deixar a equipa sem um avançado durante tantos minutos, ainda para mais vendo o que se estava a passar em campo. O golo do Getafe acabou assim por chegar aos 25 minutos, sem grande surpresa, isto apesar de ter surgido até numa fase em que o Benfica parecia melhor. Acabou por ser um golo feliz, já que a bola tabela no Edcarlos e passa por cima do Quim, mas tendo em conta a facilidade com que eles conseguiam sempre encontrar um jogador solto nas imediações da nossa área, mais cedo ou mais tarde o golo acabaria por acontecer. Depois disto os espanhóis, como que deslumbrados com o que se estava a passar, optaram por um futebol de contenção, sem arriscarem muito no ataque, tendo segurado a vantagem mínima até ao intervalo sem grande dificuldade.
Na segunda parte os nossos jogadores resolveram fazer das tripas coração, e tentaram ir para cima dos espanhóis. Mas estes foram quase sempre muito inteligentes na gestão do jogo, e em contra-ataques bem desenhados iam sempre ameaçando chegar ao segundo golo, que apareceu mesmo, já numa altura em que o Mantorras estava finalmente em campo, e através de um remate cruzado relativamente frouxo, mas bem colocado. Logo na resposta, o Edcarlos falha um golo incrível de baliza aberta, enviando a bola à trave (acho que deve ter chutado com a canela). E a treze minutos do final, o Mantorras optou pela simplicidade de processos, recebendo a bola ainda longe da área e optando pelo remate, que resultou em golo, aparentemente com algumas culpas para o guarda-redes adversário, já que a bola entra a meio da baliza. O grande mérito do Mantorras foi mesmo ter rematado, já que por diversas vezes os nossos jogadores poderiam tê-lo feito nas imediações da área, mas optavam sempre por mais um passe, mais uma lateralização, e o lance perdia-se. A partir daqui, e da parte do Benfica, o jogo foi uma autêntica pelada. Muitos dos jogadores, já sem pernas para correrem mais, subiam para o ataque e depois já não recuavam quando a bola era perdida (Rui Costa e Léo os casos mais flagrantes). Felizmente para nós o Getafe não soube aproveitar os enormes espaços deixados na nossa defesa, já que se atemorizou um pouco com o empolgamento do Benfica resultante do golo, e optou por encolher-se no seu meio-campo, segurando uma vantagem preciosa.
Os melhores no Benfica: Rui Costa e Léo, que apesar de serem os mais velhos em campo foram quem mais correu. Chegou a ser impressionante ver o esforço do Rui Costa em tarefas defensivas. Claro que isto teve um preço, e nos minutos finais eles já não recuperavam defensivamente, sendo nessa altura o Edcarlos mais defesa esquerdo do que central. Bom jogo também do Zoro, entrado a substituir o Luisão: teve vários cortes providenciais, muitos deles em antecipação, e esteve em geral seguro. Não é um portento técnico, como já sabemos, e alguns dos cortes foram mesmo para onde estava virado, mas o que interessa é que foi eficaz. Quanto ao pior, Cardozo, claro. As explicações são desnecessárias.
Agora a receita é simples: é irmos ganhar a Espanha por dois a zero. Mesmo sem o Cardozo, não me custa acreditar que isso é possível. Difícil, claro, mas ao nosso alcance.
31 Comments:
Estivesse lá o Paraty e o gajo não era expulso...
Boas!
D'Arcy, em relação ao teu post só tenho um comentário a fazer: Achas verdadeiramente que aquilo que o Cardozo fez merecia o cartão vermelho?
Sinceramente, durante o jogo vi entradas mais perigosas e nem a um amarelo tiveram direito.
No lance do Cardozo pareceu-me que, mais uma vez, o espetáculo foi maior que a própria "agressão"... Faz-me lembrar um pouco o toque que ele deu ao Tonel no jogo passado.
Mas enfim, parece-me que, mesmo contra uma equipa mediana, estamos condenados...
Cumps
Cruel, pena o LFV nao ter telefonado ao Valentim a protestar porque nao tinham colocado o PARATY a arbitrar o jogo ( isto nao foi motivo para o apito dourado), tenho a certeza que nao teriam perdido.
Enfim, fiquei triste, espero que o D'Arcy no fim tenha sorrido, como lhe aconteceu ontem , no fim do FCP, ate porque o Benfica fez um grande jogo, digno de qualquer um de nos estar satisfeito e confiante com esta equipa.
Filipe, eu ainda não vi qualquer resumo do jogo, por isso só posso dizer o que vi no estádio. O que mais me irrita mesmo é que o lance já estava perdido, era uma bola que não interessava para nada, e portanto é estúpido ser-se expulso assim. Se calhar o espanhol fez o teatro que tinha a fazer sem que o que o Cardozo fez o justificasse, mas a verdade é que o árbitro também não pôde ver nenhuma repetição.
não vamos ganhar porra nenhuma, porque o Getafe sabe jogar futebol, tem uma equipa, nos temos 11 tipos dentro de campos, à parte do Leo e do Rui Costa, ninguem percebeu que estão a jogar No Benfica!
Qnt ao anónimo lagarto, vai-te foder, podemos perder com o Getafe, mas ainda assim estamos em segundo, enquanto estás em 5º. Espero que o Bolton te elimine em Alvalade, caso contrario que apanhes o Bayern.
Inca Cardozo, Imperdoável!!!
Zoro, impecável, para quem não joga e não é opção (e devia sê-lo em vez de Mr.Ed) a sua entrega e lucidez são de assinalar.Nelson foi tótó no 2º golo.
Mantorras, é o único avançado que só tem a baliza nos olhos, uma vez mais obrigado.
Infelicidade à parte, a verdade é que isto é mau demais para ser verdade, o Benfica não pode continuar neste empirismo casual.
Gostaria de saber por exemplo a que se deve esta onda de lesões.
Nem me resigno ao facto de uma equipa como o Getafe ter um plano de jogo e ideias e movimentos sólidos e nós não temos nada, temos a dinâmica de jogo que tem uma equipa que jogue regularmente junta em qualquer escalão.
Não existe nenhum plus, existe só a pura fé que algo de bom aconteça num dia bom, pura astrologia futebolistica ou puro fado. Realmente tudo isto é triste.
É urgente mudar.
People
O Getafe é uma espécie de Real de Massamá ou Cova da Piedade no fute espanhol. Esta derrota é humilhante para a Europa do Futebol. Mas siga... perdemos com o Gatafe e louvamos a atitude...Quando ganharmos de novo o campeonato..já não me chega ir a Fátima a pé...Vou ter que ir a Lurdes ou Santiago de Compostela...
Saudações benfiquistas
D'Arcy acho que incluir a lesão do Luisão no conjunto da "infelicidade" não faz sentido. Como o Nandinho criticavas por pôr jogadores lesionados a jogar, com o Camacho é azar. Também será azar:
- O David Luíz jogar uns minutos contra o Nuremberga (estávamos a ganhar 1-0 em casa contra o colosso alemão, havia que defender a todo o custo!) e não voltar a jogar desde aí?
- O Nuno Assis lesionar-se no aquecimento contra o Sporting?
- O Makukula começar a ir aquecer contra o Sporting e voltar imediatamente para o banco porque não aguentava?
- Ter o Maxi a fazer jogo sim jogo não por estar completamente rebentado?
Eu não chamo azar, chamo incompetência na gestão do plantel.
D'Arcy cometes um erro de análise q a maioria dos benfiquistas cometeu na noite de ontem: não tinha nada q entrar um avançado. Bem pelo contrário.
A equipa q "sobrou" com a expulsão de Cardozo serve perfeitamente para fazer o 4-4-1 q falas. Rodriguez e Sepsi a fecharem as alas, Katso e Rui no meio com Di Maria, o elemento mais rápido, na frente de ataque. Era assim q o Benfica deveria ter-se posicionado pq manter um avançado fixo lá na frente, jogando em inferioridade numérica não serve de nada. Estavamos a jogar a primeira eliminatória de duas e não um jogo de campeonato onde temos q lutar pelos pontos.
O Benfica ontem tinha q segurar o jogo, fazer um jogo lento de contenção, de muita troca de bola esperando oportunidades para aproveitar a velocidade de Di Maria e Rodriguez sem nunca descurar a posição defensiva. Mais importante q marcar era não sofrer golos e ir discutir a eliminatória a Espanha.
A ousadia atacante do SLB em inferioridade numérica foi-nos fatal.
Um empate a zero teria sido excelente.
Se ganharmos em Espanha, ao fim de dez jogos, ficaremos com o mesmo rendimento em casa e fora na champions+uefa. Não me lembro de algo semelhante. Cinco jogos em casa, ganhámos tantos como perdemos.
Não pude ver o jogo, mas um jogador ser expulso numa jogada que não havia nada em jogo é indesculpável. Já me disseram que foi forçado pelo defesa, o que quanto a mim ainda desculpa menos o jogador. Depois da fita do Tonel no jogo contra o zbordem devia ter ficado avisado.
Pedro, o Di Maria é dos jogadores mais burros que já vi a nível posicional. Não vi o jogo, mas se como dizes o Di Maria foi posto lá na frente, tudo me leva que crer que na verdade o jogo era mais tipo nove e meio contra onze.
Não JFilipe o Di Maria não foi posto lá na frente, quem foi posto lá na frente foi o Rodriguez. Devia ter sido ao contrário pq o cebola fecha bem melhor o seu flanco.
Perdemos com o Varzim ou o Desportivo das Aves lá do sítio. Um clube que nem chega aos 25.000 sócios e que deve estar bem no fundo na classificação da UEFA. E "a melhor equipa dos 10 últimos anos" nem lhes consegue fazer frente.
E ainda há quem ache que esteja tudo bem. HÁ QUE CORRER IMEDIATAMENTE E A PONTAPÉ COM O CABRÃO DO ORELHUDO ANDRADE QUE FAZ COM QUE O BENFICA NEM CONSIGA GANHAR AO ESPANHOL NEM AO GETAFE. BENFICA AOS BENFIQUISTAS!
É verdade que o Cardozo é burro, mas o Belenguer é que foi para cima dele. Há outro defesa que atrasa a bola, o Cardozo vai pressionar o GR, o Belenguer mete-se à frente dele. Porquê?
"Não JFilipe o Di Maria não foi posto lá na frente, quem foi posto lá na frente foi o Rodriguez. "
Assim faz mais sentido, parecia-me estranho colocar o Di Maria a tentar fixar os centrais deles. De qualquer forma, com 10 e a precisar que todos ajudem na defesa, continuo a não perceber manter o argentino.
O Di Maria exaspera-me porque tem tudo para ser bom jogador, mas parece faltar-lhe empenho.
starblade, mal posso esperar para o Rui Costa ser director desportivo. Para ver a quem vais querer dar um pontapé nessa altura.
Varia, homem.
O Cardozo foi expulso devido a um erro grosseiro do árbitro.
Não faz sentido dizer que foi estúpido, ou que devia ter tido outra atitude, porque ele não fez nada de anormal! Só tentou jogar a bola e foi expulso porque o árbitro se enganou!
Portanto andamos a esperar há 7 anos que um jogador se reforme para de repente começar a correr tudo bem?
É que o orelhudo vendedor de pneus e de banha da cobra perdão, o Rei-Sol do Benfica, o Pai dos Povos da 2ª Circular, o Grande Timoneiro das rotas Encarnadas, o Salvador da Pátria Benfiquista, ainda não teve tempo para ver como se fazem as coisas?
Se o Rui Costa aceitar em ser um verbo de encher e mais um bode expiatório, como o foram o Veiga e o é o Camacho, então perde toda a consideração que tenho por ele.
Aliás, ele faz mais falta em campo que fora dele. Mas na ansia de destruir a equipa (quantos é que sobram da equipa do Trap?), o cabrão do orelhudo andrade nem isso vê.
Eu não posso variar, uma vez que as desculpas e a areia para os olhos do vendedor de pneumáticos, sócio do Porto tmb não varia. Aliás um benfiquista a sério já se tinha demitido com vergonha. Um benfiquista infiltrado é o que vemos...
"Portanto andamos a esperar há 7 anos que um jogador se reforme para de repente começar a correr tudo bem?"
Na tua opinião, sim. POrque imagino que ninguém é suficientemente benfiquista a não ser o Rui. Os outros temos que corrê-los a todos a pontapá.
Fonix, eu estou preocupado é com o Leiria,é que não sei se sabem o jogo é na Luz, e ainda por cima a Liga não permite que se jogue na enfermaria.:))
O Starblade tem mais que razão, o Vieira e o Vilarinho seriam naturalmente seccionistas de uma modalidade "amadora" numa qualquer antiga direcção do SLB, nunca o príncipio de Peter foi tão evidente, do Alverca ao SLB. O Benfica com esta direcção tem o pior no que respeita à falta de exigência, desresponsabilização e amiguismo.
Faça-se justiça ao facto de terem tido sucesso na recuperação financeira do clube, e da construção do estádio (aqui com o Mário Dias, tão injustamente esquecido, mas o populismo é assim mesmo), mas não se exagere, nem se queira instalar o sistema caudilhista no Benfica.
Só tenho pena de ver o Costa associado a isto.
Zorg e Mr. Shankly, o Cardozo como o Fucile foram bem expulsos.A desresponsabilização do acto não o beneficia nem ao Benfica. Deve ser punido exemplarmente, sem dramas.
Na Uefa os nossos grandes não beneficiam do autêntico escândalo que são as arbitragens em Portugal e que distorce por completo a competitividade do futebol, de Norte a Sul, dos distritais à Liga maior, dos iniciados aos seniores.
Na UEFA em caso de duvida beneficiam os verdadeiramente grandes (como o penalty não assinalado ao Barcelona na Luz).
>Zorg e Mr. Shankly, o Cardozo como o Fucile foram bem expulsos.A desresponsabilização do acto não o beneficia nem ao Benfica. Deve ser punido exemplarmente, sem dramas.
-
Em relação ao Fucile, não sei, porque não vi o lance, nem faço questão de ver.
Em relação ao Cardozo, vais-me desculpar mas não foi nada bem expulso. Porque para ter sido bem expulso, é porque teve intenção de agredir o actor espanhol.
Alguém é capaz de olhar para aquele lance e dizer-me que o Cardozo queria agredir o actor espanhol?
Eu não consigo ver isso. Em todas as repetições vejo é o Cardozo de olhos na bola, a tentar ir pressionar o GR, como lhe compete.
Zorg, dou-te razão numa coisa o acto é involuntário mas é consciente e o árbitro não julga intenções, julga actos.Aquilo que ele fez pode ser considerado agressão. Nós estamos muito mal habituados com a permissividade e a protecção que os clubes grandes têm (sim, um mais que os outros)e no geral os árbitros deixam-se condicionar e condescendem. Na Uefa eles são muito mais rigorosos (porque têm instruções para isso) que na nossa Liga e que nas Ligas nacionais.
O Cardozo já devia ter sido avisado
para não fazer aquilo, basta o facto de no domingo o ter feito (ainda que ao de leve e sem gravidade aparente) levou a que o árbitro já o tivesse debaixo de olho, porque como tu sabes eles estudam as equipas e os jogadores do ponto de vista disciplinar e até táctico.
"Zorg e Mr. Shankly, o Cardozo como o Fucile foram bem expulsos"
Não digo que não, acho aceitável a decisão do árbitro. O que eu ponho em questão é o fairplay do Belenguer.
Mr.Shankly, lembra-te das palavras do grande profetra Jesus "O fairplay é uma treta..." ;))
http://oinfernodaluz.blogspot.com/2008/03/entrevista-ao-ex-juiz-do-apito-dourado.html UM EXCLUSIVO "O INFERNO DA LUZ" SOBRE O APITO DOURADO
>Zorg, dou-te razão numa coisa o acto é involuntário mas é consciente e o árbitro não julga intenções, julga actos.
-
Há aqui alguma confusão. Uma agressão tem de ser intencional. Se não for intencional, não é agressão (pode ser jogo perigoso, por exemplo).
E outra coisa: um árbitro é um juíz e é claro que julga intenções! É por isso que, por exemplo, pode sancionar um jogador disciplinarmente se considerar que ele está a simular uma falta, ou a perder deliberadamente tempo para atrasar o jogo.
Zorg, eu não sou jurista mas uma agressão, um crime ou uma qualquer infracção pode não ser intencional ou voluntária e no entanto tem de ser sancionada.Exemplos não faltam no dia a dia. Se eu distraído passar um sinal vermelho o mais provável é ser multado.
Um jogador em cima da linha de golo que safa um golo com a mão, intencional ou não está a cometer uma infracção, logo penalty.
A isenção de intencionalidade não anula a falta.
Camacho já foi...
HJK
lembram se da vergonha dos 7-0 em VIGO pois esta prestes a aconteçer outra desta vez em madrid na quarta feira vou torçer por os espanhois deus queira que os mouros venham de la humilhados
Acredito na vitória.
Chalana, para começar, esteve bem na conferência de imprensa de hoje.
Esperamos por um "milagre" amanhã!
amotebenfica.blogspot.com
Enviar um comentário
<< Home