sexta-feira, maio 09, 2008

Cesteiro

Claro que, e conforme se previa, o crime compensou. Foram décadas de intrujice castigadas com uma palmadinha nos dedos, que foi a perda de uns pontos que até já nem interessavam para nada. Embora, aparências oblige, seja necessário demonstrar uma certa indignação, chegando-se ao ridículo do maior semeador de ódios de que há memória neste país dar uma conferência de imprensa em que promete fazer frente 'aos que se movem apenas pelo ódio', a verdade é que o suspiro de alívio exalado da Torre das Antas, por ver chegar ao fim este caso de uma maneira tão suave, deve ter feito estremecer as folhas das amendoeiras algarvias. De tal forma que, obviamente, nem vale a pena recorrer.

Foi interessante ouvir o presidente do Conselho de Disciplina da Liga, Ricardo Costa, explicar alguns pormenores dos castigos aplicados. A julgar pelas suas palavras, não houve dúvidas sobre os actos ilícitos praticados pelo presidente do Porto, nomeadamente nos casos mais badalados (Jacinto Paixão e Augusto Duarte, que foram brindados com quatro e seis anos de suspensão). A etiqueta da corrupção, essa, já não a conseguem descolar. O problema é o tal 'nexo de causalidade'. É que de acordo com a actual moldura jurídica da Liga, sem este existir não se pode afirmar que houve, de facto, corrupção. Como este nexo já não faz parte da definição de coacção, o Boavista lixou-se também e levou com a descida. Caso este nexo não fizesse parte da definição de 'corrupção', Porto e Leiria seriam igualmente despromovidos (palavras do próprio Ricardo Costa).

Claro que o nexo de causalidade é praticamente impossível de provar, que foi o que se passou neste caso. Um 'perito' pode sempre analisar um determinado lance de uma forma completamente díspar da de outro 'perito'. Aliás, como vemos muitas vezes aos fins-de-semana, um mesmo 'perito' no simples intervalo de uma semana consegue alterar radicalmente a forma como analisa lances semelhantes. Ou seja, de acordo com a justiça da Liga, se um indivíduo for apanhado a subornar um árbitro, por mais descarado que seja, mesmo que seja gravado, filmado ou transmitido ao vivo na televisão, desde que no jogo seguinte, apitado por esse árbitro, uma comissão de 'peritos' idóneos não considere que o clube desse indivíduo foi escandalosamente beneficiado, então o castigo será sempre mais uma palmadinha nos dedos (mas com pouca força, que os dedos são necessários para contar bem as notas que se colocam nos envelopes). Parece uma espécie de sketch dos Monty Python: o corruptor (PC) foi considerado culpado e castigado; o corrompido (árbitro) foi considerado culpado e castigado; mas a conclusão final é a de que não houve, de facto, corrupção.

Bem diz a sabedoria popular que 'Cesteiro que faz um cesto, faz um cento'. Mas felizmente, para alguns, o senso comum ainda não faz parte da justiça da Liga.

21 Comments:

At 5/10/2008 1:56 da manhã, Blogger Diogo said...

d'arcy,
boa posta. gostei da historia do 'perito'. se o mesmo for o coroado, vixe maria. a cada lance, dentro do mesmo jogo, muda de opiniao como quem muda de camisa num dia torrido de verao.. enfim...


http://eusebiomais10.blogspot.com

 
At 5/10/2008 2:49 da manhã, Anonymous Anónimo said...

"Nexo de causalidade" nao faltou na epoca 2004/05, nos jogos do Benfica, jogadores aliciados, com testemunhas dos proprios e dos treinadores dao Estoril, chuteiras oferecidas ao arbitro, umas chuteiras custa mais do que uma "fruta" os penalties assinalados com quedas para a piscina fora da area.
Que se conste ninguem foi condenado, nem processo foi aberto, onde esta a verdade desportiva que apregoam?
Falsos moralismos esta Portugal cheio, todos conhecemos onde essa gente habita, onde esta o poder.

 
At 5/10/2008 3:25 da manhã, Blogger D'Arcy said...

Pinto da Costa? És tu, velho corrupto? Olha, dou-te um prémio se me mostrares um desses tais penáltis 'assinalados com quedas para a piscina fora da área' em 2004/05, está bem?

Olha, vê lá também se verificas melhor essa história das chuteiras, que parece que o árbitro só as pediu emprestadas ao Benfica depois do mesmo pedido ao Estoril não ter sido atendido, e depois as devolveu no final do jogo. E vê também se começas a arranjar fruta de melhor qualidade, porque fruta mais barata que umas chuteiras parece-me ser de origem muito suspeita. Não vás tu ter que ir outra vez ao Hospital da Luz às escondidas.

 
At 5/10/2008 3:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Talvez o verdadeiro apito dourado comece agora...isto é, normalmente ninguém gosta de se lixar sozinho. Pode ser que algum que se tenha lixado queira levar outros com ele e assim sucessivamente! Se não for deste jeito, não acredito noutro, para que a justiça seja feita!

 
At 5/10/2008 4:27 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É giro ver as fuças dos andrades aqui em Gaia. Tenho dito aos gajos que isto é só a antecâmara de uma decisão semelhante nos tribunais civis.

A altura em que isto sai é um sinal de que o polvo ainda mexe e mexe bem. Vejam lá se tentaram apressar as coisas na época passada... Aliás, o pinto corrupto já disse que está a preparar as coisas para ganhar os próximos campeonatos por 15 ou 16 pontos. Pudera, já sabe como evitar escutas, e já não faz negócios em frente às alternadeiras que leva para casa.

Não te preocupes anonymous, arranja provas, apresenta-as ao CJ e se houver algo (mesmo apenas "tentado") o que os benfiquistas fazem é expulsar o prevaricador de sócio e tirar esse título da nossa lista -- ao contrário da escumalha azul e branca, em que todos apoiam o criminoso.

Não percebo o silêncio e o apoio desta canalha. Existirá um portista honesto algures?

 
At 5/10/2008 2:30 da tarde, Blogger Pedro said...

"Existirá um portista honesto algures?"

Não. Se fossem honestos não eram do clube corrupto.

Por favor continuem a falar do jogo do Estoril, o jogo onde os lagartos Litos e Xavier tudo fizeram para ganhar ao Benfica, o jogo onde os jogadores do Estoril correram e lutaram 10 vezes mais do q qd dfrontaram os amigos da Santa Aliança, o jogo q obrigou o Benfica a fazer uma desnecessária deslocação de 300 kms, o jogo onde os nossos jogadores foram agredidos sem qqr sanção aos agressores. Por favor continuem a falar desse jogo q eu só digo : OBRIGADO.

Corruptos!! Esse carimbo já ninguem lhes tira. E por incrivel q pareça eles nem sequer percebem q o flautulente se cagou para eles. Defender a honra do clube não defende, apenas a titulo individual. Ou seja a mancha de CORRUPTOS, o cadastro histórico de terem perdido pts por corrupção nunca desaparecerá da suja história deles. CORRUPTOS confessos!!!

 
At 5/10/2008 5:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

E os jantares do Veiga com árbitros e jogadores do Estoril em vésperas de jogos? Como é que explicam isso "guardiões da moralidade"?

PS O "Veigarista" era director desportivo do SLB, não era presidente do FCP, não façam confusões. Inventem lá uma patranha qualquer para explicar o inexplicável, mas não venham dizer que ele era do FCP, o descaramento tem limites.

 
At 5/10/2008 6:31 da tarde, Blogger D'Arcy said...

Haha... olha mais um corrupto a espumar.

 
At 5/10/2008 6:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tutano azul e branco... isso faz lembrar-me qualquer coisa. Essa não é a cor daquele clube que até no ano em que foi campeão europeu oferecia putas a árbitros e perdeu pontos por corrupção?

 
At 5/10/2008 6:54 da tarde, Blogger Pedro said...

"jantares em vesperas de jogos"

Isso é com o RÈU CORRUPTO e o Augusto Duarte. Já todos sabemos isso. Não é novidade.

tutano corrupto é só isso q tens? É essa a tua polvorazita?!?!?
LOLOLOL
CORRUPTO!CORRUPTO!CORRUPTO!CORRUPTO!CORRUPTO!CORRUPTO!CORRUPTO!CORRUPTO!CORRUPTO!

 
At 5/10/2008 8:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Fábio marcou mais um golo!

 
At 5/11/2008 12:52 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Meus caros,

A montanha pariu um rato...

Tenho vergonha, muita vergonha, de ter nascido num país onde a coacção sobre árbitros dá direito a descer de divisão, e a corrupção dos mesmos apenas implica uma multa e uns pontinhos perdidos, sem qualquer significado prático.

Não há, mesmo, qualquer pingo de vergonha!!!

Achei particularmente hilariante o facto de a Comissão Disciplinar da Liga ter anunciado que vai apresentar uma revisão à moldura jurídica dos comportamentos irregulares dos agentes desportivos. Realmente, ninguém neste país podia imaginar que as coisas tivessem sido como foram, não é verdade? Só depois de toda esta tempestade é que que se poderia mesmo propor uma revisão aos regulamentos disciplinares...
Este país é uma anedota completa. E o mais revoltante é que nos tratam como se fossemos parvos!!!

Vão-se catar!!!

O que me vale é que a minha pátria é o Benfica...
Um abraço, bem vermelho!!!

 
At 5/11/2008 2:02 da manhã, Blogger SL Benfica Sempre Glorioso said...

a montanha pariu um rato meus amigos

parabéns pelo blog e benfiquismo

estão linkados

 
At 5/11/2008 12:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Como é que com a admissão da acusação de CORRUPÇÃO pelo próprio clube ainda vêm uns CORRUPTOS grunhirem não sei o quê sobre o Benfica?!?
CORRUPTOS! CORRUPTOS! CORRUPTOS! É a merd4 que vocês são. CORRUPTOS! CORRUPTOS! CORRUPTOS! Vão mas é pintar a cara de preto de vergonha, porcos COOORRUUUPTOOOS.

 
At 5/11/2008 12:29 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Dias Pereira, a minha pátria também é o Glorioso Benfica. Não tenho nem quero ter nada a ver com um paíseco qualquer de brincadeira que não só não pune os CORRUPTOS como ainda pôe as imprensas a endeusarem e a baterem palmas aos CORRUPTOS. Nem pensar nisso. Não é assim que eu vivo a minha vida, nem é assim que eu quero educar os meus filhos. CORRUUUPTOS.

 
At 5/11/2008 4:28 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já agora, alguém se lembra exactamente o que sucedeu no caso do Marselha? Sei que o Marselha foi excluído das competições europeias no ano seguinte, mas e quanto ao título europeu?

 
At 5/11/2008 11:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Espero que tenham gostado da lição de classe e ironia de Pinto da Costa, na tv. Que diferença de um certo orelhudo boçal e analfabeto que todos nós conhecemos.

 
At 5/12/2008 12:00 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Classe ? Ironia? Estás a falar do corrupto ex-marido da puta? Se isto é classe... Mais um cabrão andrade com palas nos olhos.

 
At 5/12/2008 4:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O Corleone conseguiu conspurcar um clube honrado e decente, um clube centenário como é o FC Porto.
Tudo por causa do Benfica, sempre do Benfica. Os tripeiros e lagartos se há coisa que são acima de tudo é anti-benfiquistas, é uma obsessão, uma inveja, não há nada a fazer
O Corleone tinha que ser melhor que o Benfica a todo o custo! É um complexo de inferioridade um provincianismo, uma dor de cotovelo! Ele é que construiu um novo FC Porto com base no ódio, na raiva!
O Porto ate pode ter mais 200 campeonatos que o Benfica um dia, que para mim, e para todos os benfiquistas esses 200 títulos não valem nada, nada, 0.
Era tempo de alguns portistas, se querem salvar a honra do Porto, chutarem de lá o Corleone. Mas duvido que isso aconteca, são todos cegos. O FC Porto esta irremediavelmente manchado, é impossivel distinguir o que esta e o que nao esta para la da corrupcao deste clube.
Estes seis pontos deduzidos são uma fantochada, só não vê quem não quer.
O Benfica, esse mesmo estando na 3ra divisão, será sempre o Benfica. O Porto mesmo campeão europeu, será sempre o Porto, esse clube que o Corleone transformou em clube regional. Isso é que nos distingue.

 
At 5/14/2008 6:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

so faltava este disparate agora. os benfs querem ir a liga dos campeoes atraves da secretaria ja que nao conseguiram atraves da competetividade ate o guimaraes ja é melhor!santa ignorançia deixem se estar nao xega as vergonhas que fazeis no campeonato?ainda quereis ir enxuvalharo nome e o futebol portugues na montra mundial?ganhai juizo ou quereis levar mais 7!!!7-0!!!!!

 
At 5/14/2008 6:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

sois um clube do passado soiso clube do salazar que por decreto de lei obrigava o benfica ser campeao tendes tanto de gloria como de vergonhas e ditaduras nao é por acaso que depois da implantaçao da liberdade no nosso pais o benfica foi sempre em queda em declinio total e cada vez mais pois a ditadura acabou meus caros

 

Enviar um comentário

<< Home