terça-feira, abril 05, 2005

Memórias

Às vezes, quando estou no estádio, nos intervalos dos jogos do Benfica começo a pensar em quantos jogos do meu clube terei eu visto ao vivo. Contas por alto, diria que uns trezentos. E se, obviamente, não me posso recordar de todos eles, alguns ficaram e ficarão para sempre na minha memória, por este ou aquele motivo.

Como o primeiro jogo que vi do Benfica ao vivo. Foi na época de 1983/84, teria eu 10/11 anos. Nessa altura já eu era benfiquista convicto. A minha 'conversão' deu-se após a final da Taça de Portugal de 1980/81, em que o Benfica de Lajos Baroti venceu o FC Porto por 3-1, com um hat-trick do Nené (que a partir daí passou a ser o meu ídolo de infância, e o número 7 aquele com que eu queria sempre jogar). Não digo que me tornei benfiquista por causa desse jogo, porque me recordo de já gostar do Benfica nessa altura, mas a partir daí passei a seguir regularmente os resultados do meu clube, e com muito mais paixão.


Voltando ao primeiro jogo. Foi no Estádio de S.Luís, em Faro, contra o Farense. Obviamente que com aquela idade não poderia ir ver o jogo sozinho, mas o meu avô, sabendo da minha paixão clubística, levou-me ao jogo. Convém dizer que o meu avô era sportinguista convicto, mas era acima de tudo um homem com um grande desportivismo. Nessa tarde, num estádio à pinha, a máquina bem afinada de Sven Goran Eriksson esmagou o Farense por 7-2, com o meu ídolo Nené em grande destaque. E o meu avô até aplaudiu. Desse jogo recordo também a impressão que me fez ver o Benfica a jogar fora de casa, e tanta gente a apoiá-lo (aliás, nem dei pelos adeptos do Farense). Foi apenas um jogo, contra uma equipa pequena, na marcha triunfal do Benfica essa época até à conquista do Campeonato. Vi muitos outros jogos ao vivo desde então, muitos deles memoráveis (e não só do Benfica, alguns deles da paixão familiar Académica), mas este ficará para sempre guardado na minha memória. Porque foi o primeiro.

5 Comments:

At 4/05/2005 10:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

o meu 1º foi na luz num benfica braga k o benfica ganhou por 2-0 tinha eu 6 anos. jogava a ponta de lança do benfica maniche(dinamarques)k marcou nesse jogo

 
At 4/07/2005 10:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O meu primeiro jogo na Luz julgo que terá sido o Benfica-Roma, salvo erro em 83-84.
Lembro-me de ter saído 10 minutos antes do fim do jogo e de ouvir o bruaaa do golo do Bruno Conti ou do Falcão, já na segunda circular, golo esse que já não servia para nada pois tinhamos ganho em Roma por 2-1.

 
At 4/07/2005 11:47 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Deve ter sido na época de 82-83, em que chegámos à final da UEFA, e deixámos a Roma pelo caminho.

 
At 4/07/2005 11:53 da tarde, Blogger João Pedro said...

O Meu primeiro (e tardio) foi num Boavista-Boavista, em que ganhámos 3-1 apesar da má época que fizemos

 
At 4/11/2005 9:46 da tarde, Blogger Harry Lime said...

Eu conheço o D`Arcy há muitos anos por isso sabia qu,e mais tarde ou mais cedo, um post como este iria ser publicado. Era só uma questão d tempo.

:))

 

Enviar um comentário

<< Home