domingo, janeiro 08, 2012

Sós

Enfim, sós. À segunda oportunidade para descolarmos da desagradável companhia que connosco partilhava, há meses, o primeiro lugar não facilitámos. O rolo compressor apareceu, conseguimos a terceira goleada consecutiva, e saímos da Marinha Grande isolados no topo.

Dois imprevistos de última hora (Aimar e Gaitán) ditaram a presença do Rodrigo no onze inicial, e a entrega das alas ao Bruno César e ao Nolito, com o resto da equipa a não apresentar surpresas. Quanto ao jogo, este foi disputado desde o primeiro minuto a um ritmo muito intenso e até pouco usual para a Liga portuguesa, com muita pressão sobre a bola. O primeiro momento de perigo até foi dado pelo Leiria, que viu o Maxi Pereira afastar a bola sobre a linha de golo, quando o Artur já estava batido. A resposta dada pelo Benfica foi marcar um golo. Aos dez minutos de jogo o Bruno César recolheu a bola à entrada da área, após um alívio da defesa, e sem a deixar cair desferiu um remate colocadíssimo que fez a bola entrar junto ao poste. Um golaço do 'pequeno Buda'. A partir daqui o jogo literalmente só deu Benfica. Foi um vendaval ofensivo que resultou em diversas oportunidades de golo, com o resultado a manter-se teimosamente na diferença mínima muito por culpa do guarda-redes do Leiria, que com uma série de excelentes intervenções foi evitando que o Rodrigo ou o Cardozo dessem uma expressão mais justa ao marcador.

Na segunda parte, o 'sofrimento' pela magra vantagem acabou cedo: com dois minutos decorridos, o Rodrigo solicitou o Cardozo em velocidade e o paraguaio, depois de progredir alguns metros com a bola, disparou uma bomba à entrada da área que levou a bola a entrar junto ao ângulo superior da baliza do Leiria, sem quaisquer hipóteses de defesa. E ao contrário daquilo que fizemos diversas vezes esta época, nunca descansámos sobre a vantagem conseguida. Nunca baixámos o ritmo e continuámos sempre a pressionar na procura de mais golos, acabando por ser recompensados. No espaço de três minutos (73 e 76) o Rodrigo, numa altura em que já jogava como homem mais adiantado devido à substituição do Cardozo pelo Saviola, fez dois golos e construiu a goleada. O primeiro num toque subtil a desviar a bola do guarda-redes, após passe do Bruno César. E o segundo numa conclusão fácil em frente à baliza, a centro do Maxi, que tinha sido desmarcado por um grande toque de calcanhar do Bruno César. E assim assinalámos a liderança isolada em estilo.

O Benfica fez hoje uma das melhores exibições desta época, e consequentemente todos os jogadores estiveram num bom nível. Destaque natural para o Bruno César, pelo excelente golo que marcou e pela assistência para o terceiro golo (e ainda a intervenção que teve na jogada do quarto). Referindo mais alguns jogadores, o Rodrigo, que até teve uma primeira parte algo apagada, em que perdeu algumas bolas por insistir demasiado em jogadas individuais e falhou uma ocasião na cara do guarda-redes, acabou por fazer uma grande segunda parte, na qual assistiu o Cardozo para o segundo golo (depois de ter sido ele a recuperar a bola no meio campo) e marcou dois golos. E o Maxi Pereira aproveitou muito bem o espaço que foi concedido pelo seu lado, sobretudo depois do intervalo, e foi sempre muito influente no auxílio ao ataque.

Mais uma goleada e uma excelente exibição, e sem sentirmos sequer a falta do Aimar ou do Gaitán. Estamos onde queremos e merecemos. Agora é não voltarmos a abrir mão desta posição.

3 Comments:

At 1/09/2012 5:44 da manhã, Anonymous JFilipe said...

A equipa começou com 7(!) caras novas em relação à última epóca. É verdade que se gastou uma pipa de massa mas valeu a pena.

Há claras modificações no modelo de jogo mais recente, e a equipa remata muitíssimo mais. Fizémos 20 remates neste jogo e 19 no anterior, quando a nossa média andava em torno dos 10.

O Jesus gosta de movimentações colectivas, mas aquele jogo rígido que foi apanágio do Benfica na última época e meia não podia continuar. Todos sabíamos que a nossa equipa valia mais que vitórias pela margem mínima.

As iniciativas individuais têm que ser encorajadas, dentro da razoabilidade, pois são o que leva o adversário a ter medo e encolher-se. Nolito e Rodrigo em campo são uma mais valia tremenda, sobretudo porque são os jogadores que sabem jogar em contra-ataque.

 
At 1/10/2012 5:36 da tarde, Blogger joão carlos said...

Fiel analise ao que se passou em campo.


Destaque para o Emerson que mesmo sem fazer um grande jogo finalmente atacou muito permitindo pela primeira vez esta época termos uma verdadeira asa esquerda desta vez combinando bem com o Nolito.

JFilipe é verdade que foram sete novidades neste jogo mas os dois lesionados de ultima hora são indiscutivelmente titulares o que baixa o numero para cinco.

 
At 1/11/2012 2:48 da tarde, Anonymous JFilipe said...

É verdade, mas melhor ainda, quer dizer que não há grandes diferenças entre «primeira equipa» e jogadores que estão no banco.

Temos problemas dos substitutos para Luisão e Maxi, mas o resto da equipa é robusta.

 

Enviar um comentário

<< Home