Disciplina
A estranha disciplina da Liga voltou a actuar. Já sabemos que todas as semanas, mas todas mesmo, sem excepção, o Benfica é multado por esta ou aquela razão. Nem que seja porque os adeptos do Benfica apareceram no estádio. Se alguém se dedicar a fazer as contas, rapidamente concluirá que este ano tem sido o Benfica o maior contribuidor para pagar os ordenados àquela gente toda. Só esta semana, foram sete os castigos e mais €2.775 para os bolsos da Liga.
O caso mais recente foi o nosso Rui Costa, que foi mais uma vez multado e ficou suspenso por um mês (na prática, até ao final do campeonato). Isto devido a "expressões, desenhos, escritos ou gestos injuriosos, difamatórios ou grosseiros para com membros dos órgãos da Liga e da Federação", actos estes que terão sido cometidos aquando da última recepção ao Marítimo. Bem, eu nem sequer digo que o Rui Costa não tenha tido alguma destas atitudes, até porque, como Benfiquista que é, perante a arbitragem 'competentíssima' do seu homónimo, acredito que tenha sido difícil conter-se. Eu bem sei o que se ia ouvindo nas bancadas. Agora o que eu acho estranho é que outros, que têm tido atitudes que se encaixam como uma luva nesta descrição, e que são visíveis por toda a gente, continuem impunemente a fazê-lo semana após semana, perante a complacência não só da Liga como dos próprios árbitros visados, que se 'esquecem' de incluir a descrição desses actos nos seus relatórios, ou que os desvalorizam vá-se lá saber porquê. Parece-me que neste caso a 'competência' do árbitro do nosso último jogo é capaz de se ter também estendido ao relatório que escreveu.
Entretanto, e porque nestas coisas da competência convém manter uma certa constância, para o próximo fim-de-semana já sabemos que poderemos contar com a competência do infalível bombeiro de serviço, Jorge Sousa. Este é tão competente que raramente falha.